DELET - Departamento de Letras

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Resultados da Pesquisa

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    Variabilidade e dispersão vocálica em português brasileiro e inglês britânico : um estudo de caso.
    (2016) Marusso, Adriana Silvia
    Este artigo objetiva discutir o efeito do tamanho do inventário no espaço acústico de línguas com inventários vocálicos de tamanhos diferentes: português com sete e inglês com onze vogais orais. Partindo das predições da Teoria de Dispersão Vocálica, este estudo analisa acusticamente a variabilidade e dispersão vocálica nessas duas línguas. Contrariamente ao previsto pela teoria sobre a variabilidade vocálica, em nossos dados, a realização fonética das vogais do sistema vocálico maior (inglês) é menos precisa e apresenta maior variabilidade que as do português. Quanto à dispersão vocálica, também contrariando o previsto, as vogais do português estão mais dispersas e periféricas cobrindo uma área acústica maior que as do inglês. Nossos resultados estão em consonância com trabalhos que questionam a comprovação empírica das predições da Teoria de Dispersão. Nosso avanço é quanto à interpretação dos fatos. Levanta-se a hipótese que os sistemas vocálicos do inglês e português estejam parcialmente instáveis atualmente, entretanto, a Teoria de Dispersão não captura esses fatos por estar mais pautada em fonemas estanques que em alofones variáveis. Possivelmente, uma abordagem teórica que entenda as línguas como sistemas dinâmicos e complexos (ELLIS; LARSENFREEMAN, 2009) ofereça elementos mais sólidos para a compreensão dos fatos apresentados. Tal proposta será fomentada futuramente.
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    Estudo das interações na percepção de segmentos fonéticos da língua inglesa.
    (2014) Silva, Marden Oliveira; Parreiras, Vicente Aguimar; Marusso, Adriana Silvia
    Este estudo buscou verificar os efeitos de tipos diferenciados de interação (aluno/texto, aluno/professor, aluno/aluno e aluno/vídeo) na percepção dos contrastes vocálicos do inglês [æ, ɛ] e [i, ɪ] por alunos brasileiros aprendizes de inglês. Tais tipos foram adaptados dos pressupostos de Ellis (1999) a respeito das interações interpessoal, intrapessoal e sujeito/objeto de aprendizagem. Para isso, propusemos a aplicação de pré e pós-testes relacionados aos contrastes vocálicos mencionados. A interação aluno/vídeo demonstrou efeitos imediatos mais representativos nos pós-testes. Resultados a respeito do papel do professor e da relevância da integração das novas tecnologias ao ensino e à aprendizagem de pronúncia foram também discutidos.
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    Princípios básicos da teoria acústica de produção da fala.
    (2005) Marusso, Adriana Silvia
    This article presents the basic principles of the Acoustic Theory of Speech Production, also called Linear Source-filter Theory of Speech Production (FANT, 1960; KENT & READ, 1992; PICKETT, 1999). This description is justified since the theory is not available in Portuguese. This theory is useful in understanding articulatoryacoustic relationships. It may be applied to the analysis of a single language or in cross-linguistic studies. It also provides a foundation for many procedures for the acoustic analysis of speech.
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    A contrastive analysis of schwa in English and Portuguese.
    (2007) Marusso, Adriana Silvia; Silva, Thaís Cristófaro
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    Cancelamento de /b, d, g/ intervocálicos no espanhol argentino de Rosário.
    (1996) Marusso, Adriana Silvia
    This paper aim sat analyzing certain cases of elision of / b,d,g/ in intervocalic position taking into consideration both syllabic structure and the number of syllables. The dialect under study is the Argentine Spanish of Rosario, city which belongs to the linguistic region of the Río de la Plata. Finally, the results obtained in our analysis are contrasted to John Harris' point of view (989) in order to indentify in which stage within Lexical Phonology these phenomena are placed.