PPGEDU - Mestrado (Dissertações)
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Resultados da Pesquisa
Item Tempo para trabalhar, sem tempo para estudar : contratempos de educandas e educandos adultos da EJA.(2019) Gonzaga, Marcos; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Nunes, Célia Maria Fernandes; Teixeira, Inês Assunção de CastroEste trabalho se propôs a investigar experiências vividas por pessoas da Educação de Jovens e Adultos relacionadas aos seus processos de escolarização. Foram abordadas nove pessoas (seis mulheres e três homens) com idade superior a 50 anos em uma escola municipal de Itabirito-MG no ano de 2018. Utilizou-se de preceitos teórico-metodológicos da história de vida e da história oral de vida buscando aprofundamentos sobre o sentido de suas experiências. Foi possível, por meio da análise de questionário aplicado às nove pessoas e depoimentos recolhidos dentre sete delas, desocultar um processo de escolarização relacionado ao fenômeno do trabalho na infância, adolescência e idade adulta. Em colaboração mais demorada realizou-se um conjunto de entrevistas com uma dessas pessoas e a construção de uma narrativa de experiência singular. Atravessada pelo trabalho doméstico em casa de terceiros, esta narrativa, traz junto outros fenômenos vividos pelas mulheres e homens colaboradores da pesquisa: o agenciamento ao trabalho em idade precoce e em situações de desproteção e angústia por não poder frequentar a escola, condições precárias de moradia, vestuário e alimentação, dentre outros contratempos. Os efeitos do trabalho na infância e a escolarização deficitária são motivos de sofrimentos que se fazem sentir ainda hoje na vida dessas pessoas.Item Relações étnico-raciais no ensino fundamental II em escolas públicas da cidade de Manhumirim/MG.(2019) Vieira Neto, Tânia Danielle; Santos, Erisvaldo Pereira dos; Santos, Erisvaldo Pereira dos; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Oliveira, Heli Sabino deA presente dissertação é resultado de uma pesquisa que teve o objetivo principal de investigar como os/as docentes de duas escolas públicas – municipal e estadual – que ofertam o ensino fundamental II – de 6º a 9º ano – do município de Manhumirim, MG, trabalham a diversidade étnico-racial e a implementação da Lei nº Federal 10.639/03 e da Lei Federal nº 11.645/08, apontando as limitações das discussões com essa tônica, por meio de relatos de professores/as e supervisoras. Neste mesmo viés, objetiva-se também auxiliar na composição de subsídios pedagógicos e teóricos para a formação de professores no âmbito da temática étnico-racial. Desta forma, foi realizada uma investigação de caráter qualitativo do tipo documental e empírico, por meio de análise de documentos oficiais das escolas, tais como os Projetos Políticos Pedagógicos e calendários escolares. Como instrumento na coleta de dados, foi utilizado um questionário fechado, a fim de construir um perfil dos sujeitos investigados, bem como a compreensão que possuem da Lei nº 10.639/03 e da Lei nº 11.645/08; e entrevistas semiestruturadas com os profissionais selecionados nas duas escolas pesquisadas: professores/as e supervisoras pedagógicas. Os resultados apontam para um cenário em que foi possível identificar uma escassez de abordagem da temática étnico-racial nos documentos oficiais como os PPPs e os calendários letivos, bem como o desconhecimento das legislações investigadas pelos/as docentes. Além disso, a pesquisa revelou uma ausência de práticas pedagógicas com a temática da diversidade étnico-racial de forma efetiva e planejada pelos/as docentes e supervisoras. Revelou, também, a falta de conteúdos sobre a temática étnico-racial na formação inicial e continuada dos/as entrevistados/as, evidenciando que, apesar de existir uma legislação em favor das causas étnico-raciais, a implementação das Leis não é uma realidade nas escolas. Tal constatação corrobora a necessidade de ofertar subsídios pedagógicos para que as Leis deixem de ser um desafio e tornem-se, de fato, uma realidade implantada na escola, em prol de uma educação antirracista.Item O negro nos manuais de história da educação : as marcas de uma ausência.(2019) Machado Junior, Joatan Nunes; Hamdan, Juliana Cesário; Hamdan, Juliana Cesário; Fonseca, Marcus Vinícius; Gatti Junior, DécioEsta pesquisa analisou todos os manuais didáticos, encontrados até então, da História da Educação, disciplina obrigatória em quase todos os cursos de licenciaturas para a formação de professores da educação básica no Brasil, que tratam a questão da presença da História e Cultura da África e dos Afro-brasileiros em seus textos. Tais manuais foram editados e escritos no Brasil, sobretudo a partir da última LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394 de 1996. Os objetos e também as fontes privilegiados neste estudo são de autoria de Maria Lúcia de Arruda Aranha (1996), Eliane Marta Teixeira Lopes e Ana Maria de Oliveira Galvão (2001), Maria Lucia Spedo Hilsdorf (2003), Maria Stephanou e Maria Helena Camara Bastos (orgs.) (2005), Cynthia Greive Veiga (2007) e Paulo Ghiraldelli Jr. (2006), escolhidos por abordarem a história da educação brasileira e por terem sido sucessivamente editados. Estamos considerando que, não obstante a Lei 10.639 de 2003, que altera a referida LDB; as substantivas contribuições dos movimentos sociais que se articulam em torno da causa antirracista e na defesa da preservação do patrimônio cultural africano e afro-brasileiro; as muitas pesquisas produzidas no interior dos programas de pós-graduação em educação; e a Revista Brasileira de História da Educação (RBHE), que focalizam o tema da história dos negros e afrodescendentes; concluímos que os referidos manuais não apropriaram esse debate aos respectivos textos. A análise busca explicitar e compreender historicamente a ausência do debate nos respectivos manuais didáticos a partir do diálogo com a produção contemporânea de autores, com trabalhos bastante relevantes na área, tais como Marcus Vinícius Fonseca (2007, 2016), Nilma Lino Gomes (2007, 2017), Petrônio Domingues (2007, 2008) e Surya Aaronovich Pombo (2015, 2016). Estamos defendendo que esta ausência causa uma invisibilidade ainda maior dessa parcela da sociedade.Item Alfabetização e literatura na sala de aula : um estudo sobre práticas de uma professora com crianças de 6 anos.(2019) Gonçalves, Daniela de Carvalho Pena; Franco, Marco Antônio Melo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Franco, Marco Antônio Melo; Jorge, Liliane dos Santos; Aragão, Cleudene de OliveiraOs estudos recentes no campo da alfabetização e da literatura têm demonstrado a relevância da abordagem dos textos literários em práticas pedagógicas desde o início do processo de escolarização como instrumento para aprendizagem sobre a língua escrita e formação do leitor. Considerando esses aspectos, a pesquisa aqui apresentada buscou investigar a prática pedagógica de uma professora no trabalho com a literatura infantil no processo de alfabetização de crianças de seis anos. O campo de pesquisa contemplou uma turma de primeiro ano de uma escola da Rede Municipal de Educação de Itabirito, Minas Gerais. Para desenvolver a pesquisa, a abordagem metodológicas se deu numa perspectiva qualitativa, em que foram usados instrumentos variados para a coleta de dados, como a observação da prática docente, entrevista semiestruturada realizada com a professora participante, anotações no diário de campo e gravações audiovisuais. O embasamento teórico da pesquisa está alicerçado em trabalhos sobre alfabetização e letramento como os de Soares (2008), Ferreiro e Teberosky (1999), Morais (2005), Rojo (2010) e referentes a literatura infantil e o processo de letramento literário pautados em Cosson (2006), Paiva (2008), Machado e Corrêa (2010). Para as análises, foram selecionadas aulas que evidenciaram as práticas e espaços de inserção da literatura infantil no processo de alfabetização. Como resultados, a pesquisa evidenciou que: (i). a literatura infantil foi utilizada nas ações pedagógicas da docente em: práticas de leitura em voz alta, práticas com foco em habilidades de consciência fonológica, práticas de produção textual, práticas de promoção de leituras espontâneas dos alunos e práticas fundamentadas em perspectivas inovadoras e perspectivas tradicionais; (ii). os critérios para seleção do material de leitura relacionavam-se às crenças da professora quanto a especificidades da turma, aos fins pedagógicos e moralistas; (iii). as estratégias de mediação empregadas pela docente objetivaram propiciar aos alunos o prazer em ouvir as histórias e evocar algum tipo de ensinamento. É possível concluir, frente aos resultados, que a prática da docente apresentou elementos advindos de sua formação continuada, de suas crenças, bem como de sua ação pedagógica diversificada na utilização dos livros ofertados para aprendizagem da criança sobre a língua escrita por meio da literatura. Entretanto, há que se investir na articulação do domínio do sistema alfabético com conhecimentos sobre a língua escrita e seu uso na busca pela constituição de uma comunidade de leitores ativos e autônomos.Item Análise do desenvolvimento de aprendizagens nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal em uma sequência didática sobre o uso de agroquímicos fundamentada na modelagem analógica.(2019) Lima, Adriana Moreira; Mozzer, Nilmara Braga; Mozzer, Nilmara Braga; Paulo, Jacks Richard de; Nunes Neto, Nei de FreitasEste trabalho apresenta como objetivo central investigar as aprendizagens dos estudantes nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal ao serem envolvidos na discussão da Questão Sociocientífica (QSC) sobre o uso dos agroquímicos como uma alternativa para controlar a transmissão de doenças pelo mosquito Aedes aegypti em uma Sequência Didática (SD) fundamentada na modelagem analógica. Nesse contexto, as QSC são assumidas como problemáticas sociais controversas que possuem ligações científicas ou processuais com a ciência, mas cuja solução não pode ser inteiramente determinada por considerações científicas. A modelagem analógica é entendida como o processo de elaboração, crítica e refino de modelos e analogias, os quais desempenham neste processo o papel de ferramentas de pensamento e linguagem e que, por isso, podem justificar a promoção de aprendizagens nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal necessárias para a formação de cidadãos engajados e capazes de dialogar criticamente. A pesquisa foi realizada com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual, situada no munícipio de Itabirito, Minas Gerais. Um grupo de quatro estudantes foi selecionado como nossa amostra em virtude, principalmente, de sua participação efetiva durante as aulas que realizamos a pesquisa. As aulas da SD foram registradas em áudio e em vídeo. Também foram realizadas anotações de campo e uma entrevista com os estudantes pesquisados. Para a análise de dados, transcrevemos toda a discussão ocorrida durante a SD e elaboramos um estudo de caso, a partir de uma análise detalhada dos episódios de ensino, ou seja, dos momentos extraídos das aulas, em que evidenciávamos aprendizagens dos estudantes nas três dimensões. Em seguida, sintetizamos essas aprendizagens e as associamos às etapas da modelagem analógica e aos outros fatores que reconhecemos como importantes para a sua promoção. A partir da análise de nossos dados, conseguimos identificar alguns pontos importantes em nosso estudo, dentre eles o fato da modelagem analógica fornecer oportunidades para que os estudantes desenvolvessem diferentes aprendizagens conceituais e procedimentais. A pouca expressividade das aprendizagens atitudinais refletida em uma baixa criticidade em relação à tomada de decisão dos estudantes, nos alerta sobre a necessidade de auxiliar os estudantes a refletir sobre evidências e valores. Como implicação desses resultados, algumas modificações importantes foram propostas para a SD e um possível e futuro desenvolvimento da mesma em novos contextos de ensino foi vislumbrado.Item As tecnologias e a formação de professores dos anos iniciais da educação básica no Paraguai e Brasil : distanciamentos e aproximações.(2019) Cousiño Bareiro, Patricia Noemi; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Bertin, Marta; Cardoso, Mara Yaskara Nogueira PaivaEsta investigação científica teve como objetivo principal o intuito de analisar os distanciamentos e aproximações em relação às contribuições das tecnologias na contemporaneidade para a formação de professores dos Anos Iniciais da Educação Básica no Paraguai e Brasil por meio da percepção de professores formadores e futuros professores. Para tal, a pesquisa se pautou em uma revisão junto à literatura específica que versa sobre a temática, atrelada por uma pesquisa de campo que foi realizada com professores e alunos que se disponibilizaram participar voluntariamente de uma Instituição pública de formação de professores, localizada no Paraguai e outra no Brasil, sendo que os sujeitos desta pesquisa foram vinte professores/as e vinte alunos/as dos Cursos de Pedagogia, que responderam um questionário, além desse instrumento foi também realizada uma entrevista com cinco docentes e cinco discentes de cada país para aquisição de informações sob o intuito de que os dados pudessem melhor consubstanciar nossas análises e reflexões, sobre como a formação de professores lida com os distanciamentos e aproximações em relação as tecnologias na formação docente em ambos os países. Os dados demonstraram que os professores nos dois países em questão se sentem desafiados a buscar informações que ultrapassam a dimensão de apenas informar em termos do conhecimento produzido sobre o mundo, o que direciona o olhar para si mesmo sobre o modo de ensinar e aprender de modo crítico por meio das tecnologias.Item Indisciplina e gênero : estudo das percepções de estudantes do ensino fundamental sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola.(2019) Pereira, Edilaine Aparecida dos Santos; Silva, Luciano Campos da; Silva, Luciano Campos da; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Cláudio Marques MartinsA indisciplina é um fenômeno muito presente no universo escolar e que tem pouca visibilidade nos estudos acadêmicos como objeto próprio de análise, figurando quase sempre como um aspecto secundário em estudos sobre desempenho escolar, a avaliação da aprendizagem e o clima da escola. Um aspecto ainda menos explorado pela literatura acadêmica tem sido a relação entre a indisciplina e a questão do gênero e/ou sexo dos/as estudantes, especialmente a abordagem mais específica da indisciplina praticada pelas meninas nas escolas. Esta pesquisa visa minimizar esta lacuna no campo acadêmico, elegendo a indisciplina como objeto de análise e articulando-a com a variável gênero. O objetivo geral do estudo foi investigar as percepções dos/as estudantes de uma escola pública de Belo Horizonte - MG sobre a participação de meninas e de meninos em episódios de indisciplina no ambiente escolar. De um modo mais específico nos interessamos particularmente pela análise da indisciplina praticada pelas meninas na escola. O estudo buscou conciliar as abordagens qualitativa e quantitativa. Para tanto, foram utilizadas as seguintes técnicas: aplicação do Questionário Diagnóstico da Percepção de Indisciplina e Violência Segundo o Sexo dos/as Estudantes (Q-PIV) e do Quadro de Heteroclassificação e Autoclassificação de Comportamento (HAE) e aplicação de entrevista semiestruturada. Participaram 167 estudantes que estavam cursando o 8º e o 9º ano do ensino fundamental. Os resultados mais gerais da pesquisa indicam que, a partir das percepções dos/as estudantes, os comportamentos de indisciplina são bastante frequentes nas turmas investigadas, enquanto que os comportamentos de violência são raros. Os meninos estariam protagonizando com maior frequência os comportamentos de indisciplina que as meninas. Embora os dados também confirmem que há meninas agindo em desacordo com as expectativas sociais mais gerais de gênero que esperariam delas um comportamento recatado, dócil e submisso na sociedade e na escola.Item Gênero em Quarto de Despejo : a literatura marginal como instrumento didático.(2019) Silva, Ana Carolina da; Torres, Marco Antônio; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Torres, Marco Antônio; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Perpétua, Elzira Divina; Miranda, Shirley Aparecida deNos propomos, neste trabalho, a discutir sobre a importância do debate de gênero nas aulas de literatura, reconhecendo essa disciplina como uma singular facilitadora no processo de reflexão e contextualização dos mais diversos problemas sociais. A relevância dessa discussão se mostra na utilização da literatura marginal como um instrumento didático ante o enfrentamento das manifestações dessa injusta estrutura normativa na educação. Desse modo, ao analisarmos como emergem as questões de gênero em Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus, nos respaldando no conceito de performatividade de Butler (2003), pensamos que são possíveis outras possibilidades de literatura na escola que trabalhem, consequentemente, outras constituições de sujeitos e viabilizem novas formas de reconhecimento, flexibilizando as ideias normativas do que é ser mulher e criando alternativas, meios de driblar as opressões sociais, questionando-as, ao mesmo tempo em que enaltecemos as vozes de mulheres que nunca puderam falar por si. A pesquisa se deu por meio do diálogo entre a análise de gênero na obra de Carolina e os campos da literatura marginal e das pesquisas de gênero na educação, contando também com uma análise dos livros didáticos de Português do ensino médio da rede pública da cidade de Mariana-MG. Embora houvesse no início da pesquisa a pretensão de se pensar a questão da didática relacionada à utilização da obra em sala de aula, a pesquisa se restringiu à análise do material didático utilizado na cidade. Como resultado, nos deparamos com a força da literatura marginal de Carolina para pensar o gênero nos estudos de literatura e também com a ausência tanto dessa autora quanto a de outras mulheres escritoras nos compêndios escolares.Item Competências e habilidades de leitura no Ensino Fundamental II: um estudo sobre a multimodalidade na Prova Brasil.(2019) Gomes, Homero Lourenço; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Prazeres, Luiz Antônio dos; Gomes, Suzana dos SantosEsta pesquisa tem como objetivoanalisar as competências e habilidades de leiturade textos multimodais de alunos do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública municipal da Região dos Inconfidentes-MG. Analisamos, a partir de um estudo dos itens de Língua Portuguesa da avaliação em larga escala Prova Brasil, os seguintes objetivos específicos: a influência dos conteúdos verbais e não verbais na compreensão dos textos que apresentam dois modos de linguagem; a influência do modo de apresentação (reprodução) dos itens (cor, preto e branco, negritos, itálicos etc.), sobretudo na compreensão dos itens; e, por fim, as estratégias utilizadas poralunos da rede municipal de ensino da cidade de Itabirito para responder os itens mais marcadamente multimodais. A abordagem qualitativa deu-se pela possibilidade de se utilizar mais de um método para a coleta de dados como a pesquisa documental, a fundamentação teórica e o contato entre pesquisador e objeto, por meio da pesquisa de campo. Como referenciais teóricos, fundamentamo-nos nos conceitos: competências e habilidades de leitura a partir de Perrenoud (1986), Allessandrini (2002), Mello (2003), Ronca (2003), Sacristán (2011); análises multimodais a partir deKoch (1996), Leal e Melo (2002), Kress (2003), Kleiman (2004), Jewitt (2005), Street (2009); multiletramentos e leitura a partir deTfouni (1995),Marcuschi (2003), Goulart (2006), Cope eKalantzis (2008), Corrêa (2008), Rojo (2009), Soares (2009), Elias e Koch (2011),Coscarelli (2012), Street (2014), entre outros também relevantes para o estudo. Como resultado, no que tange à multimodalidade, o nível da prova é variável e não é condicionado pelas imagens ou pelos textos não verbais, mas pelo que é explorado tanto nas imagens como no texto verbal. Os itens não extrapolam os textos apresentados na prova e possibilitam poucas reflexões. Com isso, conclui-se que o estudo serviu para confirmar a necessidade de uma abordagem pedagógica nova, inclusiva e que, sobretudo, ofereça ao ser em letramento um instrumento que o capacite a compreender a si e o mundo, de forma a tentar equilibrar uma hierarquia educacional que impera socialmente e só reforça o elitismo na sociedade. Este estudo perpassa por estudos que contemplem os contextos cognitivos, linguísticos e sociais envolvidos no ato de compreensão dos significados e no estabelecimento de um caminho que procure aliar a teoria à realidade das escolas brasileiras. A pesquisa realizada com alunos de de 9º ano permitiu verificar algumas estratégias utilizadas para responder aos itens e traçar alguns contornos da realidade escolar brasileira. Além disso, o estudo traz abordagens que entram em contato com a escola, o aluno, a estrutura, sendo capaz de dialogar também com a educação pública brasileira e seus desafios frente a antigas práticas de ensino, mantenedoras de estruturas já observadas na realidade fora das escolas.Item Descolonização do pensamento eurocentrico na formação do estudante de direito : tensões entre o ensino e a tradição jurídica.(2019) Bicalho, Filipy Salvador Pereira; Diniz, Margareth; Arantes, Bruno Camilloto; Diniz, Margareth; Arantes, Bruno Camilloto; Jardilino, José Rubens Lima; Henrique, José CarlosA pesquisa constitui-se da análise acerca das circunstâncias políticas e ideológicas em que ocorreu a criação dos cursos de Direito no Brasil, bem como sobre quais bases se consolidou o ensino jurídico. O objetivo geral foi verificar em que medida as características tradicionais do modelo de ensino implantado permanecem, e se a descolonização do pensamento e das práticas que ainda estejam naturalizadas no processo ensino/aprendizagem podem contribuir para a formação de bacharéis mais críticos e humanizados, e não apenas técnicos. Para responder ao problema central, a pesquisa dividiu-se em quatro partes. Inicialmente, foi realizada uma incursão histórica sobre o ensino jurídico e suas diretrizes curriculares. Num segundo momento, buscou-se compreender quais teorias curriculares são adotadas na escolha do currículo e como ocorre, nesse processo, a formação do corpo docente, componentes essenciais à formação dos futuros bacharéis. A seguir, trabalhou-se, primeiramente, com a compreensão do conceito de eurocentrismo, como se deu sua difusão pelo mundo, além das principais críticas ao modelo, baseadas nas posições de Immanuel Wallerstein, Edgardo Lander e Boaventura de Sousa Santos; posteriormente, discutiu-se que alternativas podem ser utilizadas no processo de descolonização, cujo principal referencial foi Paulo Freire. Por fim, forma analisados três projetos pedagógicos de cursos (UFMG, UFOP E UFLA), tanto a partir das teorizações pesquisadas e marcadas nessa pesquisa quanto da correlação dialética entre o conservadorismo/tradição e possíveis propostas de inovação, presentes nos cursos dessas instituições. Buscou-se complementar a análise com referência específica a ementas de algumas disciplinas presentes nos cursos das universidades citadas, para então, apresentar um modelo exemplificativo de projeto (Projeto Integrador), como prática de inovação apta à formação defendida. A pesquisa qualitativa foi utilizada quanto ao modo de abordagem, por meio de métodos científicos fundamentais para a análise e processamento de dados, com intuito de aprofundar o conhecimento e o desenvolvimento do tema. Para subsidiar o trabalho foram utilizadas as técnicas da pesquisa bibliográfica e exploratória. A hipótese inicial foi confirmada, isto é, que a formação tradicional, marcada por um paradigma elitista e heteronormativo, ainda permanece em grande parte enraizada nos cursos de Direito, o que exige, de um lado, que alguns cenários sejam superados e, de outro, que práticas inovadoras sejam incorporadas ao processo de ensino e aprendizagem na formação do bacharel.