Navegando por Autor "Oliveira, Breynner Ricardo de"
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Item Uma análise de trajetórias e contextos das diretrizes curriculares nacionais para formação de professores : da formulação à implementação em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas em duas universidades federais mineiras.(2022) Fichter Filho, Gustavo Adolf; Oliveira, Breynner Ricardo de; Oliveira, Breynner Ricardo de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Gussi, Alcides Fernando; Oliveira, Ana Cristina Prado deObjetiva-se analisar as trajetórias e os contextos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, desde a formulação à sua implementação em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas em duas Universidades Federais mineiras. Apoia-se nas discussões de Diniz-Pereira (2014) sobre paradigmas de formação de professores, e Roldão (2005) sobre profissionalidade docente. Adere-se às perspectivas de Maynard-Moody e Musheno (2003), Rodrigues (2008), Lejano (2012), Ball, Maguire e Braun (2016) e Gussi e Oliveira (2016), considerando a centralidade dos agentes, das trajetórias e dos contextos nos processos de implementação de políticas públicas. Primeiramente, foram analisadas as trajetórias de formulação dos documentos oficiais com base nas dimensões: (i) motivação e participação; (ii) diretrizes para temporalidade e estrutura dos cursos; (iii) profissionalidade docente; (iv) valorização profissional. Posteriormente, através de entrevistas narrativas com implementadores, embasadas em Maynard-Moody e Musheno (2003) e Jovchelovitch e Bauer (2000), analisou-se as trajetórias e os contextos de implementação das diretrizes. Em relação à formulação, as análises revelam uma trajetória de avanços e retrocessos nas concepções que embasam os documentos oficiais: enquanto as DCN/2015 pareciam contribuir para o desenvolvimento das licenciaturas com concepções críticas e perspectivas articuladas de valorização profissional, as DCN/2019 retrocederam nesses sentidos, em consonância com os rumos das conjunturas políticas brasileiras após o golpe de 2016, denunciado por Bastos (2017). Em relação à implementação, as narrativas demonstram trajetórias de implementação com direções opostas nas duas universidades. Como aspectos contextuais que explicam essas trajetórias, destacam-se a influência: dos implementadores, que possuem concepções, trajetórias profissionais e posições específicas; bem como das dinâmicas institucionais, como as estruturas, órgãos e departamentos de cada instituição, com relacionamentos específicos. Por fim, afirmamos as relações e descompassos entre essas duas trajetórias de formulação e implementação.Item Uma análise do Programa Ciência Sem Fronteiras na Universidade Federal de Ouro Preto.(2021) Marques, Tiago Teuber; Oliveira, Breynner Ricardo de; Oliveira, Breynner Ricardo de; Delgado, Victor Maia Senna; Souza, Marcone Jamilson Freitas; Oliveira, Ana Cristina Prado deEsta pesquisa analisa a implementação e os efeitos do Programa Ciência sem Fronteira (CsF) no processo de internacionalização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Propõe-se compreender o cenário político no momento da elaboração do Programa CsF para entender o modelo de política pública apresentada. A análise e sustentada pela revisão da literatura acerca de teorias clássicas sobre o conhecimento, o capital humano e o desenvolvimento social. Busca-se averiguar também os efeitos do Programa CsF na vida acadêmica e profissional dos estudantes contemplados com esse incentivo. Aprofunda-se no tema com uma revisão bibliográfica detalhada, a qual investiga as maiores bases de dados disponíveis. Além disso, contribui-se com uma análise específica que considera as possíveis consequências do Programa, reportadas por estudantes da UFOP, bem como das experiências de profissionais da UFOP, envolvidos no CsF. A metodologia busca analisar os resultados e experiências reportadas por estudantes UFOP que participaram do programa entre os anos de 2012-2017, focando em alunos da graduação. Uma abordagem qualitativa ´e apresentada de forma a sumarizar experiências e relatos, tanto de estudantes quanto gestores institucionais, resultando em uma análise detalhada dos frutos do CsF. Os instrumentos que sustentam a abordagem quantitativa e qualitativa desta dissertação são os seguintes: os dados estatísticos obtidos a partir do painel de controle do sítio eletrônico do Programa CsF; a elaboração de um questionário encaminhado para 300 estudantes contemplados e respondido por 70 destes; e a elaboração de uma entrevista e dois questionários encaminhados e respondidos pelo coordenador de do Programa CsF entre os anos de 2012 e 2013, e pelos coordenadores da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) da UFOP, entre os anos de 2014 até o termino do Programa CsF. A dissertação aborda a revisão da literatura dos seguintes temas: a ideologia do conhecimento, a teoria do capital humano e o papel do Estado desenvolvimentista, além revisão sistemática da literatura. Os estudantes contemplados responderam questões em Escala Likert sobre os efeitos do Programa para o enriquecimento cultural, para o aumento da rede de contatos, para o desenvolvimento acadêmico, para a inserção ao mercado de trabalho e para o processo de internacionalização da UFOP. Finalmente, a partir de entrevistas e questionários encaminhados e respondidos por três gestores envolvidos no Programa CsF, compreende-se a evolução do programa na UFOP e suas peculiaridades, possibilitando uma compreensão precisa sobre os seus efeitos.Item Avaliação da focalização de políticas públicas : o caso do programa nacional escola de gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.(2018) Santos, Lucineide Ferreira dos; Oliveira, Breynner Ricardo de; Rodrigues, Erica Castilho; Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de; Delgado, Victor Maia Senna; Rodrigues, Erica Castilho; Oliveira, Breynner Ricardo deA dissertação avaliou, sobre a perspectiva da focalização regional associada ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o perfil das escolas e/ou municípios atendidos pelo Programa Nacional Escola de Gestores (PNEG). A finalidade do PNEG, conforme definição do Ministério da Educação (MEC), é prover a formação em nível de especialização para gestores das escolas públicas e/ou dos municípios com baixo IDEB com o intuito de elevar a qualidade do ensino público. Para avaliar o PNEG será preciso analisar a focalização da política pública, que trata do direcionamento de determinado programa ou política para um público especifico. Ou seja, a política focalizada é um programa elaborado para um público alvo definido com o intuito de tornar mais eficaz o emprego do recurso público, tornando, assim, o programa pública mais eficiente. Para avaliar a focalização do programa, a pesquisa utilizou uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa. As variáveis coletadas de forma qualitativas para elaboração dos índices foram: IDEB, NSE, Infraestrutura e Complexidade da gestão. A abordagem quantitativa mostrou-se adequada para organizar e sumarizar os dados, sendo esses analisados estatisticamente, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Definidos os indicadores educacionais que seriam trabalhados na pesquisa, iniciou-se o processo de avaliação da focalização das turmas do PNEG. Diante da suspeita de vazamento da política, a pesquisa analisou sobre a perspectiva dos indicadores educacionais o desvio de focalização do PNEG. A partir da avaliação empreendida, identificou-se efeitos positivos e negativos nos índices, tanto na segunda quanto na terceira turma. Para tal, a pesquisa analisou a partir dos resultados desses indicadores a seleção do público-alvo. Baseada no resultado, constatou-se que as três turmas do PNEG apresentaram vazamento ou desvio de focalização de acordo com o estipulado por cada indicador. A combinação de algumas ações tende a minimizar o vazamento ou desvio da focalização, sendo eles: maior presença do Ministério da educação (MEC), como agente regulador do programa; colaboração entre os entes federativos, União, estados e municípios; cooperação entre o MEC e as universidades; avaliação e monitoramento, interno e externo, às instituições ofertantes do PNEG. A avaliação de políticas públicas centradas no aperfeiçoamento de programas, políticas e ações estatais deve ser direcionada a responder as demandas sociais do país, de forma eficiente, eficaz e efetiva.Item Avaliação da implementação do programa de educação remota em Minas Gerais em tempos de pandemia : o que dizem os usuários?(2022) Oliveira, Breynner Ricardo de; Oliveira, Ana Cristina Prado de; Coelho, Jianne Ines FialhoO artigo avalia a percepção dos usuários sobre a implementação do Programa de Educação Remota (Reanp) formulado pelo governo do estado de Minas Gerais. Para tanto, foram monitorados e analisados 388 comentários de professores, alunos e responsáveis relativos a 36 postagens na página oficial do Facebook da Secretaria de Estado de Educação, realizadas entre maio e outubro de 2020. Os dados revelam que a implementação do programa e sua complexidade podem contribuir para a intensificação da desigualdade regional e social, além de apontar para a exclusão de significativa parcela dos usuários. Evidenciam-se tensões em relação às tecnologias, recursos e artefatos, assimetrias de acesso que comprometem o trabalho docente e o desempenho discente. A manifestação dos usuários sobre a implementação do Reanp indica que a emergência da política conduziu a ações verticalizadas e improvisadas, aumento nos níveis de discricionariedade, indução de níveis distintos de comprometimento e motivação.Item Avaliação do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica na UFOP : o pensamento atual, o trabalho educativo e administrativo sob a perspectiva dos egressos.(2019) Coelho, Jianne Ines Fialho; Oliveira, Breynner Ricardo de; Oliveira, Breynner Ricardo de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Teixeira, Beatriz de Basto; Ribeiro, Vanda MendesEsta pesquisa analisa os efeitos e desdobramentos produzidos pelo Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEG), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na gestão das escolas públicas atendidas pelo programa. Para tanto, foram analisados os dados de um survey aplicado a 216 egressos da turma de 2015-2017, gestores escolares da rede pública nas esferas estadual e municipal, e entrevistas realizadas com oito gestores escolares representantes de oito dos dez polos atendidos pelo Programa na UFOP. Três dimensões orientaram a elaboração dos instrumentos de pesquisa e nortearam o desenvolvimento do trabalho de campo, sendo elas: (1) Concepções da gestão escolar nos eixos pedagógico, político e administrativo; (2) O Trabalho cotidiano do gestor e os papeis desempenhados na escola; (3) Os efeitos do curso para a prática do gestor na escola. Com apoio da revisão de literatura, tais dimensões se desdobraram em sete categorias que conduziram o processo de análise dos instrumentos: (1) Trabalho do Gestor; (2) Gestão dos processos administrativos e pedagógicos da escola; (3) Participação democrática na escola; (4) Avaliações externas e qualidade da educação; (5) Redes de cooperação técnico-pedagógica; (6) Autonomia da escola; (7) Formação do gestor escolar. O survey, composto por 68 questões foi enviado por e-mail aos 216 egressos da terceira turma do PNEG na UFOP (2015-2017) e seu retorno foi de 74 respostas, equivalente a 34,25% do total enviado. O roteiro de entrevistas foi composto por 29 questões elaboradas a partir das dimensões citadas, dos itens do survey e da revisão de literatura que versou sobre gestão escolar democrática, formação de gestores escolares, políticas públicas educacionais e de formação docente continuada, avaliações externas e qualidade da educação, accountability, trabalho docente. A análise do survey e das entrevistas revelou que a formação refletiu de forma positiva no desempenho do gestor e na gestão das escolas e para a democratização do espaço escolar. A distribuição do tempo entre as tarefas administrativas e pedagógicas evidenciou a permanente tensão entre esses dois universos. Embora os dados tenham revelado descentralização dos trabalhos desenvolvidos na escola, os relatos, revelaram manifestações de insatisfação quanto às precárias condições de trabalho e o excesso de responsabilização a que os gestores vêm sendo submetidos, seja nas tarefas cotidianas, seja na qualidade do ensino prestado.Item Avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no contexto da Nova Gestão Pública : uma análise do programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto sob a perspectiva dos agentes de base em educação.(2018) Oliveira, Breynner Ricardo de; Pena, Maria Tereza da SilvaEste artigo analisa as percepções dos professores atendidos pelo Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto em relação às avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os professores e membros da equipe de gestão da escola são os agentes públicos de base que traduzem e implementam as políticas públicas desenhadas no nível estratégico pelos diversos governos. Para o caso do Ideb, compreender como esses sujeitos agem e como pensam é importante a fim de desvendar como as avaliações externas têm sido processadas nas escolas e quais possíveis desdobramentos são ali produzidos. A literatura revela que tal indicador tem promovido mudanças na dinâmica cotidiana escolar e no nível das secretarias de educação, muitas vezes impulsionadas por ações de responsabilização em um contexto de políticas públicas de um estado gerencialista. Nesta pesquisa foram realizadas dezesseis entrevistas em oito escolas públicas com a equipe de gestão nos municípios de Mariana, Ouro Preto, João Monlevade e Itabira (Minas Gerais). A análise revelou que as avaliações externas e o Ideb causam um efeito indução na escola, promovendo a vinculação dos professores em relação ao projeto pedagógico, aumento do número de reuniões pedagógicas e uma preocupação com o planejamento curricular. As entrevistas também revelaram que tais movimentos dependem do perfil das lideranças escolares. O envolvimento das equipes de gestão é um aspecto central para que os profissionais que nelas atuam se comprometam nesse processo. Por outro lado, as entrevistas evidenciaram que o Ideb tornou-se um instrumento regulatório das políticas avaliativas educacionais, voltado para a mensuração de resultados, o que contribui para a geração de um mal estar entre os profissionais e as escolas, revelando práticas sutis e naturalizadas de accountability.Item Contextos e trajetórias para a análise de políticas públicas : aportes teóricos para o campo da educação.(2022) Oliveira, Breynner Ricardo de; Alves, Maria Michelle Fernandes; Fichter Filho, Gustavo AdolfO artigo apresenta um modelo de análise de contextos para se compreender as trajetórias de implementação de políticas públicas, fornecendo aportes teóricos e metodológicos para o campo da educação. Parte da necessidade de superação das perspectivas tradicionais que reduzem as políticas a sistemas simplificados e, para tal, considera as dimensões políticas da implementação, apresentando a noção de trajetória. Propõe cinco contextos, entrelaçados: (1) contexto das conjunturas; (2) contexto dos conteúdos da política; (3) contextos institucionais; (4) contexto das experiências; e (5) contexto dos territórios. Os contextos permitem compreender trajetórias por meio de uma cadeia transversal, fluida e dinâmica de processos de tomada de decisão, que mobiliza diversos atores, processos, saberes e práticas. Nossos resultados sugerem um modelo que considera as tensões, as contradições, os desafios, e as inflexões vinculadas à vida das políticas, de modo que as análises sejam mais densas e contextualizadas.Item Dossiê : implementação de políticas educacionais no contexto ibero-americano.(2022) Oliveira, Breynner Ricardo de; Oliveira, Ana Cristina Prado deEste dossiê reúne artigos sobre a implementação de políticas educacionais. No campo da educação, a produção voltada para a análise dos processos de implementação das políticas/programas e suas dinâmicas ainda está se consolidando e é nessa direção que esse dossiê pretende incidir, reunindo 18 artigos que apresentam diferentes abordagens, metodologias e contextos de implementação de políticas educacionais. Desses, 13 são de pesquisadoras(es) vinculadas(os) à Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), rede que tem ativamente mobilizado o campo desde sua criação, em 2014. Os artigos articulam a Ciência Política, a Sociologia, a Antropologia, a Administração Pública e a Educação, e discutem temáticas caras à essa agenda de pesquisa: as trajetórias, os contextos, os arranjos institucionais, as capacidades estatais, as práticas e as estratégias associadas a provisão dos bens e serviços, a atuação das(os) burocratas e das burocracias em suas diversas instâncias e os efeitos da implementação.Item Educação brasileira em perspectiva : o itinerário da política educacional na agenda do estado.(2017) Oliveira, Breynner Ricardo deEste artigo analisa o itinerário da política educacional sob a ótica do Estado brasileiro, resultado da configuração e da materialização das tensões que expressam, historicamente, a capacidade administrativa e gerencial dos governos em implementar decisões em contextos sociais, econômicos e políticos específicos. Ao apresentar uma breve discussão sobre a função social e econômica da escola e como esse processo se deu no Brasil, conclui-se que as políticas educaçionais têm sido constrangidas pela reestruturação produtiva do Estado.Item Educação, pobreza e programas de transferência de renda : a implementação do programa oportunidades no México.(2019) Oliveira, Breynner Ricardo de; Peixoto, Maria do Carmo de LacerdaEste artigo analisa a implementação do Programa Oportunidades no México a partir da perpectiva dos agentes de base vinculados a condicionalidade educacional. Ao adotar a abordagem bottom up para analisar a implementação, a formulação de Lipsky (1980) é o referencial que estrutura o estudo. Os profissionais da educação, os promotores comunitários e as representantes das titulares são os que correspondem à caracterização do autor nesse caso. Foram realizadas 47 entrevistas: nove com o corpo estratégico e gerencial nos níveis nacional e estadual; 38 com agentes locais (duas com profissionais da saúde; 14 com atores da escola, 10 com agentes vinculados ao acompanhamento das famílias e 12 com vocales. Os roteiros para as entrevistas foram adaptados conforme sua posição na hierarquia do programa, contemplando as categorias: desenho institucional e sua operação; percepções sobre o programa e o público-alvo; impressões sobre a condicionalidade educacional e as exigências impostas aos agentes locais. Os dados revelam que a condicionalidade educacional mobilizou os agentes locais, apesar das dificuldades de cooperação institucional, das disputas políticas, das limitações orçamentárias, das oscilações na hierarquização das prioridades sociais e da tutela e dependência, evidenciando aspectos que estão diretamente ligados ao processo de formação do Estado e da sociedade mexicanos.Item Os efeitos não revelados do Programa Bolsa Família a partir da condicionalidade educacional : uma análise com implementadoras locais e mães beneficiárias.(2021) Teixeira, Marisa da Conceição; Oliveira, Breynner Ricardo de; Oliveira, Breynner Ricardo de; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Marins, Mani Tebet Azevedo de; Gussi, Alcides Fernando; Bichir, Renata MirandolaTomando como ponto de partida a condicionalidade educacional do Programa Bolsa Família (PBF), esta pesquisa analisa os efeitos da implementação do programa a partir da interação das implementadoras com as beneficiárias. O PBF é uma política de combate à pobreza mediante transferência condicionada de renda às famílias, viabilizando o atendimento a serviços públicos de saúde, educação e assistência social. Assim, o programa contribui para o rompimento do ciclo intergeracional da pobreza e da exclusão social. Os referenciais que estruturam esta pesquisa são: a teoria de Lipsky (1980) sobre os burocratas de nível de rua e os usos da discricionariedade; Maynard-Moody e Musheno (2003), sobre julgamentos morais e a reprodução de valores e normas dominantes presentes na discricionariedade dos implementadores. Para tratar dos efeitos da implementação, apoia-se em Dubois (2015; 2020), Pires (2019), Marins (2017) e no conceito sociológico de estigma de Goffman (1982). Bartholo et al. (2019), Auyero (2011) e Molyneaux e Thomson (2016) orientaram a discussão sobre o estigma das mulheres. Realizou-se pesquisa sistemática de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo no município de Ouro Preto, Minas Gerais. Foram selecionados dois equipamentos públicos: uma escola municipal e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) situados no mesmo território em situação de vulnerabilidade. Os dados advêm de 12 entrevistas semiestruturadas realizadas com implementadoras locais: uma cadastradora do PBF e uma assistente social trabalhadoras do CRAS; cinco profissionais da educação (diretora, pedagoga, secretária escolar e duas professoras); e cinco mães. As entrevistas abrangeram duas dimensões: (1) Percepções e práticas das implementadoras e das beneficiárias e (2) Cotidiano de interação. As burocratas e beneficiárias têm uma percepção do PBF como uma “ajuda” do governo que coaduna sobre não se tornar cidadão, mas sim paciente do Estado. Existe um julgamento na sociedade e que reflete nas ideias, percepções, crenças e valores das agentes implementadoras de que a mulher deve gastar o dinheiro com os filhos e com a casa. As mães que direcionam o dinheiro do PBF para outros fins que não com as crianças e com a casa são estigmatizadas. As atuações são diferentes para as implementadoras locais da assistência social e da educação. Efeitos não revelados da política são resultantes de preconceitos sobre os beneficiários, estigmatizando-os. Por outro lado, os dados analisados trazem à superfície um entrelaçamento de efeitos positivos e negativos que, a partir da discricionariedade das implementadoras, se refletem em efeitos da implementação cotidiana do PBF nos territórios.Item Efeitos sociais derivados da implementação de políticas públicas : uma análise do Programa Bolsa-Família.(2022) Teixeira, Marisa da Conceição; Oliveira, Breynner Ricardo deA partir da condicionalidade educacional do Programa Bolsa Família (PBF), o artigo analisa os efeitos da implementação na interação cotidiana das burocratas de nível de rua com beneficiárias. Os dados derivam de entrevistas realizadas com sete implementadoras que atuam em uma escola municipal e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) localizados em um território com alta vulnerabilidade social em Ouro Preto, Minas Gerais. As entrevistas revelam os efeitos perversos e seus entrelaçamentos, associados à interação cotidiana entre implementadoras e beneficiárias: preconceitos; estigmas sobre as famílias; reforço de repertórios morais; classificações; controles sociais e julgamentos.Item A eficiência das escolas brasileiras nos anos iniciais do ensino fundamental.(2019) Souza, Matheus Gomes do Carmo de; Delgado, Victor Maia Senna; Delgado, Victor Maia Senna; Souza, Igor Viveiros Melo; Oliveira, Breynner Ricardo deA presente dissertação busca entender o grau eficiência das escolas municipais que ofertam os Anos Iniciais do ensino fundamental. Para isso o estudo se propõe a construir um índice de eficiência por escola através do Data Envopment Analysis (DEA) sob Retornos Constantes de Escala, corrigido por Bootstrap para tratamento dos outliers e também um índice de Malmquist, que mensura ganhos de produtividade e depois a entender quais fatores relacionados aos alunos e ao contexto da escola influenciam esse índice, com base na estimação de um Feasible Generalized Least Square (FGLS), correspondente ao segundo estágio de um modelo de Data Envopment Analysis (DEA) em dois estágios. Optou-se então por dividir a dissertação em duas partes, a primeira se preocupa em contextualizar e construir o índice, demonstrando como as escolas eficientes estão distribuídas pelo Brasil. A segunda trabalha a importância dos fatores citados acima, buscando evidenciar algumas medidas possíveis para a melhorar a eficiência das escolas.Item “Eu não tenho cara de estudante de medicina” : trajetória de um estudante e os guichês discriminantes na universidade pública.(2022) Fernandes, Natália Rigueira; Oliveira, Breynner Ricardo deO artigo analisa a trajetória de um estudante de camada popular, as interações com guichês discriminantes em uma universidade pública mineira e suas percepções sobre seu cotidiano como estudante-alvo de políticas sociais. A partir de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma entrevista-narrativa, contemplando quatro dimensões: (1) sua trajetória familiar e escolar antes do ingresso na universidade; (2) estratégias e percepções sobre políticas de inclusão social que contribuíram para seu ingresso na universidade; (3) sua experiência como estudante de Medicina e as interações com os pares; (4) sua interação com os setores na universidade, nos seus guichês. Os resultados indicam mudança no perfil socioeconômico nas universidades públicas a partir do governo Lula e o ingresso dos “estudantes improváveis”, por meio da Lei de Cotas e outras políticas destinadas às famílias. Revelam, também, guichês discriminantes e estigmas que se processam, a partir da reprodução de desigualdades no processo de implementação de políticas.Item Formação continuada de professores da educação básica : mídias na educação na sociedade do conhecimento e da informação.(2013) Tonini, Adriana Maria; Oliveira, Breynner Ricardo deEste artigo tem como objetivo analisar as potencialidades do Curso de Especialização em Mídias na Educação (CEME) ofertado pela Universidade Federal de Ouro Preto através da modalidade à distância para professores da educação básica. A partir da utilização e desenvolvimento de mídias (rádio, TV, vídeo, informática e impressa) aplicadas à prática pedagógica, espera-se que o educador seja capaz de produzir e articular conteúdos coerentes com a proposta pedagógica da escola, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. Diante do imenso potencial pedagógico das mídias contempladas nesse curso, espera-se fomentar um processo de reflexão e transformação que se materialize nas instituições escolares, comprometidas com a formação de profissionais qualificados através do desenvolvimento de propostas inovadoras e de projetos criativos, ousados e desafiadores.Item A formação continuada de professores para a educação das relações étnico-raciais na modalidade a distância : a experiência do curso Uniafro/UFOP.(2017) Peixoto, Silvana Vanessa; Santos, Erisvaldo Pereira dos; Santos, Erisvaldo Pereira dos; Oliveira, Breynner Ricardo de; Santos, Silvani Valentim dosEste estudo tem como objetivo identificar e analisar os limites e possibilidades da Educação a Distância (EAD) na formação continuada de alunos do Curso de Especialização Uniafro: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, conforme a percepção desses sujeitos durante o processo de ensino e de aprendizagem a distância. O Curso Uniafro foi ofertado no período de 2014 a 2016 pelo NEABI/UFOP, em parceria com a SEPPIR/MEC, para alunos vinculados a cinco Polos de Apoio Presenciais, com o objetivo de contribuir para a construção do conhecimento sobre a temática das relações étnico-raciais e estimular práticas educativas que visem implementar a Lei Nº 10.639/2003. Esta pesquisa foi ancorada em três eixos principais. No primeiro foi apresentada a EAD, no tocante à sua evolução, regulamentação e especificidades do processo de ensino e aprendizagem. No segundo procurou-se delinear as políticas públicas de formação continuada e a utilização da EAD como estratégia para essa formação. O terceiro eixo ocupou-se de apresentar a educação das relações étnico-raciais, a importância de se compreender e interferir nos currículos, o contexto de surgimento da Lei 10.639/2003, o Programa Uniafro e a institucionalização e contribuições dos NEABs para a formação continuada de professores. Além desses aspectos, foram apresentadas as pesquisas realizadas no período de 2003 a 2015, que investigaram cursos de formação continuada de professores sobre a temática da Lei 10.639/2003, visando conhecer as experiências e as metodologias adotadas para a oferta de Cursos a distância. Para melhor analisar o campo investigativo, apresentou-se o Curso Uniafro da UFOP, no tocante à sua concepção, planejamento e execução. Em seguida foi apresentada a investigação dos dados referentes à pesquisa de campo desenvolvida na UFOP, um estudo de caso com 20 alunos, matriculados no Curso Uniafro e vinculados ao Polo de Apoio Presencial do Município de Ponte Nova/MG, no qual foi enfocado o perfil dos alunos, as experiências anteriores ao Curso Uniafro, o processo de aprendizagem a distância e os desafios e vantagens encontradas durante o Curso. Os procedimentos metodológicos adotados compreenderam a análise documental sobre o Curso Uniafro e a aplicação de questionário por meio de correio eletrônico. Os dados obtidos permitiram a elaboração de considerações acerca do processo de ensino e de aprendizagem a distância sobre a temática das relações étnico-raciais, sob o ponto de vista dos alunos. Os resultados revelaram que os alunos possuíam maturidade e domínio das TICs necessários para o estudo a distância, além de possuir conhecimento sobre a temática. Foram identificados os limites da EAD para a formação continuada dos alunos, como as dificuldades de organização para o estudo, de comunicação e interação por meio do AVA – plataforma Moodle, além da elaboração do TCC. Como possibilidades foram localizadas, a flexibilidade, a possibilidade de conciliar estudo e trabalho, de conhecer novos materiais e práticas educativas aliadas às TICs, além de ter contribuído para a reorganização de práticas e concepções. Pode-se concluir que, apesar dos desafios, o Curso Uniafro conseguiu contribuir para a formação continuada dos seus alunos sobre a temática das relações étnico-raciais nos espaços educativos.Item Formação de professores na modalidade a distância : uma análise da atuação da equipe polidocente no programa escola de gestores.(2019) Oliveira, Breynner Ricardo de; Coelho, Jianne Ines Fialho; Campos, Magna das Graças; Flausino, Camila CarolinaEste artigo explicita e analisa as estratégias desenvolvidas pela equipe polidocente do Programa Nacional Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto voltada para a formação dos gestores educacionais de Minas Gerais. A equipe polidocente na universidade participou ativamente do processo formativo e construiu um conjunto de estratégias voltadas para a promoção da interação, do letramento e da formação no ambiente virtual. Ao compreender as especificidades dos cursistas, suas demandas e realidades, é possível afirmar que, a partir do desenho pedagógico adotado, as ações empreendidas pela equipe mobilizaram os saberes dos cursistasgestores e, valorizadas as experiências desses sujeitos, contribuíram para que as intervenções realizadas nas escolas fossem significativas.Item A gestão educacional na interface do IDEB e das avaliações externas : uma análise a partir das percepções de egressos do Programa Nacional Escola de Gestores.(2018) Mendes, Daiane Ansaloni; Matos, Daniel Abud Seabra; Oliveira, Breynner Ricardo de; Matos, Daniel Abud Seabra; Oliveira, Breynner Ricardo de; Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo; Munhoz Alavarse, OcimarO objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção de egressos do Programa Nacional Escola de Gestores (PNEG) sobre os usos e as implicações dos resultados das avaliações externas e do Ideb no cotidiano de trabalho das escolas. Utilizamos os dados de uma pesquisa vinculada ao Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No total, participaram 116 egressos das turmas de 2012, 2013 e 2015 do PNEG oferecido pelo CEAD. Utilizamos uma abordagem quantitativa tendo como instrumento para a coleta de dados o questionário, que foi enviado por e-mail. A análise do questionário foi feita, principalmente, por meio de estatística descritiva, mas também por meio de análise fatorial exploratória. Na primeira etapa, realizamos uma revisão da literatura sobre usos e as implicações das avaliações externas e do Ideb. A segunda etapa consistiu na aplicação do questionário. Dentre os principais resultados, destacamos: a) Na revisão da literatura, os estudos apontaram para muitos usos que as escolas têm feito dos resultados das avaliações externas e do Ideb; b) A grande maioria (86,3%) “concorda parcialmente” ou “concorda totalmente” que o Ideb tem produzido mudanças nas escolas; c) A análise fatorial indicou que os usos do Ideb feitos pelas secretarias de Educação podem ser agrupados em dois fatores (construtos): 1- Ações pedagógicas direcionadas às escolas (ex.: planejamento das atividades pedagógicas); 2- Estratégias de gestão da secretaria de Educação e responsabilização no nível da escola (ex.: como componente da política de avaliação docente); d) A maioria (56,9%) considera que as avaliações externas contribuem muito com o trabalho na escola e 67,3% afirmaram que usam as avaliações externas “frequentemente” ou “sempre”; e) A análise fatorial indicou que os usos das avaliações externas nas escolas podem ser agrupados em três fatores: 1- Modificação do trabalho pedagógico do professor (ex.: planejamento de atividades de acordo com as matrizes de referência da avaliação externa); 2- Modificação da gestão escolar (ex.: elaboração de Plano de Ação Escolar, estabelecendo objetivos/metas a serem atingidos); 3- Avaliação do trabalho dos profissionais da escola (ex.: avaliação do trabalho da direção); f) A análise fatorial indicou que os usos das avaliações externas feitos pelas secretarias de Educação podem ser agrupados em dois fatores: 1- Ações pedagógicas direcionadas às escolas (ex.: definir as estratégias de formação continuada); 2-Estratégias de gestão da secretaria de Educação e responsabilização no nível da escola (ex.: políticas de incentivos salariais); g) Tomados em conjunto, os resultados da nossa pesquisa confirmam o forte efeito de indução do Ideb e das avaliações externas no cotidiano de trabalho das instituições escolares. Por fim, nossa pesquisa contribuiu para compreender como os profissionais da Educação têm percebido as avaliações externas e o Ideb no cotidiano de trabalho.Item O gestor escolar na educação básica : a formação e as práticas gestoras nas escolas públicas estaduais nos municípios de Mariana e Ouro Preto/MG.(2019) Oliveira Júnior, José Antônio de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Oliveira, Breynner Ricardo de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Haas, Celia MariaPesquisar o cotidiano escolar a partir das práticas gestoras e da trajetória de diretores, pedagogos e não-pedagogos, da rede estadual de Educação Básica nos municípios de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais, surgiu da hipótese de que a falta de formação sobre gestão escolar nas diversas licenciaturas, e a falta de obrigatoriedade de formação continuada para a função na rede estadual mineira, poderia ocasionar dificuldades no desenvolvimento da própria prática e na compreensão do papel da direção escolar. Com base na inquietação que direcionou a construção deste trabalho, propôs-se como objetivo geral pesquisar as práticas gestoras a partir do cotidiano escolar, sob a ótica e a trajetória dos gestores das escolas de Educação Básica, nos municípios de Mariana e Ouro Preto/MG. Nos objetivos específicos buscamos identificar os gestores escolares, pedagogos e não-pedagogos, atuantes nas instituições estaduais de educação básica dos municípios de Mariana e Ouro Preto/MG; Conhecer as trajetórias de formação inicial e continuada dos gestores em exercício; verificar os atos previstos no plano de trabalho destes gestores para com os docentes, os discentes, os funcionários e a comunidade atendida; e o que os instigou a seguir nesta carreira. Para tanto, nas discussões sobre Gestão Escolar e Educacional recorremos às contribuições teóricas de Lück (2000); Paro (2015); Paschoalino (2017) e outros mais. Em relação às abordagens metodológicas nos embasamos em Alves-Mazzotti et al. (2004); Manzini (2012) e outros. E sobre a análise do corpus construído nos sustentamos nas contribuições de Bardin (1977), por meio dos grifos de Franco (2005). A partir dos propósitos deste estudo optou-se por adotar a abordagem qualitativa, constituída por pesquisa bibliográfica, com a realização de entrevistas não-estruturadas. E para a análise dos dados a metodologia utilizada foi a análise de conteúdo. Para a construção do corpus da pesquisa foi aplicada uma entrevista não-estruturada que permitiu apurar a trajetória dos diretores participantes a cerca da formação inicial e continuada, os aspectos inerentes as instituições em que atuam, as complexidades na atualidade, e seus anseios. Os resultados mostram que tanto os diretores não-pedagogos quanto os formados em pedagogia encaram as complexidades do cotidiano escolar com as mesmas dificuldades, e que se sentem desassistidos em relação ao sistema educacional, sobretudo no que diz respeito à administração financeira da verba pública, que passa por um árduo momento de escassez. Mas, que também se veem realizados à medida que consegue transformar algumas realidades, alavancar a instituição que gerem e prospectar melhorias para a Educação. Desta maneira, espera-se, com este estudo, estruturar reflexões que corroborem a compreensão e a relevância da gestão escolar na promoção da Educação Básica de qualidade.Item IDEB, avaliações externas e gestão educacional : percepções de gestores escolares sobre usos e implicações.(2018) Matos, Daniel Abud Seabra; Oliveira, Breynner Ricardo de; Tripodi, Maria do Rosário FigueiredoBuscamos, a partir da percepção de gestores, conhecer as lógicas de gestão escolar em municípios mineiros, por meio da sua interface com iniciativas de medida e avaliação federais. No total, participaram cinco escolas públicas de quatro municípios do estado de Minas Gerais. Realizamos entrevistas semiestruturadas individualmente com cinco gestoras. Utilizamos uma abordagem qualitativa, sendo as entrevistas analisadas por meio de análise de conteúdo. Nesse sentido, empregamos as seguintes categorias analíticas: a) modificação da gestão escolar; b) IDEB e qualidade em educação; c) modificação do trabalho pedagógico do professor. Em síntese, nossos resultados apontam para um forte efeito de indução que as avaliações externas e o IDEB têm produzido nas escolas e nos profissionais da educação, o que envolve questões como o estabelecimento de metas, monitoramento intenso das escolas e replanejamento institucional. Portanto, identificamos diversos usos e implicações do IDEB e avaliações externas. Tomados em conjunto, nossos resultados corroboram a literatura educacional.