PPGEDU - Programa de Pós-graduação em Educação

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    O uso do software Geogebra na educação básica : reflexões sobre o que revelam as pesquisas de formação continuada de professores no período de 2008 a 2020.
    (2022) Dias, Maria Valdinéia Gonçalves Luiz; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Bertin, Marta; Mengalli, Neli Maria
    A sociedade tem presenciado, em curto espaço de tempo, inúmeras transformações e mudanças associadas ao avanço tecnológico, principalmente, reflexos no campo educacional. Nesse contexto, o Ensino da Matemática vive uma fase de aproveitamento e descobrimento de novos instrumentos e possibilidades, um fato que têm despertado o interesse de diversos pesquisadores sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, (TDICs). Apesar de tais apontamentos, pode-se perceber que ainda pairam dúvidas e incertezas sobre formação de professores de Matemática em face dessas demandas. Emerge daí a lacuna de que não está tão claro nas pesquisas que abordam sobre as TDICs e os novos caminhos ou possibilidades de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento na Educação Básica por meio do uso do software GeoGebra. Nesta perspectiva, a questão norteadora busca investigar: O que se pode perceber que ainda não está evidente nas pesquisas sobre as TDICs, em especial sobre a formação de professores de Matemática da Educação Básica e o uso do software GeoGebra? Quanto ao objetivo deste estudo, é analisar as perspectivas de formação continuada de professores de Matemática para a utilização do software GeoGebra na Educação Básica. Para atingir tal propósito, a pesquisa se apoia em duas metodologias, a Qualitativa, que por meio de um corpus de análise, baseado nos critérios de seleção das dissertações que foram analisadas sobre formação continuada no ensino de Matemática, mediado pelo software GeoGebra no período de 2008 a 2020, junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a metodologia de História de Vida. Os dados da pesquisa evidenciaram que, apesar dos múltiplos desafios para o uso do GeoGebra, os docentes não podem ficar alheios ao desenvolvimento tecnológico e social, já que as tecnologias se mostraram um recurso facilitador para os processos educativos no campo educacional.
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    Política de formação de professores no Brasil (2000-2010) : um estudo sobre o contexto de influência na formulação de políticas nos documentos da comissão permanente de educação da Câmara Federal.
    (2020) Pereira, Renato José Dias; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo; Giareta, Paulo Fioravante
    Esta dissertação apresenta a pesquisa “Política de formação de professores no Brasil (2000- 2010): um estudo sobre Contexto de Influência na formulação de políticas nos documentos da Comissão Permanente de Educação da Câmara Federal” realizada no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação PPGE/UFOP, na linha Formação de Professores, Instituições e História da Educação – (FPIHE). Tem como objetivo analisar as políticas de formação de professores através dos documentos da Comissão Permanente de Educação da Câmara Federal do Congresso Nacional da República Federativa do Brasil, primeira década do século XXI e a partir da concepção teórica do Contexto de Influência na política. Uma análise da primeira década dos anos 2000, obrigatoriamente incorre no cenário de embates e resistências desveladas pelas propostas neoliberais globalizantes da década de 1990. Logo, o esforço para compreender essa temporalidade, necessariamente, deve considerar os pressupostos de hegemonia do capital estabelecido com as reformas neoliberalizantes, bem como, as contradições inerentes ao modo de produção capitalista. Este período indica uma forte ingerência na formulação das políticas públicas com vistas a suprir à demanda de mercado afetando diretamente a educação, e mais, a formação de professores, promovendo uma padronização das funções sociais em condicionamento a uma lógica do capital. Diante dessa problemática, busca-se compreender a partir do Contexto de Influências do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, utilizado nessa pesquisa como ferramenta teórica, o papel da Comissão Permanente de Educação da Câmara Federal. Busca-se também verificar nestes documentos as influências dos Organismos Internacionais como Banco Mundial (BM), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na formulação destas políticas. Os dados da pesquisa foram coletados nos arquivos da Câmara Federal com um levantamento de 657 reuniões distribuídas entre audiências públicas, seminários e reuniões deliberativas. Deste total, têm-se um corpus de 63 reuniões que abordaram o tema de formação de professores. A metodologia empregada nesta pesquisa documental é de abordagem qualitativa e se utilizará como método materialismo histórico dialético, compreendendo que uma sociedade capitalista é imersa em contradições, a opção por esse método permite uma leitura e análise dos documentos de forma dialética considerando a realidade das políticas educacionais no Brasil. Os resultados sugerem o protagonismo do Poder Executivo Federal como regulador das políticas de formação de professores da Educação Básica no Brasil exercido através de Medida Provisória, decretos e portarias. Apontam ainda, a fragilidade do Poder Legislativo no empreendimento da legislação que regulamenta a formação de professores no país, tanto pelo fato de não terem nenhuma legislação relevante apresentada e discutida no âmbito da Comissão de Educação da Câmara, quanto pela superficialidade ou generalidade das proposições apresentadas. A presente pesquisa está sendo realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
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    A rede municipal de ensino e suas articulações frente à inserção de professores(as) iniciantes : o caso de Mariana-MG.
    (2021) Bonfim, Karlene de Sousa; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Tinti, Douglas da Silva; Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
    Na atualidade discute-se recorrentemente a formação de professores e as nuances que permeiam essa temática. Observamos, em estudos acadêmicos, que esse assunto vem sendo cada vez mais discutidos nos últimos anos, numa tentativa de responder às demandas do campo educacional e da formação dos profissionais da Educação Básica. Este trabalho teve como objetivo identificar a partir das narrativas das professoras iniciantes e das assessoras da Secretaria Municipal de Educação - SME da cidade de Mariana-MG quais são as suas percepções e aprendizagens construídas no inicio da carreira. Nosso aporte teórico baseou-se nas discussões apresentadas por Huberman (2000), Garcia (1999), Nóvoa (1999), Josso (2002), entre outros, e em um mapeamento sistêmico das pesquisas sobre os professores iniciantes e sua inserção docente no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, nos últimos 10 anos (2009-2018). Para compreender o processo de inserção à docência dos professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, selecionamos duas escolas: uma localizada na sede administrativa da cidade de Mariana-MG e a outra no distrito de Passagem de Mariana-MG. Empregamos, neste trabalho, uma abordagem qualitativa das subjetividades evidenciadas nas narrativas (auto)biográficas dos colaboradores da pesquisa. Para a produção de dados, optamos pela utilização de um questionário composto por quinze questões que foram respondidos pelas professoras iniciantes com o intuito de traças o perfil dessas colaboradoras. Em seguida realizamos entrevistas episódicas de forma remota pela plataforma Google Meet com as professoras iniciantes em dias e horários agendados previamente com a intenção de promover nessas colaboradoras da pesquisa uma reflexão, um resgate de episódios que as constituem, de episódios que biografam o seu processo de inserção profissional. Posteriormente realizamos com as assessoras, da Educação infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Mariana-MG, também de forma remota e individual, entrevistas semiestruturadas direcionando com questões que trataram da inserção docente. Deste modo, pautado nas narrativas das colaboradoras da pesquisa emergiram as seguintes categorias que são analisadas nesta pesquisa: (I)das narrativas das professoras iniciantes: profissão docente, sentimentos em relação ao início da docência, processo de designação e processo seletivo para atuar como docente, inserção docente e acolhimento, desafios do ensino remoto para os iniciantes e ações para os professores iniciantes.(II)das narrativas das assessoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: profissão docente, início da docência, acolhimento docente, sentimentos no início da docência, processo de contratação, e ações voltadas para os iniciantes.Os dados demonstraram que o início da carreira docente é um período do desenvolvimento profissional muito desafiador e que, no município de Mariana-MG, existem formações pontuais voltadas para todos os professores no início do ano letivo, não especificamente para os iniciantes, mas para todos os contratados. Portanto, não existem ações ou programas estruturados para essa etapa da carreira docente neste município. As narrativas das colaboradoras da pesquisa expressam que a demanda desse tipo de ação é algo recente, considerando-se que foi a partir do ano de 2018 que a rede começou de fato a receber professores iniciantes. Em suma, em função de um diálogo mais amplo com as colaboradoras da pesquisa,nossos resultados mostram que é pertinente pensar nessa etapa inicial da carreira, uma vez que muitos profissionais podem desistir de atuar devido às dificuldades encontradas nesse período da profissão docente.
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    O desenvolvimento de compreensões sobre a abordagem de questões sociocientíficas no ensino por futuros professores de química.
    (2021) Silveira, Bárbara Dias; Mozzer, Nilmara Braga; Mozzer, Nilmara Braga; Nunes, Célia Maria Fernandes; Conrado, Dália Melissa
    Este trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento das compreensões por futuros professores de Química sobre a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências durante um processo formativo. Ele se pauta na perspectiva de formação de professores que visa preparar o profissional para uma atuação humana, social e política, por meio da reflexão e da articulação teoria-prática. As QSC são entendidas como problemas complexos e controversos que abrangem diferentes âmbitos do conhecimento (científico, social, político, ambiental, entre outros) e, por essa razão, a sua abordagem educacional necessita contemplar aprendizagens em diferentes dimensões dos conteúdos (conceitual, procedimental e atitudinal). Esses pressupostos nortearam a presente pesquisa, realizada com futuros professores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que cursavam o 7º período do curso de Química Licenciatura e que participaram de um processo formativo no qual: vivenciaram uma Sequência Didática (SD) baseada em QSC; analisaram trechos de uma experiência de ensino com QSC; participaram de um curso de curta duração sobre a temática; e elaboraram uma SD baseada em QSC. Dois dos futuros professores participantes foram selecionados como amostra. Os dados foram registrados em vídeo e áudio e a SD elaborada pelos futuros professores pesquisados também fez parte do corpus de dados. As transcrições de episódios reflexivos manifestados durante as discussões e na entrevista realizada ao final do processo, além da SD elaborada pelos futuros professores, foram analisados com base na metodologia de análise textual discursiva. Em suas reflexões os futuros professores manifestaram diferentes compreensões, como aquelas sobre: as relações entre as dimensões CPA de conteúdos na abordagem educacional de QSC; o papel norteador da dimensão atitudinal nessa abordagem; a natureza contextualizadora dessa abordagem e o papel da articulação teoria-prática no desenvolvimento dessas compreensões durante a formação docente. Observamos que as características da proposta formativa foram imprescindíveis para o desenvolvimento das compreensões pelos futuros professores. Como possíveis implicações dos resultados dessa pesquisa apontamos que se faz necessário que a formação de professores seja pautada em um ensino reflexivo, crítico, coletivo e emancipatório, em que abordagens problematizadoras e contextualizadoras como as QSC sejam tratadas e compreendidas e que novos estudos precisam ser conduzidos para avaliar os impactos das compreensões desenvolvidas pelos futuros professores em suas práticas futuras.
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    Em quem e no que confiar? : análise de conhecimento funcional de natureza da ciência de licenciados em química.
    (2021) Oliveira, Jordana Alves de; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Pagliarini, Cassiano Rezende; Moura, Cristiano Barbosa
    Nesta pesquisa investigamos como licenciandos em Química utilizam conhecimentos de natureza da ciência (NdC) para analisar afirmativas relacionadas a uma controvérsia em relação as dietas low carb e low fat e também como esse conhecimento relaciona-se com o posicionamento deles na resolução de uma questão sociocientífica (QSC) sobre o consumo de carne animal. Utilizamos uma QSC alinhada a uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente para trabalhar NdC, considerando-se a pertinência do ensino contextualizado de NdC. Adotamos a proposta Whole Science (ciência integral) de autoria de Douglas Allchin (2011 e 2017) para o ensino e análise das compreensões dos licenciandos sobre NdC, devido ao foco no conhecimento funcional, isto é, que contribui na análise de casos e tomadas de decisão. Para alcançar os objetivos da pesquisa, analisamos um recorte de aulas de uma sequência didática (SD) utilizando o referencial teórico de Allchin, a partir das dimensões da confiabilidade da ciência, e de critérios para análise de conhecimento funcional, conforme trabalho de Mendonça et al. (no prelo). Os licenciandos tiveram que responder algumas perguntas sobre as atividades da SD e redigir um parecer final sobre a QSC, o que constituiu o corpus de análise desta pesquisa. Evidenciamos que maior parte dos licenciandos conseguiram fazer uso dos conhecimentos de NdC de maneira funcional para as questões analisadas. Ao fazerem uso de tais conhecimentos, julgamos que conseguiram pensar nos princípios propostos por Allchin de questionar em quem e no que confiar, quando eles analisaram criticamente as pesquisas em relação às dietas low carb e low fat. Além disso, identificamos que essa análise contribuiu para decisão sobre o consumo de carne animal no parecer final, porque todos concordaram que não haviam pesquisas que apresentassem dados suficientes em relação aos malefícios de gorduras para a saúde humana e assim optararam por uma dieta balanceada, por considerarem as fontes de proteínas e gorduras importantes nas dietas. Também percebemos que o modo como as questões foram elaboradas, de forma contextualizada, permitiu que os licenciandos conseguissem relacioná-las com os aspectos de NdC de maneira funcional. Os resultados também indicaram que conseguimos explorar o conhecimento de NdC além da dimensão declarativa, pois analisamos a concordância entre o uso dos aspectos de NdC com as justificativas. Defendemos assim que os professores de Ciências trabalhem em sala de aula com os problemas reais para discutir sobre ciência com os estudantes e que um passo promissor para tal inclusão passa pela sua inserção na formação inicial de professores.
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    A formação docente no contexto da Universidade Aberta do Brasil.
    (2017) Pereira, Daniela de Oliveira; Mendes, Cláudio Lúcio; Mendes, Cláudio Lúcio; Paulo, Jacks Richard de; Martins, Ronei Ximenes
    Esta pesquisa analisa a formação continuada de professores feita na Educação a Distância (EAD), no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e a apropriação de seus dispositivos tecnológicos. Levando em consideração que a EAD vem ocupando lugar de destaque nas políticas educacionais, estas discussões devem ir além de aspectos operacionais e direcionar-se tanto para as dimensões sociais e histórico-culturais que permeiam os procedimentos de ensino-aprendizagem quanto para a compreensão dos usos dos artefatos tecnológicos na formação da subjetividade docente. Portanto constitui objetivo desta dissertação problematizar como os usos das tecnologias e a diversidade cultural têm sido inseridos na formação de professores por meio da EAD, especificamente no contexto da UAB, que é ação resultante de uma política pública. O estudo se insere na perspectiva da abordagem qualitativa, com uso da pesquisa bibliográfica e documental. Para o desenvolvimento do trabalho, são feitas aproximações com os Estudos Foucaultianos da subjetivação e dos procedimentos microfísicos de poder-saber e, como inspiração, com a argumentação baseada nos Estudos Culturais. Além disso, consideram-se leis, decretos, resoluções, portarias e outros documentos oficiais que se referem à UAB, no período de 2005 a maio de 2017, para identificar a centralidade hegemônica de ideias neoliberais e de interesses privados nesses discursos. Mas se destaca que as formas como são inseridos os dispositivos tecnológicos e a diversidade cultural na formação docente ficam a cargo de cada instituição de Ensino Superior consorciada, que tem autonomia para definir, nos projetos político-pedagógicos dos cursos a distância, o currículo, o material didático, a forma de avaliação, a gestão, a equipe, a infraestrutura, entre outros itens. Assim, podese dizer que a UAB, segundo o aspecto foucaultiano, é uma forma de governo que conduz a formação de professores por meio da EAD e orienta o que deve ser e o que priorizar. Como ação decorrente de uma política pública, a UAB se expandiu com promessas inovadoras, modernizantes e democratizantes no campo da formação, mas, na verdade, constituída por mecanismos e estratégias que produzem jogos de poder e verdades sobre os professores e a formação docente.
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    Concepções de alfabetização e letramento : a voz de professoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – no município de Ouro Preto – MG.
    (2017) Correa, Regina Aparecida; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Jorge, Gláucia Maria dos Santos; Maciel, Francisca Izabel Pereira
    O presente trabalho teve como objetivo geral analisar concepções acerca dos processos de alfabetização e letramento de cinco professoras alfabetizadoras do município de Ouro Preto – MG, que participaram da formação continuada no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, em 2013. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados documentos públicos, questionários e entrevistas. Participaram da pesquisa quatro das cinco orientadoras de estudos do município de Ouro Preto e cinco professoras participantes do PNAIC. Os dados coletados foram analisados com base, especialmente, nos seguintes autores: Albuquerque e Morais (2006), Ferreira e Leal (2006), Ferreiro e Teberosky (1986), Morais (2012), e Soares (2004, 2011, 2012, 2014, 2015, 2016). A análise dos dados aponta que a terceira unidade dos cadernos de formação, relacionada ao sistema de escrita alfabética e à consciência fonológica, foi a que marcou com mais intensidade as professoras alfabetizadoras, de modo especial, porque possibilitou a compreensão teórica de alguns conceitos que as professoras já desenvolviam na prática, como a consciência fonológica. Com relação ao letramento, embora seis das oito unidades do curso apresentassem um ou mais objetivos relacionados à alfabetização na perspectiva do letramento, verificamos, por meio do depoimento das professoras, algumas dificuldades em conceituar letramento ou mesmo de citar atividades relacionadas a ele. Assim, concluímos que, embora haja tentativas de alfabetizar no contexto de letramento, é possível perceber certa dificuldade relativa a isso e a priorização de uma das facetas do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita: a alfabetização.
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    Estações da escrita de si : trajetórias formativas de professores de matemática em memoriais.
    (2017) Oliveira, Iara Letícia Leite de; Carvalho, Rosana Areal de; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Carvalho, Rosana Areal de; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Ferreira, Ana Cristina; Nacarato, Adair Mendes
    Esta pesquisa tem como objeto de estudo a trajetória formativa de professores de Matemática e está problematizado em torno da seguinte questão: Que elementos da trajetória formativa um grupo de professores de Matemática desvela no decorrer da escrita de si no memorial de formação? Tem como objetivo geral tecer uma compreensão de aspectos da trajetória formativa desses professores de Matemática ao narrarem sobre sua história de vida por meio do memorial de formação e, como objetivos específicos: (i) compreender como se desvela as trajetórias de formação percorridas por esses professores; (ii) identificar os elementos que emergem na construção do “ser professor” a partir dos memoriais de formação produzidos pelos professores. Do ponto de vista metodológico, adotamos a abordagem qualitativa e a perspectiva do Método Biográfico. Como colaboradores da pesquisa tivemos seis professores de Matemática, estudantes de um Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, cuja colaboração se deu através do questionário e da escrita de um memorial de formação que constituiu o corpus de análise. Os dados provenientes desses instrumentos foram analisados com base na Análise de Singularidades e Convergências. Por essas narrativas percebemos que esses professores, de modo geral, percorreram caminhos, apesar de particulares, com muitas aproximações. A trajetória formativa desses professores se constituiu na escolarização, nas vivências familiares, na licenciatura em Matemática, no mestrado e em outros espaços, articulada às experiências na sala de aula, onde se consolida o saber e o saber-fazer e se constrói o aprendizado para o processo de tornarem-se professores. Ao narrarem lembram-se das pessoas que fizeram parte de suas vidas apoiando ou incentivando. São unânimes as lembranças dos professores que tiveram, apontando as características do que consideram um bom professor e aquilo que desejam ser como profissionais, tomando-os como referenciais. Sobre o início da docência contam sobre o cotidiano da profissão, as tensões nesse local, as dificuldades com a indisciplina dos alunos, dentre outras questões que permeiam esse ambiente. Exercendo a profissão buscam cursos para aprimorar as habilidades e conhecer outras metodologias, dentre eles aparece o mestrado. No contexto dessas vivências, constatamos que a constituição como docentes ocorre em diversas etapas, em que vão construindo saberes, crenças e valores. Portanto, essa constituição se dá durante toda a trajetória de vida do sujeito.
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    Portfólio e avaliação da aprendizagem sobre natureza da ciência de uma licencianda em um curso de formação inicial.
    (2017) Fernandes, Gabriella Leone; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Almeida, Sheila Alves de; Barbosa, Luís Gustavo D'Carlos
    Vários estudos apontam a importância de inserir o tema Natureza da Ciência (NC) no ensino de Ciências, por possibilitar uma visão mais ampla sobre ciência e o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. Nesse sentido, tornase necessário pensar em como promover discussões sobre o tema em cursos de formação de professores de ciências e como avaliar tais cursos e os conhecimentos desenvolvidos pelos docentes. Pesquisas têm buscado promover e investigar a compreensão sobre ciência dos professores. Um número significativo de instrumentos de pesquisa já foram propostos com esse objetivo, destacandose, entre eles, questionários, situaçõesproblemas e entrevistas. Problemas quanto aos instrumentos e a avaliação a que se propõem têm sido apontados pela literatura. Além disso, pelos instrumentos, há certa unanimidade em apontar a compreensão limitada sobre ciência dos professores de ciências, classificando suas visões em ingênuas ou deformadas. Levandose em consideração tal problemática, nessa pesquisa utilizamos uma forma alternativa para avaliar o conhecimento sobre NC de professores em um curso de formação inicial que se destinava a instruílos sobre o tema. Esse estudo tem como objetivo analisar o entendimento sobre ciência de uma licencianda em química e como o portfólio possibilitou avaliar seus conhecimentos sobre o tema, durante sua participação na 1a etapa do curso de formação inicial sobre NC, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) subprojeto Química. O curso tinha como principal objetivo proporcionar uma visão mais ampla sobre NC aos futuros professores de química, elaborar e desenvolver planos de aula e sequências didáticas com este foco nas aulas de química das escolas públicas participantes do projeto. O curso aconteceu durante 3 semestres e todos os participantes produziram textos semanalmente com intuito de propiciar suas reflexões sobre o aprendizado no curso. Realizamos uma análise documental a fim de identificar no conjunto de textos que faziam parte do portfólio elaborado por uma licencianda seu entendimento sobre ciência e o desenvolvimento desse conhecimento. Com intuito de sistematizar a análise do portfólio, optamos pela análise de conteúdo. Buscamos identificar também os aspectos de NC ressaltados por ela, e se eles foram justificados ou exemplificados, a partir dos contextos vivenciados. A análise indica que a participação da licencianda no curso de formação inicial contribuiu para que ela desenvolvesse uma visão ampla sobre ciência, sendo que a metodologia empregada no curso, a utilização de uma abordagem explícita e contextualizada de NC, assim como o engajamento da mesma, foram primordiais para isso. Além disso, o portfólio como instrumento de avaliação possibilitou a compreensão mais profunda dos conhecimentos da licencianda sobre NC. A pesquisa trás contribuições significativas para a formação de professores, no que diz respeito a potencialidade de casos históricos e contemporâneos para promover a aprendizagem de NC de professores de ciências e do portfólio como instrumento de avaliação e reflexão.
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    Percepções de acadêmicos de licenciatura em educação física sobre a profissão docente e suas relações com o estágio curricular supervisionado.
    (2016) Rocha, Maria Teresa Sudário Rocha; Paixão, Jairo Antônio da; Paixão, Jairo Antônio da; Oliveira, Marilene Nogueira e; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara
    O objetivo do estudo foi analisar, nas percepções de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), possíveis construções e reconstruções da identidade profissional docente em períodos de realização dos estágios supervisionados. A pesquisa foi qualitativa do tipo descritiva, e participaram 11 acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFOP que se encontravam entre o sexto e oitavo períodos letivos do curso. Para a coleta de dados, foi utilizado um Roteiro de Entrevista semiestruturada criado a partir de uma revisão literária, e, para a análise dos dados, foi empregada a Análise de Conteúdo. Foi encontrado, no presente estudo, que o estágio colaborou para a (re)construção da identidade profissional de parte dos entrevistados, por gerar ressignificações do ambiente escolar, da Educação Física e dos professores que os acompanharam nas escolas escolhidas.