IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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Resultados da Pesquisa

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    Como performar uma utopia chamada América? : um posfácio.
    (2022) Dias, Luciana da Costa; Barbosa, Tamira Mantovani Gomes
    Neste texto reflete-se sobre o próprio entendimento de uma “América Latina”: é esta uma utopia dos colonizadores ou algo a ser revisado como Abya Yala, nome hoje dado pelos povos originários? A partir deste questionamento, discute-se alguns problemas para a arte latino-americana, especialmente, para o teatro e a performance latino-americanas em geral, ao mesmo tempo em que se pretende demarcar congruências e questões futuras – e urgentes – para o campo.
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    Antonin Artaud, o México e os Raramuri : questões raciais e colonialismo nas viagens de Artaud pelo México.
    (2022) Dias, Luciana da Costa
    A viagem de nove meses de Artaud através do México, geralmente tratada como uma nota de rodapé em sua biografia, precisa ser vista como sendo mais do que isso: foi um momento decisivo para os rumos de sua obra/vida. Para Jay Murphy (2017), haveria um Artaud antes e outro depois de sua jornada ao México, pois – mesmo que deixemos de lado sua “loucura” – podemos observar uma metamorfose profunda em seu trabalho, uma mudança paradigmática que engloba a evolução de um Teatro da Crueldade em direção ao conceito de Corpo sem Órgãos. Dentro deste contexto, este texto objetiva primeiramente, apresentar criticamente, em perspectiva pós- colonial, as intenções de Artaud ao buscar uma linguagem teatral primordial nos cânions mexicanos – seus limites e possibilidades; e, em segundo lugar, interrogar como as questões raciais foram problematizadas em tal busca e como elas reverberam através de seu trabalho e além, afetando e mudando profundamente o campo dos Estudos em Teatro e Performance.
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    Ana Mendieta : vestígios de colonialismo, performance e feminismos na América Latina.
    (2022) Dias, Luciana da Costa
    Profundas mudanças levam a uma revisão da arte no século 20, sobretudo a partir da influência do trabalho seminal das vanguardas e de artistas dos anos 1960 e 1970, que acabariam por conduzir a uma estética que vê a arte como ação, acontecimento e, sobre- tudo, presença – o paradigma da performatividade. Paralelamente, houve a emergência de estudos que questionam a lógica moderna, ao ver a indissociabilidade do par modernidade/ colonialidade, inquietação essa que atinge também o fazer artístico e levanta questiona- mentos sobre a história da arte como narrativa moderna e colonial. Esse aporte servirá de pano de fundo para discussão da obra de Ana Mendieta (1948-1985), performer de origem cubana exilada nos EUA. Partindo da metodologia de revisão bibliográfica, este trabalho discute como sua obra é atravessada e profundamente marcada por questões de gênero e questões ligadas aos feminismos e, ao mesmo tempo, também por questões oriundas da colonialidade, que colonizou corpos e fazeres nas Américas. Investiga-se assim como tais questões (de gênero e colonialidade) podem surgir e ser problematizadas na obra de Ana Mendieta, sobretudo em sua Silueta Series (1973-1980).
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    Performance & Filosofia na América Latina : a antropofagia como um tipo de “Epistemologia do Sul”.
    (2021) Dias, Luciana da Costa
    Este artigo discute o caráter paradigmático da antropofagia como um tipo de epistemologia do sul, i.e: como uma filosofia genuinamente brasileira que, partindo da possibilidade de um pensamento necessariamente “incorporado”, se mostre capaz de superar as dicotomias e os descaminhos da filosofia no Ocidente. Assim sendo, propõe também a performance latinoamericana como uma forma de “filosofia crua”. Em articulação com os trabalhos de autores como Vilém Flusser e de performers como Ana Mendieta, nos utilizamos aqui da antropofagia de Oswald de Andrade como ferramenta epistemológica (e como forma de “corporificação radical”): um modo possível para as questões filosóficas serem absorvidas e se tornarem “carne, osso e sangue” no Brasil e na América Latina.
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    Platão e a Arte : algumas observações sobre as origens da Teoria da Arte no ocidente em perspectiva hermenêutica.
    (2020) Dias, Luciana da Costa
    Este artigo aborda como a relação entre arte e verdade (pode a arte expressar a verdade?) é colocada pela primeira vez no mundo ocidental em Platão, com isso se esboçando o horizonte possível de desenvolvimento e interpretação da questão. Objetiva destacar sua relevância para o início da discussão teórica sobre o que é arte, sua função, conceito e como pode ser entendida. Cabe observar que esta abordagem é construída em perspectiva hermenêutico-fenomenológica, a partir do diálogo, sobretudo, com o pensamento de Martin Heidegger.
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    The crisis of representation, the performative turn and presence : possibilities toward a performance philosophy.
    (2020) Dias, Luciana da Costa
    In this paper, the so-called Crisis of Representation is discussed as a hallmark of Western Theatre and Modernity. The key hypothesis of overcoming such a crisis is investigated through the emergence of a performative turn, in which performance is understood in a broader sense derived from Performance Studies. To address this, the paper builds on authors such as Artaud, Derrida, Heidegger, Gumbrecht and Féral for a general theoretical background, and on the work of authors such as Cull, Street and others for a more specific approach concerning the field of Performance Philosophy. This paper argues that a philosophical turn in Performance Studies has happened through a radicalization of ‘Presence’.
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    Pelas vestes de Oxum : ancestralidade e memória em cena.
    (2020) Garcia, Thais Soares; Dias, Luciana da Costa
    Embora uma das mais importantes matrizes culturais brasileiras, a matriz africana é muitas vezes relegada à segundo plano - sobretudo na história do teatro, onde aparece marginalmente. Justamente por isso, escolhemos discutir aqui relações possíveis entre figurino, ancestralidade e memória, a partir do espetáculo Oxum (2018), do NATA, escolhido pelo caráter extremamente simbólico de seu figurino, que transita liminarmente entre o ritual e o teatral.
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    Inquietações : pandemia, crise, necropolítica, Artaud.
    (2020) Dias, Luciana da Costa; Pereira, Luis Gustavo Ferigati; Silveira, Marina de Nóbile da; Baldin, Pedro Methner; Maia, Ricardo José Correia
    Este artigo parte da pandemia por COVID-19, no Brasil de 2020, para propor uma reflexão que coadune conceitos como o de Necropolítica, Crise e Biopoder com o pensamento anárquico de Antonin Artaud, figura-chave para os estudos teatrais, de modo a propor linhas de fuga ao momento atual, tentando pensar para além da crise. Articula-se aqui referências importantes do pensamento contemporâneo sobre a situação pandêmica com as inquietações que nos assolam enquanto artistas e pesquisadores do Aporia - Grupo de pesquisas em Filosofia e Performance, discutidas virtualmente ao longo dos meses de isolamento social ocasionados pela pandemia.