DEEDU - Departamento de Educação

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Resultados da Pesquisa

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    Medicalização na escola : a(s) face(s) da infância medicalizada.
    (2022) Ferreira, Débora Thyara; Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá; Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá; Torres, Marco Antônio; Vasques, Carla Karnoppi
    O presente estudo trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo objetivo foi investigar o fenômeno da medicalização da infância em fase de escolarização buscando caracterizar as crianças afetadas por tal fenômeno. Como estratégias metodológicas, realizamos uma pesquisa de dissertações e teses no Banco de Teses e Dissertações da Capes, referentes ao período de 2015 a 2020, que tratavam sobre o fenômeno da medicalização de crianças em fase de escolarização. Para refletir sobre os apontamentos das pesquisadoras e dos pesquisadores a propósito desse fenômeno, lançamos mão de teóricas e teóricos que abordam, em suas investigações, questões referentes à medicalização, à infância e à escola. Apresentamos dados referentes à pesquisa bibliográfica e realizamos uma interlocução entre eles e o referencial teórico escolhido para sustentar as informações obtidas. Interessou-nos analisar as características das crianças que são encaminhadas pela escola para avaliação pelas/os profissionais da Saúde, com o intuito de compreender se existem questões inconscientes e conscientes no processo de encaminhamento e avaliação das/os alunas/os. A partir do referencial teórico da Psicanálise, buscamos investigar a relação entre o ato educativo e os impasses que se apresentam no ambiente escolar. Os dados obtidos pela pesquisa possibilitaram a elaboração de considerações sobre o fenômeno da medicalização na educação e o lugar ocupado pela criança nesse processo e foram identificadas questões que estão por trás dos encaminhamentos realizados pelas escolas. Esses encaminhamentos estão impregnados por concepções racistas e preconceituosas com relação às crianças negras e pardas, estudantes de escola pública e pertencentes a famílias da classe trabalhadora. Essas concepções interferem diretamente no ato educativo ao impossibilitar que a transferência entre professora/professor e aluna/o ocorra, o que gera impasses na escola. O fenômeno da medicalização, amparado por um saber que aponta para problemas a serem tratados no corpo biológico, é um recurso utilizado como forma de “tratar” esses impasses pertencentes a questões subjetivas.
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    Escola e produção de saberes : narrativas de jovens atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão.
    (2021) Oliveira, Bárbara de; Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá; Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Martins, Bruno Sena
    No dia 5 de novembro de 2015, em Bento Rodrigues – distrito de Mariana, Minas Gerais – rompeu-se a barragem de rejeitos de minério de ferro de Fundão pertencente à empresa Samarco e também controlada por duas das maiores mineradoras do mundo – Vale e BHP Billiton. Uma semana após o desastre-crime sociotecnológico, os/as estudantes foram encaminhados/as para retornarem aos estudos em uma instituição escolar na cidade de Mariana. As aulas foram transferidas novamente, em 2017, para um novo espaço organizado para ser utilizado até a conclusão do reassentamento. O objetivo da pesquisa é compreender o espaço que essa instituição escolar, nomeada Uatu Ererré neste estudo, ocupa nas reconstruções dos processos educativos e nas restaurações de dignidade por meio da diversidade da experiência em seu interior. Para isso, utilizamos como o principal referencial teórico-metodológico Boaventura de Sousa Santos (1997; 2000; 2002a; 2002b; 2009; 2014; 2019), Bruno Sena Martins (2016; 2019), Norma Valencio (2010; 2009a; 2009b; 2013; 2017), Bernadette Atuahene (2016), Paulo Freire (1996; 2011; 2018a; 2018b), Miguel González Arroyo (2007; 2013; 2015; 2019), Robert Bogdan e Sari Knopp Biklen (1994). Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizamos como instrumento de coleta de dados a observação participante e a entrevista reflexiva semiestruturada em profundidade com os sujeitos da pesquisa, sendo estes duas jovens estudantes e a diretora da instituição Uatu Ererré, todas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. As constelações de saberes criadas a partir das entrevistas possibilitaram refletir como as lutas para reconhecimento revelam importantes estratégias de aprendizagens nos contextos dos processos educativos. As várias formas de enfrentamentos deixaram pistas do espaço que a instituição escolar Uatu Ererré obteve na vida de Rafaela, de Clara e também da diretora. Os dados evidenciaram que a instituição Uatu Ererré possui múltiplas dimensões educativas e, nesse cenário, tornou-se um importante instrumento de (re)existências, de fortalecimento do sentimento de pertencimento, da identidade escolar, de saberes e práticas educativas que contribuíram para a conquista dos laços afetivos, de solidariedade, de sociabilidade, do resgate das memórias e da resistência pela garantia de direitos na luta pela democracia.
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    Reflexões sobre a influência de uma mãe/professora de literatura nos letramentos literários de seus filhos.
    (2018) Santos, Juliano Vilmar dos; Placido, Reginaldo Leandro; Nogueira, Marlice de Oliveira e
    Pesquisas na área do letramento apontam que a simples apropriação de sinais gráficos pelos sujeitos não os qualificam como realmente inseridos nos diferentes espaços em que a escrita se faz presente. A presente pesquisa analisou por meio de um questionário semi estruturado os letramentos de um contexto familiar específico, através da abordagem ideológica de letramento (STREET, 2003), em que são considerados o contexto sócio- histórico, as relações de poder e os sentidos do letramento para uma professora de literatura e sua possível influência nos letramentos literários de seus dois filhos. Esta pesquisa buscou também o diálogo com estudos recentes que indicam efeitos positivos da docência exercida pelos progenitores na vida escolar dos filhos. (NOGUEIRA, 2011, 2013, 2015, 2017). Os dados indicam que, no caso específico analisado, a mãe/professora de literatura valoriza os letramentos literários, que por sua vez passam a ser os dominantes do contexto familiar, contribuindo para que seus filhos sejam inseridos em práticas de letramentos literários.
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    Eu não queria estar aqui : juventude, ensino médio e deslocamento.
    (2018) Lebourg, Elodia Honse; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
    O ingresso no ensino médio significa, para muitos estudantes, um momento importante para o processo de constituição de suas identidades. Este artigo é fruto de um estudo que buscou compreender como jovens de um pequeno distrito que passaram a se deslocar diariamente para a sede do município para cursar o ensino médio perceberam esse processo de transição. Para a pesquisa, foram ouvidos oito jovens, e seus depoimentos foram analisados por meio de perfis de configuração. Constatou-se que, para eles, assim como para outros na mesma situação, o ingresso no ensino médio é um momento delicado de transição que, além da mudança de escola, exige alterações em suas rotinas, interfere em suas relações com o espaço e em seus laços de sociabilidade.
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    Entre o passado e o presente : a influência geracional nas perspectivas de futuro profissional dos jovens.
    (2012) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Cunha, Maria Amália de Almeida; Assis, Cristina Ferreira; Aleixo, Vítor Corrêa
    Compreender expectativas e frustrações dos jovens é um desafio para as Ciências Sociais e a Educação. Tendo como principal objetivo conhecer como se dão as relações familiares e os reflexos das mesmas no universo escolar, propomos uma reflexão sobre a construção do diálogo entre três gerações, pais, avós e netos, no que diz respeito à compreensão do papel da escola na formação do jovem, bem como a expectativa de cada geração quanto ao futuro profissional do mesmo. Seguindo duas abordagens metodológicas, a quantitativa e a qualitativa, foram aplicados questionários a 149 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas (de melhor e o pior qualidade segundo as avaliações externas subnacionais ou nacional) de Mariana e Belo Horizonte, Brasil, e foram entrevistados pais, avós, professores e diretores dessas escolas. Os resultados revelam, entre outras coisas, uma forte influência da família e dos amigos nas escolhas dos jovens, mesmo inseridos numa configuração social marcada pelas mais diversas matrizes de socialização.
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    Delicadas travessias : um estudo de caso sobre jovens em transição para o Ensino Médio no interior do Brasil.
    (2015) Lebourg, Elodia Honse; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
    Contribuindo com o debate sobre as juventudes em comunidades do interior do país, esta pesquisa analisou a situação de jovens que mudaram de ambiente escolar e social para ingressarem no Ensino Médio. Como objeto de estudo enfocou-se um grupo de estudantes do distrito de Lavras Novas que, após a conclusão do Ensino Fundamental na escola local, passou a estudar na sede do município, em Ouro Preto. Buscando-se compreender como perceberam o processo de transição para o Ensino Médio em um espaço prioritariamente urbano e diversificado cultural e socialmente, esta pesquisa qualitativa privilegiou metodologicamente a realização de entrevistas reflexivas com oito moças e rapazes que atualmente estudam em diferentes escolas de Ouro Preto. O material produzido a partir dessa interlocução foi analisado por meio da elaboração de perfis de configuração nos quais as informações obtidas sobre cada jovem foram organizadas individualmente, através das seguintes categorias de análise: trajetória escolar, sociabilidade entre pares, sociabilidade com professores e constituição do sujeito. Esta pesquisa trouxe importantes contribuições para os estudos sobre juventude, entre elas a constatação de que a transição para o Ensino Médio, especialmente para jovens do interior brasileiro, é um momento complexo, no qual se amplia a rede de sociabilidade e surgem novos desafios e problemas. Deste jovem é exigido que saiba se situar em um novo espaço, lidar com estímulos e realidades até então desconhecidos, fazer novas amizades e se relacionar de forma diferente com seus pares e seus professores. É um momento delicado de transição que merece, portanto, maior atenção por parte das famílias, das escolas e dos gestores públicos.
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    Relação escola e família : uma construção sócio-histórica.
    (2012) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Carvalho, Rosana Areal de; Almeida, João Paulo Pereira de
    Família e escola são instituições fundamentais no processo de socialização das crianças e dos jovens, porém, situações de diálogos entre essas instituições são pontuais. Como todas as instituições, ambas são agentes ativos e também fruto da interação social, sofrendo influências diretas da política, da cultura e do processo histórico. Este estudo tem como principal meta fazer uma reflexão a respeito da construção da relação entre família e escola a partir do estudo de caso de uma escola pública no interior de Minas Gerais entre os anos 60 e 90. Em um esforço de aproximação dos olhares sociológico e histórico sobre o tema partiu-se de um problema contemporâneo, vivenciado pelas escolas e famílias no Brasil, e buscou-se indícios nos documentos e na historiografia da educação elementos para a compreensão da construção dessa complexa relação.
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    Relação família-escola transmutada : da aderência aos papéis e à experiência social.
    (2012) Nogueira, Marlice de Oliveira e
    Este ensaio tem como objetivo principal refletir sobre a construção do indivíduo e dos processos de socialização, no contexto da relação entre famílias e escolas, tendo como pano de fundo as mutações sofridas pelas duas instâncias educativas na contemporaneidade. Primeiramente, busca-se discutir, a partir de uma revisão de literatura sobre o tema, as mudanças conceituais da noção de socialização, confrontando a abordagem clássica de Durkheim e a “sociologia da experiência” de François Dubet. Em seguida, discute a constituição dos indivíduos contemporâneos, no interior das duas instâncias de socialização - família e escola -, analisando a tensão vivida pelos indivíduos, entre a necessidade de integração social e a construção das experiências individuais.
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    As práticas de escolarização em duas gerações das camadas populares de Mariana/Minas Gerais : afinal, o que nos dizem as memórias?
    (2013) Prado, Giovani Barbosa; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
    A dissertação ora apresentada é fruto de uma investigação feita com duas gerações da mesma família, pais e filhos adultos em bairros da periferia de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais. Sabe-se que na família, de uma geração a outra, são passadas inclinações, práticas e disposições. O objetivo principal do estudo é conhecer as mudanças e permanências nas práticas cotidianas de apoio à escolarização dos filhos em cada uma dessas gerações. Para isso, optou-se pela abordagem qualitativa e pela metodologia da história oral temática a fim de perceber a memória de pais e filhos em relação à sua vivência escolar, o meio em que vivem e o papel da família e da comunidade nesse contexto. Os resultados mostraram, entre outras coisas, que de uma geração à outra muito mudou. A escola, embora tenha sido valorizada na geração dos mais velhos, hoje tem ocupado papel central na vida das famílias jovens. No entanto, as experiências de fracasso observadas entre as gerações e as pessoas próximas, além da falta de conhecimento dos “caminhos” escolares, acabaram por ampliar as barreiras de possibilidades de possíveis êxitos no ensino formal. Se na geração dos pais os castigos físicos eram recorrentes e a autoridade do professor era incontestável, na geração dos jovens preza-se o diálogo e o professor já não é associado ao saber inquestionável.
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    A relação família-escola em um território de alta vulnerabilidade social : um estudo de caso em Mariana-MG.
    (2014) Assis, Cristina Ferreira; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
    As temáticas envolvendo a relação entre família e escola têm sido objeto de estudo de muitos trabalhos na sociologia da educação e vêm ganhando cada vez mais ênfase. Por isso, sobrepor esse objeto em uma escola periférica enquanto estudo de caso inclui a análise do espaço onde essa escola está inserida e ainda de como se caracteriza a relação das famílias com a escola local. Essa proposta tem por objetivo principal a análise da relação entre escola e famílias em um território de vulnerabilidade social em Mariana-Mg. A escola pesquisada é municipal, está localizada em uma região onde a comunidade é bastante carente e lida com uma precária realidade social, além de problemas como: o tráfico, a violência, e o consumo de drogas entre os alunos. Além disso, a escola pesquisada teve o índice do IDEB mais baixo do município em 2011. Trata-se de um estudo de caso e para a pesquisa de campo foram utilizados recursos da observação, a análise documental e as entrevistas semi estruturadas com os sujeitos que se relacionam direta ou indiretamente com a escola: pais, pessoas do bairro e funcionários da escola.