IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/635
Navegar
9 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Should God believe the liar? : a non-dialetheist paraconsistent approach to God’s omniscience.(2021) Cardoso, Guilherme Araújo; Miranda, Sérgio Ricardo Neves deIn this paper, we discuss a family of arguments that show the inconsistency of the concept of omniscience, which is one of the central attributes of the theistic God. We introduce three member of this family: Grim’s Divine Liar Paradox, Milne’s Paradox and our own Divine Curry. They can be seen as theological counterparts of well-known semantic paradoxes. We argue that the very simple dialetheist response to these paradoxes doesn’t work well and then introduce our own response based on a framework that we call Logic of Impossible Truths (LIT). LIT is a non-dialetheist paraconsistent logic designed to represent divine ominiscience and to preserve the transparency of the truth predicate and which semantics rests on the concept of situation. Since some rules of classical logic are not valid in LIT, we are in a position to block the derivation of the paradoxes. Thus, LIT offers a way out of the dilemma of accepting that there are true contradictions (dialetheism) or giving up the idea that there is an all-powerful, omniscient and perfectly good being (atheism).Item Liberdade de expressão e ofensa religiosa.(2020) Miranda, Sérgio Ricardo Neves deNeste artigo, argumento contra a censura de trabalhos artísticos consideradas ofensivas por crentes religiosos. Inicialmente, discuto o princípio do dano de Mill e o princípio da ofensa de Feinberg. Mostro que eles não formam uma base para a censura. Em seguida, mostro que o conservadorismo moral também falha como base para a censura. Apresento uma parte do argumento de Mill a favor da liberdade de expressão e debate e concordo com a sua conclusão, mas proponho que a liberdade de expressão e debate não é incompatível com a crença religiosa.Item A crítica ao antropomorfismo nos diálogos de Hume.(2020) Silva, Tiago Everaldo da; Miranda, Sérgio Ricardo Neves deNeste artigo, discutimos as principais objeções ao antropomorfismo de Cleantes levantadas por Demea e Filo nos Diálogos sobre Religião Natural de Hume. Primeiramente, perguntamos se o antropomorfismo de Cleantes estabelece que precisamos de um designer com o máximo de inteligência para explicar a ordem natural. Em seguida, discutimos as críticas de Filo baseadas no princípio da causalidade. Mostramos que (i) uma alternativa antropomórfico-naturalista diminui a imagem de Deus e (ii) o curso natural dos eventos parece dispensar a hipótese antropomórfico-teísta. Em seguida, discutimos se a alternativa naturalista de Filo para explicar a origem e regularidade do universo é bem-sucedida. Concluímos que, quando Filo critica o método experimental de Cleantes, suas objeções minam a perfeição, o infinito e a unidade de Deus, porque o mundo se apresenta a nós cheio de imperfeições, corrupção e multiplicidade.Item Uma avaliação da resposta cética diante do desacordo religioso.(2019) Miranda, Sérgio Ricardo Neves de; Marques Segundo, Luiz HelvécioConsideramos neste artigo a afirmação cética de que devemos suspender o juízo nos casos de desacordo. Discutimos brevemente o argumento para a suspensão de juízo nos casos de desacordo apresentados por Sexto Empírico e propomos um argumento com base nas considerações de Feldman sobre o desacordo entre pares epistêmicos. Desenvolvemos então três objeções a esse argumento.Item Uma resposta Mooriana ao argumento do mal.(2017) Marques Segundo, Luiz Helvécio; Miranda, Sérgio Ricardo Neves dePretendemos aqui apresentar uma “resposta mooriana” ao argumento do mal inspirada na clássica resposta ao ceticismo quanto ao mundo externo oferecida por G. E. Moore. Frente à conclusão cética de que não podemos ter conhecimento do mundo externo, Moore apela a reivindicações de saber determinadas proposições do senso comum – e.g., que ele tem duas mãos, que isto é uma árvore, etc. – a fim de se contrapor a teorias e hipóteses que acarretam a conclusão cética. Sugerimos que o teísta pode tentar fazer algo parecido quando lhe é apresentado a existência do mal gratuito no mundo como evidência anuladora da crença na existência de Deus. Se o teísta tem uma crença garantida de que Deus existe, ele tem o direito de reivindicar saber que Deus existe a fim de se contrapor à premissa de que há males gratuitos, impedindo assim a conclusão ateísta. Depois de desenvolver a resposta mooriana, apontamos algumas objeções a serem respondidas.Item Considerações sobre o teísmo cético.(2017) Miranda, Sérgio Ricardo Neves deO meu objetivo neste artigo é mostrar que o teísmo cético, particularmente a versão proposta por Wykstra em “O obstáculo humiano aos argumentos indiciários do mal: evitar os males da ‘aparência”’, não é uma resposta satisfatória para o problema do mal. Para tanto, desenvolvo duas linhas de raciocínio. Em primeiro lugar, argumento que um princípio central na resposta de Wykstra, a condição de acesso epistêmico razoável, não é condição necessária para a evidência; em seguida, mostro que o argumento por analogia proposto por ele falha ou conduz a uma versão social do problema do mal.Item Serão as equações matemática pseudo-proposições? : uma análise da filosofia da matemática no TLP de Wittgenstein.(2010) Miranda, Sérgio Ricardo Neves de; Merlussi, PedroItem O artigo “sobre o sentido e a referência” de Frege.(2011) Miranda, Sérgio Ricardo Neves deItem Bramhall e Hobbes sobre a liberdade e a necessidade.(2011) Miranda, Sérgio Ricardo Neves de