DEMUS - Artigos publicados em periódicos

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    Práticas educativas dos professores-monitores do Programa Escola Integrada.
    (2022) Morais, Danilo Vasconcelos de; Pires, Nair Aparecida Rodrigues
    Este artigo, oriundo de uma pesquisa de mestrado, objetiva compreender as práticas educativas dos professores-monitores do Programa Escola Integrada, refletindo sobre a profissionalidade desses sujeitos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, envolvendo dois professores-monitores de uma escola pública do munícipio de Belo Horizonte. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, entrevista semiestruturada, observação não participante e pesquisa documental. Evidencia-se que, a partir de suas práticas, os professores-monitores têm construído uma nova profissionalidade para atender às demandas impostas pelo PEI. Isto é, as atribuições destes sujeitos pressupõem uma construção de novos saberes e competências. Eles precisam desenvolver oficinas e atividades de acordo com o perfil da comunidade escolar e responsabilizar-se pelos estudantes durante o tempo de desenvolvimento das oficinas, aulas passeios, dos percursos realizados pelo bairro, durante as refeições e momentos de descanso.
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    Brechas sonoras : resistências e recriações. Esgarçando sistemas político-culturais.
    (2023) Buscacio, Cesar Maia; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro
    Este artigo tematiza a promoção de brechas sonoras por parte de grupos subalternizados, entendendo-as como práticas de resistência e de parcial recriação das condições de existência frente a processos de exploração, espo- liação e até de aniquilação com que historicamente defrontam-se tais seg- mentos sociais. Consideramos que as brechas sonoras esgarçam postulados de legitimação identitária e hierárquica vinculadas a sensibilidades e racio- nalidades, contribuindo dessa maneira para fissurar a hegemonia de sistemas político-culturais estabelecidos na modernidade. Sugerimos, como hipótese, que as brechas sonoras assim procedem mediante uma tríplice operatória: 1) seu trânsito incessante, dificultando que sejam por completo capitalizadas ou reificadas; 2) sua imbricação ao sensório e à corporeidade, no acionamento de epistemologias distintas do uso instrumental; 3) sua invocação a ordens utópicas do social, através da interligação a cosmologias, ancestralidades etc. Procedemos, em desdobramento, a uma interpretação de brechas sonoras efetivadas por povos ameríndios e africanos/afrodescendentes nas terras de Minas no decorrer dos séculos XVIII e XIX. Em termos teóricos, funda- mentamos nossa reflexão principalmente no trabalho do historiador jesuíta Michel de Certeau, que abordando as sonoridades como o “outro” da escritura ocidental, indicou seu potencial como “artes do fazer” e “táticas” dos fracos.
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    Música e reminiscência : notas para um concerto em homenagem a Rufo Herrera.
    (2022) Araújo, Francisco Cesar Leandro; Paoliello, Guilherme
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    Regimes de escuta e espaço histórico de Minas (séculos XVIII-XIX).
    (2021) Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Buscacio, Cesar Maia
    Este artigo é resultado de pesquisas acerca das sonoridades ecoantes em Minas Gerais entre os séculos XVIII e XIX, desenvolvidas no âmbito dos estágios pós-doutorais realizados junto ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ao Programa de Pós- graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Discorre sobre o tríplice regime de escuta (teológico- católico, racional-ilustrado e romântico) que conferia sentidos à pluralidade sonora ecoante nas terras mineiras entre os séculos XVIII e XIX, ou seja, antes da virada tecnológica que permitiu a gravação e a reprodução de sons em equipamentos de produção industrial. As sonoridades que então reberveravam nessa espacialidade (dos ecossistemas, dos ofícios, das práticas de sociabilidade, de religiosidade, de controle e repressão sócio-política etc.) eram significadas mediante códigos politicoculturais, aqui conceituados como regimes de escuta, com seus específicos critérios de valoração, hierarquização, depreciação e até de silenciamento do audível. Em termos teóricos, a noção de regime de escuta, fundamentada na reflexão foucaultiana, é cotejada neste texto com a concepção musicológica de paisagem sonora. De forma concomitante, é postulado, em interlocução com a reflexão formulada por Michel de Certeau, que os regimes de escuta operantes em Minas colonial e imperial tiveram importante papel na configuração histórica deste território, buscando aproximá-la de um projeto civilizatório continuamente esgarçado não só por tensões e conflitos com alteridades ambientais e socioculturais, mas também por práticas de resistência e subversão dos grupos subalternizados.
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    Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras.
    (2021) Freitas, Gleiciara Magalhães; Pires, Nair Aparecida Rodrigues
    Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, intitulada Trabalhos em grupos como estratégia pedagógica da prática docente na educação infantil. O objetivo deste artigo é identificar as funções desempenhadas pelas professoras no desenvolvimento dos trabalhos em grupos, com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos. A pesquisa se insere no campo da pesquisa qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados análise de documentos, questionário, grupo focal e observação semiestruturada. Quanto aos resultados, o estudo contribui para entender que todas as ações identificadas compõem a função de mediar. Por meio da mediação o professor estabelece formas de comunicação com a criança e com o grupo, na intenção de construir juntos a compreensão da tarefa proposta, e assim gerar novas aprendizagens.
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    “Help! I need somebody” : music as a global resource for obtaining wellbeing goals in times of crisis.
    (2021) Granot, Roni; Spitz, Daniel H.; Cherki, Boaz Rafael; Loui, Psyche; Timmers, Renee; Schaefer, Rebecca S.; Vuoskoski, Jonna K.; Cárdenas Soler, Ruth-Nayibe; Quadros Júnior, João Fortunato Soares de; Li, Shen; Lega, Carlotta; Rocca, Stefania La; Martínez, Isabel Cecilia; Tanco, Matías; Marchiano, María; Martínez Castilla, Pastora; Pérez Acosta, Gabriela; Martínez Ezquerro, José Darío; Gutiérrez Blasco, Isabel M.; Jiménez Dabdoub, Lily; Coers, Marijn; Treider, John Melvin; Greenberg, David M.; Israel, Salomon
    Music can reduce stress and anxiety, enhance positive mood, and facilitate social bonding. However, little is known about the role of music and related personal or cultural (individualistic vs. collectivistic) variables in maintaining wellbeing during times of stress and social isolation as imposed by the COVID-19 crisis. In an online questionnaire, administered in 11 countries (Argentina, Brazil, China, Colombia, Italy, Mexico, the Netherlands, Norway, Spain, the UK, and USA, N = 5,619), participants rated the relevance of wellbeing goals during the pandemic, and the effectiveness of different activities in obtaining these goals. Music was found to be the most effective activity for three out of five wellbeing goals: enjoyment, venting negative emotions, and self-connection. For diversion, music was equally good as entertainment, while it was second best to create a sense of togetherness, after socialization. This result was evident across different countries and gender, with minor effects of age on specific goals, and a clear effect of the importance of music in people’s lives. Cultural effects were generally small and surfaced mainly in the use of music to obtain a sense of togetherness. Interestingly, culture moderated the use of negatively valenced and nostalgic music for those higher in distress.
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    As mestiçagens da arte e os cruzamentos experienciais das linguagens artísticas das atividades cotidianas na escola.
    (2021) Marques, Walter Rodrigues; Quadros Júnior, João Fortunato Soares de; Nascimento, Francisca Maria Lopes Menezes; Rocha, Luís Félix de Barros Vieira; Ferreira, João Otavio Silva; Costa, Francisco das Chagas Santos; Câmara, Dediane Melry Martins; Cantanhede, Maria Vitória Nascimento
    Este artigo é uma reflexão sobre as atividades experienciais do cotidiano da escola e da sala de aula. Utilizou-se como tema discutir a interdisciplinaridade da música com as outras linguagens artísticas e com outras áreas de conhecimento que permeiam o currículo escolar, objetivando introduzir o cotidiano da escola como conteúdo a ser explorado e estudado cientificamente como apontam (NÓVOA, 1995; COUTINHO, 2012; FAZENDA, 2012), retirando destas vivências no espaço escolar, a característica de trivialidade do fazer. O fazer na sala de aula é sistematizado, baseado em um currículo geralmente fechado, rígido, no entanto, esse fazer na escola é carente da visão e representação científica. Utilizou-se duas imagens para representar o fazer da educação, uma representando a culminância das atividades relacionadas aos festejos juninos na escola e outra imagem (a fotografia de uma pintura/tela/quadro) realizada num espaço informal (Ong) de ensino de arte. A abordagem é a da mestiçagem da/na arte, a interdisciplinaridade (FAZENDA, 1993; 2012), que por vezes está ligada às atividades realizadas na sala de aula. A Arte na escola (Artes Visuais, Teatro, Música, Dança) está definida enquanto componente curricular, mas no seu fazer, as linguagens desse componente se entrelaçam, se utilizam umas das outras – é a interdisciplinaridade. Do resultado desse entrelaçamento, surgem a mestiçagem e o hibridismo na arte. Como manter a identidade na/da arte diante disso? Objetiva-se problematizar o cotidiano escolar e tecer algumas considerações acerca de conceitos relacionados à prática artística como a mestiçagem, a interdisciplinaridade e o hibridismo na/da arte e a polivalência.
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    Musical preferences of teenagers and adults : evidence from a Spanish-speaking sample.
    (2021) Quadros Júnior, João Fortunato Soares de; Sá, Lucas Guimarães Cardoso de; Román Torres, Carmen María
    Music consumption is widely recognized as an important facet of everyday life, and the use of algorithms by online streaming services to suggest songs has aroused a growing scientific interest in how musical preferences are structured. However, existing studies have failed to include Latin genres of music. Therefore, the aim of this study was to develop and validate a measure to assess the musical preferences of Spanish-speaking teenagers and adults. To do this, two independent studies were developed (N1 = 312 Spanish teenagers; N2 = 345 Spanish-speaking adults) using an instrument based on a theoretical structure consisting of 20 musical genres, which reflects the MUSIC model. The results indicated the exclusion of reggaetón for both groups, and confirmed the proposed theory of five dimensions of musical preferences: (a) Intense: emphasis on low sounds and use of electronic instruments; (b) Sophisticated: complex musical structure, dissonant harmonies, and melodies that explore unconventional patterns and diversified rhythms; (c) Contemporary: striking rhythm, emphasis on percussion and electronic instruments, versatility in the prosodic construction of lyrics, and often linked to themes such as inequality and social injustice; (d) Moving: strong connection to dance, especially partner dances, with strong potential for socialization; (e) Unpretentious: music with strong cultural roots specific to the research context. In conclusion, the Scale for Musical Preferences Assessment proved to be an effective instrument for assessing the musical preferences of teenagers and adults, presenting a standard structure for both groups, although there were differences in their perception of musical genres.
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    A modinha e o lundu : uma possível proposta pedagógica.
    (2019) Lima, Edilson Vicente de
    A proposta desde artigo foi efetuar uma breve história da modinha e do lundu, dois gêneros musicais que se ligam a própria história da música brasileira. Articulados à complexidade dos sujeitos sociais envolvidos em suas práticas de composição, execução e recepção, os gêneros em questão, ora acentuam os encontros interculturais, ora destacam os conflitos. Além disso, textos poéticos e a iconografia presente na historiografia dessas manifestações podem nos ajudar a buscar uma pedagogia que articule os processos sinestésicos (perceptivos-cognitivos) ligados à realidade musical.