IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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Resultados da Pesquisa

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    A identidade das licenciaturas na área de música : multiplicidade e hierarquia.
    (2003) Pires, Nair Aparecida Rodrigues
    Este artigo discute alguns dados provenientes de pesquisa que investigou a identidade das licenciaturas na área de música. Dentro de um programa de investigação qualitativa, e tomando como objeto de estudo seis cursos de licenciatura, buscamos apreender os aspectos que têm delineado a identidade desses cursos. Os resultados da pesquisa apontam que a manutenção da multiplicidade da área artística trouxe consigo o pressuposto da polivalência, que se encontra presente no discurso oficial e nas práticas políticas no Estado de Minas Gerais. Em decorrência desse fato e da multiplicidade de nomes para os cursos de formação de professores de música, encontramos hoje no Estado de Minas Gerais a hierarquização das licenciaturas tanto nos concursos públicos quanto nos estágios dos licenciandos. Esses resultados podem nos ajudar a vislumbrar, senão todas, algumas implicações deste momento histórico, levando pistas para os futuros caminhos a serem conquistados pela área de música.
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    A defesa filosófica de Platão aos acusadores de Sócrates : considerações sobre os diálogos apologia e político.
    (2004) Oliveira, Mário Nogueira de
    Este trabalho pretende sustentar que a trilogia formada pelos diálogos de Platão, Teeteto, Sofista e Político funciona notavelmente como uma defesa filosófica de Sócrates, diretamente vinculada às acusações que ele sofreu em Atenas e narradas no texto da Apologia.
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    Sobre a liberdade da expressão.
    (2009) Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
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    Sobre a relação entre estética e ética em Rorty e Adorno.
    (2008) Alves Júnior, Douglas Garcia
    Este artigo propõe uma análise das relações entre ética e estética nas obras de Richard Rorty e Theodor W. Adorno. Trata-se de mostrar como os dois autores abordam as origens estéticas e afetivas da moral. A hipótese proposta é a de uma primazia do prático no projeto filosófico de ambos os autores. Um breve comentário de Inteligência artificial> (EUA, 2001), de Steven Spielberg, é esboçado, para ajudar a discernir as diferenças entre as posições filosóficas discutidas, que remetem aos conceitos de “representação do sofrimento” e de “belo” (Rorty) e de “expressão do sofrimento” e de “sublime” (Adorno).
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    Para inspirar confiança : considerações sobre a formação moral em Kant.
    (2006) Oliveira, Mário Nogueira de
    Este artigo trata da formação moral do homem segundo Kant. Para ele, “o homem, afetado por tantas inclinações, é na verdade capaz de conceber a idéia de uma razão pura prática, mas não é tão facilmente dotado da força necessária para a tornar eficaz in concreto no seu comportamento”. Deste modo, para implementar nossas máximas de comportamento Kant elabora seu estudo sobre a formação do homem para levá-lo a uma vida livre e moral.
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    Arte e conhecimento em Nietzsche.
    (2001) Pimenta Neto, Olímpio José
    Este artigo pretende analisar aspectos concernentes ao problema do conhecimento, da racionalidade e da verdade, em Nietzsche, visando à composição de um painel no qual a arte inscreva-se como elemento necessário. A distinção entre “a arte das obras de arte” e atividade ou atitude artística introduzida por Nietzsche em Humano demasiado humano aparece como pano de fundo da análise.
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    Contribuição para uma nova leitura do texto teatral.
    (2000) Nova, Vera Casa; Pereira, Elvina Maria Caetano
    Esse artigo apresenta uma proposta de leitura que tem como base os princípios teóricos da Análise do Discurso c da Semiótica Teatral. Parte da distinção entre teatro, literatura dramática e teoria teatral e vê como objeto da crítica teatral, por sua estreita relação com a literatura, aquilo que denominamos literatura dramática. O teatro proposto por Grotowski é visto como um conceito em cena, na relação entre o ator e o espectador, mediada ou não por um texto. A partir da discussão levantada por Searle sobre o estatuto lógico do discurso ficcional, dois importantes conceitos são definidos: o de teatro de representação eo de teatro de atuação.