PPGEDU - Mestrado (Dissertações)
URI permanente para esta coleçãohttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3013
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Item Querido cientista : a dialogia nas cartas de Einstein às crianças.(2022) Cunha, Joyce Loraine Lopes; Almeida, Sheila Alves de; Almeida, Sheila Alves de; Corrêa, Hércules Tolêdo; Silva, Jane Quintiliano Guimarães; Aguiar Júnior, Orlando Gomes deO nome de Albert Einstein é, sem dúvidas, um dos mais conhecidos e divulgados no campo científico. Para além da teoria da relatividade e contribuições no campo teórico amplamente conhecidas, o físico também obteve reconhecimento por seu posicionamento sociopolítico. Einstein trocou cartas com crianças de todo o mundo, respondendo a questionamentos diversos, que iam desde curiosidades sobre sua vida, a demonstrações de admiração e dúvidas sobre fenômenos físicos. Este contato com os pequenos pode ser percebido como uma importante contribuição da ciência para a comunidade não acadêmica, visto que um dos cientistas mais renomados da história dedicou tempo para se comunicar com pessoas no início do processo de descobrimento da vida como um todo utilizando-se de um recurso de ampla circulação na época: as cartas. Boa parte destes documentos pode ser consultada no livro “Querido profesor Einstein: correspondencia entre Albert Einstein y los niños” e na edição de junho de 2005 da Revista Ciência Hoje das Crianças. Estes materiais são precisamente o corpus desta pesquisa. Partindo do corpus mencionado, a metodologia adotada é a Pesquisa Documental, na qual foram selecionadas para a análise 12 cartas em que Einstein respondeu aos pequenos. Assim, o objetivo central da pesquisa consiste em analisar a dialogia no discurso de Einstein dirigido às crianças, adotando a perspectiva dialógica bakhtiniana. Nas análises foi possível observar aspectos da dialogia de Einstein em cada carta escrita pelo físico, e de acordo com o contexto e com a temática das missivas. Além do mais, a maneira como ele estruturou o seu diálogo com os pequenos pode ser considerada um exemplo da afeição que tinha pela infância, do seu posicionamento sobre assuntos diversos, da responsabilidade social do cientista e de possibilidades de divulgação cientifica para crianças.