SISBIN - Sistema de Bibliotecas e Informação

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Resultados da Pesquisa

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    Grupo Repositórios do Brasil: sobre quais assuntos conversam?
    (2023) Carvalho, Gracilene Maria
    Este estudo tem como objetivo apresentar os temas recorrentes discutidos no Grupo Repositórios do Brasil, criado em 2015 no aplicativo WhatsApp, que reúne membros da comunidade científica e técnica. A pesquisa é classificada como qualitativa e quantitativa, bem como utilizou-se a análise de conteúdo para examinar mensagens do grupo entre 2018 e 2022. A amostra selecionada consistiu em tópicos apresentados na forma de perguntas, excluindo postagens sobre eventos, notícias, cursos e vídeos. Os resultados revelaram que os principais assuntos mais discutidos pela comunidade foram: ficha catalográfica, Dspace, coleções, metadados, política, trabalho de conclusão de curso, direitos autorais, arquivos, autoarquivamento e equipe. A recorrência desses temas pode estar relacionada a diferentes fases de implantação e maturidade dos repositórios, bem como ao avanço do conhecimento científico sobre esses assuntos, o que pode levar a mudanças nos processos de gerenciamento de bases de dados, atualizações de software e implantação de serviços. O estudo enfatiza o Grupo Repositórios do Brasil como um espaço informal importante para a troca de experiências entre os membros da comunidade científica e técnica.
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    Análise de acesso aos livros digitais: antes e durante o período pandêmico da COVID-19
    (2023) Souza, Soraya Fernanda Ferreira e; Mattos, Elton Ferreira; Carvalho, Gracilene Maria
    O objetivo deste estudo foi analisar o acesso dos usuários da Universidade Federal de Ouro Preto aos livros eletrônicos de uma plataforma, antes e durante o período pandêmico da COVID-19. O referencial teórico utilizado tratou do serviço de referência e a abordagem metodológica adotada foi quantitativa. Os resultados indicaram que, antes da pandemia em 2019, a plataforma foi acessada 152.102 vezes, mas houve um aumento para 2.483.921 acessos durante o período de isolamento social. Após o retorno das atividades presenciais, houve uma redução no número de acessos para 2.023.620, mas ainda acima de 2 milhões.
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    Funcionamento das bibliotecas universitárias em tempos de pandemia : estudo das informações disponíveis nos sites institucionais.
    (2020) Oliveira, Luciana de; Angelo, Edna da Silva
    O objetivo deste estudo é conhecer como as bibliotecas universitárias brasileiras divulgaram para os usuários, em seus sites, os procedimentos para atendimento presencial durante a pandemia. Caracteriza-se como descritivo-exploratório. Sobre os procedimentos de coleta e análise de dados, primeiramente, foram listados os 69 sites das bibliotecas das universidades federais brasileiras. Depois, as informações que constavam na página da web foram registradas em uma planilha no Microsoft Excel. A partir da análise dos dados, constatou-se que 46% não possuem qualquer informação sobre atendimento presencial. Somente 6 bibliotecas possuem o plano de retorno disponível e apenas 3 apresentam as possíveis mudanças do atendimento em fases, em consonância com as variações da situação epistemológica da região. Sobre os procedimentos para a devolução de material bibliográfico, a maioria não possui essa informação no site (55%). Quando há a descrição, a preferência é por agendamento prévio (25%), seguida por devolução suspensa (9%). Também, a maior parte não divulgou os procedimentos para empréstimo (58%). Quando há esse dado, depara-se com duas situações: agendamento prévio (26%) e empréstimo suspenso (16%). Os serviços remotos descritos praticamente são os que já eram ofertados à distância antes da pandemia. Por meio dos resultados, percebeu-se a falta e a dispersão de dados relevantes, nas páginas das bibliotecas, sobre os serviços ofertados durante a suspensão das atividades presenciais. Foi possível constatar que é preciso investir em um plano de comunicação para resultados satisfatórios, alcançando maior visibilidade e divulgação para esses serviços, seja em qualquer situação. Só assim, pode-se fortalecer o processo de publicação e o seu alcance.
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    Plano de adequação dos periódicos científicos à lei geral de proteção de dados pessoais.
    (2020) Angelo, Edna da Silva
    O objetivo deste artigo é apontar, de maneira didática, como pode ser conduzida a gestão de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais na perspectiva editorial. Estabelece recursos que ajuda a aprofundar a compreensão do fenômeno. Trata-se de pesquisa empírica a partir das ações institucionais de adequação à lei da Universidade Federal de Ouro Preto. No Brasil há poucas pesquisas de relatos de experiência de adequação à lei, e muito menos publicações a partir da perspectiva pragmatista no âmbito da gestão editorial. A relevância deste trabalho está em indicar possíveis direcionamentos para uma gestão de privacidade de dados de acordo com a lei no meio editorial. Sob aspectos práticos, pode-se indicar seis etapas para a adequação dos periódicos científicos: (1) Estudo da legislação; (2) Mapeamento dos dados pessoais; (3) Análise dos dados e avaliação dos riscos; (4) Gestão de proteção de dados pessoais; (5) Treinamento e Disseminação da cultura de proteção de dados e (6) Monitoramento. Estes são apenas os primeiros passos. Mesmo levando-se em conta que este é um estudo introdutório, a aplicação dos critérios de análise aqui apresentada permite alavancar o processo de proteção de dados.
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    Lei geral de proteção de dados pessoais como elemento da agenda 2030 : acesso à informação e desenvolvimento de competência crítica.
    (2022) Angelo, Edna da Silva
    O objetivo deste estudo é verificar o implemento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais a fim de contextualizar sua conjuntura na sociedade contemporânea. Para tal, verificou-se se as informações sobre a lei estão presentes nos sites dos Ministérios do Poder Executivo brasileiro. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória. Concluiu-se que, no presente, as informações são incipientes e, em alguns casos, omissas. Como exposto na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, o direito à informação é pressuposto fundamental para garantir a democracia e o exercício da cidadania.
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    Estudo altmétrico de repercussão social das revistas científicas brasileiras de acesso aberto.
    (2022) Angelo, Edna da Silva; Oliveira, Marlene
    Objetivo. Identificar o indicador altmétrico de impacto social das revistas científicas brasileiras de acesso aberto. Desenho/Metodologia/Abordagem. O estudo procedeu a um levantamento na base de dados da Agência do ISSN, cujos resultados constataram a existência de 1.393 revistas. Após a organização dos dados em uma planilha Excel, com a Plataforma Altmetric.com, verificou-se a repercussão na web social. Resultados/Discussão. Revelaram 100.454 menções, referentes a 548 revistas, sendo o Twitter a rede social mais usada; a maioria das revistas possui entre uma a dez menções; nove dos dez artigos com maior repercussão estão em inglês; a Universidade de São Paulo foi a editora de maior destaque; e a área do conhecimento com mais atenção foi a Ciências Médicas e da Saúde. Conclusão. Observou-se uma precariedade da difusão e circulação científica das revistas brasileiras de acesso aberto, visto que mais da metade (61%) não é mencionada nas redes. Esse resultado leva a afirmar que a visibilidade deve ser trabalhada, considerando que isso influencia na popularização da informação e no interesse da sociedade pela ciência. Recomenda-se que as revistas utilizem os diferentes meios de divulgação, aumentando, dessa forma, o grau de exposição na web social. Originalidade/Valor. A emergência de pesquisas que sejam capazes de mensurar a apropriação e uso da web social é interessante, pois, na atualidade, pesquisas indicam que a web se apresenta como o ambiente digital no qual os usuários mais passam tempo quando estão conectados. Mesmo com essa tendência efervescente, poucos estudos abordam o assunto com foco em revistas científicas.
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    Internacionalização e desempenho altmétrico do International Engineering Journal (REM) : (2013 a 2015) e (2016 a 2018).
    (2020) Carvalho, Gracilene Maria de; Araújo, Ronaldo Ferreira
    Objetivo: Este trabalho avalia os indicadores altmétricos de um conjunto de artigos científicos do periódico REM – International Engineering Journal, fazendo um paralelo de seu desempenho antes e depois de ações de internacionalização, como a de publicação de artigos em inglês e a alteração do título do periódico da língua portuguesa para a inglesa. Metodologia: Os dados foram coletados via Dimensions e Altmetric, considerando dois períodos: três anos antes da mudança do título (2013 a 2015) e três após (2016 a 2018). Resultados e discussões: Dos 185 artigos publicados pela REM (título antigo) entre 2013 e 2015, 27 itens (13%) obtiveram indicadores altmétricos de atenção on-line nas redes sociais. Já dos 172 artigos publicados pela REM (título atual) entre 2016 e 2018, seis trabalhos (03%) alcançaram atenção on-line nas redes sociais. Conclusão: Notou-se que os artigos do periódico REM receberam mais atenção on-line antes do ano de 2016. Os dados também permitem problematizar a relação entre internacionalização e desempenho altmétrico, em que, no caso, parece haver uma relação fraca. Portanto, adequar e mudar algumas estruturas dos periódicos que já são reconhecidas pelo grande público, assim como pela área acadêmica para atender a critérios de produtores de bases de dados científicos deve ser uma ação cautelosa que requer um planejamento. De acordo com os estudos e os resultados, reflete-se que efetuar ações de internacionalização requer planejamento, já que o ambiente de gestão de um periódico científico se mostra como uma atividade muito complexa.
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    Instrumento para análise crítica de relatórios de pesquisas : teses e dissertações.
    (2021) Ribeiro, Nivaldo Calixto; Santos, Sarah Rúbia de Oliveira; Carvalho, Gracilene Maria de; Teixeira, Rômulo de Barros; Maculan, Benildes Coura Moreira dos Santos; Cendón, Beatriz Valadares
    Objetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar um instrumento de análise crítica de um tipo específico de relatórios de pesquisa: teses e dissertações. Metodologia: Trata-se de um instrumento desenvolvido para realização de uma atividade da disciplina Metodologia de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/UFMG), no primeiro semestre de 2019. A finalidade do instrumento foi analisar a aderência de uma pesquisa científica às recomendações de Creswell (2014) e outras obras que abordam a metodologia científica. É composto por nove itens, subdivididos em 67 critérios, em formato de perguntas. Para avaliação, em cada critério é necessária uma marcação em uma escala do tipo Likert, de 5 pontos, ou seja, o valor 1 é correspondente à apresentação mais fraca do critério e o valor 5, à mais forte. Como recurso alternativo, foi inserida no instrumento a opção “Não se aplica (N/A)” para aqueles critérios em que o avaliador entende que não condiz com a proposta estrutural da pesquisa. Resultados: Após o relato das bases para o desenvolvimento e exposição do instrumento, o artigo apresenta seu teste por meio da sua aplicação na avaliação de uma tese e de uma dissertação. Conclusões: Conclui-se que o instrumento se mostrou adequado para a finalidade proposta, avaliação de relatórios de pesquisa de teses e dissertações, com a recomendação de que o estilo do autor e a especificidade de cada investigação devam ser levados em consideração.