Navegando por Autor "Windle, Joel Austin"
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Item Apresentação.(2016) Rocha, Cláudia Hilsdorf; Windle, Joel AustinItem “Bora animar o grupo!” : a construção de uma comunidade de prática virtual em um Instituto Federal de Ensino.(2017) Freitas, Maisa de; Windle, Joel Austin; Windle, Joel Austin; Corrêa, Hércules Tolêdo; Coscarelli, Carla VianaEsta dissertação se propôs investigar a contribuição educacional das Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF) nas interações entre alunos e um professor do Ensino Médio, com foco para os usos que esses sujeitos têm feito em comum do aplicativo WhatsApp. Para essa investigação, utilizamos, como aporte teórico, os Novos Estudos do Letramento, integrando as concepções de Letramento Digital, bem como contribuições teóricas sobre Comunidades de Prática on-line. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo e quantitativo, realizado em um campus de um Instituto Federal em Minas Gerais, e contou, para a coleta de dados, com a realização de entrevistas semiestruturadas, questionários, etnografia virtual e observação não participante em sala de aula. O recorte da pesquisa envolveu a participação de um professor de Matemática com suas duas turmas do Ensino Médio técnico integrado – uma do 1º e outra do 3º ano. Foi possível identificar, por meio das análises, que as interações em grupos de WhatsApp tendiam a não ter uma influência significativa para o processo de ensino e aprendizagem no espaço da sala de aula, mas, por outro lado, fora dela, as interações se revelaram como uma Comunidade de Prática on-line, o que sugere que o aplicativo possui um potencial pedagógico que pode ser aproveitado entre professores e alunos, superando-se os limites da escola. O uso do aplicativo, no entanto, ainda está mais associado às estratégias dos alunos para obterem nota e serem aprovados do que a um recurso que os fariam se interessar mais pela Matemática. Não se pode afirmar também que o pertencimento a um grupo virtual é capaz de modificar estruturas sociais de grupos marginalizados ou de alunos bons ou ruins, uma vez que a participação no grupo reflete as construções sociais já consolidadas em sala de aula.Com base nos Novos Letramentos, a partir da concepção de Buzato (2007), sobre letramento digital, também foi possível verificar, nas análises, que o letramento digital não se sobrepôs ao letramento tradicional, ao contrário disso, ambos se mesclaram na tentativa dos jovens expressarem dúvidas e resoluções das atividades propostas pelo professor. Espera-se, com isso, contribuir para endossar as pesquisas que envolvem o uso de tecnologias digitais no contexto escolar e para a renovação dos debates a partir do uso das TMSF pelos professores e alunos.Item Constructions of race in Brazil : resistance and resignification in teacher education.(2018) Windle, Joel Austin; Muniz, Kassandra da SilvaThis paper reflects on racial identification in Brazil, considering how concepts of race travel internationally and are transformed locally. In light of the silencing of issues of race in Brazilian public education, we analyse the experiences of student teachers of colour participating in a professional development project coordinated by the authors. We report findings of a qualitative study arising from the project, based on reflective journals and interviews, and focusing on processes of racial resignification and resistance. The narratives produced by participants are situated in relation to dominant discourses of racial democracy and mixing, which deny the possibility of a politicised Afro-Brazilian identity. We show how hybrid identifications, drawing on cultural resources and networks that involve transnational circulation, are part of the construction of new social identities in the context of teacher education.Item Digital literacy, cosmopolitanism, and the subaltern.(2014) Windle, Joel AustinNos últimos tempos, várias pesquisas têm mostrado como as novas tecnologias estão ligadas à construção de identidades juvenis híbridas e cosmopolitas, através de práticas de letramento digital. É importante, portanto, considerar o potencial transformador dessas práticas em meios acadêmicos. Apresentando uma revisão da literatura recente sobre as práticas de letramento digital e hibridismo, este trabalho defende a necessidade de se prestar maior atenção às formas pelas quais a distribuição de capital cultural exerce uma influência sobre a relação entre letramentos fora e dentro da escola e "fora da escola". Exemplos de sistemas de prova no Brasil e na Austrália são apresentados para identificar como as desigualdades educacionais são susceptíveis de ser reproduzidas, apesar da inclusão de exames de questões relativas a letramento digital. O trabalho contribui para a nossa compreensão da relação entre formações culturais e linguísticas vernáculas e escolaridade formal.Item Os esforços familiares e as práticas educativas de famílias populares : o caso de Bocaina, Ouro Preto- MG.(2016) Xavier, Juliana de Matos; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Windle, Joel Austin; Oliveira, Marlice de Oliveira e; Cunha, Maria Amália de AlmeidaEsse estudo teve como proposta investigar como os pais moradores da Bocaina, uma pequena localidade da cidade de Ouro Preto-MG, desenvolvem suas práticas de apoio familiar aos filhos em situação de mudança de espaço escolar ao ingressarem em uma escola pública localizada em outro distrito. A pesquisa seguiu o aporte analítico da Sociologia da Educação com aproximação da Sociologia da Família. Dentre o referencial teórico, destacam-se os autores Lahire (1994;1997) e Thin (1998; 2006; 2010), e brasileiros, como Portes (1998), D’Ávila (1998), Viana (1998), Nogueira et al. (2011), Nogueira e Nogueira (2007), Nogueira (1998; 2004). Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo e para a coleta de dados, foram aplicados 134 questionários a todas as turmas do turno matutino, que no momento do trabalho de campo cursavam o 1º ano do Ensino Médio da escola selecionada. A partir da análise dos questionários foram escolhidas cinco famílias de estudantes que vivem em Bocaina e realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis por estes jovens, a fim de analisar através do perfil de configuração e histórias de vida, as práticas educativas desenvolvidas por elas. As categorias de análise foram estruturadas de acordo com os eixos temáticos: Estratégias familiares no processo de escolarização dos filhos, a importância da escola para a família e representação do local de moradia para as famílias. Os principais resultados demonstram que as famílias pesquisadas possuem baixo capital escolar e econômico e as profissões dos chefes familiares se caracterizaram por ocupações de pouco prestigio e remuneração. Também foi possível identificar que, embora tenham pouca escolaridade, existe um forte desejo e mobilização das famílias para que os jovens alcancem a longevidade escolar. Em todos os depoimentos observou-se que os jovens vivenciaram alguma ruptura familiar, seja através de casos de viuvez, separação ou reconstituição de famílias, ou ainda, casos de doenças graves. Foi constatado também, que os pais têm uma relação de afetividade com o local de moradia, embora reconheçam que a distância dos centros urbanos dificulta a socialização e o processo de escolarização dos jovens. Espera-se contribuir, com esse estudo, para a compreensão das práticas familiares que propiciam a longevidade escolar das camadas populares, de modo a ampliar os conhecimentos e a literatura sobre a temática dentro da perspectiva da Sociologia da Educação e da Sociologia da Família.Item Hidden features in global knowledge production : (re)positioning theory and practice in academic writing.(2017) Windle, Joel AustinA key challenge for applied linguistics is how to deal with the historical power imbalance in knowledge production between the global north and south. A central objective of critical applied linguistics has been to provide new epistemological foundations that address this problem, through the lenses of post-colonial theory, for example. This article shows how the structure of academic writing, even within critical traditions, can reinforce unequal transnational relations of knowledge. Analysis of Brazilian theses and publications that draw on the multiliteracies framework identifies a series of discursive moves that constitute “hidden features” (STREET, 2009), positioning “northern” theory as universal and “southern” empirical applications as locally bounded. The article offers a set of questions for critical reflection during the writing process, contributing to the literature on academic literacies.Item ‘I feel sometimes I am a bad mother’ : the affective dimension of immigrant mothers’ involvement in their children’s schooling.(2016) Al-deen, Taghreed Jamal; Windle, Joel AustinThis article identifies the complex emotional dimensions of migrant mothers’ involvement in their children’s education, building on feminist scholarship which affirms the importance of their emotional labour. We present findings from a study of Muslim Iraqi mothers with schoolaged children in Australia, based on 47 interviews with 25 immigrant mothers. Drawing on a Bourdieusian conceptual framework, we argue that the reserves of cultural and emotional capital required for effective participation in children’s education can be both consolidated and diminished through the process of migration. Perceived ineffective involvement comes at heavy emotional price, threatening some women’s perceptions of themselves as ‘good mothers’.Item Letramentos multissemióticos em aulas de Língua Portuguesa : possibilidades e desafios em uma escola pública de Ouro Preto-MG.(2017) Castro, Marcelo de; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Windle, Joel Austin; Coscarelli, Carla VianaEsta pesquisa teve como objetivo apresentar, caracterizar e analisar como uma professora de Língua Portuguesa explora a leitura e a escrita de gêneros discursivos multimodais, em eventos de letramento com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a fim de revelar e discutir possibilidades e desafios que emergem de práticas desta natureza em prol dos letramentos multissemióticos. O estudo ancorou-se, principalmente, em teorias a respeito dos (multi) letramentos, da multimodalidade e dos gêneros discursivos, no contexto do ensino de Língua Portuguesa na contemporaneidade. Do ponto de vista metodológico, a prática de uma educadora, em três turmas de uma escola pública de Ouro Preto (Minas Gerais), foi acompanhada durante seis meses, compreendidos nos anos de 2015 e 2016, nos quais os alunos, para quem ela lecionou, cursaram, respectivamente, o 8º e o 9º anos do Ensino Fundamental. A partir de instrumentos de coleta de dados de natureza qualitativa, como a observação participante, os registros no caderno de campo, as gravações em áudio e a entrevista, foram selecionados e caracterizados eventos de letramento a partir dos quais foi possível analisar possibilidades e desafios com relação à mediação docente de práticas de leitura e de escrita com gêneros discursivos multimodais. Dessa forma, os dados coletados permitiram discutir: i. a intrínseca relação entre as concepções verbalizadas pela educadora e aquelas subjacentes à prática pedagógica desta no que se refere aos conceitos citados que fundamentaram a investigação e que devem estar presentes no projeto de ensino de língua materna; ii. os recursos didático-pedagógicos utilizados em sala de aula que funcionam como uma metodologia em prol dos letramentos multissemióticos e que são uma alternativa didática diante da carência de materiais que valorizem a multimodalidade presente nos gêneros discursivos; iii. a abordagem e as estratégias discursivas empregadas pela professora que forneceram pistas na produção criativa e na leitura crítica de textos multimodais, sem se esquecer da participação dos discentes no processos de interação verbal em torno das linguagens. Além dessa discussão, sinteticamente, os resultados apontaram os êxitos das práticas investigadas, assim como os aspectos que necessitam da atenção de professores de Língua Portuguesa cujo ensino contemple os multiletramentos. Nesse sentido, a pesquisa também reforçou a centralidade da prática docente relativa aos letramentos multissemióticos no referido componente curricular.Item Planning lessons for refugee-background students : challenges and strategies.(2015) Miller, Jennifer; Windle, Joel Austin; Yazdanpanah, Lilly K.This article examines the ways teachers plan lessons for English as an Additional Language (EAL) students from refugee backgrounds in secondary school transition programs. Based on a study of teachers working with students in three Victorian schools, we identify the key challenges teachers face in planning and the strategies they adopt to confront these. The study identified a large gap between teacher planning practices and the approaches to planning promoted in academic research. We connect this to teachers’ reliance on intuitive knowledge that has been built up over time through interactions with students in a range of learning contexts, and through their own experiences as learners. Given the importance of planning for effective pedagogy, we conclude by identifying areas for future development in teacher education and practice.Item Por um paradigma transperiférico : uma agenda para pesquisas socialmente engajadas.(2020) Windle, Joel Austin; Souza, Ana Lúcia Silva; Silva, Daniel do Nascimento e; Zaidan, Junia Mattos; Maia, Junot de Oliveira; Muniz, Kassandra da Silva; Lorenso, SilviaEste texto propõe uma agenda de pesquisa sobre a produção de espaços de diálogo e solidariedade entre territórios periféricos. O termo ‘transperiferias’ traduz esta proposta de pesquisa e engajamento, elaborada coletivamente por sete pesquisadores/as situados/as no campo aplicado dos estudos da linguagem. A agenda das transperiferias oferece caminhos de ruptura com paradigmas que situam, de um lado, a produção de conhecimento sobre desigualdade e, de outro lado, os sujeitos e territórios que se engajam com a contestação dessa desigualdade a partir de posicionalidades marginais. Propõe-se, em outras palavras, uma aproximação entre a produção de saber “sobre” as periferias com a produção de conhecimento “das” periferias, ao mesmo tempo em que se projetam espaços de diálogo e reflexão “entre” periferias, regionais, nacionais e globais. O texto justapõe os tipos de engajamento e produção epistêmica de cada um/a dos/as pesquisadores/as, de modo a apontar para formas em que objetos de investigação, como letramentos, tradução, processos de racialização, enregistramento sociolinguístico, violência etc., podem ser revisitados numa visão transperiférica. Convidamos sujeitos de diferentes periferias, bem como campos epistêmicos diversos, a ampliarem e tensionarem essa agenda de investigação.Item School choice : a minority practice in Australia.(2016) Windle, Joel AustinAustralia has invested heavily in promoting school choice as a path towards greater quality and equity in education. It now has the highest proportion of schools competing against others for enrolments of any country in the OECD (OECD, 2013). In theory, a broad range of choices, supported by subsidies for private schools and diversification of public schools, allows parents to select the best and most suitable option. Poorly performing schools will either improve their performance, or close as parents “vote with their feet”. Yet my research suggests that only a minority of parents consider more than one secondary school, even in this most marketised of education systems. The purpose of this paper is to present some findings from a study of school choice in Melbourne, Australia’s private school capital, and to offer an explanation for the paradox by which school choice policies fail to democratise choice, and indeed tend to narrow the curriculum and segregate studentsItem Social identity and language ideology : challenging hegemonic visions of English in Brazil.(2017) Windle, Joel AustinThis paper seeks to investigate the social identities connected to English in Brazil by connecting these to linguistic ideologies, and reflecting on how they may be challenged. It is based on first-person narration of “critical moments” from the perspective of an English language “native speaker” migrant to Brazil. The reflections identify how race is intimately connected to the “native speaker” category, theorised through the notions of “racial acceptability” and “racial capital”, drawing on a Bourdieusian theoretical framework. The article concludes with examples of challenges to the “native speaker” model in the hybrid linguistic practices of Brazilian youth.Item The involvement of migrant mothers in their children’s education : cultural capital and transnational class processes.(2016) Al-deen, Taghreed Jamal; Windle, Joel AustinThis paper analyses the kinds of capital, practices and investments that are implicated in the participation of migrant mothers in the educational careers of their children, drawing on a Bourdieusian framework. We present findings of a study of Muslim Iraqi mothers with school-aged children in Australia, based on 47 interviews with 25 participants. The study identifies different modes of involvement in children’s education and connects these to mothers’ cultural and social capital. Involvement, and its effectiveness, is analysed through the analytical categories of (i) high capital-high involvement; (ii) low capital-high involvement; and (iii) low capital-minimal direct involvement. The paper contributes to the theorisation of family–school relations in the context of migration, and develops a more nuanced perspective for studying social class positioning and repositioning.Item The public positioning of refugees in the quasieducation market : linking mediascapes and social geographies of schooling.(2017) Windle, Joel AustinThis article analyses some ways in which racialising discourses around refugees interact with the spatial and social dynamics of marketised schooling. It identifies conflicting discourses that contribute to the polarisation of school social composition and resourcing in the Australian state of Victoria. Media narratives around ‘ethnic’ gangs contribute to wider discourses surrounding working-class neighbourhoods and schools as dangerous and violent ‘hotspots’. At the same time, some elite private schools discursively produce themselves as providing a ladder of opportunity for talented and deserving refugee youth, offering volunteer tutoring and scholarships. These discourses work together to legitimate the funding of socially exclusive sites at twice the rate of the schools that cater to virtually all refugeebackground students. The article draws on critical discourse analysis, based on media reporting on refugees, and interviews with parents selecting a secondary school for their children. The findings have implications for the management of school choice as a policy framework, suggesting that its exclusionary effects are heightened in the context of intense media and political attention to refugees as racialised subjects.Item The rise of school choice in education funding reform : an analysis of two policy moments.(2014) Windle, Joel AustinThis article contributes to the analysis of the global spread of support for school choice and to the understanding of how a particular form of policy development reflects and cements this support. It maps the growing dominance of school choice within a reconfiguration of politics, policy making, and research. To establish the nature of this reconfiguration, a comparison is made between the Karmel Review, which established systematic federal government intervention in Australian schooling, and the Gonski Review. The analysis traces a move away from a social-democratic model built around an autonomous and representative government authority in which educational research was broadly writ, to a neoliberal model under direct government control, drawing selectively on a cast of corporate consultants and technocrats. I conclude with a consideration of the wider implications of the dominance of school choice as a paradigm for funding reform.Item The role of internationalisation in the schooling of Brazilian elites : distinctions between two class fractions.(2015) Windle, Joel Austin; Nogueira, Maria Alice de Lima GomesThis paper analyses tendencies that distinguish the internationalisation of education for two class fractions – owners of medium to large businesses and highly qualified university professors and researchers. We identify the importance of cosmopolitan cultural capital, particularly fluency in English, in strengthening the position of both groups and granting them access to an international field of power from which less privileged groups are excluded. Considering the diverging experiences of the two groups compared with Bourdieu’s own findings of a high level of ruling-class cultural unity, we argue that these differences are reflective of the greater heterogeneity of the Brazilian ruling class.Item Transnational zones of contact and critical literacy : educational uses of the immigration museum.(2013) Windle, Joel AustinEste artigo analisa as propostas pedagógicas dos museus da imigração, que surgiram nas ultimas décadas como locais chaves para a educação transcultural. Através da discussão do Lower East Side Tenement Museum (Nova Iorque) e do Melbourne Immigration Museum (Austrália), identifico duas narrativas pedagógicas que visam a produzir empatia intercultural por meio do engajamento com as experiências individuais: a personalização e a universalização. Além disso, considero as maneiras pelas quais os educadores críticos podem fazer uso dos recursos disponibilizados pelos museus on-line e no local; e as possibilidades de adaptação e extensão de uma abordagem crítica aos relatos históricos de contato e conflito transcultural.