IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/635

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Item
    Práticas educativas dos professores-monitores do Programa Escola Integrada.
    (2022) Morais, Danilo Vasconcelos de; Pires, Nair Aparecida Rodrigues
    Este artigo, oriundo de uma pesquisa de mestrado, objetiva compreender as práticas educativas dos professores-monitores do Programa Escola Integrada, refletindo sobre a profissionalidade desses sujeitos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, envolvendo dois professores-monitores de uma escola pública do munícipio de Belo Horizonte. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, entrevista semiestruturada, observação não participante e pesquisa documental. Evidencia-se que, a partir de suas práticas, os professores-monitores têm construído uma nova profissionalidade para atender às demandas impostas pelo PEI. Isto é, as atribuições destes sujeitos pressupõem uma construção de novos saberes e competências. Eles precisam desenvolver oficinas e atividades de acordo com o perfil da comunidade escolar e responsabilizar-se pelos estudantes durante o tempo de desenvolvimento das oficinas, aulas passeios, dos percursos realizados pelo bairro, durante as refeições e momentos de descanso.
  • Item
    Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras.
    (2021) Freitas, Gleiciara Magalhães; Pires, Nair Aparecida Rodrigues
    Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, intitulada Trabalhos em grupos como estratégia pedagógica da prática docente na educação infantil. O objetivo deste artigo é identificar as funções desempenhadas pelas professoras no desenvolvimento dos trabalhos em grupos, com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos. A pesquisa se insere no campo da pesquisa qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados análise de documentos, questionário, grupo focal e observação semiestruturada. Quanto aos resultados, o estudo contribui para entender que todas as ações identificadas compõem a função de mediar. Por meio da mediação o professor estabelece formas de comunicação com a criança e com o grupo, na intenção de construir juntos a compreensão da tarefa proposta, e assim gerar novas aprendizagens.
  • Item
    Pautas didáticas na construção da profissionalidade docente.
    (2020) Pires, Nair Aparecida Rodrigues; Gauthier, Clermont
    Diante da necessidade de profissionalização da formação do professor de música, este artigo tem como objetivo refletir sobre as Pautas Didáticas, um conjunto de dispositivos de formação, resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do estágio de pós-doutorado. Tomando como eixo da formação a reflexão e a profissionalidade docente, entendida como aquilo que é específico para o desempenho da ação docente (comportamentos, atitudes, conhecimentos, habilidades, valores), foi desenvolvido um projeto no estágio supervisionado, no primeiro semestre de 2019. Para a etapa de Interação com a escola, as Pautas Didáticas tiveram foco no espaço escolar (estrutura, funcionamento e projeto pedagógico), na didática em sala de aula (gestão da classe e gestão dos aprendizados), na relação ética (valores, princípios, dilemas e tensões) e no reconhecimento dos aprendizados adquiridos (escrita reflexiva). Nos momentos de organização e socialização dos dados, foram disponibilizados aos licenciandos aportes teóricos e conceituas para subsidiar a análise de situações, dilemas e problematizações. Ao estimular a reflexividade, esses dispositivos caracterizam uma abordagem profissionalizante, uma vez que permitem identificar comportamentos, atitudes, escolhas metodológicas, formular pontos de vista, formalizar e refletir sobre elementos da prática docente observada, desenvolver postura crítica e ética diante de ações e escolhas pedagógicas, levantando pistas para a organização de propostas situadas de intervenção didática.
  • Item
    A construção da profissionalidade docente no estágio supervisionado.
    (2020) Pires, Nair Aparecida Rodrigues
    Este artigo tem como objetivo refletir sobre o Projeto Didático, fruto da experiência desenvolvida no âmbito do estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Música, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no primeiro semestre do ano de 2019. O Projeto tomou como referencial teórico a profissionalidade docente, entendida como aquilo que é específico na ação docente e que se constrói a partir da experiência e da prática no campo de trabalho, apoiada em saberes teóricos, práticos e da reflexão ética. Desenvolvido ao longo de um semestre letivo, o Projeto se estruturou em 04 etapas, articuladas entre si: 1-Preparação; 2- Interação com a escola (observação da escola e da sala de aula); 3- Intervenções (planejamento, realização, avaliação); 4- avaliação (seminários, relatório final). As Pautas Didáticas foram elaboradas com o objetivo de proporcionar aos futuros professores maior compreensão do fenômeno educativo a partir de processos de observação, reflexão, problematização, elaboração e realização de práticas de ensino. O Projeto Didático apoiado nas Pautas Didáticas potencializou o processo de reflexão sobre a organização da gestão da classe e gestão dos aprendizados no processo de ensino e de aprendizagem.
  • Item
    A identidade das licenciaturas na área de música : multiplicidade e hierarquia.
    (2003) Pires, Nair Aparecida Rodrigues
    Este artigo discute alguns dados provenientes de pesquisa que investigou a identidade das licenciaturas na área de música. Dentro de um programa de investigação qualitativa, e tomando como objeto de estudo seis cursos de licenciatura, buscamos apreender os aspectos que têm delineado a identidade desses cursos. Os resultados da pesquisa apontam que a manutenção da multiplicidade da área artística trouxe consigo o pressuposto da polivalência, que se encontra presente no discurso oficial e nas práticas políticas no Estado de Minas Gerais. Em decorrência desse fato e da multiplicidade de nomes para os cursos de formação de professores de música, encontramos hoje no Estado de Minas Gerais a hierarquização das licenciaturas tanto nos concursos públicos quanto nos estágios dos licenciandos. Esses resultados podem nos ajudar a vislumbrar, senão todas, algumas implicações deste momento histórico, levando pistas para os futuros caminhos a serem conquistados pela área de música.
  • Item
    Música nas escolas de educação básica : o estado da arte na produção da Revista da Abem (1992-2011).
    (2013) Pires, Nair Aparecida Rodrigues; Dalben, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas
    Este artigo trata de uma pesquisa do tipo “estado da arte” sobre o tema educação musical nas escolas de educação básica, na produção da Revista da Abem, no período de 1992 a 2011. Foram mapeados 75 artigos e a coleta de dados foi feita com base na leitura dos resumos, bem como alguns artigos que não o trazem. Os trabalhos foram analisados a partir de diferentes enfoques e agrupados em três categorias: formação e prática profissional, políticas públicas e a música no contexto escolar, e outras temáticas. Os resultados trazem elementos para se pensar a pesquisa, a música e seu ensino nas escolas de educação básica.
  • Item
    A profissionalidade emergente : a expertise e a ética profissional em construção no Pibid Música.
    (2015) Pires, Nair Aparecida Rodrigues
    Este artigo tem como foco analisar os conhecimentos profissionais declarados pelos licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Música dos cursos de licenciatura no estado de Minas Gerais, identificando indícios de uma profissionalidade emergente. O referencial teórico está fundamentado no conceito de profissionalidade emergente de Jorro (2011) e na tipologia dos conhecimentos de base para o ensino de Shulman (1987). Para a coleta de dados, realizei 6 grupos focais, tendo como participantes 49 licenciandos do Pibid Música. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica de análise dos dados e a análise de categorias como procedimento de descodificação do material coletado. Os resultados revelam conhecimentos da expertise e da ética profissional em construção no Pibid Música. O conjunto desses conhecimentos oferece pistas para fortalecer a profissionalidade do professor de música de escolas de educação básica, e nortear a reflexão sobre as propostas de formação dos cursos de licenciatura no Brasil.