IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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    Experimentar Artaud : sobre a cartografia como metodologia para a pesquisa e investigação artística em artes cênicas.
    (2019) Dias, Luciana da Costa; Barbosa, Tamira Mantovani Gomes
    Um dos aspectos mais importantes de uma investigação artística é a necessidade de utilização da metodologia de pesquisa mais apropriada a cada caso. Quando se trata das Artes Cênicas, que somente na segunda metade do século XX ganharam força enquanto campo independente do saber, essa necessidade se faz ainda mais fremente – e metodologias adequadas que deem conta do processo criativo do ator-pesquisador ainda estão em fase de consolidação. Neste trabalho, através de um estudo de caso, pretendemos investigar a Cartografia como metodologia possível para a pesquisa baseada em artes na área das Artes Cênicas. O Estudo de caso aborda alguns aspectos da Oficina de Criação realizada, ao longo de um semestre letivo, no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/ Brasil). O referencial teórico utilizado engloba autores como Antonin Artaud, Gilles Deleuze Jacques Derrida e Sueli Rolnik. Nesta disciplina, ministrada pelas autoras, proposições artísticas para uso da voz e do corpo, extraídas do pensamento artaudiano para criação de um ‘novo teatro’ no século XX, foram experimentadas pelos alunos e mapeadas em sua evolução até a apresentação das cenas/performances finais, que encontram neste artigo a discussão de alguns aspectos observados.
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    Artaud e a poesia sonora : o som como meio e desconstrução da linguagem.
    (2017) Dias, Luciana da Costa; Barbosa, Tamira Mantovani Gomes
    This article discusses the ideas of deconstruction of language in art proposed by Antonin Artaud in his books The Theatre and Its Double and Language and Life for the formulation of a hybrid art that distances itself from the classical theater executed in Europe of century XIX. The authors Vilém Flusser, Jacques Derrida and Gilles Deleuze are activated in order to potentiate and stimulate the discussion of how Artaud may be the forerunner of a new aesthetic paradigm to new medias.
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    Educar para quê? Observações acerca da educação e cultura a partir do pensamento de Friedrich Nietzsche.
    (2016) Dias, Luciana da Costa
    O presente artigo tem por objetivo discutir a relação entre cultura e educação a partir da obra III Consideração Intempestiva: Schopenhauer Educador, escrita por Friedrich Nietzsche em 1874. Sendo Nietzsche um filósofo conhecido pelo caráter intempestivo de seus escritos, foi um profundo crítico de sua época e, como tal, não poderia deixar de refletir também sobre a educação e as grandes mudanças e desafios que esta enfrentava em sua época. A metodologia aqui utilizada é a da revisão bibliográfica. Contudo, mais do que uma exposição sistemática e pontual do texto central a ser discutido, pretende-se explorar a relação entre a educação e a cultura na perspectiva de outros elementos relevantes presentes à obra de Nietzsche como um todo e que se mostram fundamentais para o pleno entendimento da crítica realizada, uma vez que não se pode perder de vista que a contribuição de Nietzsche para pensar a educação se põe na esteira de sua crítica à Modernidade e à decadência da cultura ocidental como um todo, que ele considera enfraquecida em seus instintos. Como alcançaremos, sua abordagem da questão da educação é, na verdade, um profundo questionamento da própria função e propósito da prática educativa, a qual ele diagnosticou como estando, já em sua época, cada vez mais submissa e atrelada aos interesses de uma economia de mercado, mero adestramento e preparação para o mercado de trabalho, uma vez que seu discurso se constrói a partir de uma visão extremamente crítica ao surgimento do ensino profissionalizante na Alemanha do período.
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    Das lacunas e do diálogo : as origens da tragédia na Grécia antiga.
    (2017) Dias, Luciana da Costa
    Essa pesquisa tem por objetivo central discutir alguns pontos de confluência entre o teatro ocidental, em sua origem trágica, e o nascimento da filosofia, na Grécia dos séculos VI-IV a.C., a partir do fenômeno em comum da laicização da palavra e descoberta do diálogo (pautado na argumentação racional e na coesão do discurso), elementos marcantes do período. Para melhor clarificar esta relação, é necessário discutir conceitos como: mito e ritual, determinantes para o nascimento do teatro ocidental, e também o conceito de logos (ou razão), o qual, como se pretende alcançar, além de ligado às origens do pensamento filosófico, se relaciona também com a consolidação do fenômeno teatral no ocidente em sua forma trágica. E, por último, pretende-se investigar também aspectos relativos à encenação das tragédias nos anfiteatros gregos.
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    A educação como formação ou “cultivo de si” em Friedrich Nietzsche.
    (2016) Dias, Luciana da Costa
    Objetivamos aqui discutir a importância de uma educação como formação (Bildung) e cultivo de si em Nietzsche, filósofo conhecido pelo caráter intempestivo de seus escritos. Sua abordagem da educação é, na verdade, um profundo questionamento da própria função e propósito não só da prática educativa, mas do próprio sentido da cultura, a qual ele diagnosticou como estando, em sua época, não mais voltada para a formação total do indivíduo – o oposto de uma educação como cultivo de si, isto é: voltada para o desenvolvimento das potencialidades individuais de cada um. Nosso ponto de partida é a obra III Consideração Intempestiva: Schopenhauer Educador, de 1874.
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    Nietzsche, Artaud e o pós dramático : elementos de uma crise anunciada?
    (2015) Dias, Luciana da Costa
    Iremos discutir alguns pressupostos teóricos que possibilitam pensar o resgate da “corporeidade” como ato fundamental da cena, ocorrido nas artes cênicas do século XX. Para tanto, o referencial teórico se constrói a partir de três fontes centrais. Nietzsche, em sua crítica fundamental ao racionalismo e niilismo característicos da modernidade, na medida em que visa a superá-la, resgata o corpo como origem de toda significação, abre o campo teórico da questão. Já Artaud, por procurar resgatar outra forma de teatralidade, primordial, na qual o corpo (assim como o grito e a respiração) seria o lugar do ato teatral, rejeita a supremacia da palavra (e da razão) na construção da cena, nos ajudando a entender a relação entre superação da modernidade e superação do logocentrismo também no teatro. Por último, as consonâncias entre as chamadas crise da modernidade e crise do drama serão discutidas à luz do pensamento de Lehmann e seu conceito de pós-dramático. A circularidade e pertinência da questão se evidencia: na medida em que, para Lehman (cuja obra é tensionada por questões longamente alicerçadas na filosofia alemã), o projeto de Artaud pode ser entendido como aquele que antecipa e anuncia as mudanças fundamentais e a própria crise das artes cênicas no século XX.
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    Da palavra mítica à palavra dialogada : confluências entre as origens do teatro e da filosofia na Grécia antiga.
    (2015) Xavier, Dalila David; Dias, Luciana da Costa
    O presente artigo procura discutir alguns pontos de confluência entre a origem trágica do teatro ocidental e o nascimento da filosofia, na Grécia dos Séculos VI-IV a.C. Para tanto, parte do fenômeno em comum da laicização da palavra e da descoberta do diálogo (pautado na argumentação racional e na coesão do discurso), elementos marcantes do período.
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    Liberdade de des-fundamentar : uma abordagem sobre a essência do fundamento (1929) de Martin Heidegger.
    (2014) Vale, Thiago Gandra do; Dias, Luciana da Costa
    Este artigo aborda o problema do fundamento, tematizado por Heidegger ao realizar específicas análises sobre alguns filósofos que lhe foram antecessores. Com isto, Heidegger demonstra a ausência de fundamento ou de apoio último para o pensamento. Diante dessa problemática, acenamos também para a solução que esse autor nos dá como interpretação possível e que aponta, sobretudo, para os caminhos da liberdade.
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    O diálogo entre arte, filosofia, poesia e técnica na construção de uma “história do ser” no pensamento tardio de Martin Heidegger.
    (2015) Dias, Luciana da Costa
    Pretende-se discutir a relação entre arte, filosofia, poesia e técnica na construção de uma “história do ser”, tal como esta progressivamente se constrói na obra de Martin Heidegger, sobretudo em seus escritos a partir de meados da década de 1930.
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    O teatro e a cidade : notas sobre uma origem comum.
    (2012) Dias, Luciana da Costa
    Teatro e cidade: origem comum? O artigo pretende abordar a tragédia grega em sua relação intrínseca e originária com a polis, isto é: com o fenômeno urbano que se consolida com a democracia grega, no modo como estes se interpenetram e se co-determinam. Não é possível pensar a tragédia fora da pólis grega na inteireza do que seu fenômeno representa. Mais do que isso: o desenvolvimento e crescimento da cidade, em todas as suas instâncias, principalmente políticas e “democráticas” é vital para o desenvolvimento da tragédia, desde o ritual até a ênfase cada vez maior no diálogo.