Navegando por Assunto "Educação"
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Item Ações afirmativas e democracia contemporânea na educação.(2013) Tonini, Adriana Maria; Silva, Antonio Marcelo Jackson Ferreira daO final do século XX e o ingresso no século XXI produziram um modelo de democracia que procura reunir o direito das minorias, garantido pelo sistema de cotas, o entendimento de “escola para todos” como fator crucial para a produção de uma possível igualdade e, por fim, a ação das instituições políticas para melhor organizar os conflitos sociais. É evidente que tais ideias, para se concretizarem, necessitam de fórmulas que devam colocá-las “na prática”, particularmente em virtude de que isso se confronta com todo um sistema cultural produzido ao longo de dois séculos, pelo menos (o sistema político, econômico e social deno¬minado liberalismo). Assim, para dar conta da “escola para todos” não há como não pensar em atrelar o currículo às questões sociais e suas demandas. É preciso, portanto, entender o papel do currículo no processo.Item Adolescentes escolares e o consumo de álcool nos assentamentos urbanos Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.(2013) Leopoldo, Maria Lucia de Araújo; Santos, Sueli Maria dos Reis; Almeida, Maria Alzira Diniz; Estigarribia, Marta Isabel CaneseInvestigou-se o consumo de álcool no contexto dos moradores de assentamentos urbanos, com a lente focando os adolescentes. Objetivou-se determinar neste grupo o padrão de consumo de álcool e fatores que contribuem para esse comportamento. Estudo transversal, descritivo, observacional, abordagem quantitativa realizada com inquérito domiciliar, em 2010 e 2011, em dois assentamentos em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Entre os adolescentes o padrão de consumo do álcool é alto; os dados apontam que no sexo masculino há maior consumo de álcool; quanto à cor/etnia, os adolescentes de cor negra foram os que apresentaram níveis maiores de abuso de álcool, seguidos dos pardos. Os adolescentes são de famílias de baixa renda, a maioria é criada sem os pais, o que lhes proporciona um ambiente familiar desestruturado, propiciando ainda mais o uso abusivo de álcool. Destaca-se a educação ambiental como uma forma abrangente de intervenção que vai além daquela que atinge apenas os fatores da dependência enquanto doença. A educação concentrada nos sujeitos, em sua relação com o meio ambiente, pode constituir ações preventivas de danos à saúde, repercutindo na qualidade de vida das pessoas. Pode-se afirmar que a integração saúde-escola, ao trabalhar as causas ambientais, está se direcionando ao desenvolvimento sustentável, em prol de uma melhor qualidade de vida, adequada a todas as espécies para preservar gerações futuras.Item Ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância.(2013) Brito, Lélis Maia de; Giuberti Júnior, José Renato; Gomes, Silvane Guimarães Silva; Mota, João BatistaAs tecnologias vêm sendo incorporadas na educação presencial e a distância com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Uma dessas inovações compreende-se nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), que são espaços virtuais nos quais os usuários, os educadores e os educandos podem interagir por meio de diversas ferramentas. A ideia é a de que esses ambientes criem novas possibilidades de aprendizagem ao aluno em face às mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo na sociedade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi discutir sobre a importância dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e apresentar um caso específico de ambiente virtual, o PVANet, da Universidade Federal de Viçosa. A utilização desse ambiente tem sido ampla em cursos presenciais e a distância atendendo às perspectivas de usabilidade e interatividade dispondo das principais ferramentas de interação entre os usuários. Foi possível apontar situações no processo de ensino aprendizagem que atende às perspectivas de usabilidade e interatividade possibilitando interação entre professor e estudante. Assim como, percebeu-se que a inserção de novas interfaces no AVA possibilitaria a reorganização da metodologia de ensino a partir da seleção dos meios mais apropriados para determinada situação de ensino-aprendizagem.Item Análise do conteúdo de Epigenética abordado nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio.(2022) Campos, Sayonara Quaresma Alves; Torres, Priscilla Ferreira; Costa, Fernanda de Jesus; Cruz, Izinara Rosse daEpigenética é a área da Biologia que estuda alterações no fenótipo que não são causadas por alterações na sequência de DNA. Trata-se de marcações químicas, provocadas pelas interações do indivíduo com o meio em que vive, que interferem na manifestação de suas características e que são herdáveis. Embora o tema seja atual e de impacto social, muitos professores relataram desconhecimento. Assim, este artigo teve como objetivo avaliar o conteúdo de epigenética abordado nos livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD/2018 utilizados nas escolas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte. Foram analisados 6 livros e apenas 50% deles abordavam o tema. Dentre estes, apenas 33% apresentaram o conteúdo de forma clara, completa e ilustrada, evidenciando que o assunto ainda é pouco abordado nos livros. Os resultados comprovam a necessidade de revisões mais detalhadas e criteriosas dos materiais que vem sendo aprovados pelo PNLD, para minimizar os erros e a ausência de assuntos atuais da Biologia.Item Anatomical description of the brain wax models of Museu da Pharmacia de Ouro Preto.(2022) Sousa, Luiz Eduardo; Borges, Ingrid da Silva; Seidel, Helen; Pereira, Isadora Lopes; Farias, Juliana de PaulaBackground In 1839, the Escola de Farmácia de Ouro Preto pioneered the teaching of pharmaceutical sciences in Brazil. At the end of the 19th century, the Escola de Farmácia possessed a French collection of anatomical models, some made of wax and paper-mâché. The models were a critical part of teaching anatomy, particularly in an era of paradigm changes about how the human brain works. Objective The present study aimed to anatomically describe the brain models through a comparative analysis with the current anatomical description. Methods Comparative analysis of the brain models with modern anatomical descriptions. Results In the individual analysis of the wax models, we verified excellent anatomical accuracy of the cortical and subcortical regions. Our results identified internal structures, like the basal ganglia and white matter. Compared with modern anatomical books and websites, the wax brain models have high scientific quality. Conclusion The models of the present study gave students hands-on experience of human anatomy in the 19th century. Nowadays, the models are part of the memory of Universidade Federal de Ouro Preto and Museu da Pharmacia de Ouro Preto . The collection of wax models shows the appreciation of neuroanatomy teaching at the turn of the century concomitant with advances in neurology and anatomy around the world.Item Antonio Candido por ele mesmo : a entrevista como momento de mediação.(2019) Fernandes, Marcos Rogério Cordeiro; Soares, Ivanete BernardinoAntonio Candido concedeu inúmeras entrevistas ao longo da vida, oportunidade para não somente aprofundar questões pontuais de sua produção intelectual, como também para estabelecer os devidos vínculos e implicações entre elas. Arranjados em tom coloquial e próximo, esses depoimentos apresentam uma profundidade inquestionável, colocando o papel das ideias em comunicação com o momento histórico vivido e a visão de mundo do autor. Este artigo tem o objetivo de analisar o conteúdo desses depoimentos, procurando assim situar – por meio das considerações do próprio Antonio Candido – a posição como intelectual diante de seus objetos de reflexão e estudo, bem como a concepção de política, sociedade e educação, atentando para o seu caráter integrativo, pautado por um trabalho de mediação de conceitos e princípios que irão marcar a personalidade de nosso homenageado.Item A atuação do engenheiro gestor : relações e saberes.(2013) Tibério, Juliana Rocha; Tonini, Adriana MariaA atuação do engenheiro gestor é objeto de análises de variáveis que vão da vida acadêmica, cuja prioridade é a formação técnica (educação), à prática profissional, que é marcada pelas relações sociais (trabalho) e exige articulação na área gerencial, voltada para o controle e o planejamento de demandas focadas em resultados. A construção dos saberes desse profissional tem constituído objeto de investigação no que diz respeito aos sentidos marcados pela experiência e pela prática. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo discutir os saberes profissionais do engenheiro que assume a carreira de gestor, havendo necessidade de que este tenha formação humanística e esteja apto a fazer uma reflexão sobre o seu papel em/para uma sociedade construída historicamente.Item Banalização da fraude acadêmica : reflexões à luz da teoria da semicultura de Adorno.(2017) Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque; Santos, Flávia Carolini Pereira dos; Ferreira, Pamella Thais MagalhãesA banalização da fraude no ambiente acadêmico impõe severos problemas à formação dos indivíduos. Este estudo fez uso da teoria crítica relacionada à educação. Adorno analisou o problema da semiformação na sociedade capitalista, em que a educação se tornou mais uma mercadoria a ser entregue a seus consumidores. O objetivo deste artigo foi propor a reflexão crítica sobre os reais sentidos da persistência da fraude nas universidades. Portanto, a fraude acadêmica destaca-se como uma evidência de que há algo errado com a educação fornecida pelas universidades. Somente uma mudança pedagógica pode transformar o caminho da educação inserida na sociedade capitalista. O resgate do potencial emancipatório da educação é fundamental para que a sociedade possa formar pessoas críticas e autônomas.Item Caminhos da mediação teatral : refletindo sobre práticas com estudantes de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto.(2018) Pereira, Emerson Fernandes; Pinto, Davi de Oliveira; Ferreira, Melissa da Silva; Pinto, Davi de Oliveira; Oliveira, Letícia Mendes deA pesquisa aqui registrada objetivou investigar possibilidades de aproximar espectador e espetáculo teatral de modo significativo, ou seja, feito de tal modo que gerasse interesse em continuar fruindo teatro enquanto uma das modalidades de atividade cultural passíveis de integrarem o cotidiano dos espectadores participantes. Inspiradas numa perspectiva metodológica de pesquisa-ação, as práticas de mediação teatral feitas com estudantes de duas turmas de Licenciatura em Pedagogia do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, em Mariana - MG, possibilitaram levantar dados a partir dos quais se fez uma reflexão cuidadosa, a qual se pautou na preocupação constante com a valorização da voz de cada estudante/espectador e com a instigação de sua singularidade criativa. As análises levaram a vislumbrar o potencial que a mediação teatral tem de valorizar o cidadão na progressiva aquisição de competências e habilidades para exercer com alegria essa função tão essencial à arte do teatro: o espectador. Nessa perspectiva, destacam-se as propostas concretas de mediação teatral descritas, as quais foram utilizadas no âmbito da formação inicial de professores – no caso, pedagogos (as) – o que adquire especial relevância dado que esses são, na maioria das vezes, os primeiros mediadores a tentar diminuir a distância ainda predominante entre a população brasileira que se encontra nas escolas e a apropriação do teatro como um bem cultural acessível a todos.Item O conceito de compreensão em Bakhtin e o Círculo : reflexões para pensar o processo educativo.(2020) Lima, Guilherme da SilvaA compreensão é um processo que fundamenta a atividade educativa e permite o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Este artigo apresenta um esforço teórico para sintetizar o conceito de compreensão presente nas contribuições de Bakhtin e do Círculo, baseado em uma revisão das obras Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem e O freudismo, bem como dos ensaios Os gêneros do discurso, presente na coletânea Estética da criação verbal, e O discurso no romance, da coletânea Questões de literatura e de estética: a teoria do romance, de M. Bakhtin. De acordo com o Círculo, a compreensão é composta por elementos concretos, ideológicos e axiológicos, além de ser um processo que permite a representação e o prolongamento da atividade comunicativa.Item Conhecimento didático-matemático mobilizado por preceptor e residentes no contexto do programa residência pedagógica : uma proposta de trabalho para a educação estatística.(2023) Souza, Flávia Silva; Silva, José Fernandes da; Silva, José Fernandes da; Rodríguez Nieto, Camilo Andrés; Torisu, Edmilson MinoruO propósito deste estudo foi identificar e compreender o Conhecimento Didático-Matemático mobilizado por Preceptor e Residentes de um subprojeto de Matemática do Programa de Residência Pedagógica para o ensino de Estatística. No tocante ao referencial teórico, buscamos, entre autores que discutem os conhecimentos necessários à docência; e sobre a perspectiva ampliada do Conhecimento Didático-Matemático do professor, lançando o olhar aos Critérios de Idoneidade Didática. No âmbito da revisão de literatura foi possível perceber que ainda são poucas as pesquisas que focam na Educação Estatística na formação de professores que ensinam Matemática. Além disso, os estudos mapeados apontam que alguns professores no início da docência alegam se sentirem despreparados para lecionar Estatística na Educação Básica. Este é um estudo de natureza qualitativa, realizado com uma Preceptora e cinco estudantes da Licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior, de Minas Gerais, que atuavam como bolsistas do subprojeto de Matemática do Programa Residência Pedagógica. Assim, os dados foram produzidos por meio do registro em áudio e vídeo dos encontros de formação, registro em diário de campo, pela proposta elaborada pelos participantes e entrevista por meio de grupo focal. Na organização dos dados, em um primeiro momento, fizeram-se as transcrições dos encontros do minicurso. Posteriormente, organizaram-se as falas dos participantes, para facilitar a análise e a posterior interpretação, juntamente com os dados da entrevista, e o projeto desenvolvido pelos participantes. Para as análises dos dados, utilizaram-se como categorias analíticas os próprios componentes e indicadores propostos por Juan Godino e colaboradores para os seis critérios de Idoneidade Didática: epistêmico; cognitivo; interacional; afetivo; educacional; e ecológico. Na análise do processo de elaboração e implementação do projeto trabalhando a Educação Estatística por meio da perspectiva da ABP, os dados apontam que os seis critérios de Idoneidade Didática foram evidenciados: o afetivo e ecológico alcançaram o nível alto em relação aos seus componentes e indicadores; e o epistêmico, o cognitivo, o interacional e mediacional atingiram níveis acima de médio e próximo de alto. Esses Critérios no processo de planejamento foram mobilizados pelos licenciandos de maneira intuitiva, visto que não se apresentou a teoria aos participantes antes da primeira avaliação. Os resultados indicam que a mobilização dos critérios de Idoneidade Didática ocorre articuladamente, pois um critério não se desvincula dos demais e a adequação de um tende a contribuir com os demais. Entretanto, alguns fatores e condições podem fazer com que um critério alcance maior adequação que outro, como foi o caso desta pesquisa, que, ao utilizar a Aprendizagem Baseada em Projetos como metodologia, contribuiu para uma melhor adequação dos Critérios ecológico e afetivo. Ademais, analisando o formato empregado na formação e o modo como foi conduzida sua implementação, considera-se que a utilização da ABP não apenas contribuiu para que se discutisse o conteúdo matemático, mas, principalmente, oportunizou discussões que permitiram mobilizar conhecimentos em contextos de articulação entre teoria e prática, ao abordar uma temática contextualizada e real. Dessa forma, colaborou para compreender a importância das reflexões acerca dos critérios de Idoneidade Didática para a formação inicial de professores de Matemática e a mobilização de conhecimentos acerca da docência. Por fim, pondera-se que programas como o Residência Pedagógica vêm se consolidando como uma Política Pública de Formação de professores que deveria ser oportunizada a todos os licenciandos, e não apenas a uma parcela deles, para valorizar a formação docente e colaborar com a formação dos licenciandos.Item Controle social e accountability na perspectiva gerencial de educação : mapeamento de tendências expressas em marcos legais estaduais.(2021) Miranda, Flávia Christina Joanini; Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo; Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo; Jardilino, José Rubens Lima; Theodoro, Mário LisbôaA pesquisa investigou os temas controle social e accountability em leis estaduais que normatizaram a utilização das Organizações Sociais – OS’S, no campo educacional, buscando construir uma interpretação sobre a possibilidade desses dois elementos interagirem com o conceito de gestão democrática na educação. Objetivou-se, assim, responder à seguinte pergunta de pesquisa: o que os marcos legais estaduais de Organizações Sociais sugerem em termos de controles democráticos e accountability e seus possíveis efeitos sobre a área educacional? Trabalhou-se com a hipótese que a sociedade civil organizada no âmbito das Organizações Sociais possuía configurações distintas dos movimentos sociais da transição democrática. Com isso, a possibilidade de oferta educacional por meio destas entidades colocava em questão a própria lógica de controle social e accountability uma vez que os atores responsáveis historicamente pelo exercício do controle social, qual seja, a sociedade civil, passa a ser a provedora pela oferta da educação, levando a um impasse traduzido na indagação “quem controla os controladores”? Sendo assim, o objetivo do trabalho foi investigar o alcance das leis estaduais nos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e São Paulo, que implementavam os programas de publicização, com a utilização das Organizações Sociais, na área educacional com ênfase no controle social e accountability. Para isso, foi utilizada a investigação de natureza qualitativa, por meio da constituição de um banco de dados de documentos legais sobre o tema, posteriormente submetido à análise documental. Primeiramente, buscou-se entender o surgimento das Organizações Sociais no Brasil, através de propostas da Reforma Administrativa de 1995, que difundiram os ideais da Nova Gestão Pública como o gerencialismo, accountability, eficiência e descentralização, entre outros, com a publicação do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, sendo este considerado o marco teórico e temporal da reforma, e sua possível expressão na educação. Empenhou-se também na realização da revisão bibliográfica em torno dos termos controle social e accountability. Ademais, foram realizados o mapeamento e a “unitarização” dos marcos legais estaduais e de decisões dos Tribunais de Conta em torno das OS’s. A partir de uma profunda revisão da literatura sobre controle social (Nassuno (1997), Levy (1999), Bresser-Pereira e Cunill-Grau (1999; 2006), Silva (2002), 8 Rezende (2002), Filgueiras e Araújo (2004), Arantes et al. (2005), Pacheco (2006), Arantes et al. (2010), Filgueiras (2018)); accountability (Campos (1990), O’Donnell (1997), Behn (1998), Bronzo (2004), Verschuere et al. (2006), Arantes, (2010), Filgueiras (2011), Rocha (2011) e Trubek et al. (2012)); gestão democrática na educação (Paro (1997), Libaneo et al. (2003), Luck (2006), Adrião e Camargo (2007), Freitas (2016), Souza e Pires (2018), Militão e Militão (2019)), foram construídas as seguintes unidades de análises: i. Conselho de Administração; ii. Controle horizontal de Tribunais de Contas; iii. Controle por Resultados; e iv. Accountability e Accountability societal. A análise das unidades permitiu concluir que todos os estados selecionados produziram sua legislação para a normatização da atuação das Organizações Sociais e, com exceção do estado de São Paulo, todos os demais estados previram a possibilidade da oferta educacional. Ao investigar possíveis estratégias de modo a melhorar o controle social e accountability, no cenário de oferta da educação por OS’s, não foi possível identificar instrumentos legais que contribuíssem para melhorar o potencial do controle social e accountability ou até mesmo da gestão democrática da educação, de forma a adensá-la ou aprimorá-la. Ainda que o Plano Diretor de Reforma do Aparelho de Estado - PDRAE tenha defendido o controle social e accountability como importantes ferramentas de utilização de OS’s, os marcos legais não traduziram essa defesa em termos de desenhos e dispositivos legais. Ainda que haja uma profunda alteração na possibilidade de oferta, de provisão estatal para provisão via sociedade civil, as leis não previram formas de controlar os controladores, ou seja, quem controlaria a sociedade civil na oferta de políticas públicas educacionais. As formas de controle encontradas na legislação examinadas preveem lógicas já constitucionalizadas como os Tribunais de Contas. Além disso, foi possível observar a figura de um “Conselho Administrativo” em todos os estados, repetindo a lei federal n˚ 9.637/1998, com exceção do Paraná que adotou o nome de Conselho Curador, mas que se propõe às mesmas funções do primeiro. A importância atribuída aos Tribunais de Conta nas leis estaduais levou a que o trabalho examinasse as Instruções Normativas e acórdãos produzidos pelos TC’s estaduais e da União de modo a compreender se essa instância havia proposto alterações nas formas e normas de controle social e accountability, tendo em vista a legalização da atuação dessas entidades em interação com o Estado, na condição de provedoras. Por fim, é possível afirmar que a legislação produzida pelos estados, bem como as instruções normativas do Tribunal de Contas não levam em conta instrumentos ou pressupostos já construídos e assentados na política pública brasileira como os Conselhos ou outras instâncias participativas, não podendo, assim, ser 9 constatada integração entre as propostas de controle social e accountability presentes na legislação que dispõe sobre OS’s e contornos de gestão democrática na esfera das políticas públicas em geral e da educação, particularmente.Item Coordenação motora e índice de desenvolvimento da educação básica : uma relação pedagógica.(2013) Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos; Silva, Siomara Aparecida daO objetivo deste estudo é analisar a relação entre a coordenação motora e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como se há interferência da quantidade de prática esportiva nessa relação pedagógica. Participaram 154 alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Realizaramse duas coletas (pré e pósteste) através do teste KTK, em dois grupos. Através do TStudent independente e pareado foram feitas as comparações. Verificouse uma relação direta entre o Ideb e a coordenação, não significativa e, interferência da prática esportiva e do contexto. A relação pedagógica estabelecida reafirma a necessidade de uma prática esportiva alicerçada na capacidade cognitiva com vistas na melhoria da qualidade da ação motora e da qualidade do ensino.Item Currículo, jogos eletrônicos e Deleuze.(2017) Mendes, Cláudio LúcioNeste texto, lançamos uma montagem sobre um artefato (tecno)cultural: os jogos eletrônicos e algumas de suas possibilidades com a educação e com o currículo. Problematizamos como funções que eram de incumbência das escolas e dos currículos escolares foram deslocadas, divididas e ampliadas com e pela mídia em geral, mas em especial, com e pelos jogos eletrônicos. Nessa direção, analisamos como se configuram as articulações e conexões dos games, formando um plano conceitual de ação com quem joga. Para tal análise, montamos um plano conceitual, inspirado no plano de imanência de Deleuze, tendo como eixos orientadores três noções: princípio, experimentação e intuição. Usando essas três noções, descrevemos um plano para criação de pensamentos com o intuito de analisar como as imagens são elaboradas para coadunarem com seus respectivos sons. Preocupamos em problematizar como as imagens-sons são empregadas para ensinar aos jogadores (por montagens, conexões e circuitos) a se ligarem aos jogos. Além disso, discutimos os potenciais empregos que tais montagens, conexões e circuitos trazem para o campo educacional e para a sala de aula. Em conclusão, argumentamos a favor de análises mais específicas que busquem estudar cada jogo em si mesmo e seus efeitos educativos sobre os jogadores e (quem sabe) nos currículos escolares.Item Descolonização do pensamento eurocentrico na formação do estudante de direito : tensões entre o ensino e a tradição jurídica.(2019) Bicalho, Filipy Salvador Pereira; Diniz, Margareth; Arantes, Bruno Camilloto; Diniz, Margareth; Arantes, Bruno Camilloto; Jardilino, José Rubens Lima; Henrique, José CarlosA pesquisa constitui-se da análise acerca das circunstâncias políticas e ideológicas em que ocorreu a criação dos cursos de Direito no Brasil, bem como sobre quais bases se consolidou o ensino jurídico. O objetivo geral foi verificar em que medida as características tradicionais do modelo de ensino implantado permanecem, e se a descolonização do pensamento e das práticas que ainda estejam naturalizadas no processo ensino/aprendizagem podem contribuir para a formação de bacharéis mais críticos e humanizados, e não apenas técnicos. Para responder ao problema central, a pesquisa dividiu-se em quatro partes. Inicialmente, foi realizada uma incursão histórica sobre o ensino jurídico e suas diretrizes curriculares. Num segundo momento, buscou-se compreender quais teorias curriculares são adotadas na escolha do currículo e como ocorre, nesse processo, a formação do corpo docente, componentes essenciais à formação dos futuros bacharéis. A seguir, trabalhou-se, primeiramente, com a compreensão do conceito de eurocentrismo, como se deu sua difusão pelo mundo, além das principais críticas ao modelo, baseadas nas posições de Immanuel Wallerstein, Edgardo Lander e Boaventura de Sousa Santos; posteriormente, discutiu-se que alternativas podem ser utilizadas no processo de descolonização, cujo principal referencial foi Paulo Freire. Por fim, forma analisados três projetos pedagógicos de cursos (UFMG, UFOP E UFLA), tanto a partir das teorizações pesquisadas e marcadas nessa pesquisa quanto da correlação dialética entre o conservadorismo/tradição e possíveis propostas de inovação, presentes nos cursos dessas instituições. Buscou-se complementar a análise com referência específica a ementas de algumas disciplinas presentes nos cursos das universidades citadas, para então, apresentar um modelo exemplificativo de projeto (Projeto Integrador), como prática de inovação apta à formação defendida. A pesquisa qualitativa foi utilizada quanto ao modo de abordagem, por meio de métodos científicos fundamentais para a análise e processamento de dados, com intuito de aprofundar o conhecimento e o desenvolvimento do tema. Para subsidiar o trabalho foram utilizadas as técnicas da pesquisa bibliográfica e exploratória. A hipótese inicial foi confirmada, isto é, que a formação tradicional, marcada por um paradigma elitista e heteronormativo, ainda permanece em grande parte enraizada nos cursos de Direito, o que exige, de um lado, que alguns cenários sejam superados e, de outro, que práticas inovadoras sejam incorporadas ao processo de ensino e aprendizagem na formação do bacharel.Item Diagnóstico participativo das condições de saneamento básico em um acampamento de desabrigados em Ouro Preto - MG.(2023) Tenorio, Natasha Rodrigues Vitorino Carvalho; Vieira, Paulo de Castro; Felix, Ana Luiza Silva Santos; Borges, Vitória Queiroz; Campos, Júlia PereiraO acesso ao saneamento básico e a água potável foi reconhecido como direito universal pela ONU em 2010 e desde 2015 consta como um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que compõem a agenda mundial de desenvolvimento. O acesso e monitoramento desses recursos em áreas não planejadas, irregulares ou favelizadas são dificuldades nas quais o poder público e os usuários dos sistemas devem trabalhar juntos para solucionar. Em vista disso, o estudo teve como objetivo realizar o levantamento das condições de saneamento básico de um acampamento de desabrigados do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto em Ouro Preto. Por meio da matriz FOFA utilizada como metodologia na oficina de percepção das condições de saneamento e do diagnóstico de campo, elaborado a partir das orientações de normas técnicas para engenharia de saneamento e orientações técnicas de órgãos da área, além de visitas ao local e muito diálogo foi possível analisar os dados coletados. Os quais indicam, através da oficina, a falta de estrutura para estabelecer as condições ideais de moradia, segurança e apoio a essa parcela da população que encontra-se em situação de vulnerabilidade social. Inferência reafirmada através da análise do diagnóstico de campo onde a maior parte da estrutura presente no local foi desenvolvida e/ou adaptada pelos moradores. Nesse sentido conclui-se que a região tem condições de atingir os parâmetros ideais para o pleno desenvolvimento urbano do local de estudo e alcançar os parâmetros listados na ODS 6, porém falta apoio público, planejamento e monitoramento dos sistemas.Item Diálogo do príncipe e nobilíssimo jovem pepino com o professor albino.(2021) Costrino, ArturApresento aqui nova tradução completa e anotada em português do texto Disputatio regalis et nobilissimi iuvenis Pippini cum Albino scholastico. Esse importante texto de caráter didático é composto quase que inteiramente a partir de outros textos anteriores que circulavam nos domínios carolíngios e evidencia o processo de composição de Alcuíno de Iorque, baseado, senão na emulação, certamente na prática da coleção e mistura de exemplos passados. A tradução acompanha breve introdução e notas que explicitam as respostas dos enigmas mais difíceis.Item O discurso docente na contemporaneidade : entre as narrativas e as conversações.(2017) Vila Real, Fernanda Carvalho de Faria; Diniz, Margareth; Diniz, Margareth; Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá; Jardilino, José Rubens Lima; Favacho, André Márcio PicançoO presente trabalho pretendeu investigar o teor do discurso das docentes participantes da pesquisa, mulheres em sua maioria, na contemporaneidade, sobre a profissão docente e o efeito desses discursos sobre as próprias participantes. Além disso, buscou verificar a existência de posicionamentos inéditos nesse contexto e saídas singulares diante da pesquisa-intervenção realizada. Primeiramente, foi realizada uma contextualização histórica, profissional e identitária sobre a docência. Em seguida, foram apresentados os aspectos teórico-metodológicos sustentados pelo estudo das narrativas, metodologia de pesquisa considerada relevante no campo da Educação. Os/as autores/as que deram sustentação para tal estudo foram Josso (2007), Bueno, Sousa, Catani e Souza (1993) e Souza (2004), dentre outros/as. O dispositivo metodológico das conversações também foi considerado à medida que a autora sustenta a concepção de sujeito dividido (consciente/inconsciente) da Psicanálise, desde o início da pesquisa. Foram considerados os trabalhos realizados por Diniz (2005), Miranda, Vasconcelos, Santiago (2006), dentre outros/as. A partir da escuta das vozes dos sujeitos participantes da pesquisa, ou seja, professoras das séries iniciais do ensino fundamental, foi possível realizar a discussão entre as convergências e divergências das metodologias eleitas no estudo, marcando as diferenças entre identidade e identificação. Entre todos aspectos abordados nas discussões e análises, o fato da identidade docente habitar o corpo do sujeito da identificação mostrou-se como o ápice das considerações finais. Embora a pesquisa tenha se encerrado, o trabalho implicado da pesquisadora junto às docentes se fez continuar, o que funcionou como amostra bem sucedida da pesquisa-intervenção.Item O discurso médico e a prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral : a importância de se retomar o diálogo entre saúde e educação para a constituição de novas práticas.(2012) Franco, Marco Antônio MeloNeste texto, procura-se fazer uma abordagem das concepções e práticas de professores no ensino de crianças com paralisia cerebral. Considera-se que tais práticas são fortemente subjetivadas por discursos médicos que circulam na sociedade, seja por meio de laudos, seja pela mídia. Além disso, trazem-se questionamentos sobre o distanciamento que se tem atualmente entre os campos da pedagogia, saúde e neurobiologia. Acredita-se que para a inclusão da criança com deficiência e para a elaboração de práticas pedagógicas que possam responder às demandas atuais de inclusão, torna-se necessário rever a formação do educador e retomar o diálogo com áreas da saúde e da neurobiologia.Item Discursos contemporâneos na educação.(Editora UFOP, 2015) Favacho, André Márcio Picanço; Duarte, André Felipe Pinto; Andrade, Ana Paula; Motta, Darci Aparecida Dias; Bertoldo, Haroldo Luiz; Fernandes, Júlio Flávio de Figueiredo; Pereira, Marcelo Ricardo; Nogueira, Paulo Henrique de Queiroz; Vasconcelos, Renata Nunes