ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

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    O impossível como gesto de resistência : uso dos corpos, tessitura do sensível e a dança-teatro de Pina Bausch.
    (2022) Coração, Cláudio Rodrigues; Rios, Saulo Pedrosa da Fonseca
    Partindo da constatação de que os corpos contemporâneos são cada vez mais regulados pelo binômio mídia-mercado, este artigo apresenta possibilidades de desconstrução desses corpos, a partir da obra da bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch. Para isso, realiza revisão teórica com o objetivo de evidenciar usos contingentes dos corpos, que não aqueles mediados por imagens midiáticas e pelo capital neoliberal, buscando reaver suas qualidades sensíveis e ético-políticas, à luz do conceito de inoperosidade (AGAMBEM, 2017), em diálogo com os gestos emocionais que emergem da dança- teatro de Pina. Ao fim, promove a análise de três espetáculos assinados pela artista, procurando identificar as intermitências do corpo suscitadas por sua dramaturgia.
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    Jards Macalé, samba intempestivo e a presença do malandro melancólico.
    (2022) Coração, Cláudio Rodrigues; Moreira, Matheus Santiago
    Propomos, no artigo, uma leitura crítica e imaginativa da arte do músico carioca Jards Macalé, a partir de duas categorias analíticas principais: samba intempestivo e a figura do malandro melancólico. Na investigação de alguns de seus álbuns, percebemos a presença do samba como uma lente para a observação da realidade brasileira e, indo além, o samba também retomado como procedimento inventivo de abertura de outros mundos possíveis. Nesse sentido, o que o samba intempestivo de Macalé parece nos apontar é a exposição de nossas feridas abertas pelo processo de colonização, ao mesmo tempo em que se afirma como voz inventiva, potente e provocadora para a transformação de nossa realidade brasileira. Como passo final, apresentamos a figura do malandro melancólico como um personagem que assombra o samba intempestivo do músico e pode ser aproximado com exu, orixá das estradas e da comunicação, aquele que confunde as visões duais e moralistas.
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    A correria como forma de resistência negra em videoclipes do rap brasileiro.
    (2021) Santos, Solange Stéfane; Coração, Cláudio Rodrigues
    O presente artigo analisa a produção dos videoclipes “Crime Bárbaro”, de Rincon Sapiência, “Corra”, de Djonga e o curta “Bluesman”, de Baco Exu do Blues, almejando compreender como tais artistas aliam os conceitos de identidade e resistência ao ato de fuga, caracterizado nos clipes pela corrida contínua empreendida pelos personagens principais. Busca-se também investigar como suas narrativas ajudam o espectador a compreender a correlação entre o racismo estrutural e o genocídio de jovens negros no Brasil. Por fim, intui-se estabelecer se o ato de correr empreendido nas narrativas ficcionais do videoclipe pode ser caracterizado através de uma perspectiva estética em torno de fronteiras e frestas culturais.
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    A dimensão política do desenho animado : o entretenimento e o comum em Steven Universe.
    (2021) Coração, Cláudio Rodrigues; Lemos, Pedro Antun Lavigne de
    Neste trabalho, buscamos identificar os modos de existência do desenho animado enquanto objeto midiático com potencial de atuação política no cotidiano, a partir de breves análises do desenho Steven Universe, do Cartoon Network. Como parte de um estudo mais amplo, este recorte volta-se especificamente aos modos com os quais o desenho animado se insere nos campos de disputa pelo sentido e pela reivindicação de uma ideia de comum – processos que insistimos em chamar de dimensão política do desenho animado. Por fim, discutimos acerca da natureza própria ao comunicacional em um mundo intensa e constantemente penetrado pelo tecido midiático, no qual o entretenimento parece inseparável da própria noção de subjetivação política, seja enquanto objeto de partilha, seja enquanto sintoma.
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    Violência e necropolítica em Bacurau : processos de descolonização e ecos da contracultura.
    (2021) Gomes, Thiago; Coração, Cláudio Rodrigues
    O artigo busca compreender como as categorias de necropolítica e descolonização, a partir principalmente de Achille Mbembe (2019) e Frantz Fanon (1961), aparecem em Bacurau (2019), filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Para isso, discutimos como a violência é fator fundante das subjetividades dos indivíduos no filme, ao mesmo tempo em que oferece uma possibilidade de emancipação. Além disso, tentamos elucidar como a apropriação de determinados signos de gêneros estabelecidos em Hollywood são acionados como uma ferramenta de subversão de uma ideia de cinema hegemônico, junto à presença de personagens que fogem de um “ideal” de narrativa nacional, por meio da mobilização das discussões de Lúcia Monteiro (2016) e Ivana Bentes (2007). Por fim, debatemos como o filme recupera determinados aspectos da contracultura brasileira como possibilidades de escape a uma ordem hegemônica.
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    Ídolos de uma decadência perversa : melodrama, frivolidade e o semblante da melancolia na (des)construção de ícones midiáticos.
    (2020) Coração, Cláudio Rodrigues; Vieira, William David
    Neste artigo, travamos um debate em torno do que definimos como decadência ou ontologia de uma perversidade midiática dentro da cultura pop, por meio da análise de quatro personagens (ou ícones). São eles: Norma Desmond (Crepúsculo dos Deuses, filme de 1950), Toni Roy Show (conto de João Antônio), BoJack Horseman (personagem da série homônima de 2014) e a cantora Lana Del Rey, com seu videoclipe Blue Velvet. Trabalhamos a ideia de que os personagens são exemplos de um mesmo sufocamento, que torna autômato e hermético um processo de fabricação e destruição de ícones midiáticos. Orquestramos metodologicamente tais questões por meio de três categorias analíticas (melodrama, frivolidade e semblante da melancolia), que nos levam a perceber o funcionamento dessa decadência, símbolo de operação do pop.
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    A crítica do narrador intelectual pingente : Lima Barreto evocado por João Antônio.
    (2020) Coração, Cláudio Rodrigues
    Pretendemos examinar as manifestações expostas pelo narrador intelectual pingente, a partir de textos literários e jornalísticos de Lima Barreto (1881-1922). O eco crítico de tal exame pode ser percebido na obra do escritor e jornalista João Antônio (1937-1996), especialmente em Calvário e porres do pingente Afonso Henriques de Lima Barreto (1977). Nosso percurso pretende articular tais textos por meio da descrição, discussão e análise da crítica firmada como elemento decisivo para os propósitos desse narrador intelectual pingente, considerando os aspectos de mediação e de valores culturais no diálogo entre os dois autores. Para isso, utilizaremos referenciais teóricos que possam nos dar pistas sobre a reflexão da crítica como fenômeno intelectual, comunicacional e artístico.
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    Entre as alucinações do dia a dia : o tempo e a latinidade em Belchior.
    (2020) Prado, Denise Figueiredo Barros do; Coração, Cláudio Rodrigues
    Neste artigo, a partir de uma leitura contextualizada, analisamos as relações entre o tempo e as marcas de latinidade engendradas no álbum Alucinação (1976), do cantor e compositor Belchior. O percurso metodológico é construído a partir da articulação de uma discussão sobre a cultura e o tempo social que se desdobra em três eixos analíticos: o debate sobre a contracultura articulada ao contexto de produção do álbum; a reflexão sobre as temporalidades sociais envoltas na obra e na dimensão poética das canções; e a emergência do prosaico como lugar de constituição da resistência.
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    Nostalgia e melancolia em Fortaleza, da banda Cidadão Instigado : uma abordagem da canção em busca de atmosferas.
    (2020) Moreira, Matheus Santiago; Coração, Cláudio Rodrigues
    No presente artigo, buscamos apresentar uma aproximação do disco Fortaleza, do grupo cearense de rock Cidadão Instigado, a partir de um movimento de busca do Stimmung, conceito trabalhado por Gumbrecht (2014). Também interconectamos os conceitos de nostalgia e melancolia, sob a perspectiva de Walter Benjamin, na direção de uma operação de recusa do tempo presente e um certo tipo de volta não conservadora ao passado (BARBOSA, 2014). Desse modo, nos demoraremos no movimento próprio de abordagem do disco em busca das atmosferas e na investigação desse objeto particular na perspectiva de colher rastros que nele apontem para essa nostalgia melancólica.
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    Convergências e apaziguamentos na música pop : quando funk, axé music e sertanejo se encontram na linha evolutiva da MPB.
    (2020) Coração, Cláudio Rodrigues; Vieira, William David
    Neste artigo, analisamos movimentos de entrada executados por determinados artistas de gêneros e cenas musicais distintos na chamada linha evolutiva da MPB. Tais ocorrên cias revelam tensões mercadológicas e de representatividade na fonografia brasileira, bem como o esvaziamento destas. Travamos metodologicamente nossa investigação partindo da concepção de pretensão à legitimidade cultural, acionada aqui como refe rência à conquista de espaço desses gêneros e cenas. Esclarecem esses movimentos de convergência e apaziguamento das tensões os videoclipes das canções Cheguei Pra Te Amar, com Ivete Sangalo e MC Livinho, Ta Tum Tum, com Simone & Simaria e Kevinho, e Sua Cara, com Major Lazer, Anitta e Pabllo Vittar.