IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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Resultados da Pesquisa

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    Outras narrativas sobre estupro : a performance autobiográfica como forma de subversão.
    (2021) Prado, Camila da Silva; Pereira, Elvina Maria Caetano
    Este artigo parte da experiência traumática do estupro e suas implicações em nível pessoal e social. A fim de investigar as possibilidades de intervenção na esfera pública por meio do teatro performativo, o estudo teve como base a abordagem autobiográfica, analisando trabalhos artísticos realizados sobre o tema. Partindo de uma perspectiva filosófica, foram investigadas estruturas de poder que mantêm a violência sexual, considerando também a subversão que pode emergir de suas brechas. Pensando no senso comum que rodeia o tema, a pesquisa teve como objetivo propor contra-narrativas que desencadeassem processos curativos por meio da atmosfera de denúncia recorrente na cena contemporânea.
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    O habitar como estética do público : apontamentos sobre a prática de habitação teatral.
    (2020) Castro, Luciana Araújo; Pereira, Elvina Maria Caetano
    O artigo traz um recorte de uma pesquisa de mestrado na qual se propôs uma conceituação da prática de habitação teatral do grupo Teatro Público (Belo Horizonte/MG) como processo e poética da cena. Para tanto, as autoras partem aqui das estéticas ligadas ao caminhar para mapear o território da pesquisa e, em seguida, recorrem a outras práticas espaciais próximas à habitação teatral, a fim de traçar as semelhanças e diferenças que justifiquem a escolha de uma nova nomenclatura. Por fim, são delineadas algumas características da habitação teatral, como o convívio em temporalidade estendida, no intuito de pensar o habitar como estética do público.
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    Po-éticas pretas de [re]existência.
    (2020) Sousa, Márcia Cristina da Silva; Pereira, Elvina Maria Caetano
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    Ser estando feminista : práticas estético-políticas de rexistência.
    (2018) Pereira, Elvina Maria Caetano
    Este texto trata de alguns trabalhos feministas que desenvolvo, notadamente a performance de rua Espaço do silêncio, pensando‐as como práticas “estético-políticas de rexistência”, ou seja, como ações em que se entrelaçam às dimensões artísticas, não somente questões de ordem ética, mas também aquelas relacionadas à nossa presença no mundo e as possibilidades de nele inventar políticas de rexistência.
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    Ser estando feminista : práticas estético-políticas de rexistência.
    (2018) Pereira, Elvina Maria Caetano
    Este texto trata de alguns trabalhos feministas que desenvolvo, notadamente a performance de rua Espaço do silêncio, pensandoas como práticas “estético-políticas de rexistência”, ou seja, como ações em que se entrelaçam às dimensões artísticas, não somente questões de ordem ética, mas também aquelas relacionadas à nossa presença no mundo e as possibilidades de nele inventar políticas de rexistência.
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    Contribuição para uma nova leitura do texto teatral.
    (2000) Nova, Vera Casa; Pereira, Elvina Maria Caetano
    Esse artigo apresenta uma proposta de leitura que tem como base os princípios teóricos da Análise do Discurso c da Semiótica Teatral. Parte da distinção entre teatro, literatura dramática e teoria teatral e vê como objeto da crítica teatral, por sua estreita relação com a literatura, aquilo que denominamos literatura dramática. O teatro proposto por Grotowski é visto como um conceito em cena, na relação entre o ator e o espectador, mediada ou não por um texto. A partir da discussão levantada por Searle sobre o estatuto lógico do discurso ficcional, dois importantes conceitos são definidos: o de teatro de representação eo de teatro de atuação.
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    O tecido da cena.
    (2006) Pereira, Elvina Maria Caetano
    O texto interroga o conceito de dramaturgia da cena a partir de reflexões teóricas de Brecht, Artaud, Grotóvski e Barba. Ele busca precisar as relações entre a escritura cênica e criação do espectador, realizando a leitura de encenações contemporâneas brasileiras frutos de processos polifônicos de construção.