PPGEDU - Mestrado (Dissertações)
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Item O (des)preparo do/a professor na presença dos/as estudantes com deficiência : os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber.(2013) Lúcio, Walquíria Silva; Diniz, MargarethNa década de 1990 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9394/96), foi promulgada e uma parcela até então excluída do sistema escolar, as pessoas com deficiência, passou a fazer parte do dia a dia das salas de aula. A partir de então, o discurso do (des)preparo do/a professor/a tem sido recorrente na presença dessas pessoas. Numa abordagem sócio-histórica, esta pesquisa visou compreender os significados/sentidos da formação continuada em práticas educativas inclusivas para professores/as egressos/as, no intuito de entender a queixa do (des)preparo docente na presença do/a estudante com deficiência no ensino comum. As considerações teóricas e metodológicas fundamentaram-se nas teorias de Lev Vygotsky e Bernard Charlot, entre outras contribuições. O trabalho de campo retornou ao passado recente de um curso de formação continuada para a educação inclusiva, cujos eventos foram lembrados e retomados de maneira contextualizada no momento presente nas conversas entre os/as participantes. Os instrumentos usados foram: o questionário, o inventário de saber e a entrevista dialógica individual. Os resultados da investigação agruparam-se em quatro “índices de sentido” do curso de formação e apontou aspectos evolvidos na queixa do (des)preparo como os sócio-políticos, as concepções formativas e a relação com o saber. As análises mostraram que, para os/as professores/as participantes, a formação continuada significou uma alternativa para os desafios da inclusão, mas não uma solução definitiva. Compreendeu-se, na perspectiva da relação com o saber, que o (des)preparo é uma tensão necessária à mobilização para o saber-aprender dos/as professores/as participantes e que a queixa do (des)preparo pode ser uma manifestação dessa tensão.Item Professoras iniciantes da educação infantil : encantos e desencantos da docência.(Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Cardoso, Solange; Nunes, Célia Maria FernandesO início da carreira docente, marcado pela passagem da condição de aluno para professor, representa a primeira etapa do desenvolvimento profissional docente. Essa fase da carreira caracteriza o início da docência como um momento marcado por muitas angústias, descobertas, desafios, tentativas do tipo “erro e acerto” e, ainda, como um momento em que o professor vive um “choque de realidades”. Esta pesquisa refere-se a um estudo sobre o desenvolvimento profissional das professoras iniciantes da Educação Infantil. Para compreendermos essa fase da carreira e os sujeitos que dela fazem parte nos apoiamos em autores como Garcia (1998; 1999; 2009), Huberman (2000), Tardif e Raymond (2000) e Lima (2006; 2011). Definimos como questão de investigação compreender os desafios e dilemas das professoras iniciantes que atuam na Educação Infantil da rede Pública Municipal da abrangência da 25ª Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, MG, Brasil. No intuito de encontrarmos respostas para o nosso problema de investigação, traçamos os objetivos visando identificar e analisar os dilemas e tensões vivenciados pelas professoras da Educação Infantil nos primeiros anos do desenvolvimento profissional. Como referencial metodológico, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa. Para a coleta de dados optamos por utilizar o questionário, a observação e a entrevista semiestruturada; e, para a exploração dos dados, optamos pela análise de prosa. O estudo revelou que as professoras iniciantes da Educação Infantil vivenciam diversos dilemas e tensões nos primeiros anos da carreira, identificados em sua fala por meio da constatação de fatores que, ao mesmo tempo, levam ao encanto e/ou desencanto. O encantamento se manifesta quando elas revelam que se sentem realizadas por estarem na profissão que sempre sonharam, por estarem trabalhando com alunos da faixa etária que se identificam e que sentem “amor” por eles, por assumirem uma sala de aula sozinha, por poderem receber e dar carinho e perceberem que as experiências com a sala de aula e os estágios contribuíram para que elas não ficassem perdidas, bem como que podem recorrer a seus pares para buscarem apoio. Mas, atrelado a essas constatações positivas, há o “desencantamento” revelado por elas quando percebem que o curso de formação inicial não as preparou para atuarem com esse segmento de ensino; quando elas notam que há uma significativa distância entre os conhecimentos teóricos e a prática, diante da dificuldade de não terem a quem recorrer e buscar apoio na sala de aula; e quando precisam improvisar diante de situações inesperadas em sala de aula. A pesquisa nos revelou a necessidade de se reconhecer a importância e a necessidade de construção de propostas, programas e ações de iniciação à docência de maneira a possibilitar uma maior aproximação da prática educativa na Educação Infantil.Item O estágio na formação inicial de professores no ensino de língua inglesa.(Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Barbosa, Nayara Ferreira de Moura; Jardilino, José Rubens LimaO estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura e é considerado como uma etapa importante na formação inicial e para a profissão docente. Com o tema o estágio supervisionado na formação docente, essa dissertação tem como problema, ou questão de pesquisa, entender de que maneira o estágio supervisionado da Licenciatura em Língua Inglesa do curso de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) contribui para a formação de um professor no modelo contra-hegemônico, categoria criada por Diniz-Pereira (2008), na perspectiva prática de formação docente. Tem-se como objetivo geral investigar como as relações que envolvem os estágios supervisionados dessa licenciatura podem contribuir para a formação e inserção na profissão docente. Já os objetivos específicos são: analisar as alterações curriculares e as legislações referentes ao estágio supervisionado; traçar um perfil da disciplina de estágio supervisionado em Língua Inglesa através dos relatos de experiência de alunos em formação inicial e dos professores das disciplinas; e, deixar contribuições para a discussão sobre os estágios das licenciaturas na UFOP e outras implementações relevantes nessa área. A hipótese foi previamente definida, ou seja, criada antes da coleta dos dados: o modelo de estágio implementado após a Resolução CNE/CP 1/2002 (BRASIL, 2002a) – que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena – possui melhores condições de formação do professor na perspectiva de formação de um professor reflexivo, pois a prática nessa Resolução é vista sob a ótica interdisciplinar que articula diferentes práticas desenvolvendo-se a partir de procedimentos de observação e reflexão para atuar em situações contextualizadas. O referencial teórico proposto nessa pesquisa é composto por autores que tratam de concepções de estágio – Pimenta e Lima (2010) e Barreiro e Gebran (2006); modelo contra-hegemônico – Diniz-Pereira (2008); conceito de “professor reflexivo” – Schon (1995) e (2000), Gómez (1995), Zeichner (2003), Pimenta (2010), Duarte (2003), Pimenta e Ghedin (2010), Ghedin (2010). Os caminhos metodológicos utilizados foram a abordagem qualitativa, pesquisa participativa e as técnicas de coleta de dados: análise documental, observação participante, grupo focal e entrevista semi-estruturada. Os dados coletados foram submetidos ao método análise de conteúdo, tendo por base principalmente a proposta de Laurence Bardin (2008), e discutidos dentro de 03 categorias “estágio como espaço privilegiado na formação docente”, “critérios legais e praticas formativas no estágio” e “professor de línguas”. Os resultados indicam que o estágio se ajusta a perspectiva de instrumentalização técnica (PIMENTA; LIMA, 2010), no modelo de formação hegemônico (DINIZ-PEREIRA, 2008) e pouco se articula com o conceito de professor reflexivo.Item As práticas de escolarização em duas gerações das camadas populares de Mariana/Minas Gerais : afinal, o que nos dizem as memórias?(2013) Prado, Giovani Barbosa; Coutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoA dissertação ora apresentada é fruto de uma investigação feita com duas gerações da mesma família, pais e filhos adultos em bairros da periferia de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais. Sabe-se que na família, de uma geração a outra, são passadas inclinações, práticas e disposições. O objetivo principal do estudo é conhecer as mudanças e permanências nas práticas cotidianas de apoio à escolarização dos filhos em cada uma dessas gerações. Para isso, optou-se pela abordagem qualitativa e pela metodologia da história oral temática a fim de perceber a memória de pais e filhos em relação à sua vivência escolar, o meio em que vivem e o papel da família e da comunidade nesse contexto. Os resultados mostraram, entre outras coisas, que de uma geração à outra muito mudou. A escola, embora tenha sido valorizada na geração dos mais velhos, hoje tem ocupado papel central na vida das famílias jovens. No entanto, as experiências de fracasso observadas entre as gerações e as pessoas próximas, além da falta de conhecimento dos “caminhos” escolares, acabaram por ampliar as barreiras de possibilidades de possíveis êxitos no ensino formal. Se na geração dos pais os castigos físicos eram recorrentes e a autoridade do professor era incontestável, na geração dos jovens preza-se o diálogo e o professor já não é associado ao saber inquestionável.Item As questões étnico-raciais e o ensino da cultura e história afro-brasileira e africana no contexto de escolas municipais da cidade de Viçosa/ MG.(Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Costa, Elenice Rosa; Santos, Erisvaldo Pereira dosA presente dissertação resulta de uma pesquisa realizada em dez escolas municipais situadas na área urbana, no distrito e na zona rural de Viçosa/Minas Gerais. A pesquisa teve como objetivo principal produzir subsídios críticos e práticos para a formulação de políticas de formação de professores sob a perspectiva de respeito à diversidade e valorização da pluralidade cultural e de questões étnico-raciais, tais como o ensino da cultura e história afro-brasileira e africana. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso, por ter uma variedade de fontes de informação, sendo que esses dados foram coletados em diferentes momentos da pesquisa. A referida coleta de dados foi realizada através de um questionário fechado e de entrevistas semi-estruturadas, com um conjunto de questões iniciais que foram se ampliando durante sua realização. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Para a realização da pesquisa foram entrevistadas 20 (vinte) professoras e coordenadoras pedagógicas, sendo duas por escola. As entrevistadas nos mostraram como as escolas onde trabalham estão se organizado para implementação da Lei nº10.639/03. Constatamos que há uma iniciativa por parte dos docentes em trabalhos isolados e em cursos sobre história e cultura afro-brasileira e africana oferecidos pela Secretaria de Educação junto à UNEGRO. Evidenciou-se que, apesar do esforço da Secretaria à implementação da Lei, esta ainda não é uma realidade nas escolas. Através dos depoimentos conseguimos obter alguns subsídios pedagógicos revelados pelos próprios sujeitos da pesquisa, tais como: projeto da Consciência Negra; recursos audiovisuais; leitura de livros e trabalhos acadêmicos; produções cinematográficas; manifestações de cultura popular (a capoeira, samba de roda, maculelê) e a música.Item Formação de leitores e formação de professores : memorial como estratégia pedagógica e de pesquisa.(2013) Carvalho, Luana de Araújo; Corrêa, Hércules TolêdoEsta pesquisa tem como objetivo conhecer a formação de leitores de graduandos do curso de Pedagogia do CEAD-UFOP. De forma mais específica, buscamos compreender como esses graduandos se constituíram leitores e quais as principais agências de letramento que os influenciaram nesse processo. Para tanto, foi solicitado um memorial de leitura para cada um dos alunos da disciplina “Ensino e Aprendizagem de Linguagem IV”, matriculados no segundo módulo do primeiro semestre de 2012. Nesse texto os alunos rememoraram e recontaram suas formações leitoras, abordando quais fatores mais os influenciaram em suas trajetórias. Utilizamos a abordagem qualitativa, analisando 112 memoriais produzidos por esses alunos de quatro municípios polos da parceria UAB/CEAD-UFOP: dois do estado da Bahia, Itanhém e Camaçari; e dois do estado de Minas Gerais, Lagamar e João Monlevade. Inicialmente, abordamos a leitura como prática cultural e como objeto de estudo do letramento. Em seguida, descrevemos a metodologia e os objetivos do presente trabalho, assim como seu delineamento, a fim de explicitar como ocorreram as análises dos memoriais, via “Grade de Mapeamento”. Esse instrumento possibilitou analisar a trajetória de leitura de cada graduando, bem como a formação leitora dos alunos por polo pesquisado. Posteriormente, para situar o objeto de pesquisa, apresentamos uma síntese do percurso histórico da EaD, do surgimento até sua consolidação na universidade em questão, assim como suas especificidades como modalidade de ensino. Constatamos que os alunos passaram a estabelecer uma correlação de formação leitora a partir do processo de alfabetização, ou seja, só quando aprenderam a decodificar o sistema notacional de escrita é que eles começaram a se considerar leitores. No que se refere à formação leitora dos graduandos, averiguamos que o professor foi o principal agente influenciador. Em seguida, a maioria dos alunos atribuiu à escola e à família as maiores influências. Bibliotecas e disposições individuais aparecem por último. Observamos também que o memorial de leitura solicitado em contexto de formação inicial possibilitou que os alunos ressignificassem suas práticas de leitura a partir do autoconhecimento potencializado pela narrativa memorialística.Item Por um projeto de EJA para Divinópolis/MG : memórias de professores e formação em esferas (também) políticas.(Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Melo, Raquel Silveira Martins de; Jardilino, José Rubens LimaConstruir um projeto de educação de jovens e adultos para ser implementado no município que abarcasse as especificidades dos alunos que frequentavam a rede municipal de Divinópolis/MG: esse era o objetivo de um grupo de educadores e técnicos em educação ao se reunir entre os anos de 2005 e 2006. Desvelar os sujeitos que participaram desse processo como atores sócio-históricos, entender as concepções, os pensamentos e as reflexões desses, bem como os embates políticos, pedagógicos e ideológicos no interior desse grupo permite compreender em que medida a própria elaboração de um Projeto de EJA pode ser considerada um espaço/momento de formação de professores. Mais que isso, a pesquisa buscou apresentar em que medida outros espaços poderiam ser apontados como momento/espaço de formação de professores. No entanto, para alcançar essa questão, tendo em vista a distância temporal que se encontra é necessário o desvendamento das memórias dos professores que elaboraram o Projeto de EJA que são objeto principal da pesquisa. Os conceitos da pesquisa narrativa embasam os caminhos metodológicos desse trabalho que se insere no bojo das discussões sobre formação de professores, em específico da formação de educadores de jovens e adultos. As fontes estão baseadas em narrativas escritas, grupos de discussão e ainda em lembranças dos educadores deixadas em papéis guardados – folders de palestras, textos rabiscados, por exemplo. Os resultados apontam dois principais achados. O primeiro deles é a compreensão de que, para os educadores, existe uma faceta na concepção de formação que, apesar de não ser facilmente perceptível, fica clara após relembrar as discussões para a elaboração do Projeto de EJA. Para esses educadores, esse momento aparece de grande relevância para a constituição da formação política como educador. Outro relevante e interessante achado diz respeito à importância da participação nos Fóruns de EJA. As lembranças dos educadores localizam esses espaços como momentos de estudo e de discussão de conceitos sobre a EJA e da prática pedagógica nessa modalidade, constituindo assim momento bastante rico na constituição como educador.Item A mulher professora e seus tropeços diante da diferença.(Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Ferraz, Cláudia Itaborahy; Diniz, MargarethA dissertação percorre os caminhos por meio dos quais pensamos a mulher professora e suas queixas diante da diferença do outro e o mal-estar que carrega em seus corpos do(c)entes. Reflete-se sobre o gênero feminino, pensando o contexto rural em que estão inseridas, o ser mãe-mulher-professora e a posição que assumem diante da feminilidade. Questiona-se a formação docente que desconsidera as subjetividades dentro da escola e interroga-se de que maneira a diferença de ser uma mulher pode não ser um problema e sim um dispositivo que favorece o encontro entre a professora, sua diferença e a diferença do outro. Interroga-se, ainda, a possibilidade de um deslocamento da impotência de educar para a impossibilidade de educar, pensando nesse corpo chamado educação e percebe-se que tal deslocamento não se faz alienado do processo de ser mulher. Além disso, aponta-se a feminilidade como saída para que as mulheres professoras possam amenizar o mal-estar que experimentam no cotidiano escolar; A feminilidade como espaço a ser potencializado com espaço da diferença, da alteridade. Um buraco capaz de provocar deslocamentos nas professoras no sentido da arte, a política, das reticências.Item Entre o lápis, o papel e a tela : a presença das TDIC nas práticas de alfabetização e letramento em escolas do município de Tiradentes - MG.(2013) Santos, Ana Paula Cordeiro dos; Corrêa, Hércules TolêdoEste estudo se propôs a analisar a influência das tecnologias digitais nas práticas de alfabetização e letramento. A pesquisa focalizou as práticas desenvolvidas em ambiente educacional contempladas com o programa Um Computador por Aluno (PROUCA) do governo federal; e também com a Mesa Educacional Alfabeto (MEA) da empresa de Informática Educacional Positivo. O referencial teórico pautou-se nas publicações que abordam os aspectos conceituais e práticos da temática da pesquisa, considerando a sua abrangência, com destaque para as referências que envolvem alfabetização, letramento e informática educacional. A abordagem metodológica escolhida foi o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, fundamentada nas proposições de Bogdan e Biklen (1994). Os dados foram coletados por meio de observações realizadas em salas de aula e entrevistas semiestruturadas às docentes. Após o processo de análise de dados, inferiu-se que a utilização das novas tecnologias, no caso, o uso dos laptops educacionais e seus recursos lúdicos e interativos, acabaram por contribuir para o ensino da língua materna em seu aspecto mecânico. No entanto, foi observado que o PROUCA necessita dispor de uma capacitação que enfoque ações pedagógicas práticas, de modo a conferir um uso mais significativo que suas interfaces permitem, afinal esse dispositivo foi elaborado para o uso educacional. Ademais, a falta de suporte técnico pedagógico, fruto da não vigência da política de manutenção, auxilia e compõe esses aspectos lacunares desse cenário. A empiria realizada com a MEA aponta que esse software educacional atende ao aspecto mecânico do processo de alfabetização por meio de sua interface lúdica e dos elementos próprios da multimídia. Porém, a ausência de uma continuidade na capacitação dos professores para sua utilização e reconhecimento das demais propriedades da MEA sinaliza as necessidades para que o uso se dê de forma mais efetiva. Com esses indícios, foi possível verificar que as inovações tecnológicas, mesmo inseridas nos espaços escolares, encontram-se distantes das práticas pedagógicas, ou seja, seu uso se dá de forma meramente instrumental, indício resultante da falta de investimento na formação do professor.Item A produção do sujeito universal na educação.(Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Matos, Dayana Uchaki de; Mendes, Cláudio LúcioO tema desta investigação é a produção de uma subjetividade universalista pela educação escolar da modernidade. Por meio de uma problematização analítica das obras de Jon Amos Comenius (1592-1670) são investigadas as práticas do método pedagógico proposto pelo pedagogo e empregadas na reforma educativa das escolas europeias do século XVII. Com base em diversos autores, partiremos do pressuposto de que a obra de Comenius condensou praticamente todos os saberes sobre a educação dos séculos XVI e XVII, representando hoje a síntese fundacional, o grau zero da Pedagogia. Desse modo, pensar a partir dos textos de Comenius é assumir a posição de que a proposta pedagógica comeniana instaurou uma série de dispositivos sem os quais é impensável pensar a maior parte das mais atuais posições pedagógicas. Com o subsídio teórico de Michel Foucault, acerca da constituição ética dos sujeitos, e tendo como fonte de análise dois documentos textuais – Didática Magna e Pampaedia –, tomamos como objetivo precípuo compreender a produção de certo tipo de sujeito pedagógico, que cunhamos sujeito universal. Para tanto, serão utilizadas duas categorias analíticas forjadas para pensar o método pedagógico comeniano enquanto uma tecnologia de subjetivação: os princípios de ordenamento e os princípios de homogeneização, observadas na organização escolar, na didática, na forma das estratégias de conformação de condutas e prescrições morais. Diante disso, perguntamos: o que seria essencial para o sujeito da educação escolar no século XVII, exposto nos documentos analisados? Qual seria a “substância ética” do sujeito dessa pedagogia?Item A docência no ensino superior e a expansão universitária : tecendo saberes a partir das vozes do professor iniciante.(2014) Conceição, Juliana Santos da; Alves, Maria Teresa GonzagaEsta pesquisa de mestrado tem como objetivo responder as seguintes questões: qual é o perfil dos professores nomeados no período de 2008 a 2011 na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)? Quais saberes envolvem a atuação desses docentes? Os programas de mestrado e doutorado por meio dos quais esses professores se formaram ofereceram, além da competência científica, a competência pedagógica para a atuação no ensino superior? Quais as dificuldades e potencialidades dos docentes no processo de ensino-aprendizagem? Desse modo, face ao grande número de professores que ingressaram na UFOP a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), cujo projeto institucional expressa preocupação com a formação dos docentes para melhoria do processo de ensino-aprendizagem, este estudo tem como foco os professores nomeados durante este período, especificamente aqueles que se encontram no início da carreira docente. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem quantitativa e qualitativa. Foram consultados os currículos lattes de 346 professores nomeados na UFOP durante o Reuni. Após a consulta, tabularam-se os dados e realizou-se uma análise estatística descritiva, traçando o perfil dos docentes e organizando-os por áreas do conhecimento e tempo de atuação docente. A partir desse levantamento do perfil docente, foram localizados 188 professores que se enquadravam na fase de entrada na carreira. Conforme classificação de Huberman (1992), considerou-se os primeiros quatro anos de carreira docente, em qualquer nível de ensino, como referência para delimitar os sujeitos dessa pesquisa. Dentre esses professores iniciantes, 11 foram selecionados para entrevistas semiestruturadas, cujos conteúdos transcritos foram analisados por meio do método de análise de conteúdo. Os dados obtidos mostram que os professores nomeados no período delimitado nesta pesquisa são bem jovens, com uma média de 39 anos de idade, sendo que 56% deles se enquadram na categoria de professores iniciantes. Como são vários os saberes que mobilizam a prática docente dos professores iniciantes, elencamos esses saberes em quatro categorias: o saber disciplinar ou do conteúdo; o saber que envolve as relações entre professor e alunos; o saber da prática profissional; o saber das relações constituídas na instituição. Todos eles são fundamentados a partir do saber da experiência docente, percebendo-se o professor como sujeito que produz e mobiliza seus saberes na sua prática. Os resultados desta pesquisa revelam surpresas. Embora os professores não declarem a docência como primeira escolha, e apesar de não terem passado por uma formação pedagógica nas pós-graduações, eles apontam preocupação com o ensino de graduação, cuidado esse presente durante o processo de ensino-aprendizagem, o que coloca o aluno também como foco de suas preocupações. Esses professores percebem as atividades de pesquisa e ensino (e extensão) como vinculadas, e não como instâncias que competem entre si. Acredita-se que a reflexão sobre a prática dos professores iniciantes pode auxiliar o fazer docente na universidade, uma vez que, de uma forma geral, esse é um espaço pouco explorado pelas pesquisas sobre a formação do professorItem O sujeito na relação com o saber : do fracasso à inibição, atravessado pela política de resultados.(2014) Silva, Leace Mendes da; Diniz, MargarethEsta pesquisa realizou um estudo acerca da relação com o saber, analisando a relação de crianças que têm fracasso escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental com a produção de resultados nas avaliações sistêmicas e com a aprendizagem escolar. Este trabalho apresentou as avaliações sistêmicas em nível nacional e no estado de Minas Gerais que a partir da década de 1990 tornaram-se expressivas e passaram a desempenhar sentido comparativo, bem como realizou uma revisão de estudos acerca do fenômeno fracasso escolar, que nessa pesquisa é considerado uma inibição diante do saber escolar. Foi apresentado que a partir das relações da criança com seus pares é que esta define sua posição na relação com o saber, sendo a inibição uma das vias dessa relação. É a forma como cada sujeito se posiciona na relação com os outros, considerando a incidência do inconsciente, que define a posição na relação com o saber. Para o desenvolvimento deste trabalho, o instrumento metodológico eleito foi o Balanço do Saber criado por Bernard Charlot e o arcabouço teórico usado para análise dos dados foi o psicanalítico, visto que a Psicanálise é o campo de saber que possibilita a elucidação do que ocorre inconscientemente e que vem incidir sobre as relações do sujeito com o saber. Com o balanço do saber foi possível detectar que a relação de crianças com inibição diante do saber escolar com a produção de resultados nas avaliações sistêmicas é de angústia, medo de errar e vergonha por não saber, enquanto que a relação com a aprendizagem é de valorização da aquisição de conhecimento, mesmo que seja por demanda e impedida pela inibição. E que as singularidades são anuladas pela política de resultados que demanda que o sujeito se aproprie de determinado conhecimento em determinado tempo sem considerar o motivo pelo qual o sujeito se inibe diante do saber escolar.Item Formação de professores no Estado moderno brasileiro.(2014) Santos, Mariana Silva; Mendes, Cláudio LúcioEste trabalho tem como tema a formação de professores no período que sucede a independência do Brasil, dando ênfase ao recorte compreendido entre 1824 e 1850. Tal recorte justifica-se por se tratar de um momento no qual o país passa por uma reconfiguração política, adotando o caráter de Estado Moderno. Insere-se na linha de pesquisa Instituição Escolar e Formação de Professores, e dialoga com os campos da formação de professores e da história da educação. O objetivo deste trabalho é problematizar – inspirando-se no método genealógico foucaultiano – como e se era conferida importância à formação e à atuação dos docentes, bem como investigar algumas práticas educativas naquele instante, buscando entender a atuação dos profissionais que se encarregavam de funções de vigilância de professores e alunos, como os inspetores, delegados e mesmo os diretores. Prioriza-se a análise da província de Minas Gerais, e perseguem-se algumas questões para compreender o que se busca. A primeira é responder se era conferida importância à educação na província de Minas. Para respondê-la, analisam-se correspondências expedidas e recebidas pelo presidente da província, a fim de verificar as práticas pesquisadas e compará-las com as leis, que configurariam a intenção de execução das práticas. Persegue-se também o significado de ser professor nos anos imediatamente posteriores à independência. Ainda que, em um primeiro momento, as leis não emplaquem, há modificações alguns anos após, sendo que elas estariam, com o passar do tempo, mais conhecidas, estabelecidas e, teoricamente, respeitadas? Em outras palavras, as leis educacionais emplacam, são reconhecidas e modificam o ensino? Como resultados, verifica-se que não houve uma brusca modificação das questões educacionais e da profissão docente com a emergência do Estado Moderno Brasileiro. Contudo, não se pode desconsiderar a tentativa de avanços proposta pelas legislações, ainda que a sua aplicação e execução tenha ocorrido a lentas engrenagens. Não se detecta uma ruptura imediata com o momento anterior à independência, apenas um ensaio de descontinuidade que apresenta lacunas inumeráveis e reflexos infindos, ousar-se-á afirmar, até os dias atuais.Item Professores iniciantes na educação de jovens e adultos : por que ingressam? O que os faz permanecer?(2014) Freitas, Angelita Aparecida Azevedo; Nunes, Célia Maria FernandesA inserção na carreira docente é uma fase dotada de características bem peculiares, marcada por inúmeras dificuldades mas, também por experiências significativas que permitem "descobrir" e " sobreviver" à profissão. Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar o processo de inserção e permanência do professor iniciante na Educação de Jovens e Adultos - EJA- na Região dos Inconfidentes, Minas Gerais, Brasil. Foi direcionada pelas questões: Quais os motivos levam o professor a atuar na EJA? Diante do ingresso do professor, o que este encontra em tal modalidade educacional? Quais desafios? Quais descobertas? O que o faz permanecer? Adotou-se como fundamentação teórico-metodológica a concepção de formação de professores como um continuum, baseada em Garcia (1989, 1995, 2009), Huberman (1995) e Nóvoa (1995) e da abordagem biográfica temática proposta por Josso (2002), o que direcionou a coleta de dados através de narrativas de experiência e questionário de perfil biográfico. Os participantes da pesquisa foram cinco professores iniciantes na EJA, um de cada cidade: Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Acaiaca e Diogo de Vasconcelos. O estudo revelou que nenhum dos participantes escolheu lecionar na EJA mas, todos encontraram nesta modalidade razões para a sua permanência. Os principais motivos da permanência se relacionam aos alunos: aproximação afetiva, diálogo, troca de experiências, vontade de aprender demonstrada pelos alunos, a satisfação profissional diante da aprendizagem e desenvolvimento destes e ainda, o reconhecimento e valorização de seu trabalho pelos discentes. Todos os professores viveram o "choque de realidade", mesmo aqueles que não eram iniciantes na profissão, mas somente na docência na EJA. Dentre os desafios encontrados pelos professores destacam-se: diversidade etária/geracional dos alunos e o processo crescente de juvenilização; diferenças das expectativas de aprendizagem pelos alunos e diferenças nos níveis de desenvolvimento intelectual destes; estigma de inferioridade percebido geralmente nos alunos de idade mais avançada; carência de materiais adequados e investimentos para esta modalidade. Os resultados apontam para a necessidade de melhor formação dos professores - inicial e continuada - que os favoreça o desenvolvimento do trabalho com as especificidades da EJA; a necessidade de criação de programas de apoio ao professor iniciante e ainda, de se endossar a luta em defesa da EJA como uma política pública de Estado.Item Políticas de formação de professores no Brasil : um estudo sobre o PIBID na região dos Inconfidentes – MG.(2014) Oliveri, Andressa Maris Rezende; Jardilino, José Rubens LimaCom o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBN (Lei nº 9.394/96), foi realizada uma série de ações visando à melhoria da qualidade da educação, à valorização da profissão docente e à formação de professores. Dentre elas destaca-se a criação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), uma iniciativa política de fortalecimento da formação docente, a partir da parceria entre escola e universidade, com a participação de docentes do ensino superior e da educação básica como protagonistas no processo de formação dos futuros professores. O programa tem como objetivos elevar a qualidade da formação, valorizar o magistério e estimular a permanência do jovem nessa carreira. Com o intuito de discutir sua contribuição, a pesquisa, elaborada conforme a abordagem qualitativa, tem como tema “O PIBID e a formação de professores”. Seu objetivo geral é investigar se o PIBID tem alcançado suas metas no que diz respeito ao incentivo à formação de professores para a educação básica. De modo específico, procura identificar e analisar as percepções dos ex-participantes do PIBID/PED-UFOP a respeito da contribuição do programa em relação à formação, às práticas e experiências, ao estímulo à entrada na profissão e à valorização, desde o momento da formação inicial, daqueles que se interessam pelo magistério. Pretende também discutir a concepção de formação proposta pelo PIBID/PED-UFOP a partir da leitura dos projetos e relatórios enviados a CAPES. Para tanto, foi composto um referencial teórico alicerçado na Pedagogia Critica. Fez-se também um pequeno levantamento das ações realizadas na área de educação nos governos FHC e Lula e dos documentos sobre o PIBID. Posteriormente, foi realizada a coleta de dados, com a participação de 16 professores egressos do programa, utilizando-se os seguintes procedimentos: o questionário de caracterização, o grupo focal e a entrevista aberta. Para análise dos dados, empregou-se o método de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2011). Os resultados da pesquisa indicam que o programa tem contribuído para a formação de seus participantes por meio de ações que visam à construção e ao fortalecimento das práticas pedagógicas, dos saberes e do desenvolvimento de habilidades. Mostra ainda que ele tem contribuído para a discussão do tema da formação de professores no âmbito da universidade. Por fim, como é natural, apresenta falhas e imprecisões em sua execução, indicando a necessidade se pensar em ações e projetos que visem ao seu aprimoramento, para que não se percam os ensinamentos adquiridos.Item A relação família-escola em um território de alta vulnerabilidade social : um estudo de caso em Mariana-MG.(2014) Assis, Cristina Ferreira; Coutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoAs temáticas envolvendo a relação entre família e escola têm sido objeto de estudo de muitos trabalhos na sociologia da educação e vêm ganhando cada vez mais ênfase. Por isso, sobrepor esse objeto em uma escola periférica enquanto estudo de caso inclui a análise do espaço onde essa escola está inserida e ainda de como se caracteriza a relação das famílias com a escola local. Essa proposta tem por objetivo principal a análise da relação entre escola e famílias em um território de vulnerabilidade social em Mariana-Mg. A escola pesquisada é municipal, está localizada em uma região onde a comunidade é bastante carente e lida com uma precária realidade social, além de problemas como: o tráfico, a violência, e o consumo de drogas entre os alunos. Além disso, a escola pesquisada teve o índice do IDEB mais baixo do município em 2011. Trata-se de um estudo de caso e para a pesquisa de campo foram utilizados recursos da observação, a análise documental e as entrevistas semi estruturadas com os sujeitos que se relacionam direta ou indiretamente com a escola: pais, pessoas do bairro e funcionários da escola.Item Encontros de ensino religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana : a laicidade da educação pública em questão.(2014) Santos, Gláucio Antônio; Fonseca, Marcus ViníciusEsta pesquisa teve como objetivo investigar como a laicidade do Estado brasileiro e a diversidade religiosa eram tratadas nos Encontros de Metodologia e Filosofia de Ensino Religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana, oferecidos pela parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ouro Preto, e a Arquidiocese de Mariana. Abertos aos professores de ensino religioso das redes pública e privada, orientações e materiais pedagógicos eram socializados nas reuniões com o objetivo de fornecer conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. A metodologia adotada na investigação foi a análise qualitativa, por meio de pesquisa documental, observação-participante, entrevista semiestruturada e questionário, com o objetivo de identificar a proposta pedagógica utilizada nas reuniões, compreender e analisar como a diversidade religiosa era abordada durante esses eventos e compreender como se estabelecia o conceito de Estado laico na parceria estabelecida entre Estado e Igreja Católica. Os resultados da pesquisa mostraram que houve significativa influência do cristianismo nos Encontros de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso, considerando a forte presença cristã nos materiais pedagógicos socializados nas reuniões, a ausência de líderes religiosos não cristãos nos eventos de capacitação e a falta de acompanhamento não sistemático por parte do Estado. Soma-se a tais questões os espaços de realização das reuniões, ligados à Igreja Católica, marcados por símbolos e significados religiosos. A diversidade religiosa não foi respeitada, e o Estado não cumpriu seu papel de regular as práticas pedagógicas nos Encontros de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso nas cidades de Mariana e Ouro Preto, evitando que uma única religião fosse privilegiada.Item A diversidade étnico-racial em escolas privadas confessionais : a propósito da lei nº10.639/03.(2014) Gonçalves, Carmen Regina Teixeira; Santos, Erisvaldo Pereira dosEsta pesquisa visa compreender como é realizado o trabalho pedagógico sobre a temática da diversidade étnico-racial em duas escolas privadas confessionais do município de Belo Horizonte, mais especificamente, como a Lei nº 10.639/03 está sendo incorporada nas práticas educativas dessas instituições; verificar como implementamos dispositivos legais que estabelecem o trato com a diversidade e a pluralidade cultural na educação nacional. Seu objetivo principal é identificar os desafios, os limites do trabalho com essa temática e contribuir para a elaboração de subsídios pedagógico e teórico para a formação de professores. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa na modalidade estudo de caso. Como instrumento na coleta de dados foi utilizado um questionário, a fim de construir um perfil dos sujeitos investigados, bem como a compreensão que possuem da Lei nº 10.639/03; como também entrevistas semiestruturadas com os profissionais selecionados nas duas escolas pesquisadas: professores, coordenadores pedagógicos e bibliotecários. Outros sim, alguns documentos foram obtidos durante a pesquisa, tais como, planos educativos de aula e provas. Os dados foram analisados à luz de estudos teóricos sobre pluralidade cultural, multiculturalismo e das relações étnico-raciais. Em virtude da especificidade do campo de investigação, também foram utilizados documentos da Igreja Católica referentes à questão educacional em relação ao trato da diversidade. Os resultados apontam para um cenário em que foi possível identificar práticas pedagógicas com a temática da diversidade étnico-racial, embora tenha ocorrido resistências referentes à implementação da legislação supracitada bem como as dificuldades encontradas no campo empírico. Ficou evidenciado que os documentos eclesiais sustentam as bases da realização de uma educação para a diversidade e que a concepção humanista do fazer pedagógico está presente nos projetos educativos. Por fim, a pesquisa contribuiu para compreender os desafios e avanços na implementação da Lei nº10.639/03 em sua relação como universoItem Alfabetizar letrando : mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos.(2014) Magalhães, Rosângela Márcia; Corrêa, Hércules TolêdoEsta pesquisa tem como objetivo geral investigar e ampliar o diálogo sobre o que muda efetivamente na prática pedagógica e na sala de aula quando se passa a falar em alfabetizar letrando. Nossos referenciais teóricos baseiam-se nos estudos sobre alfabetização e letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área. Também nos fundamentamos nos estudos consecutivos ao desenvolvimento das diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário. A presente investigação, vinculada à linha de pesquisa Instituição Escolar, Formação e Profissão Docente, é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se o estudo de caso como procedimento e foi realizada em uma escola pública do município de Ouro Preto - MG. Metodologicamente, este estudo desenvolveu-se por meio da observação da sala de aula de uma turma de seis anos e de entrevistas semiestruturadas realizadas com a professora participante, seis pais e seis alunos da turma pesquisada. A entrevista contemplou questões relacionadas à prática pedagógica de alfabetização e letramento e a recepção dos pais em relação aos projetos literários desenvolvidos na escola. A análise dos dados evidencia uma tensão entre ensinar o código linguístico e trabalhar com textos de circulação social. Os resultados apontam, também, para práticas situadas de letramento literário que consistem o eixo do alfabetizar letrando na turma observada, formando uma comunidade de leitores ativos e autônomos, a partir de uma escolarização adequada da literatura.Item A implementação da Lei nº 10.639/03 e o IDEB no Sistema de Ensino Municipal de Divinópolis – MG.(2014) Santos, Maria Cristina dos; Santos, Erisvaldo Pereira dosEsta pesquisa tem como objetivo compreender como está se processando a inserção da Lei nº 10.639/031 no Sistema de Ensino Municipal de Divinópolis, entender como as práticas pedagógicas, de que trata a lei, estão sendo inseridas, a partir de duas escolas: uma da área urbana e outra da zona rural de Divinópolis/Minas Gerais. O objetivo principal é entender as políticas públicas, voltadas para a promoção da igualdade racial da Secretaria Municipal de Educação , se essas políticas atingem de fato as escolas e identificar os desafios, os limites do trabalho com a temática, a fim de contribuir para a elaboração de subsídios pedagógicos e teóricos para a formação de professores. Divinópolis ocupa lugar de destaque no cenário da educação em Minas Gerais e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB alcançado em 2011 coloca a cidade no sexagésimo quarto lugar no cenário nacional. Será que esse fato propiciou a melhoria na qualidade, no que se refere à inserção de temas que possibilitem uma melhor convivência entre os seres? Pesquisar a Secretaria Municipal de Educação, também foi importante para produzir subsídios críticos e pedagógicos para a formulação de políticas de formação docente, a fim de qualificar os professores da rede municipal frente à temática da diversidade étnico-racial. A realização da pesquisa se deu como um estudo de caso, por meio do qual foram arrolados documentos da Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis, relativos aos anos de 2003 a 2013, no que tange aos Projetos Políticos Pedagógicos e às políticas de enfrentamento da desigualdade e do racismo nas escolas instituídas pelo poder público municipal. Além disso, foram aplicados questionários aos pais de alunos e realizadas entrevistas semiestruturadas com 06 (seis) professoras, sendo que 02 (duas) se encontram no momento ocupando o cargo de diretora administrativa. Os resultados evidenciaram que as políticas adotadas pela SEMED não atingiram as escolas e que a maioria dos docentes não encontram apoio pedagógico para inserção da temática das relações étnico-raciais no currículo escolar. Por fim, a pesquisa contribuiu para compreender os desafios e os avanços que ainda se colocam no campo do fazer para a implementação da Lei nº 10.639/03 nas escolas que compreendem o sistema municipal de ensino.