IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/635
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Caminhos da mediação teatral : refletindo sobre práticas com estudantes de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto.(2018) Pereira, Emerson Fernandes; Pinto, Davi de Oliveira; Ferreira, Melissa da Silva; Pinto, Davi de Oliveira; Oliveira, Letícia Mendes deA pesquisa aqui registrada objetivou investigar possibilidades de aproximar espectador e espetáculo teatral de modo significativo, ou seja, feito de tal modo que gerasse interesse em continuar fruindo teatro enquanto uma das modalidades de atividade cultural passíveis de integrarem o cotidiano dos espectadores participantes. Inspiradas numa perspectiva metodológica de pesquisa-ação, as práticas de mediação teatral feitas com estudantes de duas turmas de Licenciatura em Pedagogia do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, em Mariana - MG, possibilitaram levantar dados a partir dos quais se fez uma reflexão cuidadosa, a qual se pautou na preocupação constante com a valorização da voz de cada estudante/espectador e com a instigação de sua singularidade criativa. As análises levaram a vislumbrar o potencial que a mediação teatral tem de valorizar o cidadão na progressiva aquisição de competências e habilidades para exercer com alegria essa função tão essencial à arte do teatro: o espectador. Nessa perspectiva, destacam-se as propostas concretas de mediação teatral descritas, as quais foram utilizadas no âmbito da formação inicial de professores – no caso, pedagogos (as) – o que adquire especial relevância dado que esses são, na maioria das vezes, os primeiros mediadores a tentar diminuir a distância ainda predominante entre a população brasileira que se encontra nas escolas e a apropriação do teatro como um bem cultural acessível a todos.Item Do girassol às redes : cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de música.(2016) Borba, Marcelo Barros de; Louro, Ana LúciaNeste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação.