IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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    Um guia para a filosofia trágica.
    (2021) Pimenta Neto, Olímpio José
    Pretendo sumariar o principal das ideias de Roberto Machado a respeito da filosofia trágica de Nietzsche revisitando Nietzsche e a verdade, mas, principalmente Zaratustra: tragédia nietzschiana. Indicarei como o intérprete articulou uma visão de conjunto do pensamento estudado em que seus aspectos mais difíceis—por exemplo, a composição teórica e poética entre eterno retorno e vontade de potência nos termos desafiadores do livro Assim falou Zaratustra—foram esclarecidos de maneira consistente, legando ao público uma via de acesso autorizada e estimulante às contribuições nietzschianas para a História da Filosofia e para a Filosofia ela mesma. Rendo homenagem ao mestre recém desaparecido acrescentando ao relato breves notícias da convivência de anos havida entre nós.
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    A educação como formação ou “cultivo de si” em Friedrich Nietzsche.
    (2016) Dias, Luciana da Costa
    Objetivamos aqui discutir a importância de uma educação como formação (Bildung) e cultivo de si em Nietzsche, filósofo conhecido pelo caráter intempestivo de seus escritos. Sua abordagem da educação é, na verdade, um profundo questionamento da própria função e propósito não só da prática educativa, mas do próprio sentido da cultura, a qual ele diagnosticou como estando, em sua época, não mais voltada para a formação total do indivíduo – o oposto de uma educação como cultivo de si, isto é: voltada para o desenvolvimento das potencialidades individuais de cada um. Nosso ponto de partida é a obra III Consideração Intempestiva: Schopenhauer Educador, de 1874.
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    O cultivo da arte do estilo.
    (2008) Pimenta Neto, Olímpio José
    Em uma das passagens da obra publicada em que se refere de modo mais direto à questão do estilo, Nietzsche oferece indicações bastante precisas sobre o significado de sua própria arte do estilo. Retomando as seções iniciais de “Ecce Homo”, interessa-nos reconstruir o percurso, simultaneamente argumentativo e narrativo, que avaliza as considerações do filósofo sobre o tema, buscando evidenciar os nexos indissolúveis que articulam as dimensões epistêmica, moral e artístico-estética de seu pensamento.
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    Uma reflexão sobre tolerância e subjetivação à luz de Nietzsche.
    (2011) Pimenta Neto, Olímpio José
    Este escrito consiste na elaboração filosófica pessoal de algumas experiências difíceis. A partir de um debate acadêmico sobre matéria de interesse coletivo, fomos instados a pensar nas condições mais ou menos propícias para a criação de um ambiente no qual poderia prevalecer à prática da tolerância. Impôs-se articular o tema à questão da formação das subjetividades fomentada no departamento de filosofia a que pertencemos. Uma circunstância estranha: apesar da escassa ocorrência nominal desses assuntos em Nietzsche, optamos por referenciar a reflexão ao seu pensamento, assumindo a tarefa como uma tentativa ou, em sentido preciso, como um ensaio.