IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
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Item A invenção da verdade.(1997) Pimenta Neto, Olímpio JoséEste artigo consiste numa síntese da meditação sobre o conhecimento a partir do pensamento de Friederich Nietzsche e do ciclo narrativo José e seus irmãos, de Thomas Mann, visando explicitar as determinações recíprocas entre saber e vida e estabelecer as consequências de tal empreendimento no tocante à construção da verdade.Item Contribuição para uma nova leitura do texto teatral.(2000) Nova, Vera Casa; Pereira, Elvina Maria CaetanoEsse artigo apresenta uma proposta de leitura que tem como base os princípios teóricos da Análise do Discurso c da Semiótica Teatral. Parte da distinção entre teatro, literatura dramática e teoria teatral e vê como objeto da crítica teatral, por sua estreita relação com a literatura, aquilo que denominamos literatura dramática. O teatro proposto por Grotowski é visto como um conceito em cena, na relação entre o ator e o espectador, mediada ou não por um texto. A partir da discussão levantada por Searle sobre o estatuto lógico do discurso ficcional, dois importantes conceitos são definidos: o de teatro de representação eo de teatro de atuação.Item Arte e conhecimento em Nietzsche.(2001) Pimenta Neto, Olímpio JoséEste artigo pretende analisar aspectos concernentes ao problema do conhecimento, da racionalidade e da verdade, em Nietzsche, visando à composição de um painel no qual a arte inscreva-se como elemento necessário. A distinção entre “a arte das obras de arte” e atividade ou atitude artística introduzida por Nietzsche em Humano demasiado humano aparece como pano de fundo da análise.Item Notas sobre a origem hegeliana da crítica do jovem Marx ao estado moderno.(2002) Furtado, José LuizNosso trabalho pretende demonstrar como a impossibilidade do jovem Marx levar a bom termo a crítica da idéia burguesa de emancipação política depende da sua incapacidade em superar a ontologia hegeliana do universal. De fato, a questão consiste em verificar se o processo moderno de emancipação política dirigido pela consolidação do estado burguês é adequado ao processo de realização da essência genérica humana. A crítica do jovem Marx ao Estado moderno parte, no entanto, dos mesmos pressupostos da dialética hegeliana do ser universal, de modo que ele pretende contrapor ao Estado a universalidade imediata do ser social do indivíduo numa sociedade civil reconciliada com sua essência após a dissolução da sociedade privada.Item A identidade das licenciaturas na área de música : multiplicidade e hierarquia.(2003) Pires, Nair Aparecida RodriguesEste artigo discute alguns dados provenientes de pesquisa que investigou a identidade das licenciaturas na área de música. Dentro de um programa de investigação qualitativa, e tomando como objeto de estudo seis cursos de licenciatura, buscamos apreender os aspectos que têm delineado a identidade desses cursos. Os resultados da pesquisa apontam que a manutenção da multiplicidade da área artística trouxe consigo o pressuposto da polivalência, que se encontra presente no discurso oficial e nas práticas políticas no Estado de Minas Gerais. Em decorrência desse fato e da multiplicidade de nomes para os cursos de formação de professores de música, encontramos hoje no Estado de Minas Gerais a hierarquização das licenciaturas tanto nos concursos públicos quanto nos estágios dos licenciandos. Esses resultados podem nos ajudar a vislumbrar, senão todas, algumas implicações deste momento histórico, levando pistas para os futuros caminhos a serem conquistados pela área de música.Item A educação na ética kantiana.(2004) Oliveira, Mário Nogueira deEste artigo trata da antropologia moral de Kant na qual estão inseridas as suas considerações sobre educação. Tal como a ética kantiana é tratada costumeiramente, não apreendemos o valor de sua parte empírica, muitas vezes negada. Tal parte empírica consiste nesta antropologia moral que nos capacita para acolher em nossa vontade, pela via da educação, especificamente pelo que Kant chama de “didática ética”, as leis morais em seus princípios assim como para assegurarmos sua eficácia no nosso mundo social. Uma vez que Kant afirma que “o homem, afetado por tantas inclinações, é na verdade capaz de conceber a idéia de uma razão pura prática, mas não é tão facilmente dotado da força necessária para a tornar eficaz in concreto no seu comportamento” devemos implementar nossas máximas de comportamento pela educação e pelo cultivo do nosso espírito. O que nos levará às teses de uma virtude ensinada ao jovem que, posteriormente, aprenderá a fazer uso da sua liberdade. Este estudo divide-se em seis pequenos itens, a saber, uma breve introdução, um estudo acerca da antropologia moral, a questão da educação dentro desta antropologia, uma breve análise da obra Sobre a pedagogia na qual privilegiamos os estágios da educação, tal como vistos por Kant, e a importante questão da formação do caráter e, finalmente, uma breve conclusão.Item Lendo Nietzsche à luz do futebol.(2004) Pimenta Neto, Olímpio JoséA autor toma o futebol como um campo fértil para refletir valores da filosofia de Nietzsche, fundamentalmente aqueles que oporiam o futebol arte, produto dos senhores, com seus craques, suas jogadas geniais e vocação para o ataque, ao futebol de resultados, do homem comum, com ênfase em volantes de marcação, estratégias que jogam pelo regulamento, esquemas táticos baseados no contra-ataque.Item A defesa filosófica de Platão aos acusadores de Sócrates : considerações sobre os diálogos apologia e político.(2004) Oliveira, Mário Nogueira deEste trabalho pretende sustentar que a trilogia formada pelos diálogos de Platão, Teeteto, Sofista e Político funciona notavelmente como uma defesa filosófica de Sócrates, diretamente vinculada às acusações que ele sofreu em Atenas e narradas no texto da Apologia.Item Sensus assoupire : educação e corpo em Agostinho, Descartes, Nietzsche e Adorno.(2005) Alves Júnior, Douglas GarciaEste artigo tem por objetivo delinear alguns dos traços fundamentais da perspectiva pedagógica que é possível apreender a partir da filosofia de Theodor W. Adorno (1903-1969). As concepções morais do corpo na filosofia ocidental são rastreadas em dois de seus momentos paradigmáticos, o pensamento de Santo Agostinho (354-430) e o de Descartes (1596-1650). A crítica de Nietzsche à filosofia moral ocidental é indicada como importante referência do pensamento de Adorno. Trata-se de explicitar o alcance pedagógico inscrito em toda atividade filosófica, o que é discutido por Adorno em sua teoria crítica da filosofia e da moral. Indica-se, desse modo, a necessidade de uma consideração dialética do âmbito pedagógico.Item Fenomenologia e crise da arquitetura.(2005) Furtado, José LuizAo se fazer no espaço limítrofe entre a engenharia e a arte, a arquitetura enfrenta simultaneamente problemas estéticos e técnicos. Esta situação a torna tarefa sempre inacabada, ciência tecida no diálogo constante entre dois valores e fazeres tradicionalmente antagônicos. Diante desse quadro, busca-se comumente enraizar a arquitetura em fundamentos exteriores aos seus próprios conceitos, seja na improvisação criadora dos indivíduos, inerente à vida urbana, ou nos diversos saberes sobre o homem que equacionam as necessidades universais às quais ela deveria responder. Estas considerações preliminares conduzem ao cerne de uma questão propriamente filosófica acerca dos fundamentos pré-reflexivos do mundo da vida (Lebenswelt) e, no caso da arquitetura, sobre a experiência do habitar que constitui o campo ontológico “regional” de onde parte a ciência/arte aqui investigada.Item Sobre a alteridade do artista em relação ao mundo que o cerca, segundo Herbert Marcuse.(2005) Kangussu, Imaculada Maria GuimarãesO artigo apresenta a primeira reflexão de Herbert Marcuse a respeito da separação entre arte e vida, desenvolvida em sua tese de doutorado, Der deutsche Kunstlerroman (O romance do artista alemão). A dissonância entre o mundo da arte e o mundo da vida percebida nesse texto inicial permeia o pensamento do filósofo em toda sua obra futura. A infinita riqueza interior da imaginação e da criatividade humana será sempre vista em conflito estético e social com o chamado mundo real.Item Quem brincou – brincou. Quem cantou – cantou : um registro de um saber esquecido.(2006) Castro, Maria TerezaItem O tecido da cena.(2006) Pereira, Elvina Maria CaetanoO texto interroga o conceito de dramaturgia da cena a partir de reflexões teóricas de Brecht, Artaud, Grotóvski e Barba. Ele busca precisar as relações entre a escritura cênica e criação do espectador, realizando a leitura de encenações contemporâneas brasileiras frutos de processos polifônicos de construção.Item A imaginação na crítica kantiana dos juízos estéticos.(2006) Silva, Hélio Lopes daEste artigo mostra que na segunda edição (1787) da Crítica da Razão Pura, Kant despoja a imaginação de uma boa quantidade de seus atributos anteriores (1781), e que esta modificação deixou seus efeitos perniciosos em sua terceira Crítica do Juízo. De fato, este artigo argumenta no sentido de que uma estética kantiana original e autêntica só seria possível quando a concepção kantiana anterior fosse recuperada.Item Para inspirar confiança : considerações sobre a formação moral em Kant.(2006) Oliveira, Mário Nogueira deEste artigo trata da formação moral do homem segundo Kant. Para ele, “o homem, afetado por tantas inclinações, é na verdade capaz de conceber a idéia de uma razão pura prática, mas não é tão facilmente dotado da força necessária para a tornar eficaz in concreto no seu comportamento”. Deste modo, para implementar nossas máximas de comportamento Kant elabora seu estudo sobre a formação do homem para levá-lo a uma vida livre e moral.Item Villa-Lobos e o canto coletivo na Era Vargas (1930-1945).(2006) Paoliello, GuilhermeEste artigo discute a obra pedagógica e a concepção de Educação Musical de Heitor Villa-Lobos a partir do conceito de Imaginação Social, desenvolvido por Bronislaw Baczko (1985). Ao considerar “o peso do imaginário sobre as práticas coletivas”, este conceito possibilitou uma análise das implicações estéticas, ideológicas e pedagógicas do modelo villalobiano, sobretudo em suas formas de organização dos coletivos, no contexto da “Era Vargas” (1930-1945). O “Guia Prático”, trabalho que sintetiza as idéias do compositor brasileiro a respeito do papel da música na educação, é objeto de análise a partir dessas premissas conceituais.Item Crueldade e inocência : novos valores para um novo pensamento.(2006) Silva, Cíntia Vieira daO tema da crueldade possui importância inquestionável nas corrosivas contribuições nietzschianas ao que ele mesmo chama de história natural da moral. Relacionaremos o pensamento de Nietzsche com outros autores, como Antonin Artaud e Clarice Lispector, para tentar desenvolver um tema que foi colhido na filosofia de Gilles Deleuze: a ideia de um sistema da crueldade como possibilidade de escapar a todo e qualquer sistema de organização por transcendência.Item A textura polifônica de grupos teatrais contemporâneos.(2006) Pereira, Elvina Maria CaetanoItem Estranhamento ou empatia? Notas sobre o problema do conhecimento histórico em Walter Benjamin.(2006) Freitas, Romero AlvesTrata-se de apresentar as críticas de W. Benjamin ao uso do método da empatia na busca do conhecimento histórico. A empatia será associada ao tema da “revivência” em Dilthey e contraposta ao “intempestivo” nietzscheano. A empatia surgirá, então, como uma tentativa de conhecimento totalizante, que é incapaz do estranhamento necessário a um conhecimento que procura superar a nostalgia da totalidade idealista.Item A disputa de amor e loucura, segundo Louise Labé.(2006) Kangussu, Imaculada Maria Guimarães