PPGEDU - Mestrado (Dissertações)
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Item Ações afirmativas : a implementação de reserva de vagas no contexto da Universidade Federal de Ouro Preto.(2018) Ribeiro, Sílvia Nahas; Fonseca, Marcus Vinícius; Fonseca, Marcus Vinícius; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Silva, Natalino Neves daO presente trabalho se propôs a investigar a implementação da política de ações afirmativas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Nas reflexões realizadas, procurou-se compreender como a UFOP vem desenvolvendo sua política de ações afirmativas, bem como as discussões étnico-raciais se configuram nesse cenário. Com uma abordagem qualitativa e por meio de um estudo de caso, foi realizada uma pesquisa documental envolvendo o estudo de diferentes tipos de documentos da instituição, além da realização de entrevistas com alunos cotistas da UFOP e com o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFOP. O arcabouço teórico deste estudo é constituído essencialmente por autores que discutem a expansão e a democratização do Ensino Superior, as Ações Afirmativas e as relações étnico-raciais, tais como Santos (2003, 2004, 2008), Munanga (1999, 2000, 2003, 2004, 2006), Gomes (2003, 2005, 2009, 2011, 2012a, 2012b), entre outros. No mapeamento documental, foram analisadas as evidências de como o processo de implementação de ações afirmativas da UFOP foi acompanhado de intensa pressão e resistência, sobretudo em relação ao recorte racial, que só foi efetivado por força de lei federal. Através da metodologia de análise de conteúdo, as entrevistas realizadas com os cotistas da UFOP permitiram discutir-se determinadas vivências, posicionamentos e inquietações da amostra. Assim, evidenciou-se que há, entre os cotistas entrevistados, diversidade no posicionamento quanto às cotas, bem como diferentes anseios e percepções frente às políticas de permanência estudantil e inserção no ambiente universitário, e constatou-se, também, a existência de dessemelhança nos desafios percebidos pelos cotistas raciais e cotistas sociais. A despeito de algumas iniciativas pontuais registradas nessa pesquisa, como o NEABI/UFOP, foi possível afirmar que as questões étnico-raciais não ocupam, de fato, espaço de discussão na instituição foco desse estudo e que essa não desenvolve plenamente uma política específica para atendimento aos ingressantes pelo recorte étnico-racial.Item As ações do Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP na mediação da leitura literária.(2021) Mattos, Elton Ferreira de; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Jorge, Liliane dos Santos; Pinheiro, Marta Passos; Almeida, Eliana GuimarãesEsta pesquisa teve como objetivo geral traçar o percurso do Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP e analisar suas ações para a formação de leitores, especialmente a formação de leitores literários. Os objetivos específicos do trabalho foram: descrever analiticamente o Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP e suas atividades; identificar as práticas de letramento literário ocorridas no âmbito do trabalho do Projeto Carro-Biblioteca; analisar as contribuições do projeto para a formação de leitores, mais estritamente de leitores literários. O referencial teórico foi fundamentado em estudos sobre o letramento literário, a saber: Corrêa (2015, 2016), Cosson (2014, 2015), Kleiman (2010), Machado (2008), Paiva (2008), Paulino (1999, 2001, 2010), Soares (2009). Como metodologia de pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa por meio da pesquisa documental e entrevistas. Ainda como estratégia metodológica, utilizamos a análise de conteúdo, a partir de Laurence Bardin (1977). Como resultados conseguimos apresentar o percurso histórico do Projeto, dados sobre sua equipe, seu acervo de livros, número de leitores cadastrados, comunidades atendidas e as atividades desenvolvidas para a formação de leitores. Identificamos as práticas de letramento literário ocorridas no âmbito do trabalho do Projeto. Assinalamos e explicitamos cada prática de letramento literário e as metodologias aplicadas em cada evento realizado, tais como contação de histórias; jogos e brincadeiras; rodas de leitura; produções de texto coletivas; desenho livre e pinturas. Houve também contribuições demonstradas na pesquisa pelos resultados da circulação de livros (confecção da carteira de leitor, quantidade de empréstimos de livros) e o acervo de livros diversificados para os seus leitores (crianças, adultos e idosos). Portanto, constatamos que o Projeto colabora para a formação de leitores, especificamente leitores literários, ao comparecer semanalmente nas comunidades, propondo atividades literárias e disponibilizando livros. Por fim, almejamos que os resultados desta investigação contribuam para novas pesquisas na área da educação, notadamente no campo do letramento literário.Item Acompanhamento escolar em famílias populares : estudo em bairro vulnerável de Ouro Branco - MG.(2022) Gomes, Marcella Tomelline Alves; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Santos, Erisvaldo Pereira dos; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Paixão, Jairo Antônio daA pesquisa teve o objetivo de investigar o acompanhamento escolar em famílias populares em uma escola localizada no município de Ouro Branco – MG. As questões que orientaram a pesquisa foram: Quais as formas de acompanhamento escolar desenvolvidas por famílias moradoras de um território socioeconomicamente vulnerável? Como estas famílias se relacionam com a escola de seus filhos? O objetivo geral do estudo foi investigar como se desenvolviam a participação na escola e o acompanhamento parental na vida escolar dos filhos em famílias moradoras de um território de alta vulnerabilidade social. Como objetivos específicos, definimos: a) construir o perfil sociológico das famílias dos estudantes matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental (1o ao 5o ano) na escola investigada; b) elaborar um mapeamento da vulnerabilidade social do território em que a escola investigada está localizada; c) investigar as práticas de acompanhamento escolar desenvolvidas pelas famílias pesquisadas. A pesquisa foi desenvolvida com uma metodologia qualitativa com aplicação de um questionário a 150 famílias usuárias da escola do bairro, dividido em duas partes, sendo a primeira parte direcionada aos aspectos socioeconômicos das famílias pesquisadas e a segunda parte aos aspectos da relação família-escola e dos modos de acompanhamento familiar da escolarização. Como resultados da pesquisa tivemos que as famílias, embora dispusessem de poucos recursos econômicos e culturais, valorizavam a escola e participavam da vida escolar dos filhos, desenvolvendo práticas de apoio escolar que contribuíam, ao menos em parte, com a permanência das crianças na escola. A maioria das famílias exercia algum tipo de controle sobre a vida diária das crianças, por exemplo, controlando as saídas dos filhos e as atividades realizadas no tempo livre. Mais de metade das famílias disponibilizava algum tipo de material de leitura para os filhos em casa, embora estes materiais estivessem restritos a jornais e revistas, por exemplo. De modo majoritário, as famílias pesquisadas davam algum tipo de apoio às tarefas escolares dos filhos, acompanhando a realização das tarefas de casa ou delegando a outros membros da família tal incumbência. As famílias investigadas conheciam, em alguma medida, o desempenho escolar dos filhos e estavam cientes das dificuldades encontradas por eles no processo de escolarização. Grande parte das famílias investigadas costumavam ir à escola dos filhos com certa frequência, embora, para uma parte destas famílias, este tipo de participação estivesse condicionada à convocação feita pela escola para reuniões ou outros eventos. Em suma, as famílias pesquisadas, embora vivessem em precárias condições socioeconômicas, vislumbravam para os filhos uma trajetória escolar longeva, ou seja, tinham expectativas de escolarização relativamente altas e participavam, dentro de limites sociais, culturais e econômicos, da vida escolar dos filhos.Item A administração do Grupo Escolar Dom Benevides em tempos de ditadura (1964–1969).(2018) Souza, Janaína Maria de; Carvalho, Rosana Areal de; Hamdan, Juliana Cesário; Carvalho, Rosana Areal de; Hamdan, Juliana Cesário; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Gonçalves Neto, WenceslauO presente trabalho investiga como se deu a administração escolar no Grupo Escolar Dom Benevides, em Mariana – MG, durante os primeiros anos da ditadura civil militar no Brasil, no período de 1964 a 1969. A partir da Carta de 1946, iniciou-se o ciclo das leis de diretrizes e bases da educação brasileira, efetivando-se com a Lei nº 4.024, de 1961 que manteve os princípios das competências entre município, estado e União. No que se refere à administração escolar, a legislação do Estado de Minas Gerais, através da Lei nº 2160, de 1962, instituiu que para a ocupação do cargo de diretor de grupo escolar deveria ser um professor primário, estável, diplomado pelo Curso de Administração Escolar do Instituto de Educação. Com o advento da Reforma do Ensino Superior pela Lei nº 5.540, de 1968, a exigência para a formação do administrador escolar passou a ser em cursos superiores para todos os níveis de ensino. O nosso objetivo é compreender como as práticas administrativas cotidianas foram adaptadas ao contexto da ditadura, ou seja, em que medida reproduziam-no ou não, ao atender às orientações legais, em nível estadual e federal. Buscamos também identificar como era o ambiente compartilhado entre professores, funcionários e diretora, bem como as atitudes tomadas pela diretora em prol do Grupo Escolar. O percurso investigativo se deu por meio da análise das fontes articuladas à legislação educacional do período nas esferas estadual e federal, e a bibliografia produzida sobre a Administração Escolar. Para entendermos como as práticas administrativas estavam articuladas ao contexto, as fontes que foram privilegiadas são as atas de reuniões entre professores e diretores, a partir das quais identificamos as ações administrativas. Essas atas fazem parte do acervo do Escola Estadual Dom Benevides e estão digitalizadas e transcritas. A pesquisa nos apresentou como hipótese que em tal período, constatar-se-ia pouca autonomia no processo de direção da referida escola, tendo em vista a ditadura como um período de repressão, censura e legislação autoritária. Para aprofundar a análise das relações de poder e resistência presentes nesse cenário, tomamos os estudos de Foucault como referência. Utilizamos também os estudos sobre a Administração Escolar produzidos no período da pesquisa. Analisando as referidas atas, percebemos que a diretora da escola parece conduzir as práticas educativas da escola bem alinhadas às determinações dos órgãos superiores de educação, orientando o corpo docente em relação aos prazos de aplicação e correção das provas, às formas de preencher os diários e às festividades previstas no calendário escolar. A ausência de registro de manifestações das professoras nas atas associada às advertências recorrentes da diretora quanto a certas condutas, nos levou a considerar uma possível resistência do corpo docente no acatamento às orientações dadas.Item Aldravia : possibilidades e limites na formação de conceitos.(2023) Araújo, Claydes Regina Ricardo; Lima, Guilherme da Silva; Lima, Guilherme da Silva; Leal, José Benedito Donadon; Abreu, Thiago Xavier deO tema geral abordado na presente pesquisa é a potência didática da aldravia no processo de formação de conceitos. Aldravia é uma forma poética minimalista, composta por seis versos univocabulares. A pesquisa adota uma perspectiva histórico-dialética, apoiada na pedagogia histórico-crítica (PHC) e na psicologia histórico-cultural (PsiHC). Partindo do pressuposto que a arte e a ciência são dimensões da educação escolar e que o professor tem influência direta no ato educativo, tomamos como objetivo desta pesquisa: avaliar, a partir das concepções de professores, as possibilidades e limites de uso da aldravia no processo de formação de conceitos. Foi realizado um minicurso de formação com 5 encontros e entrevistas semiestruturadas com docentes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Foram identificadas e analisadas algumas contradições presentes na fala dos professores. Essas contradições forneceram elementos que direcionaram para resultados pertinentes à confirmação da nossa hipótese, que diz respeito a aldravia ser relevante na mediação da prática docente, no sentido de mobilizar conceitos e ativar uma rede conceitual que pode provocar uma elevação do sistema conceitual já dominado pelo estudante. Do mesmo modo, apontou para uma limitação que, em certa medida, está vinculada à atuação do professor. Por meio da pesquisa exploratória, observamos que os professores entendem a capacidade de significação e produção de sentidos, condensada na linguagem metonímica da aldravia, como possível para significar conteúdos escolares, podendo gerar ideias e ser um instrumento facilitador das condições de apropriação do conhecimento historicamente produzido. Assim, defendemos que a multiplicidade de significações oportunizada pelas aldravias, em contradição dialética aos conteúdos escolares, pode ser condição favorável para a formação de conceitos científicos. Para tanto, abordamos o papel da arte na formação humana na perspectiva da PHC, apoiados nos aportes de Lukács e Vigotski; as possibilidades e limites da aldravia no ensino escolar, conhecendo suas especificidades enquanto expressão artística; os fundamentos e questões didáticas da PHC, com destaque para os fundamentos psicológicos que fornecem elementos para a compreensão do desenvolvimento psíquico, que está na base do próprio processo de aprendizagem; atividade e consciência, localizando nos aportes da PHC de Leontiev e Vigotski, o processo de apropriação e objetivação do conhecimento como fundamentais para a compreensão do desenvolvimento humano, portanto para a educação. Esperamos que este estudo contribua com a prática docente, facilitando a transmissão dos conteúdos e promovendo maiores alcances no processo de significação pelos professores e estudantes.Item Além do possível : participação de estudantes de camadas populares da UFV no Programa Ciência sem Fronteiras.(2021) Santana, Ana Paula Pessoa Veloso; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Lacerda, Wania Maria GuimarãesA internacionalização do ensino superior não é recente, visto que esta vem ocorrendo desde que surgiram as primeiras universidades pelo mundo. Segundo a literatura sociológica, que abrange pesquisas nacionais e estrangeiras, a internacionalização dos estudos sempre consistiu em possibilidade restrita às camadas sociais mais privilegiadas. O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), criado em 2011, teve o objetivo de impulsionar as áreas da ciência e tecnologia no Brasil e aumentar a competitividade do país no mundo mais globalizado, propiciando um período internacional para formação e capacitação de pessoas com elevada qualificação acadêmica, em instituições de educação profissional e tecnológica e em centros de pesquisa de excelência. Ao participar deste programa, o estudante selecionado teria direito a mensalidades e auxílios para sua manutenção no exterior, além de aulas do idioma nativo, caso não alcançasse a proficiência mínima exigida. Tais procedimentos pareciam suficientes para possibilitar a participação equitativa de todos os estudantes das diversas camadas sociais, mas é provável que isto não tenha ocorrido, pois, conforme literatura produzida sobre o programa CsF, os participantes eram majoritariamente brancos, pertencentes a famílias favorecidas nos âmbitos econômico e social. Com o objetivo de identificar os fatores que impactam a decisão de realizar uma mobilidade acadêmica internacional entre os estudantes provenientes de camadas populares, considerando as práticas das famílias, as trajetórias escolares e vivências acadêmicas, esta pesquisa, inserida no campo da Sociologia da Educação e analisada sob os pressupostos teóricos de Pierre Bourdieu, foi estruturada sob dois eixos metodológicos. No primeiro, traçam-se os perfis sociodemográfico e cultural dos estudantes da UFV participantes do CsF. A partir deste levantamento dos dados, verifica-se que estes bolsistas são predominantemente pertencentes às elites econômica e cultural, essencialmente masculina, branca, de família pouco numerosa, provenientes de uma rede de ensino particular e com trajetória escolar de sucesso. No segundo eixo, entrevistam-se cinco estudantes provenientes de camadas populares que participaram do Programa CsF. Após análise das entrevistas, constatam-se como fatores que podem ser associados à decisão de participar do Programa CsF a familiaridade com deslocamentos espaciais, a trajetória escolar de sucesso, a posição na fratria, a mobilização individual e a participação em atividades extracurriculares durante a graduação.Item Alfabetização de crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental: saberes e fazeres pedagógicos de professoras das redes pública e privada do município de Mariana/MG.(2020) Santos, Carine Soares dos; Franco, Marco Antônio Melo; Franco, Marco Antônio Melo; Jorge, Gláucia Maria dos Santos; Santiago, Mylene CristinaPensar a prática do professor alfabetizador e o processo de aquisição do sistema de escrita pelo aluno tem sido um desafio constante, particularmente na contemporaneidade, Nesse caso, as ações do professor alfabetizador devem mobilizar conhecimentos e estratégias que melhor respondam às necessidades e demandas dos alunos. Considerando essa perspectiva, este estudo tem por objetivo analisar como as bases teórico-metodológicas, que fundamentam a alfabetização, se manifestam nas percepções e nas práticas de professoras do 1o ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares no município de Mariana, Minas Gerais. Para realizar a pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa e instrumentos como a entrevista semiestruturada e observações em campo. Participaram da pesquisa duas professoras, sendo uma de escola da rede particular e outra de escola da rede pública de ensino da cidade de Mariana/ MG. A análise dos dados foi organizada em duas etapas: na primeira, buscamos analisar as respostas das professoras às entrevistas como forma de compreender as percepções que possuem sobre o processo de alfabetização e o seu planejamento e organização do trabalho em sala de aula. Na segunda, buscamos apresentar práticas alfabetizadoras desenvolvidas pelas professoras a fim de compreendermos como as bases teórico-metodológicas do campo da alfabetização se manifestavam. Os resultados nos evidenciam que na fala das professoras os conceitos sobre a alfabetização não aparecem de forma clara demonstrando pouco domínio teórico no exercício de suas práticas. Por outro lado, ao observarmos as práticas, foi possível identificar a manifestação de determinadas bases teóricas no planejamento e na sua execução. Os dados nos levam a considerar que as práticas realizadas pelas professoras, de alguma forma, revelam a utilização de bases teórico-metodológicas da alfabetização, porém, as docentes não evidenciam clareza ou domínio ao falarem sobre as suas concepções. Tais resultados nos permitem considerar que as práticas, muitas vezes, se dão de maneira mecânica e pouco reflexiva, se apoiando em materiais prontos que consideram muito mais a perspectiva do ensino do que a aprendizagem dos alunos.Item Alfabetização e literatura na sala de aula : um estudo sobre práticas de uma professora com crianças de 6 anos.(2019) Gonçalves, Daniela de Carvalho Pena; Franco, Marco Antônio Melo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Franco, Marco Antônio Melo; Jorge, Liliane dos Santos; Aragão, Cleudene de OliveiraOs estudos recentes no campo da alfabetização e da literatura têm demonstrado a relevância da abordagem dos textos literários em práticas pedagógicas desde o início do processo de escolarização como instrumento para aprendizagem sobre a língua escrita e formação do leitor. Considerando esses aspectos, a pesquisa aqui apresentada buscou investigar a prática pedagógica de uma professora no trabalho com a literatura infantil no processo de alfabetização de crianças de seis anos. O campo de pesquisa contemplou uma turma de primeiro ano de uma escola da Rede Municipal de Educação de Itabirito, Minas Gerais. Para desenvolver a pesquisa, a abordagem metodológicas se deu numa perspectiva qualitativa, em que foram usados instrumentos variados para a coleta de dados, como a observação da prática docente, entrevista semiestruturada realizada com a professora participante, anotações no diário de campo e gravações audiovisuais. O embasamento teórico da pesquisa está alicerçado em trabalhos sobre alfabetização e letramento como os de Soares (2008), Ferreiro e Teberosky (1999), Morais (2005), Rojo (2010) e referentes a literatura infantil e o processo de letramento literário pautados em Cosson (2006), Paiva (2008), Machado e Corrêa (2010). Para as análises, foram selecionadas aulas que evidenciaram as práticas e espaços de inserção da literatura infantil no processo de alfabetização. Como resultados, a pesquisa evidenciou que: (i). a literatura infantil foi utilizada nas ações pedagógicas da docente em: práticas de leitura em voz alta, práticas com foco em habilidades de consciência fonológica, práticas de produção textual, práticas de promoção de leituras espontâneas dos alunos e práticas fundamentadas em perspectivas inovadoras e perspectivas tradicionais; (ii). os critérios para seleção do material de leitura relacionavam-se às crenças da professora quanto a especificidades da turma, aos fins pedagógicos e moralistas; (iii). as estratégias de mediação empregadas pela docente objetivaram propiciar aos alunos o prazer em ouvir as histórias e evocar algum tipo de ensinamento. É possível concluir, frente aos resultados, que a prática da docente apresentou elementos advindos de sua formação continuada, de suas crenças, bem como de sua ação pedagógica diversificada na utilização dos livros ofertados para aprendizagem da criança sobre a língua escrita por meio da literatura. Entretanto, há que se investir na articulação do domínio do sistema alfabético com conhecimentos sobre a língua escrita e seu uso na busca pela constituição de uma comunidade de leitores ativos e autônomos.Item Alfabetização em território vulnerável : o caso de sucesso da Escola Municipal Professora Laura Fabri, em Governador Valadares-MG.(2019) Perpétuo, Sandra Maria; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Silva, Luciano Campos da; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Alves, Maria Teresa GonzagaA alfabetização das crianças brasileiras, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, tem se constituído um dos principais desafios do país, sobretudo das escolas situadas em territórios vulneráveis, onde há maior escassez de serviços públicos e privados, e grande concentração de famílias com menores recursos econômicos e culturais. No entanto, apesar das dificuldades enfrentadas, algumas escolas situadas em regiões mais pobres alcançam bons resultados em alfabetização, o que pode se refletir nos resultados das avaliações externas. Em uma análise comparativa entre as escolas públicas situadas no perímetro urbano da cidade de Governador Valadares-MG, no período de 2014 a 2016, a Escola Municipal Professora Laura Fabri apresentou maior percentual de alunos com sucesso escolar em alfabetização no Programa de Avaliação de Alfabetização (PROALFA). Diante dessa evidência, propus, como objetivo principal desta pesquisa, investigar que fatores levam uma escola situada em território vulnerável a apresentar maior percentual de alunos no nível avançado em alfabetização nas provas do PROALFA. Para isso, realizei um estudo de caso por meio de análise documental, de observação e de entrevistas semiestruturadas. Sob uma análise apoiada no campo da Sociologia da Educação, os resultados da pesquisa apontam para cinco mecanismos que ajudam a explicar as razões do sucesso da Escola Municipal Professora Laura Fabri em alfabetização: a atuação dos profissionais na escola, sob a coordenação da pedagoga, que amenizam o impacto da vulnerabilidade do território e da infraestrutura precária; a formação continuada desenvolvida pela pedagoga na escola, que atua como uma forte estratégia em relação à rotatividade de professores; a experiência de algumas professoras nas classes de alfabetização e sua atuação no último ano do ciclo de alfabetização; a alfabetização por meio de distintos métodos e sua adequação aos diferentes estilos de professores e aprendizagens dos alunos; e as estratégias de intervenção pedagógica que envolvem o trabalho com as crianças e as famílias.Item Alfabetizar letrando : mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos.(2014) Magalhães, Rosângela Márcia; Corrêa, Hércules TolêdoEsta pesquisa tem como objetivo geral investigar e ampliar o diálogo sobre o que muda efetivamente na prática pedagógica e na sala de aula quando se passa a falar em alfabetizar letrando. Nossos referenciais teóricos baseiam-se nos estudos sobre alfabetização e letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área. Também nos fundamentamos nos estudos consecutivos ao desenvolvimento das diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário. A presente investigação, vinculada à linha de pesquisa Instituição Escolar, Formação e Profissão Docente, é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se o estudo de caso como procedimento e foi realizada em uma escola pública do município de Ouro Preto - MG. Metodologicamente, este estudo desenvolveu-se por meio da observação da sala de aula de uma turma de seis anos e de entrevistas semiestruturadas realizadas com a professora participante, seis pais e seis alunos da turma pesquisada. A entrevista contemplou questões relacionadas à prática pedagógica de alfabetização e letramento e a recepção dos pais em relação aos projetos literários desenvolvidos na escola. A análise dos dados evidencia uma tensão entre ensinar o código linguístico e trabalhar com textos de circulação social. Os resultados apontam, também, para práticas situadas de letramento literário que consistem o eixo do alfabetizar letrando na turma observada, formando uma comunidade de leitores ativos e autônomos, a partir de uma escolarização adequada da literatura.Item O aluno da ficção : entre a estética literária e a forma historiográfica - século XIX.(2019) Queiroz, Leonardo Oliveira de; Hamdan, Juliana Cesário; Hamdan, Juliana Cesário; Carvalho, Rosana Areal de; Klinke, KarinaEsta dissertação tem como objetivo central indagar as formas pelas quais o aluno foi objeto de escrita literária e, portanto, de história e quais as perspectivas políticas e estéticas que orientaram essa escrita. Já que o aluno existe em função da escola que está destinada a uma infância e vice versa, o romance por sua vez, nasce buscando o estado de natureza, cuja infância seria o estágio mais próximo, pareceu-nos coerente utilizar essa documentação e investigar a sua natureza na condição de documento histórico, a fim de percebermos traços constitutivos dessa história. Como operação historiográfica buscamos recuperar elementos da constituição da história da literatura no Brasil percebendo o seu atrelamento à constituição do Estado brasileiro, na transição do regime político brasileiro do Império para a República. Desse modo, procuramos compreender a escrita da história do aluno a partir da ficção romântica literária associada à emergência de um Estado nacional brasileiro a partir dos conceitos de Estado, poder, literatura, sensível partilhado e stimmung pelos quais o texto de ficção foi analisado e compreendido na sua forma, mais do que na sua mensagem. Associamos essa estética historicamente compartilhada entre literatura e política a partir da noção de sensível compartilhado de Ranciere (2005), pelo qual compreendemos a escola enquanto uma materialidade compartilhada e disputada em que os sujeitos nela presentes se esforçaram para empoderar-se e participar dessa disputa que pode ser expressa a partir do arranjo de palavras que nos permitem entrever certas sensibilidades historicamente constituídas a partir do conceito de stimmung operacionalizado por Rangel (2014).Item Análise da potencialidade do IPTU para o financiamento da educação municipal : o caso de Mariana.(2021) Oliveira, Welington Thiago Pinto; Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo; Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo; Januário, Eduardo; Delgado, Victor Maia SennaEsta pesquisa teve como objetivo analisar as potencialidades do IPTU para o financiamento da educação pública, enfatizando suas possibilidades dentro do município de Mariana, no Estado de Minas Gerais, tendo em vista que parte das verbas oriundas desse tributo deve ser destinada à educação municipal. O trabalho buscou examinar a dinâmica política e o arranjo institucional da arrecadação do IPTU e sua relação com as potencialidades para o financiamento da educação local, no que tange à Manutenção e Desenvolvimento de Ensino (MDE), conforme posto no art. 212 da Constituição Federal de 1988. A pesquisa procurou responder à seguinte pergunta: quais são as potencialidades da arrecadação de IPTU na melhoria do financiamento da educação no município de Mariana? A análise partiu da hipótese de que esse imposto é supostamente subarrecadado. Essas discussões se deram a partir do conceito de capacidade estatal, a fim de compreender as capacidades técnicas, humanas, de planejamento e de tecnologia da informação dos municípios com base nas pesquisas municipais do MUNIC/IBGE. Como metodologia, utilizou-se a abordagem quali-quanti, uma vez que a utilização de técnicas originárias de diferentes tradições e perspectivas possibilitam o encontro de evidências mais amplas e diversificadas sobre o fenômeno pesquisado. Juntamente com o levantamento bibliográfico que embasa teoricamente esta pesquisa, foi realizado o levantamento da legislação que regula o recolhimento e a aplicação do IPTU no Brasil e no município de Mariana, a fim de compreender a dinâmica política e fiscal desse tributo. Também foi feito o levantamento de dados quantitativos disponíveis em banco de dados do IBGE, da União, do TCE-MG, do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura Municipal de Mariana, com o objetivo de descrever a realidade tributária e orçamentária dos municípios. Essa etapa examinou transferências intergovernamentais, os montantes oriundos do IPTU e a receita municipal no período compreendido entre 2017 e 2020, e seu endereçamento para a educação pública de Mariana em valores e percentuais. O tratamento dos dados qualitativos foi realizado a partir da análise documental e as informações quantitativas foram tratadas pela análise estatística descritiva. Os resultados da pesquisa permitiram descrever a trajetória constitucional da vinculação de impostos para a educação e dissertar sobre as fragilidades dessa política. O exame sobre a capacidade estatal dos municípios permitiu mensurar dificuldades enfrentadas pelos municípios em torno da tributação do IPTU e de suas finanças locais. Dados da pesquisa mostraram que houve queda nas receitas de Mariana em função do rompimento da barragem de Fundão das mineradoras Vale e Samarco, acompanhada, posteriormente, por uma recuperação no orçamento. A retomada, contudo, não foi acompanhada por maior arrecadação do IPTU, pelo contrário, houve queda considerável. Constatou-se a queda de investimentos na educação no mesmo período em que houve retomada econômica e maior volume de recursos financeiros no município. Além disso, foi possível mensurar a subarrecadação do IPTU em Mariana e calcular seu impacto no custo aluno em valores e percentuais. Levando em consideração que a subarrecadação do IPTU entre 2017 e 2019 foi de R$ 2,3 milhões, cada aluno deixou de receber o investimento R$ 114,58 em 2017, o que corresponde a 7,91% de perda; R$ 109,76 em 2018, que representa 5,87%; e R$ 118,18 em 2019, o que corresponde a 6,34% de perda. Por fim, foram realizadas projeções em um cenário de arrecadação ótima e seu impacto no custo aluno.Item Análise das mediações pedagógicas por meio dos fóruns no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.(2020) Falcão, Hugo Machado; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Mozzer, Nilmara Braga; Vilela, Maria Aparecida Augusto SattoCom o advento do desenvolvimento científico-tecnológico várias transformações e mudanças têm sido ocasionadas na vida das pessoas e da sociedade em geral. No campo educacional, os reflexos resultantes do processo de evolução social têm provocado desafios na promoção de novas práticas pedagógicas e novos olhares sobre o processo de mediação pedagógica que estão atrelados intrinsecamente às transformações digitais. As criações da prensa de impressão, do telefone, do rádio, da televisão e, mais recentemente, das novas tecnologias digitais da informação e comunicação (NTDICs), possibilitaram o desenvolvimento de uma modalidade educacional marcada pela separação ou distanciamento físico de professores e alunos, a chamada "Educação a Distância" (EaD). Essa modalidade evoluiu a partir das criações das mídias, até o desenvolvimento dos ambientes virtuais de aprendizagens (AVAs). Nessa pesquisa buscou-se identificar como a mediação pedagógica ocorre nos fóruns do AVA Moodle na formação de professores de Geografia na modalidade de educação a distância em uma instituição pública de ensino superior localizada no estado de Minas Gerais. Para tal, realizou-se entrevista semiestruturada com 5 docentes que lecionam no referido curso, além da análise de conteúdo do ambiente virtual de aprendizagem Moodle de uma turma que concluiu o curso. Os dados da pesquisa demonstram que há diferenças em termo de inserção/utilização de recursos tecnológicos e do desenvolvimento dos processos de mediação pedagógica, revelando-se de forma correlacionada com os indícios sobre a concepção de ensino e de aprendizagem que embasam o trabalho do professor.Item Uma análise de trajetórias e contextos das diretrizes curriculares nacionais para formação de professores : da formulação à implementação em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas em duas universidades federais mineiras.(2022) Fichter Filho, Gustavo Adolf; Oliveira, Breynner Ricardo de; Oliveira, Breynner Ricardo de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Gussi, Alcides Fernando; Oliveira, Ana Cristina Prado deObjetiva-se analisar as trajetórias e os contextos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, desde a formulação à sua implementação em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas em duas Universidades Federais mineiras. Apoia-se nas discussões de Diniz-Pereira (2014) sobre paradigmas de formação de professores, e Roldão (2005) sobre profissionalidade docente. Adere-se às perspectivas de Maynard-Moody e Musheno (2003), Rodrigues (2008), Lejano (2012), Ball, Maguire e Braun (2016) e Gussi e Oliveira (2016), considerando a centralidade dos agentes, das trajetórias e dos contextos nos processos de implementação de políticas públicas. Primeiramente, foram analisadas as trajetórias de formulação dos documentos oficiais com base nas dimensões: (i) motivação e participação; (ii) diretrizes para temporalidade e estrutura dos cursos; (iii) profissionalidade docente; (iv) valorização profissional. Posteriormente, através de entrevistas narrativas com implementadores, embasadas em Maynard-Moody e Musheno (2003) e Jovchelovitch e Bauer (2000), analisou-se as trajetórias e os contextos de implementação das diretrizes. Em relação à formulação, as análises revelam uma trajetória de avanços e retrocessos nas concepções que embasam os documentos oficiais: enquanto as DCN/2015 pareciam contribuir para o desenvolvimento das licenciaturas com concepções críticas e perspectivas articuladas de valorização profissional, as DCN/2019 retrocederam nesses sentidos, em consonância com os rumos das conjunturas políticas brasileiras após o golpe de 2016, denunciado por Bastos (2017). Em relação à implementação, as narrativas demonstram trajetórias de implementação com direções opostas nas duas universidades. Como aspectos contextuais que explicam essas trajetórias, destacam-se a influência: dos implementadores, que possuem concepções, trajetórias profissionais e posições específicas; bem como das dinâmicas institucionais, como as estruturas, órgãos e departamentos de cada instituição, com relacionamentos específicos. Por fim, afirmamos as relações e descompassos entre essas duas trajetórias de formulação e implementação.Item Análise de uma questão sociocientífica por licenciandos em química visando o desenvolvimento de aspectos éticos e morais no dilema sobre o consumo de animais.(2021) Vargas, Isabela Breder; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Calazans, Marcos Moraes; Franco, Luiz GustavoNesta pesquisa, compreendemos os processos de produção, comunicação, avaliação e legitimação do conhecimento, isto é, as práticas epistêmicas que emergem em determinado contexto, a partir de uma abordagem com questão sociocientífica (QSC) sobre consumo de carne animal na formação inicial de professores. Para a resolução crítica de questões dessa natureza torna-se necessário a justificação da posição, o que exige o envolvimento com diferentes perspectivas (como a científica, econômica, social, política, ética e moral, e ambiental). Considerando as múltiplas linhas de raciocínio para resolução da QSC, neste trabalho tivemos o foco no ensino explícito de ética e moral, a partir da análise de um recorte de uma atividade de uma sequência didática (SD). Nesse sentido, traçamos os seguintes objetivos gerais: (i) caracterizar como os licenciandos em química propõem, comunicam, avaliam e legitimam o conhecimento na resolução de uma questão sociocientífica, e (ii) observar e compreender as concepções sobre os domínios da ética e ontologia moral que afetam o posicionamento na questão sociocientífica. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Uma SD sobre consumo de carne animal foi desenvolvida para os objetivos desta pesquisa. Coletamos dados a partir de registros de áudios e vídeos do desenvolvimento da SD em uma turma de Práticas de Ensino de Química III, do curso de Química Licenciatura, da Universidade Federal de Ouro Preto. Optamos por desenvolver o estudo de caso de um grupo da turma. Apresentamos dois momentos em que ocorreram as interações entre os licenciandos: momento 1, caracterizado pela realização da atividade no grupo 1; e momento 2, no qual a atividade foi discutida com toda a turma, e também com a interação da professora. Cada um desses momentos fora organizado em episódios que foram delimitados conforme as questões norteadoras previstas na atividade. Identificamos as práticas epistêmicas que emergiram conforme a literatura (categorias a priori) e inspeção dos dados (categorias a posteriori); a compreensão dos domínios da ética (contingente e necessário), caracterizandoos como visão coerente ou incoerente conforme literatura; e a compreensão sobre as tendências de consideração moral, caracterizando-as como coerente ou incoerente conforme literatura. Concluímos que as reflexões sobre as ações e considerações de valor dos seres humanos, por meio de uma QSC, podem suscitar a emergência de diversas práticas epistêmicas. Observamos a emergência de práticas epistêmicas específicas para o contexto QSC e algumas compartilhadas com um contexto investigativo. Constatamos que as problematizações realizadas pela professora, no momento 2, a partir do meta-discurso e de exemplificações, contribuíram para as reflexões dos licenciandos sobre os domínios contingente e necessário, e ontologia moral. Consideramos que esta pesquisa pode fornecer subsídios para o entrelaçamento de práticas epistêmicas e questões sociocientíficas, visto a escassez de trabalhos na área, trazendo um importante avanço, devido seu caráter empírico. Nossa pesquisa se soma àquelas que ressaltam a importância da inserção do ensino explícito da ética e da moral no ensino de Ciências, contribuindo para a formação crítica e responsável de estudantes e, sobretudo, de sujeitos mais virtuosos e altruístas.Item Análise do desenvolvimento de aprendizagens nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal em uma sequência didática sobre o uso de agroquímicos fundamentada na modelagem analógica.(2019) Lima, Adriana Moreira; Mozzer, Nilmara Braga; Mozzer, Nilmara Braga; Paulo, Jacks Richard de; Nunes Neto, Nei de FreitasEste trabalho apresenta como objetivo central investigar as aprendizagens dos estudantes nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal ao serem envolvidos na discussão da Questão Sociocientífica (QSC) sobre o uso dos agroquímicos como uma alternativa para controlar a transmissão de doenças pelo mosquito Aedes aegypti em uma Sequência Didática (SD) fundamentada na modelagem analógica. Nesse contexto, as QSC são assumidas como problemáticas sociais controversas que possuem ligações científicas ou processuais com a ciência, mas cuja solução não pode ser inteiramente determinada por considerações científicas. A modelagem analógica é entendida como o processo de elaboração, crítica e refino de modelos e analogias, os quais desempenham neste processo o papel de ferramentas de pensamento e linguagem e que, por isso, podem justificar a promoção de aprendizagens nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal necessárias para a formação de cidadãos engajados e capazes de dialogar criticamente. A pesquisa foi realizada com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual, situada no munícipio de Itabirito, Minas Gerais. Um grupo de quatro estudantes foi selecionado como nossa amostra em virtude, principalmente, de sua participação efetiva durante as aulas que realizamos a pesquisa. As aulas da SD foram registradas em áudio e em vídeo. Também foram realizadas anotações de campo e uma entrevista com os estudantes pesquisados. Para a análise de dados, transcrevemos toda a discussão ocorrida durante a SD e elaboramos um estudo de caso, a partir de uma análise detalhada dos episódios de ensino, ou seja, dos momentos extraídos das aulas, em que evidenciávamos aprendizagens dos estudantes nas três dimensões. Em seguida, sintetizamos essas aprendizagens e as associamos às etapas da modelagem analógica e aos outros fatores que reconhecemos como importantes para a sua promoção. A partir da análise de nossos dados, conseguimos identificar alguns pontos importantes em nosso estudo, dentre eles o fato da modelagem analógica fornecer oportunidades para que os estudantes desenvolvessem diferentes aprendizagens conceituais e procedimentais. A pouca expressividade das aprendizagens atitudinais refletida em uma baixa criticidade em relação à tomada de decisão dos estudantes, nos alerta sobre a necessidade de auxiliar os estudantes a refletir sobre evidências e valores. Como implicação desses resultados, algumas modificações importantes foram propostas para a SD e um possível e futuro desenvolvimento da mesma em novos contextos de ensino foi vislumbrado.Item Análise do processo de argumentação por analogia na abordagem de uma questão sociocientífica sobre a mineração.(2020) Damascena, Kênia Basto; Mozzer, Nilmara Braga; Mozzer, Nilmara Braga; Ibraim, Stefannie de Sá; Corrêa, Hércules TolêdoEsta pesquisa tem como objetivo principal investigar o processo de argumentação por analogia no contexto de um júri simulado sobre uma questão sociocientífica (QSC) relacionada ao tema mineração. Consideramos as QSC como situações ou problemas tipicamente controversos, visto que tendem a ter inúmeras soluções plausíveis e não apresentam conclusões simples. Essas possíveis soluções podem ser fundamentadas por uma variedade de aspectos emocionais, intuitivos, morais, sociais, políticos, econômicos e éticos, além dos científicos. A abordagem de QSC no ensino de Ciências pressupõe a promoção de um ambiente argumentativo, no qual essas soluções podem ser propostas e problematizadas. Em nossa pesquisa, assumimos a hipótese de que a argumentação por analogia pode favorecer a expressão e o debate de ideias e pontos de vista pelos estudantes, uma vez que possibilita estabelecimentos de relações de similaridade entre situações familiares e novas. A perspectiva de argumentação que embasa nosso trabalho centra-se nos pressupostos da nova dialética, a qual se interessa pelo estudo do uso que o argumentador faz das proposições no diálogo, a fim de alcançar um objetivo. Nessa perspectiva, o argumento é definido como uma alegação que, de acordo com as regras do diálogo racional, deve ser coerente com a conclusão do argumentador, a fim de comprová-la ou explicá-la. Esse estudo foi realizado com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual situada em Mariana, Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada por meio de registros em áudio e vídeo de todas as aulas em que a sequência didática (SD) foi desenvolvida, de anotações de campo e das respostas escritas dos estudantes nas folhas de atividade. Para a análise dos dados, selecionamos e transcrevemos episódios de ensino nos quais foram identificados momentos de criação, expressão e negociação de argumentos de analogia pelos grupos de estudantes pesquisados, em duas aulas da SD destinadas à preparação e realização de um júri simulado. Neste júri, os estudantes simularam posicionamentos contra e a favor a implementação de uma indústria mineradora em uma cidade e os argumentos foram elaborados para defender e refutar tais posicionamentos. Na análise dos processos de construção e crítica dos argumentos e contra- argumentos de analogia pelos estudantes nos valemos do esquema de Walton, do quadro de mapeamento proposto por Mozzer e Justi e da tipologia de Shelley. Nesses processos, os estudantes buscaram sustentar seus posicionamentos em comparações entre situações que representavam vantagens e riscos sociais, econômicos, ambientais e políticos decorrentes e a situação da possível implementação da indústria mineradora. Concluímos que o processo de argumentação por analogia na discussão de uma QSC forneceu oportunidades para que os estudantes desenvolvessem habilidades críticas de analisar e validar argumentos a fim de defender seu ponto de vista e de convencer seus pares. Isso se deu, principalmente, a partir dos questionamentos críticos da professora que permitiram aos estudantes avaliar as relações de similaridade e as conclusões dos argumentos com base no grau de confiabilidade das evidências que as sustentavam. Como principal implicação dessa pesquisa, consideramos relevante que as ferramentas usadas por nós para o acompanhamento e a avaliação da qualidade dos raciocínios argumentativos dos estudantes sejam investigadas em outros contextos e níveis de ensino. Apontamos também a necessidade de se investigar se e como questionamentos críticos voltados aos aspectos morais e éticos influenciariam na avaliação dos argumentos pelos estudantes.Item Análise dos itens de ciências da natureza/biologia do Enem por meio da taxonomia SOLO.(2021) Castro, Leandro Cirilo Monteiro de; Matos, Daniel Abud Seabra; Matos, Daniel Abud Seabra; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Motta, Carlos Eduardo MathiasO objetivo geral da pesquisa foi analisar os itens de Ciências da Natureza/Biologia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio dos níveis de complexidade cognitiva da Taxonomia SOLO. Os objetivos específicos foram: 1) classificar os itens de acordo com a sua complexidade cognitiva, estabelecendo uma série histórica para os anos de 2012 a 2018; 2) associar os itens Ciências da Natureza/Biologia às suas respectivas habilidades e competências da Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 3) identificar e classificar os objetos de conhecimento presentes nos itens da amostra, de acordo com a Matriz de Referência de Ciências da Natureza. Usamos como referencial teórico a Taxonomia SOLO, uma taxonomia cognitiva com cinco níveis que crescem em complexidade: 1) pré-estrutural; 2) uniestrutural; 3) multiestrutural; 4) relacional e 5) abstrato estendido. Os níveis uniestrutural e multiestrutural se agrupam na aprendizagem superficial. A aprendizagem profunda é representada pelos níveis relacional e abstrato estendido. Já o nível pré-estrutural não representa construção de aprendizagem. Também realizamos uma revisão da literatura, na qual pesquisamos trabalhos que analisaram a complexidade cognitiva de itens do Enem na área de Ciências da Natureza. Analisamos um total de 105 itens de Ciências da Natureza/Biologia do Enem, nos anos de 2012 a 2018. Selecionamos os itens mais diretamente relacionados com a disciplina de Biologia (15 por ano). Utilizamos tanto métodos qualitativos (análise de conteúdo para classificação dos itens nos níveis de complexidade da Taxonomia SOLO) quanto quantitativos (concordância entre juízes, através dos coeficientes Kappa de Cohen e Alfa de Krippendorff, para analisar as classificações de duas pesquisadoras independentes). Dentre os principais resultados, destacamos: a) a revisão da literatura aponta, em larga medida, que os itens do Enem apresentam, em sua maioria, baixa complexidade cognitiva. A Taxonomia SOLO ainda é pouco conhecida no Brasil, sendo que os trabalhos encontrados usaram a Taxonomia Revisada de Bloom; b) a maioria dos itens analisados é do nível uniestrutural (81,9%), o menos complexo possível. O restante ficou entre os níveis multiestrutural (11,4%) e relacional (6,7%). O nível abstrato estendido não foi identificado em nenhum dos itens. Consequentemente, a maior parte dos itens foi classificada como aprendizagem superficial (93,3%), com 6,7% de itens de aprendizagem profunda. Esse não é um cenário desejado de avaliação de estudantes que estão concluindo o ensino médio. Assim, o Enem e a forma de elaboração dos seus itens talvez precisem ser repensados, incorporando a análise da demanda cognitiva dos itens. Essa é a principal contribuição da nossa pesquisa. Mol (2019) encontrou resultados semelhantes aos nossos com dados do Saeb de Matemática, outra avaliação de larga escala. A revisão da literatura encontrada, embora pequena, tende a corroborar nossos resultados. De qualquer forma, são necessários mais estudos sobre a complexidade cognitiva dos itens do Enem; c) quanto aos objetos de conhecimento, alguns aparecem com maior frequência em detrimento de outros. Destaque para o objeto "ecologia e ciências ambientais" (32%). No outro extremo, "origem e evolução da vida" apareceu em apenas 3% dos itens; d) com relação às habilidades e competências da Matriz de Referência de Ciências da Natureza, identificamos 21 das 30 habilidades que a compõem. A distribuição das habilidades nos itens foi diversificada, algumas com maior incidência do que as outras. Destacamos as habilidades que apareceram 8, 9 e até 10 vezes entre os itens (H13, H14, H15, H28 e H29) e as habilidades H17, H19 e H23 que estiveram em apenas um item. As competências de área 3, 4 e 8 têm presença maior entre os itens e a competência de área 2 não foi encontrada em nenhum item. Por fim, sugerimos estudos complementares sobre os objetos de conhecimento da Matriz de Referência do Enem e o uso da Taxonomia SOLO para a classificação de itens de outras disciplinas avaliadas no Enem para possíveis comparações sobre os níveis de complexidade cognitiva.Item Aprovação e indicadores educacionais : uma análise contextual das escolas públicas de ensino fundamental de Mariana.(2022) Silva, Karina Aparecida da; Matos, Daniel Abud Seabra; Alves, Maria Teresa Gonzaga; Matos, Daniel Abud Seabra; Alves, Maria Teresa Gonzaga; Delgado, Victor Maia Senna; Xavier, Flávia PereiraO direito à educação de qualidade é um valor garantido a todos os brasileiros pela Constituição Federal de 1988, mas que permanece como um desafio, haja vista as metas e estratégias do atual Plano Nacional de Educação vigente entre 2014 e 2024. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as taxas de rendimento educacional das escolas públicas de ensino fundamental de Mariana, por meio de quatro indicadores contextuais: (1) adequação da formação docente, (2) índice de regularidade docente, (3) índice de complexidade de gestão e (4) índice de nível socioeconômico das escolas. Os objetivos específicos são: (i) comparar a evolução das taxas de rendimento escolar, estabelecendo uma série histórica para os anos de 2015 a 2019; e (ii) analisar a associação entre as taxas de rendimento escolar e os indicadores contextuais. O período foi escolhido devido ao rompimento da barragem de Fundão do final do ano de 2015 e a pesquisa explorou a possível associação entre as taxas de rendimento escolar com esse desastre. Os indicadores educacionais analisados foram calculados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas. Para analisar a associação entre as taxas de aprovação e os outros indicadores contextuais usamos correlação. O total de instituições analisadas em Mariana foram: em 2015 e 2016, 29 escolas e no período de 2017 a 2019, 28 escolas. Dentre os principais resultados, destacamos: a) não encontramos correlações significativas, na maior parte dos anos, quando relacionamos as taxas de aprovação com os outros indicadores (índice de regularidade docente, adequação da formação docente e nível socioeconômico). Entretanto, por meio dos resultados de cada indicador, é perceptível que aqueles referentes ao trabalho docente necessitam de políticas mais eficazes, pois a rotatividade docente é alta e muitos professores não têm formação adequada à disciplina que lecionam, em grande parte das escolas. O resultado do nível socioeconômico não está de acordo com a literatura, mas parece ter sido influenciado por questões como dados ausentes para muitas escolas; b) as maiores taxas de aprovação concentram-se nos anos iniciais das escolas urbanas, nos níveis 1 e 2 de complexidade de gestão (em uma escala de 1 a 6). A maior dispersão dos dados pode ser observada nas escolas urbanas e rurais de nível de complexidade de gestão 3; c) a variação das taxas de rendimento escolar demonstrou o menor índice de aprovação e, consequentemente, maior reprovação no ano de 2016, o que pode demonstrar uma possível associação com o desastre do rompimento da barragem. Os anos finais foram os mais afetados na área rural. Aqui merece destaque a EM Paracatu de Baixo, que era localizada em uma das áreas mais afetadas pelo desastre. Em síntese, ficou clara a importância da associação dos indicadores, por permitirem indicações como: a necessidade de dar atenção aos índices de reprovação das escolas da cidade, principalmente nos anos finais do ensino fundamental e às escolas que tem complexidade de gestão a partir do nível 3. Este trabalho pode ser apropriado por pesquisadores, profissionais da educação e os resultados podem contribuir para a elaboração de políticas públicas direcionadas aos problemas reais das instituições, principalmente quando a localidade observada foi atingida ou enfrenta um desastre. Pesquisas futuras podem fazer análises mais aprofundadas, por exemplo, adotando métodos que permitam estabelecer um nexo causal entre o desastre ocorrido na cidade e as taxas de rendimento escolar.Item Arquitetura do medo em escolas públicas de Belo Horizonte.(2020) Ambrosio, Poliana Matias; Silva, Luciano Campos da; Silva, Luciano Campos da; Fonseca, Marcus Vinícius; Tosta, Sandra de Fátima PereiraAs ruas das grandes cidades estão marcadas pelo medo da violência. O medo está moldando a paisagem urbana das grandes cidades contemporâneas. E a arquitetura que carrega os signos do medo é chamada de Arquitetura do Medo, presente nas grandes cidades, e que, na presente pesquisa, foi investigada nos espaços de escolas públicas de Belo Horizonte (MG). A investigação apresentou um fenômeno complexo, a Arquitetura do Medo em escolas públicas, com múltiplas causas e diversas formas de manifestação, um fenômeno multidisciplinar, que abarca Educação, Sociologia, Arquitetura e Urbanismo. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva analisar quais os signos do medo podem ser identificados na Arquitetura Escolar de escolas públicas da Rede Municipal de Belo Horizonte. De modo mais específico, o interesse é particularmente a identificação dos tipos de signos do medo presentes na arquitetura escolar, bem como dos locais em que os signos do medo estão localizados no espaço escolar, assim como houve interesse na verificação de possíveis relações entre os signos do medo presentes na escola e o contexto social em que ela está inserida. Para tanto, o estudo buscou a abordagem qualitativa, com técnicas de observação, registros fotográficos e aplicação de entrevista semiestruturada. Participaram sete escolas da rede municipal, responsáveis principalmente pelo Ensino Fundamental e duas diretoras foram entrevistadas. Os resultados mais gerais da pesquisa indicam a presença de elementos da Arquitetura do Medo em escolas públicas e revelam também que as escolas utilizam mecanismos de mitigar o medo de perigos externos e internos a essa. E quanto menos aderem à dinâmica da Arquitetura do Medo, mais se aproximam do conceito de espaços públicos.