MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência
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Item Biocombat : jogo estratégico de cartas como instrumento didático no ensino de conceitos associados ao Reino Monera.(2015) Souto, Raul Vinicius Salata; Moreira, Leandro MarcioNessa pesquisa, investigamos como o lúdico, e em especial, a utilização de um jogo inédito, inspirado em “Magic the Gathering”, o “Biocombat”, enquanto ferramenta de uma proposta de ensino pode contribuir para a aprendizagem de conceitos biológicos, especificamente de patologia de moneras no 2º ano do Ensino Médio. Além disso, consideramos que a participação dos alunos nas partidas de “Bioco mbat” deve ser ativa, criativa e reflexiva. Nesse sentido, o estudo, de cunho qualitativo, fundamenta-se teoricamente nas noções de Aprendizagem Significativa e Aprendizagem baseada em problemas. Participaram do estudo, inicialmente 7 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Belo Horizonte (MG). Ao longo de oito encontros de 1 hora de duração cada realizados durante 4 semanas, os alunos participaram de “batalhas biológicas” que buscaram tanto problematizar o papel dos conceitos biológicos na relação entre a transmissão e profilaxia de doenças, quanto revisar, aprofundar e aprender novos conhecimentos em Microbiologia de moneras a partir do estudo das cartas. Os encontros foram realizados fora do horário de aula. Os dados foram coletados por meio de diário de campo, gravações em áudio e vídeo, registros produzidos pelos alunos e duas atividades avaliativas. Os resultados indicam que a proposta conseguiu mobilizar o interesse e o envolvimento de boa parte dos alunos participantes, bem como aprofundar e rever conceitos já estudados, assim conseguindo fazer com que o grupo adquirisse e demonstrasse a aprendizagem contextualizada e significativa. Nossos resultados demonstram nítida potencialização do conhecimento por parte dos alunos e de uma atitude mais reflexiva acerca dos próprios processos de aprendizagem. Em síntese, verificou-se que abordar a Biologia por meio de outras práticas alternativas, em especial, a ludicidade em forma de jogo didático, pode se constituir em uma rica oportunidade de aprendizagem. O estudo gerou o jogo “Biocombat”, um Produto Educacional recomendado à professores e estudantes, que pode ser aplicado a partir do segundo ciclo do ensino fundamental.Item Análise de uma proposta de sequência didática : puberdade e adolescência como temas para o estudo da sexualidade.(2015) Carvalho, Renata Cristina de Souza; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Viana, Gabriel Menezes; Almeida, Sheila Alves deO estudo sobre sexualidade deve ser considerado essencial para a formação do ser humano, visto que essa condição humana se manifesta em vários momentos do desenvolvimento das pessoas. Na adolescência, essas manifestações ficam evidenciadas, acompanhadas por conflitos, dúvidas, incertezas, e todas essas características acabam adentrando junto com o adolescente no ambiente escolar. A perspectiva é de encontrar nesse espaço o amparo do professor que, muitas vezes, não se sente preparado para tratar esse assunto. Buscando contribuir com esse profissional é que apresento, neste trabalho, uma proposta de investigação e intervenção que consiste no desenvolvimento de uma sequência didática sobre o tema Sexualidade e Afetividade, voltada para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A construção da sequência está fundamentada no pluralismo metodológico e seu objetivo principal é dispor de estratégias e de amplificadores culturais que facilitem o trabalho do professor ao abordar essa temática e, desta forma, contribuindo para que os alunos se apropriem dos conceitos científicos estudados. Por meio de filmagens das atividades e dos materiais produzidos pelos alunos, registram-se a aplicação da sequência didática e a interação dos discentes com os diferentes instrumentos. A partir dessas informações, estruturaram-se quadros que identificam as etapas de desenvolvimento de cada aula e que contribuíram com a escolha dos turnos de falas a serem submetidos à análise microgenética. Neste contexto, buscou-se verificar como se dá o processo cognitivo dos estudantes acerca dos assuntos abordados por meio de diferentes recursos e instrumentos pedagógicos utilizados, além de se verificar a abordagem comunicativa evidenciada no decorrer das aulas. A análise apresentada possibilita uma visualização da participação dos estudantes e mediação da professora e, assim, pode-se constatar que a sequência didática proposta estimula interação e integração entre os sujeitos participantes, favorecendo a relação do ensino aprendizagem. Como é característica dos Mestrados Profissionais a elaboração de um produto pedagógico, propõe-se com este trabalho a construção de uma sequência didática. A apresentação desta sequência didática, como um produto, visa viabilizar a abordagem do assunto sexualidade de modo construtivo nos anos finais do Ensino Fundamental. Porém, permite também sua adaptação e estruturação para uso em outros segmentos.Item Uma sequência de ensino investigativa em aulas de ciências do 9º ano de uma escola pública : reflexões e apontamentos sobre o aprendizado de conceitos, procedimentos e atitudes.(2015) Lima, Vania Moreira; Souza, Gilmar Pereira deEsta dissertação trata do ambiente de aprendizagem proporcionado por uma sequência de ensino investigativa (SEI) em aulas de Ciências. Nesse sentido, a pesquisa de natureza qualitativa visou responder à seguinte questão: em que extensão a inserção de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em atividades investigativas contribui para o processo de aprendizagens conceitual, procedimental e atitudinal? Para fundamentar esta pesquisa, foram revisados estudos que discutem a aprendizagem numa visão construtivista e a noção de conteúdos de aprendizagem em termos dos três componentes interdependentes - conceitos, procedimentos e atitudes. Além disso, foram tomadas as orientações do movimento de ensino de Ciências por investigação para a elaboração da SEI. As atividades foram uma construção coletiva entre a pesquisadora e o orientador, elaborada a partir do levantamento dos dados do questionário inicial aplicado aos alunos, das observações do trabalho em campo e da experiência docente de ambos com a Educação Básica. Algumas atividades, já presentes em livros didáticos, sofreram adaptações para que contemplassem uma abordagem investigativa de ensino. O tópico de conteúdo abordado foi “materiais e suas propriedades”. O trabalho de campo ocorreu entre os meses de fevereiro a maio de 2014, em uma escola da rede estadual de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de notas de campo, fotocópias das atividades escritas e questionários aplicados aos alunos no início e ao término do trabalho. As aulas foram gravadas em áudio e transcritas. A análise dos dados evidenciou que a aprendizagem, em termos dos conteúdos – conceitual, procedimental e atitudinal – ocorreu ao longo da SEI, principalmente pelo envolvimento e pela motivação dos alunos. Além disso, revelou também os obstáculos encontrados quanto ao emprego dessa estratégia de ensino. Assim, espera-se que a dissertação contribua com os estudos referentes ao movimento do ensino de Ciências por investigação e ofereça subsídios para as práticas em sala de aula que buscam motivar o aluno em relação à sua aprendizagem.Item A utilização do forno de micro-ondas no ensino de física na educação de jovens e adultos (EJA).(2015) Vilela, Kátia Solange Fonseca do Rosário; Travain, Silmar AntonioQuando olhamos ao nosso redor, nos deparamos com uma infinidade de artefatos tecnológicos, como aparelhos de telefonia fixa e móvel, GPS´s, tecnologia wi-fi, computadores, internet, sensores com diversas utilidades, controles remotos, portões eletrônicos, aparelhos de raios X, tomografia computadorizada, dentre outros. E para compreender este mundo tão tecnológico que nos cerca, torna-se importante inserir tópicos de Física Moderna na grade curricular das escolas, como por exemplo, a Física das Radiações. As fontes de radiação se encontram por toda a parte e o ser humano está constantemente exposto as suas diversas formas. É muito comum que o termo radiação seja associado apenas aos seus efeitos negativos, como as bombas atômicas, o câncer e os acidentes radiológicos e nucleares. A distinção entre a radiação que é prejudicial e a que é benéfica ao ser humano é uma questão que merece ser discutida no ambiente escolar. As tecnologias e aplicações das formas de radiação estão muito presentes no cotidiano das pessoas, justificando as discussões sobre o tema. Este trabalho visa proporcionar o Ensino de Física das Radiações através da análise e discussão de conceitos físicos envolvidos no funcionamento do forno de micro-ondas. O micro-ondas foi escolhido em função de sua grande utilização pela sociedade moderna e ainda assim envolver situações que provocam medo e hesitação nas pessoas. Optou-se desenvolver a proposta com base na abordagem dialógica de Freire, por ser esta uma forma de estimular a mudança de foco nas aulas promovendo a participação dos sujeitos na construção do conhecimento. A transposição da concepção de educação de Paulo Freire para o espaço da educação formal, promovida pela dinâmica dos 3 Momentos Pedagógicos (3MP), propõe a relação ensino-aprendizagem através da interação mediatizada por um problema. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola do município de Mariana, MG. A proposta consiste em analisar que compreensões estes estudantes desenvolvem sobre Física das Radiações quando o forno de micro-ondas é utilizado como um elemento para o processo de ensino e aprendizagem. Nos livros didáticos utilizados no ensino médio, verifica-se uma carência de informações relacionadas à aplicação da Física em produtos tecnológicos, principalmente os materiais didáticos destinados á EJA. Por esta razão, como etapa final do projeto, pretende-se desenvolver um material didático que ajude a desmistificar a ideia de que toda forma de radiação é prejudicial, permitindo ao estudante identificar as principais formas de radiação, sua interação com a matéria, sua utilização na sociedade e possíveis meios de detectá-las.Item O livro didático como instrumento para o desenvolvimento de uma atividade investigativa de ciências.(2015) Souza, Mariana Cristina Moreira; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Zama, Uyrá dos Santos; Coutinho, Francisco ÂngeloEsta pesquisa tem como principais objetivos verificar a aprendizagem de um grupo de alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Ouro Preto (MG), a partir da utilização do Livro Didático de Ciências (LDC) adotado nessa escola e de uma sequência didática investigativa mediada por uma docente e pela pesquisadora. A primeira etapa da pesquisa constituiu-se na análise documental de uma coleção de LDC vigentes pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2014 fundamentada nas ferramentas de análise propostas por Mehan (1979) e por Mortimer e Scott (2002), bem como nas propostas por Campos e Nigro (1999). A segunda etapa foi baseada na realização de uma entrevista com a professora de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental II. Essa entrevista abrangeu questões que concernem a influência que o livro didático exerce no ambiente escolar, assim como a concepção da docente sobre atividades investigativas. Já a terceira etapa da pesquisa fundamentou-se na aplicação de uma sequência didática de caráter investigativo sobre Fisiologia Vegetal. Finalizada a sequência didática, houve a transcrição das falas dos participantes deste trabalho e a análise dos episódios que depreenderam as quatro fases da atividade investigativa. Para a coleta de dados fornecidos na entrevista e na sequência didática, foram utilizados três instrumentos para o registro: uma câmera filmadora, um gravador de áudio e um caderno de campo para anotações das aulas acompanhadas. Finalmente, na tentativa de analisar os argumentos utilizados pelos alunos, tanto pela palavra escrita como falada, bem como pelos desenhos realizados, foi utilizada uma ferramenta de análise de argumentos denominada Pragma-dialética para se compreender como ocorre a construção de novos conhecimentos e para resolver as diferenças de opinião em uma dimensão social, ou seja, na sala de aula. Após análise dos livros didáticos, verificou-se a ausência de atividades de caráter investigativo. No entanto, foram utilizados para o fornecimento de textos para a introdução desse tipo de atividade em sala de aula. Para mais, observou-se que apesar das dificuldades enfrentadas pelo professorado, é possível a aplicação de atividades de âmbito investigativo, principalmente quando se deseja complementar as atividades oferecidas por essas obras didáticas. Constatou-se que houve aprendizagem efetiva por parte dos estudantes após a aplicação de uma sequência didática “Germinação e desenvolvimento vegetal: o caso dos feijões”, a qual gerou o produto deste trabalho, uma cartilha que aborda conteúdos sobre Fisiologia Vegetal.Item Super almanaque de ciências da professora Genna : uso didático de histórias em quadrinhos para o ensino de genética no ensino fundamental.(2015) Oliveira, Luiza Gabriela de; Franco, Marco Antônio Melo; Neves, Maria Luiza Rodrigues da Costa; Moreira, Leandro MarcioEste estudo parte do pressuposto de que o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental, como previsto nos programas oficiais, não tem sido contemplado na sua especificidade, bem como aborda um conteúdo complexo, que nem sempre motiva o envolvimento dos alunos. Além disso, pressupõe-se que tal conteúdo tem sido utilizado em uma perspectiva didática tradicional, o que pode dificultar ainda mais o seu desenvolvimento pelos professores, além de sua aquisição e a formação do pensamento científico pelos alunos. Nesta perspectiva, buscamos desenvolver um estudo que priorizasse investigar o uso de um recurso didático, diferente dos tradicionalmente utilizados no ensino de genética. Para tanto, foi desenvolvido um material didático que usa as histórias em quadrinhos. O material intitulado Super Almanaque de Ciências da Professora Genna foi utilizado nas aulas de Ciências, abordando o conteúdo de Genética com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de ensino de Belo Horizonte, MG. A pesquisa teve como questão norteadora: Como a dinâmica das aulas de ciências, auxiliada pela utilização do gênero textual História em Quadrinhos, pode influenciar a construção de conceitos científicos sobre Genética, pelos alunos? A abordagem metodológica adotada foi qualitativa. Inicialmente, foi elaborado o material didático, utilizando histórias em quadrinhos e atividades relacionadas ao tema Genética. Posteriormente, esse material foi aplicado em uma sala de aula do 9º ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa também contou com o uso de instrumentos de coleta de dados tais como a observação e aplicação de questionários. Os dados coletados permitiram inferir que a dinâmica dialógica das aulas, auxiliada pelo Almanaque, favoreceu a construção dos conceitos relativos ao ensino de genética para o ensino fundamental, na medida em que os alunos se apropriaram dos termos científicos em estudo. Observamos, ainda, que o material promoveu a participação da maioria dos alunos em sala de aula.Item Um olhar sobre as atividades de formação em um curso de licenciatura em Química.(2015) Ferreira, Elízio Mário; Santos, Cláudio Gouvêa dosAs Atividades de Formação, componente curricular importante para a formação de professores, devem permear a formação docente desde o início do curso, estando presente em toda a grade curricular, possibilitando ao licenciando colocar em prática atividades ou situações de ensino que visem transformar o conhecimento científico em conhecimento escolar. Esta pesquisa traz como tema ―Um Olhar Sobre as Atividades de Formação em um Curso de Licenciatura em Química‖ e busca identificar quais são as propostas de desenvolvimento para essas atividades e os resultados auferidos na visão dos acadêmicos, docentes e de outros profissionais ocupados com a formação de professores na instituição investigada. Os objetivos específicos foram identificar propostas de desenvolvimento dessas atividades, avaliar sua eficiência, identificar seus resultados no perfil dos licenciandos, deixar contribuições para eventual reestruturação da matriz curricular do curso investigado e encontrar elementos que possam subsidiar a elaboração de um Projeto de Laboratório de Educação Química, como produto final dessa dissertação. A hipótese estabelecida no PPC (Projeto Político Pedagógico) do curso investigado e previamente adotada nesta pesquisa, foi de que as Atividades de Formação favorecem a formação de um professor mais consciente do processo de aprender a ensinar e da indissociação da teoria com a prática dentro da perspectiva da dialética preconizada por Gamboa (2007). Seu referencial teórico traz autores que tratam da formação de professores, do ensino de Ciências e da relação teoria/prática. Entre eles destacamos Mizukami (2007); Marcelo (1997); Bellochio (2002); Freire (2013); Libâneo (2002 e 2010); Tardifi (2002); Bejarano e Hohenfeld (2013); Gamboa (2007); Teixeira e Oliveira (2005) e Vieira e Silva (2012). Teve como metodologia a pesquisa qualitativa com a utilização de questionário, entrevistas e roteiros de aula como instrumento de coleta de dados que foram analisados com base nos princípios da Análise de Conteúdo de Brdin (1977). Como resultado constatamos que os investigados em geral desconhecem o PPC do curso, têm utilizado seminários, atividades do Pibid, oficinas, criação de planos e roteiros de aula e a regência como forma de desenvolvimento das Atividades de Formação, ainda que de modo não intencional. E como impacto na formação dos licenciandos apontou-se melhor formação, experiência para ministrar aula, possibilidades de apontar aos acadêmicos suas deficiências, bem como relacionar a teoria com a prática, visualizando a realidade da sala de aula e vincular essa realidade ao conteúdo. Diante disso, é pertinente recomendar a implantação de Laboratório de Educação Química, a edição de cartilhas, a realização de seminários e desenvolvimento de atividades formativas que possibilitem o contato com práticas de ensino inovadoras, como o modelo de ensino investigativo.Item O ensino de física térmica na perspectiva da aprendizagem significativa : uma aplicação no ensino médio.(2015) Machado, Marta de Azevedo; Nunes, Maria Eugenia SilvaEste é o registro de uma pesquisa que investigou a possibilidade de ocorrência de aprendizagem, potencialmente significativa, no ensino da Física Térmica, no conteúdo de calorimetria. Utilizou-se de recursos didático-metodológicos que favorecessem ao aluno aprender de maneira significativa e crítica, tendo como foco o papel ativo do aluno. Adotou-se a abordagem qualitativa, utilizando-se da observação participante e da pesquisa-ação como meios para a investigação. Autores como David Ausubel e Marco Antônio Moreira foram referências teóricas ao trabalho, sustentando as teorias que embasam a aprendizagem significativa e significativa crítica. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do segundo ano do ensino médio da rede pública estadual de Entre Rios de Minas, MG. Foram elaboradas atividades que buscaram estabelecer conceitos mínimos necessários para o estudo de calorimetria (“subsunçores”) e também atividades de estudo desse conteúdo, fazendo uso de recursos variados que tivessem relação substantiva com a vida prática do aluno. Verificou-se, a partir dos dados, a ocorrência de aprendizagem significativa e significativa crítica, justificadas pelos resultados apresentados, nos quais se observa ancoragem, clareza de significados e transferência. Como produto educacional disponibiliza-se uma sequência de atividades, para o ensino-aprendizagem de Calorimetria no Ensino Médio.Item Trilhas e caminhos de leitura : estratégia de mediação utilizadas por uma professora nas aulas de ciências.(2015) Oliveira, Jane Aparecida de; Almeida, Sheila Alves deEsta pesquisa trata das estratégias de mediação de leitura utilizadas por uma professora nas aulas de Ciências. Para tanto, este trabalho teve como orientação fundamental as seguintes perguntas: como e com que finalidade os textos são trabalhados nas aulas de Ciências? Quais tipos de textos são ofertados para a leitura e quais estratégias são utilizadas para cada um deles? Como a professora ensina os alunos a lerem os textos nas aulas de Ciências, utilizando estratégias de leitura? O foco do trabalho está nas estratégias de mediação de leitura utilizadas pela professora de Ciências em uma turma do 7º ano de uma escola pública da cidade de Mariana. Quanto à perspectiva teórico metodológica , de análise, fundamentou-se em Vygotsky. Para ele , os sujeitos aprendem na interação com o outro, mediados pela linguagem. As discussões sobre as estratégias de leitura nas aulas de Ciências, apoiaram-se nas leituras de Solé (1998); Kleiman (2002); Espinoza , Casamajor e Pitton (2009); Girotto e Souza (2010); Prestes, Lima e Ramos (2011) e Coscarelli ( 2013) . Para levar à cabo a investigação, foram realizadas 3 gravações das aulas na turma do 7º ano. Após as gravações, os episódios foram selecionados, considerando a interação da professora com os alunos e o uso de diferentes estratégias de mediação de leitura. Para a análise dos episódios foram utilizadas como categorias de análise as estratégias de mediação de leitura propostas por Solé (1998), Kleiman (2002) e Coscarelli (2013). Foram observadas, também, algumas estratégias que emergiram das aulas da professora. No cotidiano das aulas, ficou evidente a interação da professora com os alunos e a leitura como uma prática frequente nas aulas Ciências. Algumas estratégias de leitura mais recorrentes foram: a leitura de imagem, a ativação do conhecimento prévio dos alunos, a inferência e a compreensão através de questionamentos. Em suma, a pesquisa revelou que as estratégias de mediação de leitura são imprescindíveis ao entendimento dos textos nas aulas de Ciências, principalmente a leitura de termos específicos da Ciência e as estratégias utilizadas pela professora auxiliam os alunos na compreensão leitora.Item O ensino de biologia na educação de jovens e adultos : a concepção dos alunos sobre atividades investigativas e a percepção destes alunos a respeito das contribuições das atividades investigativas na aprendizagem da mitose e da meiose.(2015) Barbosa, Viviane Alves; Araújo, Regina Magna Bonifácio deEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar a concepção dos alunos do 1º ano da Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio, a respeito das atividades investigativas e verificar a compreensão destes alunos acerca das contribuições trazidas para a aprendizagem da mitose e da meiose com o uso destas atividades. O referencial teórico proposto nesta pesquisa foi divido em três seções. Na primeira seção, que trata da Educação de Jovens e Adultos, foram adotados os seguintes autores: Arroyo (2011), Paiva (2005; 2009), Soares (2011), Rodrigues (2009), Volpe (2009) e Haddad e Di Pierro (2000), entre outros. Para a compreensão das atividades investigativas ou Ensino por Investigação foram adotados os autores: Trópia (2009), Sá (2009), Silva (2011), Lima, Martins e Munford (2008), Carvalho (2013), Scarpa e Silva (2013), entre outros. Na discussão acerca do Ensino de Biologia foram referenciados: Marandino, Selles e Ferreira (2009), Krasilchik (2000), Borges e Lima (2007), entre outros. Os caminhos metodológicos utilizados foram a abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada através dos instrumentos: questionário, diários de campo, grupos focais e observação direta. Os dados coletados foram submetidos ao método análise de conteúdo, proposto por Bardin (2008), e discutidos dentro de três categorias: “concepções dos alunos e uso de atividades investigativas nas aulas de Biologia”, “atividades motivadoras e construtoras do conhecimento no ensino da Biologia” e “atividades facilitadoras da aprendizagem de mitose e meiose e contextualização no ensino da Biologia”. Os resultados indicam que as concepções trazidas para a sala de aula pelos alunos da EJA sobre atividades investigativas apresentam características semelhantes aos conceitos defendidos pelos autores adotados na pesquisa. Além disso, indicam que as atividades investigativas contribuíram para a aprendizagem da mitose e meiose e que os alunos da EJA conseguiram perceber estas contribuições.Item Uma sequência didática elaborada à luz da teoria das inteligências múltiplas para o ensino de reações químicas : novas possibilidades para a aprendizagem.(2015) Teixeira, Kelison Ricardo; Santos, Cláudio Gouvêa dosAs perspectivas recentes da Neurociência no âmbito educacional, trouxeram importantes subsídios para os pesquisadores do campo da educação no que se refere à cognição em seus mais variados aspectos. Uma destas recentes perspectivas em que se enquadra esta pesquisa é a Teoria das Inteligências Múltiplas (IM) do psicólogo norte-americano Howard Gardner. A revisão bibliográfica, além de abordar as principais vertentes sobre as concepções da inteligência, apresenta um arcabouço teórico que dá suporte à utilização da Teoria das Inteligências Múltiplas como direcionamento na elaboração de metodologias de ensino. Assumindo os pressupostos da teoria e refletindo sobre o conteúdo do ensino de Reações Químicas, foram desenvolvidas e avaliadas atividades que compuseram uma sequência didática que buscava ampliar o aprendizado nesse sentido. O planejamento das atividades partiu do levantamento das inteligências mais desenvolvidas dos estudantes em questão para obtenção de elementos que norteassem a elaboração da sequência didática potencializando esses campos e estimulando os demais. O estudo foi conduzido através de observação participante para a coleta de informações sobre fatos e impressões tal como ocorreram espontaneamente em uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual da região central da cidade de Betim, Minas Gerais. Os dados foram coletados a partir de materiais escritos produzidos pelos alunos, gravações em áudio e vídeo de eventos pontuais e entrevistas semi estruturadas com estudantes que apresentaram diferenças mais pronunciadas no perfil de inteligências e com a professora. A análise de todos os dados evidenciou a positiva relação da teoria das Inteligências Múltiplas como fundamento propulsor para a motivação para a aprendizagem, o vínculo entre conceitos científicos e o conhecimento cotidiano, a participação e argumentação, a consciência da individualidade do processo de aprendizagem além de expor os desafios frente ao cotidiano docente nessa perspectiva. A sequência didática desenvolvida, posta como o produto final apresentado, foi elaborada para a aplicação em espaços formais e não formais de ensino objetivando melhorar a prática profissional no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química em contextos diversos. Os resultados desta pesquisa também sustentam recomendações para que outros conteúdos de Química sejam ensinados de modosimilar e outros trabalhos sejam conduzidos nesta área a fim de estender o conhecimento sobre o ensino de ciências fundamentado na teoria das Inteligências Múltiplas.Item A construção da interdisciplinaridade a partir da realidade local : o olhar dos professores do ensino médio.(2015) Silva, Márcio Antônio da; Souza, Gilmar Pereira de; Gomes, Suzana dos SantosA interdisciplinaridade é um conceito que se opõe ao modelo de ensino realizado de forma fragmentada e sem uma maior relação entre os saberes e as pessoas de distintas áreas. Além de se tratar de uma união do ontológico com o epistemológico, a interdisciplinaridade é categoria de ação, distinguindo-se das disciplinas escolares, que são categorias do conhecimento. Construir a interdisciplinaridade, levando em consideração a realidade social, pode ser uma das maneiras de enriquecer a educação. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM, 2013, p. 34) determinam que 20% da carga horária do ano letivo seja destinada a práticas interdisciplinares e de contextualização. Apresentamos então a uma Escola Pública de Ensino Médio de Igaratinga/MG, um projeto de pesquisa para que professores e alunos do 2o ano vivenciassem a interdisciplinaridade, fundamentados em suas realidades. A cidade de Igaratinga é considerada a “Capital dos Tijolos”, tendo nesse artefato a principal fonte de renda da comunidade. Analisar como professores se situam em uma perspectiva interdisciplinar, quando a prática não é comum no ambiente escolar, foi o objetivo principal desta pesquisa. Para isso as formas como professores e alunos vencem as barreiras que impedem o diálogo entre as disciplinas e entre as pessoas, tiveram um tema gerador: O Tijolo. Relatamos, com estudos in loco e também com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a situação do município. Analisamos também os Documentos Legais sobre a interdisciplinaridade, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 93/94/96 - até o Projeto Político Pedagógico da Escola. Nosso referencial bibliográfico envolve os estudos da interdisciplinaridade apoiados nas pesquisas de Fazenda; sobre Educação Libertadora, de Paulo Freire; e na Pesquisa Participante de Pedro Demo. Percebemos três categorias a priori, fundamentadas nos trabalhos de Mozena e Ostermann (2014) e quatro categorias a posteriori, que são resultado das observações da pesquisa em campo. Os resultados mostram avanços conquistados e degraus a serem superados, mas concluímos que deve haver uma revisão da formação dos professores que contemple as novas DCNEM, a discussão dos documentos da Educação Básica dentro das universidades e das Escolas, além de uma nova forma de gestão da escola para tempos interdisciplinares.Item A construção significativa dos conceitos e suas relações por meio dos mapas conceituais : uma experiência no ensino de respiração celular.(2015) Durães Júnior, Ataliba; Moreira, Leandro MarcioA proposta central deste trabalho foi introduzir o uso de mapas conceituais em sala de aula como recurso de aprendizagem para alunos do primeiro ano do ensino técnico em agroindústria integrado ao médio, em uma escola pública do município de Salinas/MG. Esse trabalho consistiu em uma pesquisa de campo que recorreu à observação participante com uma avaliação mediada por uma abordagem quali-quantitativa. As atividades foram desenvolvidas em sala de aula, seguindo o plano de aula do professor, e os mapas conceituais foram construídos conjuntamente em três momentos distintos: no início da proposta, durante e no final do conteúdo trabalhado. Foi proposto o conteúdo de respiração celular por ser um conteúdo que apresenta certa complexidade, e por ser um tema que exige do aluno um aprendizado significativo, colaborando, assim, com as propostas pedagógicas do curso técnico em questão. O trabalho de exposição, aplicação, construção e análise dos dados transcorreram em um período de quatro semanas, sendo duas aulas semanais de 50 minutos cada. Os dados foram coletados por meio dos mapas produzidos pelos alunos, testes para análise de conhecimento prévio, registros produzidos pelos participantes, diário de campo do pesquisador, com base em questionários semiestruturados, respondidos pelos alunos. A análise qualitativa dos dados foi feita através da análise de conteúdo dividida em blocos temáticos e categorias. Com a pesquisa foi possível analisar o potencial e as limitações em promover a participação do aluno no seu próprio aprendizado, a externalização do conhecimento prévio, o estímulo, a negociação, a construção, a relação e a aquisição de significados por meio da construção do mapa conceitual, durante a aprendizagem do conteúdo de respiração celular. Concluímos que mapas conceituais para a temática respiração celular podem ser caracterizados como uma ferramenta pedagógica capaz de favorecer um ensino significativo e prazeroso, dando suporte a uma participação mais ativa dos alunos na busca e aplicação do conhecimento. Finalmente esta pesquisa permitiu o desenvolvimento de um livreto de apoio pedagógico que orienta e estimula professores a fazerem uso de mapas conceituais envolvendo o tema respiração celular ou qualquer outra temática biológica relevante para o aprendizado dos alunos.Item Atuação do PIBID Ciências em uma sequência didática investigativa sobre Alquimia.(2016) Coura, Maria Isabel Martins da Costa; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Araújo, Angélica de Oliveira de; Souza, Gilmar Pereira deCom o objetivo de promover maior contato dos licenciandos com a escola, a Universidade Federal de Ouro Preto por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID - UFOP propicia a iniciação dos estudantes bolsistas dos cursos de licenciatura na profissão docente e os estimula a permanecerem nessa área após a conclusão de seus cursos superiores. Neste sentido, o subprojeto PIBID Ciências se apresenta como uma iniciativa de formação e atuação docente interdisciplinar envolvendo os cursos de licenciatura em ciências naturais (Ciências Biológicas, Química e Física) oferecidos pela Universidade Federal de Ouro Preto. Além de ampliar a discussão acerca da necessária reformulação dos processos de educação científica brasileira e contribuir para a formação dos licenciandos e proporcionar a inclusão de conteúdo articulado à teoria, experimentação e contexto social, tecnológico e ambiental. Uma das ações do PIBID Ciências foi o desenvolvimento de um Clube de Ciências, com início em 2013, em uma escola pública da região de Ouro Preto-MG. As atividades desenvolvidas no Clube de Ciências oferecem metodologias diferenciadas ao integrar conhecimento teórico, das áreas de biologia, física e química e conhecimento técnico-instrumental. Considerando, portanto, a importância do PIBID Ciências para diminuir a lacuna entre formação docente e atuação em sala de aula, objetiva-se por meio desse estudo investigar a aprendizagem dos alunos dos 9° anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal da região de Ouro Preto-MG, participantes de um Clube de Ciências com atuação de bolsistas do PIBID Ciências, a partir da aplicação de uma sequência didática investigativa sobre Alquimia, e também analisar as contribuições desta atividade para os processos de ensino e de aprendizagem. Essas contribuições são analisadas a luz da Teoria Sociocultural e a Teoria da Atividade. A primeira focando a mediação semiótica, especialmente a fala, a outra acentuando mais a atividade, ambas buscam explicar a aprendizagem e o desenvolvimento humano como processos mediados, ambas fornecem orientações metodológicas para captar processos e formas pelos quais fatores sociais, culturais e históricos promovem o desenvolvimento humano, e tratam dos contextos em que ocorrem as mediações cognitivas. Dessa forma, ao longo dessa dissertação procurou-se defender o ensino por investigação como uma metodologia privilegiada para o ensino de ciências a partir de um ambiente de compartilhamento de ideias e conceitos. Contudo, acreditamos que as interações discursivas e dialógicas entre os bolsistas do PIBID e alunos para a realização das atividades da sequência didática foram importantes para a apropriação de conceitos pelos estudantes, de modo que suas ações e operações foram realizadas para a busca de uma solução de um problema mobilizado pelas atividades. De modo geral, podemos estruturar uma atividade, temos o sujeito (aluno e bolsista) em atividade que possui objetivos individuais e coletivos, definem ações para atingi-los e conforme as condições executam operações que sustentam as ações.Item Implicações da neurociência cognitiva na prática pedagógica de professores de biologia.(2016) Galvão, Sirlandia Kelis Pereira Agra; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Franco, Marco Antônio Melo; Guerra, Leonor BezerraA neurociência cognitiva vem despontando como uma ciência que oferece suporte científico à ciência da educação, pois objetiva aspectos inerentes ao cérebro humano como a recepção de informações, seu processamento e armazenamento na memória, dentre outros. O professor atua corriqueiramente intervindo na neurobiologia dos estudantes por meio de procedimentos pedagógicos que podem resultar em modificações eletroquímicas transitórias ou permanentes, concernentes às informações adquiridas. A aprendizagem é o ponto de interseção entre a Educação e as Neurociências. No âmbito escolar, ao receber uma informação, por meio do sistema sensorial, o cérebro do aluno se modifica bioquimicamente, a fim de estabelecer uma comunicação interneuronal. O conhecimento é materializado no córtex cerebral, mas nem todos os estímulos externos são armazenados. O cérebro prioriza padrões significativos; as informações processadas como importantes são armazenadas e o grau de importância varia de indivíduo para indivíduo. Para que as intervenções pedagógicas sejam mais assertivas é importante que o professor se aproprie de como o cérebro humano recepciona informações, processa e armazena na memória. Esse trabalho de abordagem qualitativa se dedicou a analisar sob as perspectivas da neurociência cognitiva os procedimentos pedagógicos de três professores de biologia, bem como as contribuições da neurociência para o setor educacional. Com a aplicação de um pré-teste de sondagem foi possível aferir que os professores apresentaram pouco ou nenhum conhecimento sobre o cérebro e seus mecanismos de aprendizagem. Após observações das aulas expositivas, foi produzido um minicurso virtual sobre as bases neurocientíficas do processo ensino e aprendizagem, que abordou também os conhecimentos sobre o funcionamento cerebral, noções sobre emoções e plasticidade cerebral, enfatizando as estratégias docentes que podem potencializar a aprendizagem e aplicado na modalidade semipresencial para os professores envolvidos na pesquisa. Os professores foram, então, sondados por meio de um questionário pós-teste. Os resultados indicaram que houve receptividade do tema e os professores em unanimidade confirmaram a aplicabilidade dos preceitos tratados no minicurso e predisposição em adotar os procedimentos respaldados pelos princípios da aprendizagem cerebral. Dessa forma compreende-se que as pesquisas em neurociência cognitiva podem trazer uma contribuição efetiva para o contexto educacional.Item O uso da agroecologia no ensino de ciências sob a perspectiva da extensão rural : uma proposta de manual de apoio didático-pedagógico aos professores.(2016) Souza, Gisele Rodrigues; Moreira, Leandro Marcio; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Moreira, Leandro Marcio; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Souza, Gilmar Pereira de; Laureano, Fernando VerassaniEsta pesquisa foi realizada durante o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental nas escolas urbanas municipais sobre as atividades de manejo integrado da elódea na Lagoa da Bagagem em São Gonçalo do Pará – MG. O objetivo principal foi criar um material paradidático sobre agroecologia, agricultura convencional e ecologia para apoio didático pedagógico aos professores sob a perspectiva da extensão rural, que os permitirá trabalhar conceitos científicos de forma contextualizada e participativa. Para a construção do material paradidático foi realizada uma pesquisa participativa com abordagem qualitativa como metodologia, o que proporcionou dados e conhecimentos para produzir um material mais adequado à realidade local. O público alvo foram quatro supervisoras e os alunos de duas escolas do Ensino Fundamental I. As atividades da pesquisa envolveram reuniões, palestra e entrevista com as supervisoras, palestra e concurso para os alunos. Os resultados mostraram que, inicialmente, houve dificuldade das supervisoras e professoras em abordarem temas científicos, problematizar a realidade e incorporá-la no currículo escolar. Porém, a medida que o projeto de educação ambiental foi se desenvolvendo e principalmente após a participação dos alunos, que demonstraram fortemente o interesse pelo estudo de temas locais e relacionados ao cotidiano da comunidade, identificamos fatores que repercutiram positivamente no desenvolvimento do projeto. Entre esses fatores destacamos: a associação da prática extensionista e a construção coletiva do conhecimento na escola a partir da problematização da realidade; descentralização e democratização dos processos de planejamento e execução do projeto; proposta interdisciplinar utilização de espaços não formais e a divulgação e socialização do projeto. Esses resultados subsidiaram a criação de um manual denominado "Agroe(s)cologia: agroecologia na escola", destinado aos professores, com sugestões de atividades teóricas-práticas, divididas em quatro grandes temas recorrentes no município: a Lagoa da Bagagem, solo e agricultura, fertilizantes e agrotóxicos.Item Calorias dos alimentos : uma abordagem temática e lúdica para o ensino de termoquímica.(2016) Gonçalves, Cleidilene Alves de Araújo; Travain, Silmar Antonio; Schneider, Sandra Giacomin; Santos, Cláudio Gouvêa dosO principal objetivo desse trabalho foi relacionar alguns conceitos estudados em termoquímica como energia, calor, temperatura e caloria com o valor energético dos alimentos. A partir dos alimentos o ser humano encontra nutrientes como fonte de energia para a realização das diversas funções orgânicas. A energia de uma forma geral é de fundamental importância para a evolução tecnológica de um país, que busca incessantemente condições de fornecê-la para o desenvolvimento social da população. Nesta pesquisa o tipo de energia analisada vem dos alimentos, sendo de igual modo importante, pois cada dia mais as pessoas têm se preocupado com a saúde e a obesidade. Para melhor entendimento desse conteúdo e aproximação ao cotidiano dos estudantes, foi desenvolvida uma sequência didática associando aula dialógica expositiva, atividade experimental e atividade lúdica. A aplicação da aula dialógica expositiva possibilitou a participação ativa dos estudantes. A partir dessa troca de informações, foi desenvolvida uma atividade experimental com o uso de um calorímetro alternativo, para compreensão das trocas de calor na queima do alimento. Foi realizada uma atividade lúdica com a participação do professor e dos estudantes, permitindo a interação e a colaboração entre os participantes mais capazes. Essa atividade foi realizada de forma cooperativa entre dois ou mais indivíduos, estratégia que proporciona a oportunidade para a imitação e aprendizagem de acordo com a zona proximal de Vygotsky, possibilitando o processo de construção do conhecimento. A partir do uso de atividades lúdicas foi observado o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Essa ação além de prazerosa e divertida teve um papel importante na assimilação dos conceitos de ciências investigados.Item Ecocereus e as multifunções ecológicas da canga : contribuições para educação ambiental.(2016) Maciel, Jalula Maria Lage; Moreira, Leandro Marcio; Carmo, Flávio Fonseca do; Kamino, Luciana Hiromi Yoshino; Cruz, Luciana Hoffert CastroO modelo de produção a que assistimos desde meados do séc. XVIII, com a revolução industrial, não leva em consideração a finitude dos recursos naturais. Desta forma, a exploração do meio ambiente, não sustentável e que, portanto, não leva em conta a perda do habitat de diversas espécies e o desequilíbrio biológico, precisa ser debatida com todas s esferas da sociedade. Nesta ótica de discussão científica e de causas e efeitos, a escola entra como um setor fundamental, mas para isso necessita de uma pedagogia diferenciada e uma mudança de paradigma no processo de ensinar. Nesse ponto, a Educação ambiental mostra-se como excelente ferramenta para levar os indivíduos a compreenderem o seu papel enquanto parte de uma macro-natureza. Neste trabalho limitaremos a relação homem-natureza no contexto dos campos rupestres ferruginosos ou simplesmente canga, como são mais conhecidos. Localizados na região do Quadrilátero Ferrífero (QF) em Minas Gerais, estão entre os ecossistemas menos conhecidos e os mais ameaçados do Brasil, devido a sua distribuição restrita e associada aos principais depósitos de minério de ferro do país. Este trabalho apresenta as possibilidades didático-pedagógicas do uso da cartilha nomeada “Canga”, para o desenvolvimento de valores e atitudes em prol da conservação e preservação dos campos rupestres ferruginosos. Com a proposta de fazer da cartilha um instrumento de reflexão, um personagem (signo) protagonista da história norteou toda a apresentação das informações, um cacto endêmico de canga (Arthrocereus glaziovii) nomeado como Ecocereus. Trata-se de um Estudo de caso, em associação com análise documental numa abordagem qualitativa, desenvolvida com 37 alunos do 9º ano do ensino fundamental II de uma Escola Municipal do município de João Monlevade - MG. As etapas do estudo incluíram um questionário preliminar investigativo, seguido de distribuição e análise das informações presentes na cartilha, seguido de entrevista semi-estruturada, que permitiu analisar o envolvimento dos alunos com a proposta, bem como a qualidade das respostas dadas pelos mesmos em cada atividade proposta. Com base nos resultados obtidos ficou evidenciado que a cartilha além de ser única na proposta envolvendo a temática, representa uma ferramenta de apoio à prática docente no ensino fundamental, auxiliando no processo de inserção da dimensão ambiental, nas práticas pedagógicas, na construção de conhecimentos e na formação de valores e atitudes conscientes voltados à preservação e conservação desse ecossistema tão importante e ao mesmo tempo desconhecido da população. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The production model that we have seen since the XVIII mid-century, with the industrial revolution, it does not take into account the finiteness of natural resources. Thus, the environmental exploitation, unsustainable and therefore does not take into account habitat loss of many species and the biological imbalance needs be discussed with all s spheres of society. In this light of scientific discussion and causes and effects, the school enters as a key sector, but it needs a differentiated learning and a paradigm shift in the process of teaching. At this point, the Environmental education is shown as an excellent tool to bring individuals to understand their role as part of a macro-nature. This work will limit the man-nature relationship in the context of ferruginous rocky fields or simply sarong, as they are best known. Located in the Iron Quadrangle region (IQ) in Minas Gerais, they are among the least known ecosystems and the most threatened in Brazil, due to its restricted distribution and associated with major iron ore deposits in the country. This dissertation presents the didactic and pedagogical possibilities of using the primer named "Canga" for the development of values and attitudes towards the conservation and preservation of ferruginous rocky fields. With the proposal to make the booklet an instrument of reflection, a character (sign) protagonist of the story has guided the entire presentation of the information, an endemic cactus kanga (Arthrocereus glaziovii) named Ecocereus. This is a case study in association with document analysis in a qualitative approach, developed with 37 students from 9th grade of elementary school of a municipal school in the João Monlevade city - MG. The study's steps included an investigative preliminary questionnaire, followed by distribution and analysis of the information present in the primer, followed by semi-structured interview, which allowed qualitatively analyze the involvement of students with the proposal and the quality of the answers given by them in each proposed activity. Based on the results obtained it evidenced that the primer as well as being unique in the proposal involving the theme, is a teaching practice support tool in elementary school, assisting in the integration of the environmental dimension process in pedagogical practices, in building knowledge and in the formation of values and conscious attitudes aimed at preservation and conservation of this ecosystem so important and at the same time unknown population.Item Contribuições dos espaços não formais de educação para o desenvolvimento de atividades potencialmente significativas para o ensino de ciências.(2016) Santos, Gislene Patricia Costa; Souza, Gilmar Pereira de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Mozzer, Nilmara Braga; Souza, Gilmar Pereira deEsta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições do desenvolvimento de uma atividade investigativa utilizando um espaço não formal de educação para o ensino de ciências. O espaço escolhido para realização da pesquisa foi a gruta calcária Rei do Mato, localizada às margens da rodovia BR 040, no município de Sete Lagoas-MG. A pesquisa foi realizada em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual, na cidade de Belo Horizonte (MG). A abordagem metodológica adotada para o desenvolvimento do trabalho foi qualitativa e configurou-se em um estudo de caso. A primeira fase do trabalho consistiu na elaboração de uma sequência didática numa abordagem investigativa, abrangendo alguns tópicos sobre transformação dos materiais, contemplado pelo tema II da proposta curricular, implementada pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais – CBC - Currículo Básico Comum. A segunda fase do trabalho fundamentou-se na aplicação da sequência didática. Como instrumentos de coleta de dados foram adotados o diário de campo, a gravação de áudio e vídeo das aulas correspondentes à aplicação da sequência, questionários e a fotocópia das atividades realizadas pelos estudantes. Para a análise e interpretação dos dados, adotou-se a Metodologia de Análise Textual Discursiva, amparada nos pressupostos defendidos por Moraes e Galiazzi (2007), em que foram propostas categorias e subcategorias de análise, baseadas nos conteúdos de aprendizagens atitudinais, conceituais e procedimentais propostos por Zabala (1998) e manifestadas pelos estudantes durante o desenvolvimento das atividades. A análise dos dados obtidos nos permitiu inferir que os espaços não formais de educação apresentam elementos que contribuem de forma significativa para a construção e aplicação de diversos conceitos científicos, por esse motivo constituem importantes ambientes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, contribuindo desse modo para o processo de ensino e aprendizagem.Item O uso da ludicidade no ensino de física.(2016) Cristino, Cláudia Susana; Travain, Silmar Antonio; Campos, Carlos Joel; Monteiro, Isabel Cristina de CastroPesquisas realizadas nos últimos anos, mostram a importância em acrescentar tópicos de física moderna no currículo das escolas de ensino básico. Fatores como abordagem mínima de conteúdos de física moderna, como previsto pelo Ministério da Educação, como também a divulgação de novas tecnologias e suas aplicações em diversos segmentos comerciais e industriais, colocam em evidência a pesquisa na área do ensino de física. Para facilitar o entendimento desta ciência moderna, novas metodologias devem ser desenvolvidas ou adaptadas. A utilização de brinquedos e jogos como recurso pedagógico foi introduzida no renascimento, época que marcou uma profunda transformação nas ideias, na ciência e na sociedade. Para facilitar a explicação e interpretação de conceitos de física, neste trabalho propomos o emprego da ludicidade como ferramenta pedagógica. A proposta visa à utilização de experimentos lúdicos e brinquedos pedagógicos a fim de despertar o interesse e curiosidade dos estudantes pelos conceitos de Física. Foram utilizados brinquedos lúdicos, como o globo de plasma e o experimento da luz, que estuda o princípio da fibra óptica para explicar fundamentos da tecnologia atual, introduzindo conceitos básicos de física moderna relacionada à física da sala de aula e a física do cotidiano. O objetivo deste trabalho é investigar o processo de aprendizagem desenvolvido a partir de uma sequência didática com questionário prévio, atividade experimental com a utilização de brinquedos lúdicos e aula dialógica. As atividades foram realizadas de forma cooperativa, apresentando o professor pesquisador como mediador das ações entre dois ou mais indivíduos. Essa estratégia proporciona a repetição e aprendizagem de conceitos, de acordo com a zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, possibilitando o processo de construção do conhecimento. Os estudantes puderam complementar o que já sabem individualmente e avançarem juntos nos estudos de ciências físicas, atribuindo ao ato de brincar um papel importante na evolução dos processos de desenvolvimento humano, como maturação e aprendizagem.