IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/635

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 333
  • Item
    Do corpo criador à expressão da carne : introdução ao tema do estilo em M. Merleau-Ponty.
    (2013) Machado, Abiatar David de Souza; Furtado, José Luis; Furtado, José Luis; Silva, Cíntia Vieira da; Serra, Alice Mara
    A inquietação estética de Merleau-Ponty é a pesquisa do corpo criador e suas relações com a carne. As criações do corpo revelam a expressividade e a profundidade das dimensões sensíveis da experiência e do mundo sensível. Essa expressividade é estilo, tanto no corpo quanto no mundo. Segundo o filósofo, as obras de arte transformam e ampliam um sentido ‘em obra’ na percepção. Entende-se, assim, de que modo o corpo da obra reverbera o corpo do artista e a carne do mundo sem se confundir com ambos, na medida em que esse processo é o surgimento de uma singularidade estética e um campo aberto de significações. Partindo da arqueologia do corpo criador realizada por Merleau-Ponty, o objetivo da dissertação é mostrar em alguns textos do filósofo elementos que tornam possível uma filosofia do estilo na pintura, na literatura ou na criação poética.
  • Item
    A modinha e o lundu : uma possível proposta pedagógica.
    (2019) Lima, Edilson Vicente de
    A proposta desde artigo foi efetuar uma breve história da modinha e do lundu, dois gêneros musicais que se ligam a própria história da música brasileira. Articulados à complexidade dos sujeitos sociais envolvidos em suas práticas de composição, execução e recepção, os gêneros em questão, ora acentuam os encontros interculturais, ora destacam os conflitos. Além disso, textos poéticos e a iconografia presente na historiografia dessas manifestações podem nos ajudar a buscar uma pedagogia que articule os processos sinestésicos (perceptivos-cognitivos) ligados à realidade musical.
  • Item
    Poder religioso e poder secular no embate pelo modelo civilizador musical em fins do século XVIII.
    (2017) Lima, Edilson Vicente de
    Este artigo discute a disputa entre o poder secular e o poder religioso na capitania de São Paulo colonial, no último quartel do século XVIII, pelo modelo musical a ser exercido na igreja da Sé por ocasião da chegada do quarto mestre de capela André da Silva Gomes. Aborda os modelos comunicativos em jogo e como a música, a partir de sua expressividade calcada no modelo retórico, incluindo as tópicas, poderia representar o poder divino (o estilo antigo, mais próximo a um modelo barroco) ou o poder secular ilustrado (o estilo moderno, mais afeito ao modelo musical rococó-clássico). “Civilizar” os paulistas passava também pelo controle do modelo comunicacional musical, ligado não só ao caráter (ethos) da obra, mais suscitado por uma gama de afetos (pathos) articulados a partir das possibilidades expressivas do texto religioso ou profano. Mais do que uma disputa estético-estilística, dominar as estratégias sensíveis era governar também as almas e os corações dos ouvintes e, desse modo, controlar um modelo de conduta social.
  • Item
    O “americanismo musical” de Curt Lange : por uma Bildung mestiça e tropical.
    (2019) Buscacio, Cesar Maia; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro
    Este artigo interpreta um texto produzido por Curt Lange em 1935 e publicado na Revista Brasileira de Música, no qual ele apresenta o americanismo musical aos leitores brasileiros. Lançando como questão identificar, através desse escrito, balizas teóricas que fundamentaram tal movimento, postula-se que Curt Lange configure o americanismo musical como um enlace da singularidade cultural da América Latina com o universalismo de um legado cultural da humanidade. Tal imbricação, contudo, ainda não estaria concluída, e seu aprimoramento no campo das ideias e das artes deveria culminar numa sociedade mais irmanada. Essa interface singular-universal, por sua vez, pode ser remetida à formação germânica de Bildung, recebida por Curt Lange, em diálogo com premissas do imaginário romântico, do historicismo e da recém-fundada antropologia cultural. Em desdobramento, o americanismo musical reconfigura a tensão universal-particular através da valorização da mestiçagem da “raça latina” e do reconhecimento de um “ethos tropical”.
  • Item
    A música de Claudio Santoro e o giro cultural, epistemológico e político de 1968.
    (2019) Buscacio, Cesar Maia; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro
    O ano de 1968 mostrou-se emblemático por seus questionamentos às abordagens e sistemas macro-estruturais, numa imbricação entre política, cultura e ciência. Como o campo musical dialogou com tais irrupções? Este artigo busca responder pontualmente a esta inquirição, através da interpretação da produção e da trajetória do regente e compositor brasileiro Cláudio Santoro: no decorrer de 1968, ele transitou entre a Europa, os Estados Unidos e o Brasil, veiculando suas primeiras obras em música eletroacústica. Recorrendo-se à leitura de algumas missivas inéditas e de pesquisas acadêmicas já elaboradas sobre Santoro, postulase aqui, como hipótese, a existência de afinidades entre as intersubjetividades políticas dos movimentos de 1968 e a música eletroacústica de Santoro, desdobradas, por sua vez, em três aspectos complementares: a) a relevância da atuação criativa do intérprete; b) o exercício de democratização da cultura através do acionamento das linguagens, inclusive da música; c) a articulação entre modernidade, memória cultural e música urbana.
  • Item
    O teatro brasileiro nas crônicas de Lima Barreto (1911-1921).
    (2019) Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Schwarcz, Lilia Moritz
    Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar o conjunto de crônicas teatrais de Lima Barreto publicadas de 1911 a 1920 nos jornais e revistas do Rio de Janeiro. Buscamos inserir sua crítica no contexto do pensamento teatral brasileiro da Primeira República e, sobretudo, no debate sobre a criação do teatro nacional. Esse debate oscilou geralmente entre o estímulo do poder público e a iniciativa privada, o gosto médio do público e dos especialistas, a consciência do atraso do teatro brasileiro e o desejo de sua atualização, a hierarquia dos gêneros teatrais e a hierarquia social.
  • Item
    Experimentar Artaud : sobre a cartografia como metodologia para a pesquisa e investigação artística em artes cênicas.
    (2019) Dias, Luciana da Costa; Barbosa, Tamira Mantovani Gomes
    Um dos aspectos mais importantes de uma investigação artística é a necessidade de utilização da metodologia de pesquisa mais apropriada a cada caso. Quando se trata das Artes Cênicas, que somente na segunda metade do século XX ganharam força enquanto campo independente do saber, essa necessidade se faz ainda mais fremente – e metodologias adequadas que deem conta do processo criativo do ator-pesquisador ainda estão em fase de consolidação. Neste trabalho, através de um estudo de caso, pretendemos investigar a Cartografia como metodologia possível para a pesquisa baseada em artes na área das Artes Cênicas. O Estudo de caso aborda alguns aspectos da Oficina de Criação realizada, ao longo de um semestre letivo, no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/ Brasil). O referencial teórico utilizado engloba autores como Antonin Artaud, Gilles Deleuze Jacques Derrida e Sueli Rolnik. Nesta disciplina, ministrada pelas autoras, proposições artísticas para uso da voz e do corpo, extraídas do pensamento artaudiano para criação de um ‘novo teatro’ no século XX, foram experimentadas pelos alunos e mapeadas em sua evolução até a apresentação das cenas/performances finais, que encontram neste artigo a discussão de alguns aspectos observados.
  • Item
    Ser estando feminista : práticas estético-políticas de rexistência.
    (2018) Pereira, Elvina Maria Caetano
    Este texto trata de alguns trabalhos feministas que desenvolvo, notadamente a performance de rua Espaço do silêncio, pensando‐as como práticas “estético-políticas de rexistência”, ou seja, como ações em que se entrelaçam às dimensões artísticas, não somente questões de ordem ética, mas também aquelas relacionadas à nossa presença no mundo e as possibilidades de nele inventar políticas de rexistência.
  • Item
    Detecção de placas veiculares : uma abordagem adaptativa para a localização de placas utilizando descritores HOG.
    (2014) Prates, Raphael Felipe de Carvalho; Cámara Chávez, Guillermo; Gomes, David Menotti; Cámara Chávez, Guillermo; Gomes, David Menotti; Nascimento, Erickson Rangel do; Schwartz, William Robson
    Um sistema de reconhecimento de placas veiculares é responsável por extrair informações visuais que possibilitem a identificação automática de veículos a partir de uma imagem ou sequência de imagens. Trata-se de uma área com muitos trabalhos publicados recentemente devido a sua aplicação em situações cotidianas como no pagamento automático de pedágios e no monitoramento do tráfego de veículos. Uma das etapas para a identificação dos veículos é a detecção das placas veiculares na imagem. Essa é considera a fase mais crítica do sistema devido às dificuldades decorrentes de variações ambientais (dia, noite, sol e chuva) e entre diferentes placas (sujeiras, cores, fontes e oclusão). Uma abordagem comum na detecção de placas veiculares é varrer a imagem usando uma janela deslizante com uma proporção entre a largura e a altura semelhante a da placa veicular. No entanto, para lidar com diferentes escalas é necessário fazer esse processo não em uma escala, mas em uma pirâmide de diferentes escalas. Esse método se opõe às exigências de desempenho do sistema que deve ser tempo-real. Assim, neste trabalho é proposto um método de detecção de placas veiculares utilizando janelas deslizantes que visa uma detecção eficaz analisando um número bem inferior de janelas na imagem quando comparado a abordagem em pirâmide. Com esse objetivo, dividimos o processo em duas etapas principais: (1) busca em uma quantidade mínima de escalas utilizando janelas deslizantes de forma a obter uma estimativa inicial da posição da placa e (2) a partir de cada estimativa inicial ´e realizada uma decomposição em mais escalas localmente, buscando um melhor casamento entre a janela de detecção e a placa real. Os resultados encontrados comprovam as vantagens do método proposto, são obtidas detecções mais precisas analisando 25% e 75% menos janelas que um método multiescalas convencional para as bases brasileira e grega, respectivamente. A confiabilidade do método é garantida por uma revocação de 98% para coeficiente de Jaccard de 50% em duas bases de imagens de diferentes nacionalidades.
  • Item
    Marcha da paixão : história, religiosidade e música em São João Del-Rei.
    (2019) Melo, Edésio de Lara
    Este artigo aborda a historicidade da peça denominada Marcha da Paixão. Esta marcha fúnebre, de banda, própria para acompanhamento de enterros e procissões, produzida na segunda metade século XIX é, ainda hoje, executada por ocasião da cerimônia do Descendimento da Cruz, no período da Semana Santa em São João del-Rei. Objetiva-se reconstituir os elementos que viabilizaram a produção desta peça musical, bem como sua reapropriação contínua pela memória musical-religiosa até a atualidade.