DELET - Departamento de Letras

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    As imagens literárias do cintilante Paulo Barreto: o lugar do tradutor de Salomé na Belle Époque carioca.
    (2023) Bastos, Túlio Pereira; Maria Rita Drumond Viana; Maria Clara Versiani Galery; Maria Rita Drumond Viana; Maria Clara Versiani Galery; Larissa Ceres Rodrigues Lagos; Vitor Alevato Amaral
    Este trabalho busca discutir o lugar do tradutor Paulo Barreto por meio do paratexto de sua tradução Salomé veiculado na imprensa carioca no início do século XX. O polêmico e cintilante Paulo Barreto (1881-1921), conhecido como João do Rio, foi um importante jornalista, contista, dramaturgo e tradutor. Dentre as inovações promovidas pela imprensa de sua época, coube grande destaque ao aparecimento de novas narrativas literárias por meio da atividade tradutória, além das críticas literárias rotineiras. É neste contexto que o tradutor, conhecido por irradiar a fama do esteta e decadentista Oscar Wilde (1854-1900) no Brasil, publicou a sua tradução de Salomé em 1905 na revista Kósmos, em seguida como livro pela casa Garnier em 1908. A irreverência do texto, peça trágica de Wilde proibida na Londres de 1892, rendeu à sua tradução ora comentários laudatórios, ora investidas preconceituosas vindas da imprensa brasileira. Assim, o estudo da tradução da Salomé de Barreto toma especialmente como base a sua recepção por meio das críticas literárias para a construção de sua imagem como tradutor. Pelos paratextos usados, caros à analítica proposta, notou-se uma oscilação no discurso veiculado à sua imagem como tradutor, bem como à sua tradução. Este estudo objetiva evidenciar especialmente a importância do tradutor Paulo Barreto, proeminente agente cultural de transformações da Belle Époque brasileira, sobretudo em relação à sua relevância para as historiografias da tradução e da literatura brasileira.
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    Escrita que se faz com o corpo : a produção literária periférica de Nívea Sabino.
    (2024) Costa, Mikaela Gabriele Elias da; Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Rezende, Carolina Anglada de; Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Rezende, Carolina Anglada de; Soares, Ivanete Bernardino; Alexandre, Marcos Antonio
    Este estudo tem como objetivo investigar o uso da palavra falada e da palavra escrita pela autora Nívea Sabino, poeta-performática, dramaturga, cuja obra pode ser entendida como uma escrita que se faz com o corpo, isto é, uma escrita eminentemente performativa. O que almejamos, em síntese, no percurso dessa pesquisa, é acentuar que, tal produção periférica também pode ser lida como letramento de reexistência. Para tanto, foi analisada a segunda edição da obra Interiorana dessa autora. A dissertação desdobrou- se em dois momentos, nos quais procuramos tecer um diálogo teórico-crítico com pensadores precursores da literatura periférica, vertente em que a autora investigada se insere. E, ainda, à medida que avançamos teoricamente, entrelaçamos as nossas reflexões com poemas e relatos de Nívea, os quais evocamos para a análise. Por isso, reivindicamos uma abertura dos Estudos Literários para a enunciação de pretos(as) e periféricos(as) e, para tal, estamos inscritos dentro dos estudos do Mulherismo Africana proposto por Cleonora Hudson-Weens, do Letramento de Reexistência proposto por Ana Lúcia Silva Souza e dos Estudos de Performances proposto por pensadores importantes como Paul Zumthor, Richard Schechner, Barbara Cassin e Graciela Ravetti. Tecemos, também, diálogos entre Nívea Sabino, Leda Maria Martins e Érica Peçanha do Nascimento, dentre outros pensadores e pensadoras imprescindíveis que compõem essa escrita marcada pela tessitura do fazer africano em diáspora. Portanto, consideramos que o uso da palavra escrita ou falada pelos sujeitos periféricos vem modificando a forma de entendermos o que é considerado literário ou não na contemporaneidade.
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    As contribuições da pedagogia de projetos para o ensino e a aprendizagem de língua como prática social em discursos de alunos.
    (2023) Coelho, Rosemary Cândido; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Pimenta, Viviane Raposo; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Pimenta, Viviane Raposo; Soares, Ivanete Bernadino; Bovo, Ana Paula Martins Corrêa
    Esta pesquisa situa-se na interface entre Educação e Linguística Aplicada e busca articular as temáticas Pedagogia de Projetos com ensino e aprendizagem de língua. O objetivo é elucidar como a Pedagogia de Projetos pode contribuir para o ensino e a aprendizagem de língua como prática social, considerando os discursos dos alunos como principal fonte de dados. Nasce da vivência da pesquisadora como orientadora de projetos na Educação Básica, entendendo que é preciso que o que é ensinado na escola faça sentido para os estudantes e professores e contribua para que eles possam agir no mundo, considerando a sua vida pessoal, o exercício da cidadania e o mundo do trabalho (PIMENTA, 2018). Assim sendo, essa proposição científica, de cunho explicativo e qualitativo, traz como bases teóricas as contribuições de Dewey (1979), Bender (2014), Hernandez (1998), Micotti (2009) e Albuquerque (2020), para as discussões sobre Pedagogia de Projetos e, paralelamente, os estudos de Bakhtin (2003), Rojo (2012, 2013), Kleiman (1995), Soares (1998 e 2021), Brasileiro (2017), Kersch; Guimarães (2012), para sustentar a abordagem sociocultural de língua, bem como uma perspectiva de ensino e aprendizagem desta como prática social. Além desses autores, constrói-se diálogo com Freire (1996) e Libâneo (2004) para a discussão de fatores educacionais que cercam o tema. Na pesquisa documental, foi constituído um corpus de 137 discursos testemunhais, composto por bilhetes, declarações e depoimentos nas modalidades oral, escrita e multimodal, que foram encaminhados por 64 alunos a 5 professores coordenadores de 11 projetos. As quantificações foram necessárias para que pudéssemos apresentar uma visão representativa panorâmica do trabalho realizado por meio da Pedagogia de Projetos. Para a análise dos dados, optamos por elencar eixos temáticos (SÓL, 2014) por acreditarmos que qualquer tentativa de categorização a priori das unidades discursivas elencadas pode ir de encontro com o que acreditamos sobre o processo de ensino-aprendizagem e de fazer pesquisa na área da Linguística Aplicada. A análise interpretativista e qualitativa das unidades discursivas apontam para o fato de o trabalho nas aulas de línguas por meio de propostas inovadoras como é o caso da Pedagogia de Projetos pode contribuir para i) a melhoria na interação professor-aluno; ii) o reconhecimento do aluno como sujeito ativo do processo de aprendizagem; iii) a ressignificação do espaço da sala de aula; iv) a associação da aula de língua á realidade socialmente vivida pelos alunos; v) a resolução de problemas de forma interdisciplinar; vi) a inclusão de alunos no processo educativo; vii) a flexibilidade do professor para replanejar ações, tempos e espaços relacionados às aulas de línguas; viii) a apropriação do objeto de ensino da aula de língua; e ix) os desdobramentos de projetos escolares para projetos futuros.
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    Imaginação e liberdade : condição fundamental da literatura para crianças e jovens.
    (2023) Corrêa, Thiago Augusto da Silva; Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Corrêa, Hércules Tolêdo; Becker, Caroline Valada
    Este trabalho apresenta uma reflexão teórico-metodológica acerca das literaturas para criança e adolescente, com a temática de desconstrução de gênero e sexualidade. Considerou-se, para isso, as propostas sócio interacionista do desenvolvimento humano (Piaget, 1975; Vygotsky, 1988), para se pensar a função social da literatura, por meio da abordagem fenomenológica que compreende as condições que a linguagem que faz parte do texto pode assumir, gerando possibilidades plurissignificativas de uma dimensão sistêmica de significantes (Fiuza, 2011). Objetivou-se, portanto, abordar a literatura como meio de dar continuidade de leitura de mundo, relacionando com o mundo externo que se faz presente no indivíduo, além de elevar a concepção artística do fenômeno literário para crianças e adolescentes, possibilitando um ganho de multiplicidade e força nos modos de formação humana. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma revisão teórica a respeito do papel social e formativo da literatura. Sendo assim, a dissertação é dividida em três capítulos. Sendo o primeiro, uma síntese teórica sobre o papel da imaginação no processo de desenvolvimento humano. Já no segundo, a discussão parte das teorias literárias, em especial a teoria da recepção, que analisa as concepções que influenciam a educação e a circulação de obras literárias no ensino formal, além de examinarem as contribuições do método fenomenológico para compreender o papel do leitor frente a obras que podem gerar desconforto devido à sua temática. Por fim, no terceiro capítulo, apresento uma análise de três obras literárias para crianças, sendo elas Pode Pegar!, de Janaína Tokitaka, Princesa Kevin, de Michael Escoffier e Julián é uma sereia, de Jessica Love. Tais narrativas estão voltadas para o leitor em fase iniciante e possuem temática que questiona os conceitos dados como gênero em nossa sociedade.
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    Uso de recursos imagéticos no ensino de português escrito como segunda língua para alunos surdos : uma análise à luz dos pressupostos do letramento visual.
    (2023) Paula, Vanessa Souza de; Miranda, Dayse Garcia; Miranda, Dayse Garcia; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Silva, Giselli Mara da
    O objetivo desta pesquisa foi investigar como a seleção de imagens pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos inseridos no ensino fundamental I, matriculados em escolas inclusivas na Região dos Inconfidentes. Para tanto me ancorei em autores da área dos Estudos Surdos, que defendem, primeiramente, as identidades linguísticas e culturais dos surdos e, a partir delas, por meio das línguas de sinais como base comunicativa, o ensino da segunda língua, na modalidade escrita. O Letramento Visual foi elencado como o arcabouço teórico orientador que embasou a construção das atividades didáticas propostas e aplicadas com os alunos pesquisados. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa, de natureza aplicada, através da pesquisa-ação, comumente associada às Ciências Sociais. A pesquisa foi realizada com três estudantes surdos, em três escolas diferentes: uma estadual, em um subdistrito de Ouro Preto-MG; outra estadual, em um distrito de Mariana-MG; e uma escola municipal na sede de Mariana-MG. As atividades propostas foram embasadas pelos conceitos do Letramento Visual, com o intuito de investigar se as imagens “astuciosas” contribuem, e como, para esse processo. Ao término da pesquisa, a conclusão a que se chegou é que essas imagens não prejudicam o processo de ensino-aprendizagem da criança surda e que o texto imagético, em sua construção na escrita como L2, é um contributo essencial a ser valorizado.
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    Maria Auxiliadora da Silva : ethos, pathos e alteridade.
    (2023) Pigosso, Willian Gonzaga; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Soares, Ivanete Bernardino; Mendes, Simone de Paula Santos
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se dá a construção do ethos, do pathos e da alteridade na obra da artista plástica mineira Maria Auxiliadora da Silva, tendo como objeto de análise o catálogo Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência (MASP, 2018). A partir dos estudos do discurso, e do ajuste epistemológico necessário no trato com o discurso visual, bem como a possível intersecção com o verbal, inscrito a partir do catálogo, compreendeu-se que a construção do ethos se dá, em um primeiro momento, a respeito daquilo que o museu apresenta e narra a respeito da vida e obra da artista. Em seguida, e considerando que a imagem de si se dá, especialmente, a partir daquele que diz eu, e por sua vez carrega consigo uma emoção inerente, buscamos compreender como esta emoção pode ser percebida em algumas obras da artista, especialmente aquelas obras nas quais há uma representação de si. Por fim, buscou-se compreender como a construção do ethos e do pathos corroboram para a ideia de alteridade presente na obra, tendo em vista o espaço dado ao outro dentro da obra e da própria construção do catálogo.
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    Padronização do gênero redação do Enem e práticas avaliativas excludentes : foco nas funções dos elementos coesivos.
    (2023) Barbosa, Gabriele Lage; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Lages, Rita Cristina Lima; Assis, Juliana Alves
    Esta pesquisa situa-se nos estudos da linguagem com perspectiva sociocultural (BAKHTIN, 2016), localizando-se na interface entre a Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; MOTTA-ROTH; SELBACH; FLORENCIO, 2016), a Linguística Textual (KOCH, 2018) e a Política Educacional (ARROYO, 2019; LUCKESI, 2011) e toma a estrutura composicional, as escolhas estilísticas e o modo de apresentação do conteúdo temático do gênero do discurso Redação do Enem como objetos de estudo. O objetivo geral da pesquisa é explicitar como as funções lógico-semântico- argumentativas dos elementos coesivos têm sido utilizadas em favor da padronização da Redação do ENEM e de práticas avaliativas excludentes. Para isso, além da materialidade linguístico- discursiva, cujo foco está na padronização da construção coesiva dessas produções, foi dada ênfase aos contextos políticos e educacionais brasileiros, que têm contribuído para práticas educativas excludentes. Os corpora da pesquisa documental constam de três conjuntos de documentos: uma coletânea de 30 redações que obtiveram nota 1000 no ENEM, de 2012 a 2021; os documentos oficiais instrucionais (manuais e cartilhas) fornecidos pelo MEC nesse período para orientar as ações de candidatos e corretores; e relatórios estatísticos dos candidatos e seus desempenhos, gerados e divulgados pelo INEP/MEC nesse período. A partir deste trabalho foi possível discutir as implicações linguístico-discursivas advindas das alterações verificadas no gênero do discurso Redação do ENEM, avaliar as consequências da padronização do gênero no desenvolvimento dos saberes de escrita nos alunos da Educação Básica e refletir sobre os impactos socioeducacionais do processo de padronização do gênero e das práticas educativas excludentes.
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    Torto Arado : o sinuoso caminho entre o político e o literário.
    (2023) Souza, Yuri Moura Lima Amaral de; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Rezende, Carolina Anglada de; Fogal, Alex Alves
    Com o estudo do modo de composição realista e seu caráter histórico-dialético, investigamos a relação entre um modo de representação da conjuntura social brasileira, sua formulação estética e a recepção em uma celebrada obra de literatura contemporânea, Torto Arado (2019). Apresentando três narradoras que contam suas vidas, o romance aborda o relato pessoal de mulheres negras em um Brasil rural. A partir de uma discussão sobre aspectos do modo de composição e representação realista como movimentos de uma aproximação à realidade, a análise focaliza a construção formal das narradoras do romance, bem como a elaboração do seu enredo e a maneira como a obra parece sobrepor, na transposição de fatos e questões sociais em tema e motivo, estes últimos à própria construção estética. Investiga- se, a partir dessa obra de literatura contemporânea, as possibilidades e limites da literatura enquanto espécie de documento que busca denunciar problemas de nossa realidade em seus níveis mais aparentes e, por isso, acaba por se situar em um terreno que se afasta, em alguma medida, tanto do documento quanto da literatura. O estudo da construção das formas de representação e de narração presentes em Torto Arado parte da investigação conceitual do realismo em alguns textos da obra de György Lukács.
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    O uso de HQs como artefato cultural da comunidade surda para o ensino de língua portuguesa como segunda língua para estudantes surdos.
    (2023) Silva, Reginaldo Rodrigues da; Miranda, Dayse Garcia; Miranda, Dayse Garcia; Laranjeira, Rómina de Mello; Silva, Giselli Mara da
    O objetivo desta pesquisa, ancorada nos Estudos Surdos, foi verificar se Histórias em Quadrinhos (HQs) produzidas por um ilustrador surdo podem auxiliar estudantes surdos do Ensino Médio, inseridos em uma escola pública inclusiva, na construção do aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua, na modalidade escrita. O arcabouço teórico deste estudo foi constituído a partir de pesquisas na área da surdez que contribuem para o desenvolvimento dos Estudos Surdos no Brasil, além de autores que exprimem a relevância da Nona Arte como instrumento de leitura, ensino, aprendizagem e pesquisa. Foi eleito, como design metodológico, a abordagem qualitativa, comumente utilizada pelas Ciências Sociais para buscar explicar fenômenos societários a partir da interação direta e da observação entre pesquisador e situação/objeto de estudo. A pesquisa foi desenvolvida com dois estudantes surdos, inseridos no Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual do município de Ouro Preto-MG. O trabalho de campo foi realizado em quatro etapas: 1) mapeamento de leitura; 2) apresentação das HQs; 3) reconto da narrativa em Libras; 4) construção da narrativa em português. Foram 10 encontros com os estudantes, registrados por meio de gravação em vídeo, com um total médio de seis horas. O uso de HQs como artefato cultural da comunidade surda é uma proposta relevante para inserir os estudantes surdos em práticas de leitura e interpretação de imagens, e pode oferecer possíveis caminhos aos alunos surdos para chegarem ao português escrito, haja vista que há inúmeras possibilidades de desenvolver práticas de escrita na Língua Portuguesa. Contudo, os resultados alcançados revelaram que os estudantes não conseguiram realizar o registro escrito na Língua Portuguesa apenas com a utilização desse material.
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    A assinatura feminina na imprensa paraense 1880 – 1945 : educação, feminismo, poesia e modernismo.
    (2023) Pina, Carolina Teixeira; Rosa, Victor Luiz da; Rosa, Victor Luiz da; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Cechinel, André
    Este estudo busca apresentar escritos literários de autoria feminina presentes na imprensa paraense do entresséculos. E, para tal, compreendemos ser necessário entender o contexto social, cultural e educacional para uma mulher exercer o ofício de escritora. Para isso, também analisamos nos jornais a veiculação de artigos sobre a ascensão do movimento feminista e suas implicações. Assim, ao revisitar os periódicos amazônicos, da Biblioteca Nacional e da Biblioteca Pública Arthur Vianna, encontramos poemas de autoria feminina que discorrem sobre diversos temas: amor romântico, maternidade, religião, desilusão, Amazônia. Tais escritos partem de mulheres em um território quase inaudito entre os estudos literários. Portanto, a pesquisa procurou seguir os preceitos que orientam a relação entre educação, autoria feminina na imprensa paraense e feminismo.