IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/635

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Uma reflexão sobre tolerância e subjetivação à luz de Nietzsche.
    (2011) Pimenta Neto, Olímpio José
    Este escrito consiste na elaboração filosófica pessoal de algumas experiências difíceis. A partir de um debate acadêmico sobre matéria de interesse coletivo, fomos instados a pensar nas condições mais ou menos propícias para a criação de um ambiente no qual poderia prevalecer à prática da tolerância. Impôs-se articular o tema à questão da formação das subjetividades fomentada no departamento de filosofia a que pertencemos. Uma circunstância estranha: apesar da escassa ocorrência nominal desses assuntos em Nietzsche, optamos por referenciar a reflexão ao seu pensamento, assumindo a tarefa como uma tentativa ou, em sentido preciso, como um ensaio.
  • Item
    A dimensão política da arte na obra de Herbert Marcuse.
    (2014) Gomes, Daniel Amorim; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
    Ao longo de escritos que recobrem um período de cinco décadas, Herbert Marcuse afirmou a dimensão política das obras de arte. Em todos eles, ademais, o filósofo atestou o caráter ambivalente do potencial político das obras em relação ao status quo, isto é, a arte, em virtude de sua forma estética, possui a capacidade tanto de afirmar quanto de acusar determinado estado de coisas estabelecido. No entanto, no arco temporal que se estende dos anos trinta aos anos setenta, as análises de Marcuse acerca do potencial político da arte não se mantiveram inalteradas, ou seja, ora ele enfatizou a preponderância das características afirmativas da arte, ora a de seus aspectos subversivos. Pretendemos nesta dissertação, portanto, a partir da ordem cronológica de apresentação dos textos marcusianos, acompanhar a evolução nas reflexões do filósofo de modo a ressaltar sua permanente atribuição de uma dimensão política ao fenômeno artístico, bem como lançar luz sobre a diversidade das avaliações do autor respeitantes às manifestações do potencial político da arte que, com efeito, devem-se às diferentes circunstâncias históricas nas quais a relação entre a arte e esse potencial é articulada no interior da obra marcusiana.
  • Item
    Para uma relação artística consigo : a questão do sujeito nos últimos escritos de Michel Foucault.
    (Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Lima, Débora Chaves de; Guimarães, Bruno Almeida
    Este estudo tem sua origem nas reflexões de Foucault sobre a “estética da existência”, mais especificamente, na questão do sujeito moral enquanto um “compositor” de sua própria vida. A partir dos últimos escritos de Foucault, esse trabalho pretende apresentar a problematização sobre o sujeito mantendo como pontos importantes da questão a liberdade, a verdade e o poder.