SISBIN - Trabalhos apresentados em eventos

URI permanente para esta coleçãohttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3073

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Resultados da Pesquisa

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    Análise de acesso aos livros digitais: antes e durante o período pandêmico da COVID-19
    (2023) Souza, Soraya Fernanda Ferreira e; Mattos, Elton Ferreira; Carvalho, Gracilene Maria
    O objetivo deste estudo foi analisar o acesso dos usuários da Universidade Federal de Ouro Preto aos livros eletrônicos de uma plataforma, antes e durante o período pandêmico da COVID-19. O referencial teórico utilizado tratou do serviço de referência e a abordagem metodológica adotada foi quantitativa. Os resultados indicaram que, antes da pandemia em 2019, a plataforma foi acessada 152.102 vezes, mas houve um aumento para 2.483.921 acessos durante o período de isolamento social. Após o retorno das atividades presenciais, houve uma redução no número de acessos para 2.023.620, mas ainda acima de 2 milhões.
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    Funcionamento das bibliotecas universitárias em tempos de pandemia : estudo das informações disponíveis nos sites institucionais.
    (2020) Oliveira, Luciana de; Angelo, Edna da Silva
    O objetivo deste estudo é conhecer como as bibliotecas universitárias brasileiras divulgaram para os usuários, em seus sites, os procedimentos para atendimento presencial durante a pandemia. Caracteriza-se como descritivo-exploratório. Sobre os procedimentos de coleta e análise de dados, primeiramente, foram listados os 69 sites das bibliotecas das universidades federais brasileiras. Depois, as informações que constavam na página da web foram registradas em uma planilha no Microsoft Excel. A partir da análise dos dados, constatou-se que 46% não possuem qualquer informação sobre atendimento presencial. Somente 6 bibliotecas possuem o plano de retorno disponível e apenas 3 apresentam as possíveis mudanças do atendimento em fases, em consonância com as variações da situação epistemológica da região. Sobre os procedimentos para a devolução de material bibliográfico, a maioria não possui essa informação no site (55%). Quando há a descrição, a preferência é por agendamento prévio (25%), seguida por devolução suspensa (9%). Também, a maior parte não divulgou os procedimentos para empréstimo (58%). Quando há esse dado, depara-se com duas situações: agendamento prévio (26%) e empréstimo suspenso (16%). Os serviços remotos descritos praticamente são os que já eram ofertados à distância antes da pandemia. Por meio dos resultados, percebeu-se a falta e a dispersão de dados relevantes, nas páginas das bibliotecas, sobre os serviços ofertados durante a suspensão das atividades presenciais. Foi possível constatar que é preciso investir em um plano de comunicação para resultados satisfatórios, alcançando maior visibilidade e divulgação para esses serviços, seja em qualquer situação. Só assim, pode-se fortalecer o processo de publicação e o seu alcance.
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    Plano de adequação dos periódicos científicos à lei geral de proteção de dados pessoais.
    (2020) Angelo, Edna da Silva
    O objetivo deste artigo é apontar, de maneira didática, como pode ser conduzida a gestão de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais na perspectiva editorial. Estabelece recursos que ajuda a aprofundar a compreensão do fenômeno. Trata-se de pesquisa empírica a partir das ações institucionais de adequação à lei da Universidade Federal de Ouro Preto. No Brasil há poucas pesquisas de relatos de experiência de adequação à lei, e muito menos publicações a partir da perspectiva pragmatista no âmbito da gestão editorial. A relevância deste trabalho está em indicar possíveis direcionamentos para uma gestão de privacidade de dados de acordo com a lei no meio editorial. Sob aspectos práticos, pode-se indicar seis etapas para a adequação dos periódicos científicos: (1) Estudo da legislação; (2) Mapeamento dos dados pessoais; (3) Análise dos dados e avaliação dos riscos; (4) Gestão de proteção de dados pessoais; (5) Treinamento e Disseminação da cultura de proteção de dados e (6) Monitoramento. Estes são apenas os primeiros passos. Mesmo levando-se em conta que este é um estudo introdutório, a aplicação dos critérios de análise aqui apresentada permite alavancar o processo de proteção de dados.
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    Bibliotecário e a mediação da informação : serviços de referência do presencial ao virtual.
    (SIBI/UFBA, 2018) Carvalho, Gracilene Maria de; Lima, Gracirlei Maria de Carvalho
    Trata-se de uma discussão sobre o papel do bibliotecário de referência e seu papel como mediador da informação em espaços físicos e virtual. A mediação está presente em todas as atividades de uma biblioteca, mas é o bibliotecário que atua no setor de referência que tem o contato direto com os usuários. É o setor considerado por muitos como um cartão de visita da unidade de informação. Dentre os serviços prestados pelo bibliotecário de referência está a orientação ao usuário para consulta ao material e disseminação e circulação do material informacional. Mas todo esse processo dá-se pela mediação da informação pela interação entre a informação, o bibliotecário e usuário. A mediação da informação está pautada nas ideias de: interferência, apropriação da informação, ambiência de equipamentos informacionais, satisfação parcial e momentânea e conflitos. Dessa forma, ao falar de mediação devemos pensar além do conceito de mediação da informação como ponte – bibliotecário/informação/usuário – de forma estática e sim como um conceito de interação, um processo que inclui o mediador, a informação e o usuário. Como conclusão, enfatiza-se a importância de o bibliotecário levar em consideração vários fatores como as dimensões históricas, culturais, econômicas, tecnológicas, sociais e políticas da informação e o usuário em seu contexto, de forma que a mediação faça sentido em seu processo informacional.
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    Mediação da informação e os repositórios institucionais : otimização do acesso à informação
    (2017) Carvalho, Gracilene Maria de; Lima, Gracirlei Maria de Carvalho
    Mediação da informação e os repositórios institucionais são o norte deste trabalho, que visa analisar o papel do bibliotecário como mediador da informação por meio dos repositórios institucionais, os quais possuem a função de realizar a gestão da informação científica das instituições de ensino e pesquisa. O bibliotecário, cujos conhecimentos técnicos em gestão da informação possibilitam-lhe atuar como mediador entre a informação científica e o usuário, contribui para o acesso, de forma democrática, à informação. A informação científica organizada e disponível com o acesso irrestrito e gratuito pelos repositórios institucionais auxilia, governos, empresas, cidadãos comuns, cientistas, na tomada de decisões para resolução de problemas, como erradicação da pobreza, melhorias na educação, saúde, cultura, pesquisa e inovação, e contribui para o desenvolvimento sustentável, uma vez que as informações disponíveis são em formato digital, diminuindo a utilização de papel. Dessa forma, percebe-se que o bibliotecário, como mediador da informação dentro dos repositórios institucionais, atua com a responsabilidade de promover o acesso público à informação a todos de modo a contribuir com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das pessoas.
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    Metodologia para otimização do povoamento de Repositórios Institucionais com artigos científicos.
    (2015) Carvalho, Gracilene Maria de; Oliveira, Flávia Gediene de; Figueiredo, Maurílio Assis
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    Percepção dos bibliotecários sobre a qualidade de serviços : estudo de caso do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal de Ouro Preto.
    (2014) Soares, Luciana Matias Felício; Souza, Caissa Veloso e
    O objetivo deste estudo foi descrever como se configuram as percepções dos bibliotecários, do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal de Ouro Preto/MG(Sisbin), sobre o que é uma prestação de serviços de qualidade nas bibliotecas setoriais dessa instituição. O estudo trouxe reflexões sobre satisfação e qualidade nos serviços e sobre a importância do endomarketing para a avaliação da qualidade dos serviços. Adaptou-se a escala Servqual, desenvolvida por Parasuraman, zeithaml, e Berry (2006), para aplicação a partir de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa e qualifica-se como descritiva e um estudo de caso. Foram entrevistados seis bibliotecários sendo que os dados das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo. Entre os resultados encontrados foi possível identificar similaridades e contradições entreaspercepções dos bibliotecários das unidades analisadas sobre a qualidade dos serviços oferecidos pelas bibliotecas do Sisbin.Os aspectos positivos apontados foram: qualidade no serviço de empréstimo, a pesquisa, o atendimento, disponibilidade de informação, rapidez no serviço prestado, o serviço do bibliotecário, confiança no atendimento aos usuários. Entre os aspectos negativos e que podem ser melhoradosencontram-se: oferecer uma maior quantidade de livros impressos e e-books, mudar a cultura organizacional da Universidade Federal de Ouro preto (Ufop), boa vontade dos profissionais que atendem ao usuário, treinamentos para os funcionários, aumentar o quadro de auxiliares de biblioteca e bibliotecários, ampliação do acervo e melhorarias na infraestrutura das bibliotecas. Diante dos achados e das limitações do estudo, traçou-se uma agenda para pesquisas futuras.