DEEDU - Departamento de Educação

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    Práticas docentes criativas e histórias de formação : um estudo de caso.
    (2015) Oliveira, Débora Pereira; Silva, Dener Luiz da; Cavalcante, Rita Laura Avelino
    O presente estudo investiga o desenvolvimento criativo de uma professora cujas práticas foram consideradas estimuladoras da criatividade, segundo indicação de pares e alunos de uma escola pública de São João del Rei - MG. A pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, reúne reflexões sobre elementos identificados na atividade docente do sujeito e sua relação com experiências de formação pessoal, educacional e profissional no tocante a barreiras ao desenvolvimento criativo e a fatores que facilitam esse desenvolvimento. Entrevistas semiestruturadas e a aplicação do teste Pensando Criativamente com Figuras (Wechsler, 2004) revelaram traços criativos que encontram origem em arranjos particulares nos quais experiências tanto favoráveis quanto inibidoras do desenvolvimento da criatividade contribuíram para a construção de uma prática estimuladora, no caso do presente estudo. Os resultados apontam a pertinência de uma discussão acerca da inclusão de elementos da criatividade e subjetividade nos cursos de formação, com o propósito de estimular a motivação do aluno para a aprendizagem.
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    A docência no curso de pedagogia-licenciatura : o que dizem os professores sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais.
    (2017) Albuquerque, Helena Machado de Paula; Haas, Celia Maria; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    Este artigo apresenta o que dizem os professores que atuam nos cursos de Pedagogia, nas instituições envolvidas na pesquisa “O significado de ser Pedagogo para os alunos do novo curso de Pedagogia-Licenciatura”, desenvolvida nos anos de 2010 e 2011, tendo como campo três universidades: uma instituição privada, uma municipal e outra federal, localizadas em dois estados da região sudeste do Brasil. Adotou-se no processo investigativo uma metodologia com abordagem qualitativa, com pesquisa documental da legislação e dos projetos pedagógicos das instituições. Três categorias fundamentaram a investigação: o significado de ser pedagogo, o projeto pedagógico e o currículo e a nova legislação. Em 2006, foi aprovada a Resolução nº 1, do Conselho Nacional de Educação, que instituiu as novas diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia (DCNs). Conquanto, estas diretrizes, não tenham impedido a formação dos profissionais da educação, a dificultou pelo excesso de atributos exigidos na formação do professor. Os resultados da pesquisa apontam que nos cursos implantados após 2006, os professores percebem a incorporação do conceito de Profissional da educação na formação para a gestão no curso de Pedagogia. No curso mais antigo, os professores julgam que, embora as diretrizes não impeçam, inviabilizam na prática a formação do gestor e sentem dificuldade para se desvencilhar da cultura anterior do curso, mostram certa nostalgia em relação a esse e apontam que não houve a discussão necessária com quem iria implantá-las. Há uma concordância nos três grupos de que houve inovação nos projetos pedagógicos após a aprovação das diretrizes, destacando-se o esforço na integração teoria e prática e na ampliação do espaço para as metodologias de ensino da Educação Básica. A maioria dos professores entrevistados afirma que os projetos pedagógicos dos cursos em que atuam assumem a formação do licenciado com todos os requisitos previstos pelas DCNs. As instituições apresentaram em comum o desafio para articular a formação geral e específica do Pedagogo, contemplando todos os pré-requisitos oficiais para a formação do licenciado.
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    Contribuições do OBEDUC como pesquisa em rede para a formação do professor.
    (2016) Farias, Isabel Maria Sabino de; Jardilino, José Rubens Lima; Silvestre, Magali Aparecida
    A pesquisa implica em processos de apropriação e de construção do conhecimento, por isso mesmo é fundamental ao professor, responsável por mediar à aprendizagem dos discentes. Esta compreensão, entre outros fatores, tem servido de esteio à indução de políticas abrangentes como o Programa Observatório da Educação (OBEDUC), ação implementada em 2006 pela CAPES, visando robustecer a formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica. Neste escrito discute-se experiência investigativa em rede apoiada pelo OBEDUC, com ênfase na sua contribuição para a formação em pesquisa de professores e a sistematização de informações sobre desenvolvimento profissional docente e a inovação pedagógica no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). A análise objetiva, portanto, evidenciar o potencial do Programa Observatório da Educação nessas duas frentes: a produção de conhecimento sobre temas pulsantes na Educação Básica, de um lado, e, a formação de novos pesquisadores na área, de outro.
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    A formação docente no contexto da Universidade Aberta do Brasil.
    (2017) Pereira, Daniela de Oliveira; Mendes, Cláudio Lúcio; Mendes, Cláudio Lúcio; Paulo, Jacks Richard de; Martins, Ronei Ximenes
    Esta pesquisa analisa a formação continuada de professores feita na Educação a Distância (EAD), no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e a apropriação de seus dispositivos tecnológicos. Levando em consideração que a EAD vem ocupando lugar de destaque nas políticas educacionais, estas discussões devem ir além de aspectos operacionais e direcionar-se tanto para as dimensões sociais e histórico-culturais que permeiam os procedimentos de ensino-aprendizagem quanto para a compreensão dos usos dos artefatos tecnológicos na formação da subjetividade docente. Portanto constitui objetivo desta dissertação problematizar como os usos das tecnologias e a diversidade cultural têm sido inseridos na formação de professores por meio da EAD, especificamente no contexto da UAB, que é ação resultante de uma política pública. O estudo se insere na perspectiva da abordagem qualitativa, com uso da pesquisa bibliográfica e documental. Para o desenvolvimento do trabalho, são feitas aproximações com os Estudos Foucaultianos da subjetivação e dos procedimentos microfísicos de poder-saber e, como inspiração, com a argumentação baseada nos Estudos Culturais. Além disso, consideram-se leis, decretos, resoluções, portarias e outros documentos oficiais que se referem à UAB, no período de 2005 a maio de 2017, para identificar a centralidade hegemônica de ideias neoliberais e de interesses privados nesses discursos. Mas se destaca que as formas como são inseridos os dispositivos tecnológicos e a diversidade cultural na formação docente ficam a cargo de cada instituição de Ensino Superior consorciada, que tem autonomia para definir, nos projetos político-pedagógicos dos cursos a distância, o currículo, o material didático, a forma de avaliação, a gestão, a equipe, a infraestrutura, entre outros itens. Assim, podese dizer que a UAB, segundo o aspecto foucaultiano, é uma forma de governo que conduz a formação de professores por meio da EAD e orienta o que deve ser e o que priorizar. Como ação decorrente de uma política pública, a UAB se expandiu com promessas inovadoras, modernizantes e democratizantes no campo da formação, mas, na verdade, constituída por mecanismos e estratégias que produzem jogos de poder e verdades sobre os professores e a formação docente.
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    Concepções de alfabetização e letramento : a voz de professoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – no município de Ouro Preto – MG.
    (2017) Correa, Regina Aparecida; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Jorge, Gláucia Maria dos Santos; Maciel, Francisca Izabel Pereira
    O presente trabalho teve como objetivo geral analisar concepções acerca dos processos de alfabetização e letramento de cinco professoras alfabetizadoras do município de Ouro Preto – MG, que participaram da formação continuada no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, em 2013. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados documentos públicos, questionários e entrevistas. Participaram da pesquisa quatro das cinco orientadoras de estudos do município de Ouro Preto e cinco professoras participantes do PNAIC. Os dados coletados foram analisados com base, especialmente, nos seguintes autores: Albuquerque e Morais (2006), Ferreira e Leal (2006), Ferreiro e Teberosky (1986), Morais (2012), e Soares (2004, 2011, 2012, 2014, 2015, 2016). A análise dos dados aponta que a terceira unidade dos cadernos de formação, relacionada ao sistema de escrita alfabética e à consciência fonológica, foi a que marcou com mais intensidade as professoras alfabetizadoras, de modo especial, porque possibilitou a compreensão teórica de alguns conceitos que as professoras já desenvolviam na prática, como a consciência fonológica. Com relação ao letramento, embora seis das oito unidades do curso apresentassem um ou mais objetivos relacionados à alfabetização na perspectiva do letramento, verificamos, por meio do depoimento das professoras, algumas dificuldades em conceituar letramento ou mesmo de citar atividades relacionadas a ele. Assim, concluímos que, embora haja tentativas de alfabetizar no contexto de letramento, é possível perceber certa dificuldade relativa a isso e a priorização de uma das facetas do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita: a alfabetização.
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    Estações da escrita de si : trajetórias formativas de professores de matemática em memoriais.
    (2017) Oliveira, Iara Letícia Leite de; Carvalho, Rosana Areal de; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Carvalho, Rosana Areal de; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Ferreira, Ana Cristina; Nacarato, Adair Mendes
    Esta pesquisa tem como objeto de estudo a trajetória formativa de professores de Matemática e está problematizado em torno da seguinte questão: Que elementos da trajetória formativa um grupo de professores de Matemática desvela no decorrer da escrita de si no memorial de formação? Tem como objetivo geral tecer uma compreensão de aspectos da trajetória formativa desses professores de Matemática ao narrarem sobre sua história de vida por meio do memorial de formação e, como objetivos específicos: (i) compreender como se desvela as trajetórias de formação percorridas por esses professores; (ii) identificar os elementos que emergem na construção do “ser professor” a partir dos memoriais de formação produzidos pelos professores. Do ponto de vista metodológico, adotamos a abordagem qualitativa e a perspectiva do Método Biográfico. Como colaboradores da pesquisa tivemos seis professores de Matemática, estudantes de um Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, cuja colaboração se deu através do questionário e da escrita de um memorial de formação que constituiu o corpus de análise. Os dados provenientes desses instrumentos foram analisados com base na Análise de Singularidades e Convergências. Por essas narrativas percebemos que esses professores, de modo geral, percorreram caminhos, apesar de particulares, com muitas aproximações. A trajetória formativa desses professores se constituiu na escolarização, nas vivências familiares, na licenciatura em Matemática, no mestrado e em outros espaços, articulada às experiências na sala de aula, onde se consolida o saber e o saber-fazer e se constrói o aprendizado para o processo de tornarem-se professores. Ao narrarem lembram-se das pessoas que fizeram parte de suas vidas apoiando ou incentivando. São unânimes as lembranças dos professores que tiveram, apontando as características do que consideram um bom professor e aquilo que desejam ser como profissionais, tomando-os como referenciais. Sobre o início da docência contam sobre o cotidiano da profissão, as tensões nesse local, as dificuldades com a indisciplina dos alunos, dentre outras questões que permeiam esse ambiente. Exercendo a profissão buscam cursos para aprimorar as habilidades e conhecer outras metodologias, dentre eles aparece o mestrado. No contexto dessas vivências, constatamos que a constituição como docentes ocorre em diversas etapas, em que vão construindo saberes, crenças e valores. Portanto, essa constituição se dá durante toda a trajetória de vida do sujeito.
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    Portfólio e avaliação da aprendizagem sobre natureza da ciência de uma licencianda em um curso de formação inicial.
    (2017) Fernandes, Gabriella Leone; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Almeida, Sheila Alves de; Barbosa, Luís Gustavo D'Carlos
    Vários estudos apontam a importância de inserir o tema Natureza da Ciência (NC) no ensino de Ciências, por possibilitar uma visão mais ampla sobre ciência e o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. Nesse sentido, tornase necessário pensar em como promover discussões sobre o tema em cursos de formação de professores de ciências e como avaliar tais cursos e os conhecimentos desenvolvidos pelos docentes. Pesquisas têm buscado promover e investigar a compreensão sobre ciência dos professores. Um número significativo de instrumentos de pesquisa já foram propostos com esse objetivo, destacandose, entre eles, questionários, situaçõesproblemas e entrevistas. Problemas quanto aos instrumentos e a avaliação a que se propõem têm sido apontados pela literatura. Além disso, pelos instrumentos, há certa unanimidade em apontar a compreensão limitada sobre ciência dos professores de ciências, classificando suas visões em ingênuas ou deformadas. Levandose em consideração tal problemática, nessa pesquisa utilizamos uma forma alternativa para avaliar o conhecimento sobre NC de professores em um curso de formação inicial que se destinava a instruílos sobre o tema. Esse estudo tem como objetivo analisar o entendimento sobre ciência de uma licencianda em química e como o portfólio possibilitou avaliar seus conhecimentos sobre o tema, durante sua participação na 1a etapa do curso de formação inicial sobre NC, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) subprojeto Química. O curso tinha como principal objetivo proporcionar uma visão mais ampla sobre NC aos futuros professores de química, elaborar e desenvolver planos de aula e sequências didáticas com este foco nas aulas de química das escolas públicas participantes do projeto. O curso aconteceu durante 3 semestres e todos os participantes produziram textos semanalmente com intuito de propiciar suas reflexões sobre o aprendizado no curso. Realizamos uma análise documental a fim de identificar no conjunto de textos que faziam parte do portfólio elaborado por uma licencianda seu entendimento sobre ciência e o desenvolvimento desse conhecimento. Com intuito de sistematizar a análise do portfólio, optamos pela análise de conteúdo. Buscamos identificar também os aspectos de NC ressaltados por ela, e se eles foram justificados ou exemplificados, a partir dos contextos vivenciados. A análise indica que a participação da licencianda no curso de formação inicial contribuiu para que ela desenvolvesse uma visão ampla sobre ciência, sendo que a metodologia empregada no curso, a utilização de uma abordagem explícita e contextualizada de NC, assim como o engajamento da mesma, foram primordiais para isso. Além disso, o portfólio como instrumento de avaliação possibilitou a compreensão mais profunda dos conhecimentos da licencianda sobre NC. A pesquisa trás contribuições significativas para a formação de professores, no que diz respeito a potencialidade de casos históricos e contemporâneos para promover a aprendizagem de NC de professores de ciências e do portfólio como instrumento de avaliação e reflexão.
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    Percepções de acadêmicos de licenciatura em educação física sobre a profissão docente e suas relações com o estágio curricular supervisionado.
    (2016) Rocha, Maria Teresa Sudário Rocha; Paixão, Jairo Antônio da; Paixão, Jairo Antônio da; Oliveira, Marilene Nogueira e; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara
    O objetivo do estudo foi analisar, nas percepções de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), possíveis construções e reconstruções da identidade profissional docente em períodos de realização dos estágios supervisionados. A pesquisa foi qualitativa do tipo descritiva, e participaram 11 acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFOP que se encontravam entre o sexto e oitavo períodos letivos do curso. Para a coleta de dados, foi utilizado um Roteiro de Entrevista semiestruturada criado a partir de uma revisão literária, e, para a análise dos dados, foi empregada a Análise de Conteúdo. Foi encontrado, no presente estudo, que o estágio colaborou para a (re)construção da identidade profissional de parte dos entrevistados, por gerar ressignificações do ambiente escolar, da Educação Física e dos professores que os acompanharam nas escolas escolhidas.
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    Saberes docentes e ensino de matemática para alunos com deficiência visual : contribuições de um curso de extensão.
    (2017) Martins, Marileny Aparecida; Ferreira, Ana Cristina; Ferreira, Ana Cristina; Nunes, Célia Maria Fernandes; Healy, Siobhan Victoria
    Embora a legislação brasileira tenha avançado no sentido de promover a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares, observa-se uma profunda distância entre o que ela e a literatura na área propõem e a prática cotidiana na maioria das escolas do país. Uma parte significativa dessa problemática relaciona-se à dificuldade dos professores para lidar com as demandas advindas da inclusão escolar e de serem reduzidas as oportunidades existentes na formação inicial, e mesmo na continuada, de sensibilização e construção de saberes coerentes com essa realidade. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, se insere no campo da Formação de Professores para uma Educação Matemática Inclusiva e teve como propósito analisar possíveis mobilizações de saberes relacionados ao ensino de Matemática para alunos com deficiência visual, por professores e futuros professores participantes de um curso de extensão. Embasados teoricamente na literatura sobre saberes docentes, inclusão e ensino de Matemática para pessoas com deficiência visual, construiu-se e desenvolveu-se um curso extensão do qual participaram professores, futuros professores, monitores e intérpretes de Libras. Os procedimentos metodológicos envolveram: observação, questionário, diário de campo, gravações em áudio e vídeo dos encontros e registros produzidos pelos participantes ao longo do curso de extensão. A análise dos dados produzidos pelos participantes com formação em Matemática (uma professora e quatro licenciandos) estruturou-se em três dimensões: o trabalho coletivo e a socialização de saberes; as reflexões sobre o ensino de Matemática em uma perspectiva inclusiva; e aprendendo a ensinar Matemática em perspectiva inclusiva. Os resultados evidenciam que o curso de extensão, além de sensibilizar os participantes em relação à Educação Matemática Inclusiva, contribuiu para a mobilização de saberes relacionados ao ensino de Matemática para alunos com deficiência visual em classes regulares tanto em relação ao conteúdo matemático e sua didática quanto relacionados à organização da classe e produção de materiais.
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    A formação inicial de educadores de jovens e adultos nas universidades federais de Minas Gerais : a perspectiva dos pedagogos em formação.
    (2016) Queiroz, Ana Helena Oliveira; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Porcaro, Rosa Cristina; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), cujo objetivo geral foi investigar as condições propostas nos cursos presenciais de Pedagogia para a formação inicial do educador de jovens e adultos nas Universidades Federais de Minas Gerais. Como objetivos específicos, buscou-se mapear os cursos de licenciatura em Pedagogia existentes em Minas Gerais; delinear a identidade formativa desses cursos em relação à Educação de Jovens e Adultos; e identificar os desafios que os graduandos que têm interesse profissional por essa modalidade de ensino enfrentam em sua trajetória formativa. O estudo utilizou-se das abordagens qualitativa e quantitativa. Na perspectiva desta última, foi aplicado um questionário para os graduandos dos cursos de Pedagogia, com questões fechadas. Uma abordagem mais qualitativa foi utilizada na pesquisa documental, quando analisados os projetos pedagógicos, e ao tratamento das questões abertas do questionário. A aplicação deste ocorreu via internet, por meio do Sistema on-line Google Drive. O campo de estudo desta pesquisa foi formado pelas Universidades Federais de Minas Gerais que possuem o curso presencial de licenciatura em Pedagogia, totalizando nove Instituições. O foco foi a compreensão do olhar e da percepção do aluno concluinte do curso de Pedagogia com relação ao processo de formação que possibilite a sua atuação na EJA. Os resultados indicaram que oito Instituições concordaram com a realização da pesquisa. Contou-se com um público de 45 graduandos, em sua maioria do sexo feminino, solteiros, com a faixa etária entre 18 e 24 anos. Constatou-se com base nas falas dos graduandos que estes acreditam na importância de uma formação para o docente que seja específica e voltada para a EJA. Além disso, verificou-se que os cursos de Pedagogia possuem disciplinas específicas e ações voltadas para o ensino do futuro educador da EJA nas Instituições. Porém, segundo as narrativas dos participantes da pesquisa, estas não são suficientes para preparar o profissional que atuará em tal modalidade, com uma formação que seja de qualidade e que atenda às especificidades do público da EJA.