IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/635

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Item
    Os lugares da arte na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) : experiência docente a partir da arte da performance e suas imbricações com a cultura afro-brasileira.
    (2022) Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Araújo, Giulia Oliva de; Pessôa, Matheus Felipe Marques
    O presente artigo analisa a aproximação entre a arte da performance e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Componente Curricular Arte. Para tanto, fez-se um estudo histórico-crítico acerca do processo de formulação da BNCC, a fim de se compreender quais os impactos para o ensino de Artes no Brasil. Após tal panorama, investiga-se uma experiência do- cente realizada no Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG – Campus Ouro Preto (MG), dentro do con- texto de obrigatoriedade da Lei 10.639/03, que prevê o estudo da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas. Para discorrer sobre essa experi- ência, parte da fundamentação teórica se baseou em estudos acerca de necropolítica e de refiguração de si (MBEMBE, 2018). Com isso, buscou-se inves- tigar o estudo de parte da arte da performance como proposta metodológica para o ensino do afrocentra- mento na escola, pontuando a pertinência de políticas públicas que valorizem a cultura afro- brasileira.
  • Item
    O poder provedor : transmídia e presença nas artes da cena.
    (2021) Siqueira, Adilson; Dias, Ana; Monteiro, Juliana; Mota, Juliana; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Pereira, Regilan Deusamar Barbosa
    O presente ensaio pretende promover uma análise teórica acerca das noções de Transmídia e Presença nas artes da Cena. A fundamentação teórica busca uma aproximação entre o conceito de performatividade (FÉRAL, 2015) e as noções de virtualidade (LEVY, 2007). Nosso propósito é discutir a capacidade de manipulação do tempo-espaço, considerando diferentes perspectivas sobre a virtualidade encontrada na cena. Após o início da pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2, ampliou-se o processo de discussão acerca do ambiente virtual que levou à transformação do corpo presente na cena a partir de diversos elementos, alterando, em parte, a sua estrutura. Isto difere do que é comumente concebido como arte ao vivo, criando outras leituras para o movimento.
  • Item
    A obra Desrotular-se : videodança, corpos dissidentes e protagonismo.
    (2021) Theotonio, Diogo Angeli; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Areias, Patrícia Linhares
    O presente artigo investiga a videodança Desrotular- -se (UNICAMP/Campinas – 2020), refletindo acerca da potencialidade de tal linguagem para criações ar- tísticas com base na representatividade de corpos dis- sidentes no campo audiovisual. Além disso, este texto traz reflexões sobre o corpo travesti na sociedade con- temporânea, a partir do conceito de homo sacer, de Giorgio Agamben (2010), problematizando as noções de sujeitos matáveis e de corpos abjetos.
  • Item
    Inquietações artísticas e pedagógicas no Teatro Lambe-Lambe.
    (2020) Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Lucenti, Maria Gabriela
    O presente trabalho analisa uma proposta artístico-pedagógica acerca do Teatro Lambe-Lambe que, sumariamente, trata-se de espetáculos teatrais de curta duração que ocorrem dentro de uma pequena caixa e são assistidos por um ou dois espectadores por vez, propiciando um encontro intimista entre obra e público. Recebe o nome de Teatro Lambe-Lambe por ter sido inspirado nas caixas de fotografia lambe-lambe, muito comuns no decorrer do século XX. O texto expõe um breve panorama acerca da história dessa linguagem e propõe uma possível metodologia para o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos que buscam utilizar tal linguagem no âmbito escolar.
  • Item
    Identidade e resistência : um olhar acerca da genealogia da arte da performance negra.
    (2020) Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    O presente artigo analisa algumas noções de performatividade traçando um breve panorama acerca do surgimento da arte da performance negra nos Estados Unidos a partir dos anos 70, problematizando as experiências estéticas e autobiográficas, visando mostrar certos experimentos que contribuíram para a consolidação de novos pensamentos acerca de parte da identidade negra na contemporaneidade. Evidentemente, este trabalho não busca traçar resultados conclusivos, mas sim, ampliar possíveis discussões sobre o objeto de pesquisa.
  • Item
    “Mil Litros de Preto” : uma poética sobre a necropolítica.
    (2020) Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Theotonio, Diogo Angeli
    O presente artigo analisará a performance-instalação Mil Litros de Preto: A Maré está Cheia, da performer Lucimélia Romão, cujos eixos norteadores são o genocídio dos jovens negros brasileiros pela polícia militar, a violência sistematizada do Estado sobre os corpos negros e a omissão de parte da sociedade brasileira. Para isto, esta pesquisa debruça-se sobre o conceito de necropolítica (MBEMBE, 2016) e de suas adjacências, a fim de traçar os desdobramentos de tal performance-instalação.
  • Item
    O jato de sangue : dialética e anacronismo em Antonin Artaud.
    (2020) Vilela, Glênio Araújo; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    Este texto tem como propósito analisar a dramaturgia Artaudiana denominada O jato de sangue (1975), escrita por Antonin Artaud em 1925, a partir dos conceitos de imagem dialética e de anacronismo, propostos por Georges Didi-Huberman (1998), e da teoria acerca da dialética negativa de T. W. Adorno (2009). Para tanto, traçou-se pontos de tensão que constituem parte da estética dessa obra teatral.