Navegando por Autor "Mendes, Cláudio Lúcio"
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Item O currículo de formação dos cursos de educação física : novas rupturas ou antigas continuidades?(2011) Mendes, Cláudio Lúcio; Prudente, Paola Luzia GomesNeste artigo, tivemos como objetivo explicitar como são interpretadas – no currículo dos cursos superiores de Educação Física da região Centro-oeste de Minas – as normatizações constantes das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores do Conselho Nacional de Educação. Metodologicamente trabalhamos com: análises documentais (para a compreensão dos momentos que marcaram a trajetória dos cursos de Educação Física das referidas instituições) e entrevistas semiestruturadas (com o fim de captar atitudes, valores e opiniões dos entrevistados). Ao longo das análises, observamos a necessidade de mais pesquisas que abordem essas discussões, pois as interpretações das diretrizes, muitas vezes, passam por um desconhecimento da normatização e se baseiam em noções do senso comum circulantes na Educação Física. Concluímos que os processos de reestruturação curricular foram significativos momentos de disputas políticas que vão além do senso comum, mas não escapam de visões do senso comum.Item Currículo e relações de poder : análise de uma reforma curricular para cursos de Pedagogia em tempos de conservadorismos.(2019) Mendes, Cláudio Lúcio; Cardoso, Frederico Assis; Matos, Daniel Abud SeabraO artigo tem por objetivo analisar uma das questões mais relevantes que integraram a agenda das discussões, nas últimas décadas, sobre os cursos superiores de Pedagogia no Brasil: o currículo. Para tanto, trabalhamos com a análise de uma reforma curricular que envolveu dois cursos de Pedagogia de dois Centros Universitários privados localizados nos estados de Minas Gerais e de São Paulo. Como referencial analítico ¬ fizemos uso das teorias críticas e pós-críticas do campo dos Estudos do Currículo. A partir de uma gestão colegiada, democrática e participativa, identi¬ficamos uma grande arena de luta em torno da construção curricular que envolvia questões pedagógicas versus questões econômicas. No entanto, destacamos que, mesmo em um contexto de instituições privadas, é possível questionar, resistir e produzir um currículo que favoreça posturas mais democráticas, inclusivas e plurais. O argumento central é o de que as discussões do campo do currículo, quando tratadas criticamente, contribuem com o avanço intelectual e político de uma instituição.Item Currículo, avaliação e a constituição do sujeito docente.(2016) Lima, Gabriela Pereira da Cunha; Mendes, Cláudio LúcioO presente artigo analisa de modo articulado: a. o dispositivo curricular do Estado de Minas Gerais – Conteúdos Básicos Comuns (CBC) – e b. o dispositivo avaliativo a ele atrelado – Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE) a partir da compreensão de que as práticas neoliberais presentes no Estado e na sociedade enquadram o currículo e a avaliação sob a ótica da economia. O viés de análise toma o neoliberalismo como uma forma de governo no sentido foucaultiano, ou seja, que produz processos de subjetivação sobre as populações docentes da rede pública estadual de Minas Gerais. Desse modo, o neoliberalismo usa a educação de forma interessada na produção do sujeito para o mercado, como um importante mecanismo do Capital Humano. Seguindo essa trilha teóricometodológica, investigamos empiricamente as mudanças em curso expressas em documentos oficiais da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (especialmente relacionados ao CBC e ao SIMAVE). Os resultados apontam o CBC como uma proposta sintonizada com o Choque de Gestão do governo de estado de 2003 a 2014 que coloca a educação do estado de Minas Gerais sob mecanismos de regulação gerencial e de resultados, ambos a favor da economia. Concluímos que a partir da articulação entre o CBC e o SIMAVE atuam práticas de mercado gerenciais e performáticas por meio de uma série de poderes e saberes que a ela estão associados, tornando as propostas curriculares supostamente indissociáveis dessas práticas e dos processos de subjetivação dos docentes.Item Currículo, jogos eletrônicos e Deleuze.(2017) Mendes, Cláudio LúcioNeste texto, lançamos uma montagem sobre um artefato (tecno)cultural: os jogos eletrônicos e algumas de suas possibilidades com a educação e com o currículo. Problematizamos como funções que eram de incumbência das escolas e dos currículos escolares foram deslocadas, divididas e ampliadas com e pela mídia em geral, mas em especial, com e pelos jogos eletrônicos. Nessa direção, analisamos como se configuram as articulações e conexões dos games, formando um plano conceitual de ação com quem joga. Para tal análise, montamos um plano conceitual, inspirado no plano de imanência de Deleuze, tendo como eixos orientadores três noções: princípio, experimentação e intuição. Usando essas três noções, descrevemos um plano para criação de pensamentos com o intuito de analisar como as imagens são elaboradas para coadunarem com seus respectivos sons. Preocupamos em problematizar como as imagens-sons são empregadas para ensinar aos jogadores (por montagens, conexões e circuitos) a se ligarem aos jogos. Além disso, discutimos os potenciais empregos que tais montagens, conexões e circuitos trazem para o campo educacional e para a sala de aula. Em conclusão, argumentamos a favor de análises mais específicas que busquem estudar cada jogo em si mesmo e seus efeitos educativos sobre os jogadores e (quem sabe) nos currículos escolares.Item A educação em Minas é uma grande empresa : reforma curricular, avaliação e subjetividade docente.(2015) Lima, Gabriela Pereira da Cunha; Mendes, Cláudio LúcioNeste trabalho, problematizamos os efeitos das políticas educacionais neoliberais sobre a subjetividade docente, especialmente por meio dos dispositivos curriculares e de avaliação. De modo mais específico, analisamos a reforma educacional promovida no estado de Minas Gerais (2003 – 2014), nos atentando aos discursos e práticas curriculares e avaliativas que se dirigem aos professores e intentam controlar suas condutas. No primeiro capítulo justificamos o emprego da noção foucaultiana de governamentalidade como ferramenta teórico-metodológica, o que nos possibilitou compreender os mecanismos e as estratégias postos em ação pela reforma mineira como exercícios de poder ao mesmo tempo disciplinadores e performativos. No segundo apresentamos o programa de reforma do Estado instituído pelo governo de Minas Gerais a partir do ano de 2003, intitulado Choque de Gestão, apontando os aspectos da governamentalidade neoliberal que lhe serviram de base, bem como seus desdobramentos para a educação. O terceiro capítulo trata dos impactos da reforma curricular empreendida no contexto do Choque sobre a subjetividade docente, que instituiu os Conteúdos Básicos Comuns para toda a rede estadual. O quarto e último capítulo analisa o dispositivo avaliativo articulado em torno do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, com foco nas estratégias e tecnologias de controle e conduta do trabalho docente. Concluímos reforçando a importância de uma crítica atenta e permanente às reformas educacionais neoliberais, que agem no sentido de transformar a docência em um fazer pautado pelos preceitos da utilidade, da eficiência e da competitividade.Item A escolarização de surdos e o Congresso de Milão : eclosão da normalização para oralidade.(2017) Dores, Clarissa Fernandes das; Mendes, Cláudio Lúcio; Mendes, Cláudio Lúcio; Franco, Marco Antônio Melo; Gareêz, Regiane Lucas de OliveiraEsta pesquisa visou problematizar a emergência de algumas das estratégias, das práticas e alguns dos procedimentos que estruturaram a educação de surdos com base na oralidade, em especial a partir do século XIX. Trabalhamos com fontes documentais, tendo como objeto bruto de análise os documentos/monumentos do Congresso de Milão e de Paris. As discussões do Congresso de Milão – evento no qual se defendeu o oralismo para a educação de surdos – e desdobradas no Congresso Internacional para o Estudo das Questões de Educação e de Assistência de Surdos Mudos (conhecido como o Congresso de Paris) impactaram a escolarização dos surdos e as práticas que constituem as subjetividades surdas ao longo da história da educação de surdos no mundo e no Brasil. Este trabalho de cunho documental utilizou como referencial teórico metodológico os estudos Foucaultianos em Educação, articulando-os com o campo da Educação de surdos e sua abordagem em relação à surdez. De modo mais específico, destacamos das noções foucaultianas os princípios conceituais de subjetivação e relações de poder, além das discussões sobre o exame, a confissão e a anormalidade. Refletimos sobre a realidade da sociedade normalizadora na construção de diferentes perspectivas, visões e métodos empregados no processo de entendimento do que é o surdo e como esse foi sendo classificado e subjetivado, além de apresentar a questão da linguagem falada como central, tanto para a subjetivação do surdo como para sua escolarização. Também foi descrito, analiticamente, como nos Congressos de Milão e de Paris foram propostas estratégias e práticas para a educação, que se fizeram presentes na escolarização dos surdos ao longo do século XX e, de uma maneira ou de outra, ainda repercutem significativamente nos dias de hoje.Item Formação de professores no Estado moderno brasileiro.(2014) Santos, Mariana Silva; Mendes, Cláudio LúcioEste trabalho tem como tema a formação de professores no período que sucede a independência do Brasil, dando ênfase ao recorte compreendido entre 1824 e 1850. Tal recorte justifica-se por se tratar de um momento no qual o país passa por uma reconfiguração política, adotando o caráter de Estado Moderno. Insere-se na linha de pesquisa Instituição Escolar e Formação de Professores, e dialoga com os campos da formação de professores e da história da educação. O objetivo deste trabalho é problematizar – inspirando-se no método genealógico foucaultiano – como e se era conferida importância à formação e à atuação dos docentes, bem como investigar algumas práticas educativas naquele instante, buscando entender a atuação dos profissionais que se encarregavam de funções de vigilância de professores e alunos, como os inspetores, delegados e mesmo os diretores. Prioriza-se a análise da província de Minas Gerais, e perseguem-se algumas questões para compreender o que se busca. A primeira é responder se era conferida importância à educação na província de Minas. Para respondê-la, analisam-se correspondências expedidas e recebidas pelo presidente da província, a fim de verificar as práticas pesquisadas e compará-las com as leis, que configurariam a intenção de execução das práticas. Persegue-se também o significado de ser professor nos anos imediatamente posteriores à independência. Ainda que, em um primeiro momento, as leis não emplaquem, há modificações alguns anos após, sendo que elas estariam, com o passar do tempo, mais conhecidas, estabelecidas e, teoricamente, respeitadas? Em outras palavras, as leis educacionais emplacam, são reconhecidas e modificam o ensino? Como resultados, verifica-se que não houve uma brusca modificação das questões educacionais e da profissão docente com a emergência do Estado Moderno Brasileiro. Contudo, não se pode desconsiderar a tentativa de avanços proposta pelas legislações, ainda que a sua aplicação e execução tenha ocorrido a lentas engrenagens. Não se detecta uma ruptura imediata com o momento anterior à independência, apenas um ensaio de descontinuidade que apresenta lacunas inumeráveis e reflexos infindos, ousar-se-á afirmar, até os dias atuais.Item A formação docente no contexto da Universidade Aberta do Brasil.(2017) Pereira, Daniela de Oliveira; Mendes, Cláudio Lúcio; Mendes, Cláudio Lúcio; Paulo, Jacks Richard de; Martins, Ronei XimenesEsta pesquisa analisa a formação continuada de professores feita na Educação a Distância (EAD), no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e a apropriação de seus dispositivos tecnológicos. Levando em consideração que a EAD vem ocupando lugar de destaque nas políticas educacionais, estas discussões devem ir além de aspectos operacionais e direcionar-se tanto para as dimensões sociais e histórico-culturais que permeiam os procedimentos de ensino-aprendizagem quanto para a compreensão dos usos dos artefatos tecnológicos na formação da subjetividade docente. Portanto constitui objetivo desta dissertação problematizar como os usos das tecnologias e a diversidade cultural têm sido inseridos na formação de professores por meio da EAD, especificamente no contexto da UAB, que é ação resultante de uma política pública. O estudo se insere na perspectiva da abordagem qualitativa, com uso da pesquisa bibliográfica e documental. Para o desenvolvimento do trabalho, são feitas aproximações com os Estudos Foucaultianos da subjetivação e dos procedimentos microfísicos de poder-saber e, como inspiração, com a argumentação baseada nos Estudos Culturais. Além disso, consideram-se leis, decretos, resoluções, portarias e outros documentos oficiais que se referem à UAB, no período de 2005 a maio de 2017, para identificar a centralidade hegemônica de ideias neoliberais e de interesses privados nesses discursos. Mas se destaca que as formas como são inseridos os dispositivos tecnológicos e a diversidade cultural na formação docente ficam a cargo de cada instituição de Ensino Superior consorciada, que tem autonomia para definir, nos projetos político-pedagógicos dos cursos a distância, o currículo, o material didático, a forma de avaliação, a gestão, a equipe, a infraestrutura, entre outros itens. Assim, podese dizer que a UAB, segundo o aspecto foucaultiano, é uma forma de governo que conduz a formação de professores por meio da EAD e orienta o que deve ser e o que priorizar. Como ação decorrente de uma política pública, a UAB se expandiu com promessas inovadoras, modernizantes e democratizantes no campo da formação, mas, na verdade, constituída por mecanismos e estratégias que produzem jogos de poder e verdades sobre os professores e a formação docente.Item Formação inicial de professoras : contribuições do subprojeto PIBID/Pedagogia - UFV nas escolas do campo de Viçosa-MG.(2019) Silva, Jéssica de Freitas da; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Santos, Marcelo Loures dos; Mendes, Cláudio LúcioEste estudo faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto e está articulado ao Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI). O objetivo geral foi investigar como as experiências vivenciadas pelas licenciandas, no Subprojeto PIBID/Pedagogia-UFV, refletiram no processo de aprendizagem docente. Nesse sentido, por meio da caracterização das estratégias formativas do programa, buscamos identificar as ações desenvolvidas e relações estabelecidas no decorrer da participação deste contexto de formação/atuação. Isso, para tentar compreender em que medida o envolvimento favoreceu a aprendizagem da docência no processo de formação inicial. Para o alcance dos objetivos propostos, optamos por uma abordagem qualitativa e pela estratégia metodológica classificada como estudo de caso do Subprojeto investigado, que atende especificamente as escolas do campo do município de Viçosa-MG. No percurso metodológico, utilizamos os instrumentos de coleta de dados: análise documental, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. A análise dos dados contemplou a estratégia de “Análise de Prosa”, definida por Marli André (1983). O referencial teórico é composto por proposições de diferentes autores do campo educacional em relação às Políticas Educacionais, à Formação Inicial de Professores e à Educação do Campo. Diante da diversidade empírica constituída nesta investigação, os resultados apontam que as ações formativas do Subprojeto compõem um ciclo de estratégias didático-pedagógicas entre a escola e a universidade. Sobre esta dinâmica, verificamos que as ações oportunizaram, cada qual na sua relevância, aprendizagens sobre a docência das futuras professoras. Dentre as ações formativas, avaliamos a iniciação à docência e a vivência escolar como estratégias expressivas na constituição dos saberes da profissão. Evidenciamos também que a proposta de inserção das bolsistas no âmbito das escolas do campo atribuiu algumas singularidades ao processo formativo, favorecendo o conhecimento e a aprendizagem sobre as especificidades que compõem este âmbito escolar e a prática docente neste contexto. Averiguamos que as percepções sobre a Educação do Campo estão ligadas apenas aos aspectos do contexto educacional e a suposições de que há diferença das escolas urbanas, não sinalizando estudos teóricos e reflexivos sobre sua essência. Ressaltamos, por fim, que a participação das licenciandas no PIBID foi um fator motivacional para um futuro profissional na docência.Item A internet na educação : o site como uma ferramenta educacional.(2018) Freitas, Michelle Ramos de; Mendes, Cláudio Lúcio; Mendes, Cláudio Lúcio; Corrêa, Hércules Tolêdo; Goulart, Ilsa do Carmo VieiraNesta pesquisa, nos propomos a investigar o contexto de produção dos sites das escolas da cidade de Mariana-MG, levando em consideração a cultura digital construída nesse ambiente. Sabemos que os artefatos tecnológicos são usados com assiduidade pela sociedade, principalmente pelos jovens, por isso, pretendemos entender os motivos pelos quais essas ferramentas não são utilizadas com frequência no âmbito escolar. Nesse sentido, constituiu-se, como objetivo dessa dissertação, discutir o contexto de produção dos sites das escolas de Mariana-MG, a fim de compreender a lógica de funcionamento dos sites para atingir o público escolar e a comunidade. Vale ressaltar que, do total de 52 escolas da cidade de Mariana-MG, apenas cinco possuem sites. Fizemos uma discussão sobre a necessidade social e cultural de se ter um site. Para isso, analisamos os cinco sites e coletamos dados dos agentes escolares de duas dessas escolas, Centro Educacional Arte do Saber e Colégio Providência. Dessa forma, o estudo se insere na perspectiva da abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando-se das seguintes metodologias: 1) Entrevista netnográfica e observacional via WhatsApp em um grupo de mães e um de alunos; 1.1) Como instrumentos de pesquisa: o questionário (aplicados aos pais, professores, alunos e à direção/coordenação pedagógica) e um diário de campo para anotar todos os detalhes e reflexões a partir das visitas às escolas; 1.2) Entrevista face a face com os produtores dos sites das escolas; 1.3) Análise bibliográfica de plataformas que permitem criar sites grátis. Para o desenvolvimento do trabalho, foram feitas aproximações, principalmente, com os estudos históricos e filosóficos de Deleuze, Donna Haraway, Paula Sibilia, Hari Kunzru, Tomaz Tadeu, Marcus Doel, Nikolas Rose e outros, em torno da subjetivação e das práticas culturais da sociedade, e, como inspiração, utilizamos a argumentação em torno dos Estudos Culturais. A partir dos dados coletados, observamos que os produtores dos sites construíram as páginas com a finalidade de divulgar os procedimentos escolares e com o intuito de destacar as informações básicas e os eventos realizados, além de promoverem a interação com a comunidade escolar. Porém, notamos, pelos dados dos questionários e da entrevista netnográfica, que o acesso aos sites não ocorre com frequência e, quando ocorre, os navegantes não encontram todas as informações que desejam. Assim, podemos dizer, à luz dos modos de subjetivações e das práticas culturais, que cada escola tem seu modelo de sistematização das informações nos seus respectivos sites. Isso se deve às particularidades, objetivos e intenção de cada um. Todavia, não é possível visualizar, nos sites, a cultura escolar como um todo, pois não trazem todas as atividades pedagógicas realizadas, o que observamos são informações gerais sobre o funcionamento da escola. Portanto, cada site tem o seu foco e se direciona a um determinado público. Assim, essa pesquisa contribuiu para analisar a perceptibilidade sobre os impasses e as potencialidades provenientes do uso de tecnologias digitais no contexto escolar, no nosso caso, de sites, bem como colaborar com novas propostas educacionais, integrando esses novos recursos no ambiente escolar.Item Licenciatura x bacharelado : o currículo da educação física como uma arena de luta.(2011) Mendes, Cláudio Lúcio; Prudente, Paola Luzia GomesComo os cursos de Educação Física interpretam as Diretrizes Curriculares Nacionais? Quais práticas discursivas dão base para a elaboração dos currículos dos cursos de licenciatura e bacharelado? Essas são as duas perguntas que orientaram a problematização deste trabalho, e com base nelas foram investigadas cinco instituições privadas na região Centro-Oeste de Minas Gerais que oferecem o referido curso. Levamos em conta que todo currículo deve ser analisado como um espaço perpassado por relações de poder. Além disso, discutimos como as interpretações das Diretrizes são pautadas por relações de poder que dão forma aos currículos, forma adquirida em uma arena social de luta. Para a coleta de dados, utilizamos de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas e, para problematizar as Diretrizes, trabalhamos com análise documental. Analiticamente falando, na medida em que pesquisamos os históricos das reformas nos cursos de Educação Física, percebemos certa ênfase na estabilidade e na harmonia, não exatamente na mudança. As instituições pesquisadas optaram por manter uma estrutura curricular mais abrangente, sem se definirem claramente por uma das diplomações possíveis: licenciatura e bacharelado (em primeiro momento) e licenciatura e graduação (em segundo momento), não fazendo, assim, alterações e mudanças consideráveis em seus currículos.Item As políticas de tecnologias móveis na educação : técnicas de governamento dos outros e de si.(2017) Evangelista, Rui Mauricio Fonseca; Mendes, Cláudio Lúcio; Mendes, Cláudio Lúcio; Oliveira, Breynner Ricardo de; Ferrari, Fernanda BarbosaOs dispositivos móveis estão presentes nas mais diversas atividades cotidianas, profissionais e de lazer. Diante desse e de outros fatores, muitos autores consideram que a denominação da atual fase pode variar entre cibercultura, sociedade em rede ou período técnico científico informacional. Independente da escolha, o crescente acesso a aparelhos como smartphones e tablets tem modificado a conduta com os outros e consigo. As consequências dessa mudança de comportamento afetam alunos e professores nas escolas e fora delas. Esta dissertação analisa os objetivos, a questão da formação dos professores e as fontes de financiamento em documentos do Governo Federal, a partir de 2008 até 2015 e nas recomendações oferecidas pela UNESCO, de 2012 a 2014 sobre aprendizagem móvel. Para a tarefa teórica e metodológica, foi utilizado o conceito de governamentalidade de Foucault e dos ciclos de políticas proposto por Stephen Ball. Os estudos sobre neoliberalismo de ambos contribuíram para a presente pesquisa e a organização foi inspirada na análise de conteúdo proposta por Bardin. O programa brasileiro teve inspiração em um programa internacional denominado OLPC que visava a distribuir aparelhos, para alunos da educação básica, semelhantes a pequenos computadores por um custo de 100 dólares. As possibilidades oferecidas por tais aparelhos exigiram todo um esforço por parte dos mais diversos ministérios e órgãos federais (Educação, Comunicação, BNDES), governos estaduais e suas secretarias e também dos governos municipais e secretarias de educação, Universidades, Institutos de Ensino Superior, escolas estaduais e municipais entre outras instituições privadas e do terceiro setor. Os recursos para a manutenção dos programas não são garantidos. A proposta envolve uma reformulação na conduta do professor, dos alunos, dos gestores e do próprio Estado. Os investimentos em equipamentos podem ser minoritários frente às necessidades de investimentos em recursos humanos e infraestrutura. Em trabalhos da UNESCO, considerando a evolução dos celulares, já se observa a estratégia na qual os alunos e professores seriam responsáveis pela aquisição e manutenção dos seus próprios equipamentos, além disso, nota-se a possibilidade de expansão de mercados no setor educacional não só com equipamentos, mas também com conteúdos e cursos de capacitação. Alinhado com o discurso neoliberal, em muitos casos as tecnologias móveis são apontadas como solução para suprir a insuficiência de investimentos na escola e na formação dos professores.Item Pressupostos neurocientíficos e suas conexões com as tecnologias educacionais : apontamentos de acadêmicos de pedagogia.(2018) Pereira, Lucas Emanuel Ramos; Mendes, Cláudio Lúcio; Alves, Luciana Mendonça; Mendes, Cláudio Lúcio; Alves, Luciana Mendonça; Franco, Marco Antônio Melo; Chaves, Tânia AfonsoObjetivo: Analisar a concordância e qual a relevância que acadêmicos de Pedagogia apresentam quanto ao contexto tecnológico atual, às percepções educacionais e tecnológicas e aos aspectos neurocientíficos atrelados às tecnologias. Métodos: Estudo descritivo e análises de associação de um Survey aplicado a acadêmicos de Pedagogia de duas instituições de ensino de Belo Horizonte – MG, sendo respondidos 200 questionários. Resultados: A maioria dos entrevistados possui até 29 anos e é do gênero feminino. Todos consideram importante o uso das tecnologias nas práticas educacionais (100%). Concordam com o perfil dos nativos digitais e seus comportamentos, entretanto, a relevância atribuída para tais comportamentos apresentou a menor média (4,18). Ao mesmo tempo, fatores como falta de incentivo na profissão, capacitação e ausência de recursos tecnológicos para as futuras práticas são entraves que impossibilitam uma aprendizagem contextualizada. Levou-se em conta que as conexões entre o uso das tecnologias e estimulações sensoriais e cognitivas ainda são pouco percebidas pelos acadêmicos, de todas as áreas, foi a que teve maior número de respostas com média menor que 4,00. Conclusão: Estamos diante de uma geração de alunos com novos comportamentos associados aos contextos tecnológicos que ainda são incompreendidos, e de, nas Neurociências, possíveis respostas que podem auxiliar na compreensão do contexto, no papel do professor e do aluno na educação e nas diferentes formas de estímulos presentes no uso adequado das tecnologias.Item Produção da verdade na mídia educativa brasileira para a produção do governo de si, dos outros e de estado.(2015) Rosa, Rondon Marques; Mendes, Cláudio Lúcio; Mendes, Cláudio Lúcio; Diniz, Margareth; Schimidt, Sarai PatríciaA produção e estruturação das mídias audiovisuais educativas, em especial da TV Escola, é analisada, nesta pesquisa, a partir do referencial teórico de Michel Foucault e de outros pesquisadores sobre a constituição da verdade, entremeada nas relações de poder-saber e governo. O objetivo é verificar os procedimentos de constituição da verdade e suas possíveis articulações com o poder-saber e com determinadas governamentalidades. As Tecnologias de Informação e Comunicação têm adquirido relações múltiplas com as práticas pedagógicas nos últimos anos, tornando-se meio diferenciado para o ensino e a formação continuada. A mídia audiovisual educativa é um desses meios. Para sua contextualização, faz-se um breve histórico dos meios audiovisuais educativos e, na sequência, as produções da TV Escola são apreciadas com base em princípios foucaultianos de constituição da verdade, a saber: a relação com a econômica e política, o fomento ao consumo de modelos de sucesso, os arrolamentos com os aparelhos de controle e no confronto social, e a construção da veridicção nas práticas científicas. A dissertação é concluída com a confirmação da aplicação dos princípios e a sinalização de possíveis efeitos e caminhos de continuidade da pesquisa.Item A produção do sujeito universal na educação.(Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Matos, Dayana Uchaki de; Mendes, Cláudio LúcioO tema desta investigação é a produção de uma subjetividade universalista pela educação escolar da modernidade. Por meio de uma problematização analítica das obras de Jon Amos Comenius (1592-1670) são investigadas as práticas do método pedagógico proposto pelo pedagogo e empregadas na reforma educativa das escolas europeias do século XVII. Com base em diversos autores, partiremos do pressuposto de que a obra de Comenius condensou praticamente todos os saberes sobre a educação dos séculos XVI e XVII, representando hoje a síntese fundacional, o grau zero da Pedagogia. Desse modo, pensar a partir dos textos de Comenius é assumir a posição de que a proposta pedagógica comeniana instaurou uma série de dispositivos sem os quais é impensável pensar a maior parte das mais atuais posições pedagógicas. Com o subsídio teórico de Michel Foucault, acerca da constituição ética dos sujeitos, e tendo como fonte de análise dois documentos textuais – Didática Magna e Pampaedia –, tomamos como objetivo precípuo compreender a produção de certo tipo de sujeito pedagógico, que cunhamos sujeito universal. Para tanto, serão utilizadas duas categorias analíticas forjadas para pensar o método pedagógico comeniano enquanto uma tecnologia de subjetivação: os princípios de ordenamento e os princípios de homogeneização, observadas na organização escolar, na didática, na forma das estratégias de conformação de condutas e prescrições morais. Diante disso, perguntamos: o que seria essencial para o sujeito da educação escolar no século XVII, exposto nos documentos analisados? Qual seria a “substância ética” do sujeito dessa pedagogia?Item Programas federais de formação inicial de professores da educação básica no Brasil : maquinaria de uma governamentalidade.(2016) Rodrigues, Luana de Cássia Martins; Mendes, Cláudio Lúcio; Jardilino, José Rubens Lima; Santos, Lucíola Licínio de Castro PaixãoA formação de professores e as licenciaturas ainda se constituem como problemáticas em aberto para as políticas educacionais no Brasil. Dentro da temática formação de professores da Educação Básica, o objetivo desta dissertação é problematizar como funcionam os programas federais de formação inicial enquanto constituintes de políticas públicas para educação. Elencamos dois objetivos específicos. Primeiro, compreender a racionalidade de governo a perpassar tais programas. Segundo, analisar quais são os procedimentos propostos e os efeitos produzidos por essa racionalidade. A pesquisa se insere na perspectiva da abordagem qualitativa, recorrendo à pesquisa bibliográfica e à análise documental. A noção de governamentalidade é empregada como referencial teórico-metodológico para investigar os programas lançados na última década de 2000. Na articulação entre a noção de governamentalidade e os estudos sobre formação de professores, buscou-se compreender os programas como práticas neoliberais de governo perpassadas e sustentadas por uma racionalidade de governo. Com esses encaminhamentos foi possível notar que os programas federais têm funcionado como os principais responsáveis pela produção de subjetividades docentes contemporâneas. A governamentalidade neoliberal presente nos programas não somente legitima a formação de professores em termos de mercado, mas convoca as Instituições de Ensino Superior a tornar seus produtos acadêmicos e a si mesmas uma mercadoria. Ao realizarmos essa investigação entendemos que a racionalidade neoliberal tem produzido mudanças econômicas concretas na formação inicial, mas também mudanças no interior das subjetividades. A racionalidade presente nos programas analisados parece governar menos a partir do governo de Estado e governar mais a partir das técnicas de governo de si e dos outros.Item Quem pode resistir a Lara Croft? Você?(2008) Mendes, Cláudio LúcioEste artigo discute como o jogo eletrônico Tomb Raider constrói processos de subjetivação em relação a gênero e sexualidade. Para desenvolver essa discussão, duas questões foram centrais: quem esse jogo imagina que ‘você’ seja? Quem esse jogo propõe que ‘você’ seja? Ambas foram construídas com base em teorizações foucaultianas sobre os processos de subjetivação, conjuntamente com a noção de “modo de endereçamento” desenvolvido por Elizabeth Ellsworth e algumas discussões sobre gênero e sexualidade. Pautando-se nisso, buscouse mostrar como marcas de gênero e sexualidade, culturalmente construídas, são empregadas nas elaborações da personagem central do jogo: Lara Croft. Contudo, conclui-se que tais marcas não configuram escolhas entre possíveis, mas são criações e invenções, tanto por parte dos elaboradores quanto pelos jogadores.Item Questões em torno da formação inicial de professores.(2014) Mendes, Cláudio Lúcio; Rodrigues, Luana de Cássia MartinsNeste texto, abordamos seis questões contemporâneas sobre a formação inicial de professores. Tais questões foram levantadas, prioritariamente, com base em parte da literatura contemporânea sobre o assunto e em diálogo metodológico com as proposições foucaultianas sobre a arte de governo. Analiticamente, tratamos da formação docente como uma arena de luta contemporânea; do lugar que ocupa a licenciatura nas instituições de Ensino Superior brasileiras; do novo tipo de aluno que está chegando às licenciaturas; da necessidade de aproximação entre instituições de Ensino Superior / escolas públicas municipais e estaduais; da organização do currículo de formação e o investimento na formação inicial advindos de políticas contemporâneas. Concluímos que o sujeito é um produto – e, ao mesmo tempo, produtor – das práticas sociais, entendidas como aquelas conexões que nos ligam a outros humanos, a saberes e a relações de poder que nos rodeiam, constituindo a nós como tipos específicos de alunos e professores.