CEAD - Centro de Educação Aberta e a Distância

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Resultados da Pesquisa

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    Governo eletrônico e os serviços públicos para a população idosa no Brasil.
    (2022) Tavares, Wellington
    O crescimento no uso da internet e de suas ferramentas tem possibilitado ao setor público expandir sua atuação junto à sociedade por meio de e-gov, ou governo eletrônico, que, entre uma série de possibilidades, permite a oferta, divulgação e/ou realização de serviços públicos. Diante do crescimento e representatividade da população idosa na sociedade, este estudo teve como objetivo identificar, apresentar e discutir os serviços públicos direcionados para pessoas idosas apresentados nos portais eletrônicos de prefeituras municipais. Para isso, buscou-se identificar e elencar tais serviços nos portais eletrônicos das prefeituras municipais das capitais dos vinte e seis estados brasileiros. Foi possível notar uma divergência acentuada nas quantidades e formas como os serviços são ofertados e/ou informados pelas prefeituras analisadas, o que mostra uma necessidade de ampliação da oferta de serviços para a população idosa, bem como para tornar mais fácil e intuitivo encontrar as informações nos portais eletrônicos dos governos.
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    Avaliação da implementação do programa de educação remota em Minas Gerais em tempos de pandemia : o que dizem os usuários?
    (2022) Oliveira, Breynner Ricardo de; Oliveira, Ana Cristina Prado de; Coelho, Jianne Ines Fialho
    O artigo avalia a percepção dos usuários sobre a implementação do Programa de Educação Remota (Reanp) formulado pelo governo do estado de Minas Gerais. Para tanto, foram monitorados e analisados 388 comentários de professores, alunos e responsáveis relativos a 36 postagens na página oficial do Facebook da Secretaria de Estado de Educação, realizadas entre maio e outubro de 2020. Os dados revelam que a implementação do programa e sua complexidade podem contribuir para a intensificação da desigualdade regional e social, além de apontar para a exclusão de significativa parcela dos usuários. Evidenciam-se tensões em relação às tecnologias, recursos e artefatos, assimetrias de acesso que comprometem o trabalho docente e o desempenho discente. A manifestação dos usuários sobre a implementação do Reanp indica que a emergência da política conduziu a ações verticalizadas e improvisadas, aumento nos níveis de discricionariedade, indução de níveis distintos de comprometimento e motivação.
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    “Eu não tenho cara de estudante de medicina” : trajetória de um estudante e os guichês discriminantes na universidade pública.
    (2022) Fernandes, Natália Rigueira; Oliveira, Breynner Ricardo de
    O artigo analisa a trajetória de um estudante de camada popular, as interações com guichês discriminantes em uma universidade pública mineira e suas percepções sobre seu cotidiano como estudante-alvo de políticas sociais. A partir de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma entrevista-narrativa, contemplando quatro dimensões: (1) sua trajetória familiar e escolar antes do ingresso na universidade; (2) estratégias e percepções sobre políticas de inclusão social que contribuíram para seu ingresso na universidade; (3) sua experiência como estudante de Medicina e as interações com os pares; (4) sua interação com os setores na universidade, nos seus guichês. Os resultados indicam mudança no perfil socioeconômico nas universidades públicas a partir do governo Lula e o ingresso dos “estudantes improváveis”, por meio da Lei de Cotas e outras políticas destinadas às famílias. Revelam, também, guichês discriminantes e estigmas que se processam, a partir da reprodução de desigualdades no processo de implementação de políticas.
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    Dossiê : implementação de políticas educacionais no contexto ibero-americano.
    (2022) Oliveira, Breynner Ricardo de; Oliveira, Ana Cristina Prado de
    Este dossiê reúne artigos sobre a implementação de políticas educacionais. No campo da educação, a produção voltada para a análise dos processos de implementação das políticas/programas e suas dinâmicas ainda está se consolidando e é nessa direção que esse dossiê pretende incidir, reunindo 18 artigos que apresentam diferentes abordagens, metodologias e contextos de implementação de políticas educacionais. Desses, 13 são de pesquisadoras(es) vinculadas(os) à Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), rede que tem ativamente mobilizado o campo desde sua criação, em 2014. Os artigos articulam a Ciência Política, a Sociologia, a Antropologia, a Administração Pública e a Educação, e discutem temáticas caras à essa agenda de pesquisa: as trajetórias, os contextos, os arranjos institucionais, as capacidades estatais, as práticas e as estratégias associadas a provisão dos bens e serviços, a atuação das(os) burocratas e das burocracias em suas diversas instâncias e os efeitos da implementação.
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    Contextos e trajetórias para a análise de políticas públicas : aportes teóricos para o campo da educação.
    (2022) Oliveira, Breynner Ricardo de; Alves, Maria Michelle Fernandes; Fichter Filho, Gustavo Adolf
    O artigo apresenta um modelo de análise de contextos para se compreender as trajetórias de implementação de políticas públicas, fornecendo aportes teóricos e metodológicos para o campo da educação. Parte da necessidade de superação das perspectivas tradicionais que reduzem as políticas a sistemas simplificados e, para tal, considera as dimensões políticas da implementação, apresentando a noção de trajetória. Propõe cinco contextos, entrelaçados: (1) contexto das conjunturas; (2) contexto dos conteúdos da política; (3) contextos institucionais; (4) contexto das experiências; e (5) contexto dos territórios. Os contextos permitem compreender trajetórias por meio de uma cadeia transversal, fluida e dinâmica de processos de tomada de decisão, que mobiliza diversos atores, processos, saberes e práticas. Nossos resultados sugerem um modelo que considera as tensões, as contradições, os desafios, e as inflexões vinculadas à vida das políticas, de modo que as análises sejam mais densas e contextualizadas.
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    Efeitos sociais derivados da implementação de políticas públicas : uma análise do Programa Bolsa-Família.
    (2022) Teixeira, Marisa da Conceição; Oliveira, Breynner Ricardo de
    A partir da condicionalidade educacional do Programa Bolsa Família (PBF), o artigo analisa os efeitos da implementação na interação cotidiana das burocratas de nível de rua com beneficiárias. Os dados derivam de entrevistas realizadas com sete implementadoras que atuam em uma escola municipal e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) localizados em um território com alta vulnerabilidade social em Ouro Preto, Minas Gerais. As entrevistas revelam os efeitos perversos e seus entrelaçamentos, associados à interação cotidiana entre implementadoras e beneficiárias: preconceitos; estigmas sobre as famílias; reforço de repertórios morais; classificações; controles sociais e julgamentos.
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    A trajetória da base nacional comum curricular (BNCC) : análise dos textos oficiais.
    (2022) Alves, Maria Michelle Fernandes; Oliveira, Breynner Ricardo de
    O artigo analisa a trajetória da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que perpassou dois ciclos de governos distintos: Dilma Rousseff (2011-2016) e Michel Temer (2016-2018). Foram analisados documentos como as versões da BNCC, portarias e diretrizes. Também foram consultadas publicações que tratam do processo de construção dessa política. Dois contextos orientaram a análise: conjunturas e conteúdos da política. A análise trouxe algumas evidências: a trajetória da BNCC não revela uma linearidade; os cenários políticos, de certa forma, são traduzidos nos textos oficiais, pois há diferenças significativas entre as versões 2016 e 2017 em relação, por exemplo, aos princípios norteadores, aos atores envolvidos na construção e o público-alvo destinatário dessa política. Por fim, os textos oficiais são importantes para se compreender a trajetória de uma política, pois, além de revelar avanços e rupturas, fornecem elementos para se compreender a complexidade que permeia o processo de formulação e implementação das políticas educacionais.
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    Mulheres da elite brasileira oitocentista : formação e atuação no teatro da sociedade.
    (2021) Fonseca, Janete Flor de Maio
    Este artigo é um capítulo da tese de doutoramento em História Social da Cultura, na Universidade Federal de Minas Gerais, e trata da educação das mulheres das elites políticas e econômicas brasileira no século XIX. O estudo amplia os lugares de formação para o desempenho de filhas, esposas e irmãs, como a moda, como os salões de baile, a etiqueta no se comportar e principalmente a “toalete” e as produções de moda. Ao mesmo tempo que reafirmamos o lugar secundário que a educação escolar tem para as meninas filhas das elites, discutimos seu papel como anfitreã no teatro social, cuja atuação era imprecindível para os negócios econômicos e políticos dos homens.
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    Teaching work and implications of affirmative actions in the medical school of a public higher education institution.
    (2022) Dumont, Débora Luciana; Neves, Inajara de Salles Viana
    The aims of the present research are to assess the af- firmative policies of the Medical School at Federal University of Minas Gerais (UFMG) to analyze professors’ work at Ra- cial Quota scope and changes in the university due to such a process, and to better understand how professors in Med- ical School face racial topics. It must be done by under- standing labor as a core dimension since without workers one could not talk about society, education, and economy. Therefore, this research addresses labor from a perspective that goes beyond utilitarian purposes. Questionnaires and semi-structured interviews were used for data collection. Professors in the Medical School Faculty, who have been teaching since 2013, were the investigated subjects - this year was chosen because this is the time when Racial Quo- tas were put in place at UFMG. Changes in the higher edu- cation scene due to the affirmative actions that have been taken and the understanding of the Teaching Function as an educative principle allowed professors’ work to overcome models imposed by the market logic.
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    Voices from teaching experience and management in academic life.
    (2023) Souza, Franciane Ester de; Neves, Inajara de Salles Viana
    This paper discusses teaching work against the background of critically understanding the tensions that permeate the work process of higher education faculty, considering, centrally, the exercise of management activities related to positions of leadership, coordination or direction and representation in collegiate bodies in University. The research problem is linked to the author's professional practice in view of the perceived silence regarding the work of higher education professors in these activities. As a strategy to achieve the general objective of the research, it was sought to understand teaching work and the place that academic management occupies in its professionality, identifying the implications of the training process in the practice of the profession. In a qualitative approach, the study was developed through the analysis of Memories of Promotion to Full Professor of five professors from an Academic Unit of the Federal University of Minas Gerais. The investigation had Narrative Research as its methodological choice and as object of analysis the narratives of the professors of higher education to understand the experience from the perspective of management. Bardin's Content Analysis (2008) was used as a method to operationalize the exploration of the research object, as well as the treatment of results. The research results recognize that professionals in higher education face the challenge of being a teacher- researcher-manager on a daily basis within the logic of capitalist society, permeated by contradictions that are expressed in the education and work of this professional.