PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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Resultados da Pesquisa

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    A avaliação sob o ponto de vista dos estudantes : o uso de desenhos para a análise de concepções de avaliação.
    (2015) Landim, Mariana Vaz; Matos, Daniel Abud Seabra; Brown, Gavin Thomas Lumsden; Nunes, Célia Maria Fernandes; Gomes, Cristiano Mauro Assis
    Os objetivos deste trabalho foram : (1) analisar as concepções de avaliação de alunos do Ensino Superior; (2) realizar uma revisão da literatura sobre as concepções de avaliação dos alunos, classificando pelo número de concepções identificadas nos estudos; (3) investigar as concepções de avaliação de alunos por meio de desenhos; (4) relacionar os resultados dos desenhos com os resultados do questionário Students’ Conceptions of Assessment - Version VI (SCoA-VI), adaptado por Matos (2010). Quanto à revisão da literatura, encontramos quatro grandes grupos de concepções de avaliação de estudantes: 1) melhora; 2) impacto emocionalmente positivo; 3) irrelevância; 4) responsabilização (BROWN, 2008). Analisamos um total de dez trabalhos, onde a frequência das concepções foi: melhora (8), irrelevância (7), responsabilização (6) e impacto emocionalmente positivo (0). Com relação ao estudo empírico, estudantes de dezesseis cursos de graduação (N = 102; 47 homens e 55 mulheres; idade M = 28,9 anos; DP = 7,99) de duas IES de Minas Gerais participaram da pesquisa: uma universidade federal (N = 26) e um centro universitário privado (N = 76). Classificamos os desenhos em nove categorias: emoções negativas, monitoramento, competição, caráter processual, emoções positivas, correção, imprecisão, opressão e definição de avaliação. Para verificar a confiabilidade das classificações feitas por dois pesquisadores independentes, calculamos o coeficiente kappa de Cohen, que foi excelente em todas as categorias. A maioria dos estudantes elaborou desenhos relativamente simples, com uma ou duas categorias dominantes (representação mental pouco complexa sobre a avaliação). As categorias mais frequentes foram emoções negativas (47) e imprecisão (28), indicando uma representação da avaliação nos desenhos predominantemente como uma prática imprecisa que gera emoções negativas. Quanto à associação entre os questionários e os desenhos (entre as quatro concepções de avaliação e as nove categorias), realizamos uma análise correlacional. Dentre os resultados, estão alguns exemplos de correlações estatisticamente significantes (considerando a amostra total): categoria caráter processual e concepção de melhora (r = 0,425); categoria caráter processual e concepção de responsabilização (r = 0,436); categoria imprecisão e concepção de melhora (r = -0,358). Recomendamos um maior uso de desenhos na área educacional, tanto por pesquisadores quanto por professores e diretores que desejem conhecer melhor seus alunos.