Navegando por Autor "Santos, Marcelo Loures dos"
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Item Aprendizagens e experiências : a licenciatura em educação do campo da UFMG como espaço de mediação entre movimentos sociais e universidade.(2016) Mari, Cézar Luiz De; Horácio, Amarildo Souza; Santos, Marcelo Loures dosOs autores deste artigo analisam a experiência de implantação das duas primeiras turmas do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo foi compreender os níveis da participação dos Movimentos Sociais que originaram a proposta e os processos educativos decorrentes do programa. A categoria Organicidade foi o guia das análises, destacando a necessária mediação político- -pedagógica dos sujeitos no projeto. Concluímos que a maior ou menor participação dos sujeitos consolida ou não o princípio educativo em projetos com foco em políticas para educação do campo.Item Cante lá que eu canto cá : a experiência do grupo GiraCampo no território dos Inconfidentes.(2020) Campos, Alexandra Resende; Marcatti, Amanda Aparecida; Santos, Marcelo Loures dos; Honorato, Juscimara dos Santos; Carvalho, Eduarda Santos de Oliveira; Vaz, André Geraldo Gilberto AlvesO GiraCampo UFOP é um grupo de pesquisa e ação, que realiza atividades de ensino, extensão e pesquisa em torno das temáticas Educação do Campo e Agroecologia no Território dos Inconfidentes. Tem como princípios ações que integrem os saberes científicos e populares, valorizando e reconhecendo ambos como necessários para uma educação transformadora. No âmbito do ensino, possui um Grupo de Estudos que realiza encontros regulares de formação sobre distintas temáticas; Grupo de Trabalho voltado para a construção de uma rede de Ed. do Campo no Território dos Inconfidentes, contribuindo também na formação de professores que lecionam em escolas do campo. Na pesquisa, desenvolve investigações através das Metodologias de Produção Narrativa com estudantes do Curso de LICENA da UFV, bem como escolas da região do Rio Doce. Na Extensão faz o acompanhamento da implementação das Diretrizes para a Ed. do Campo e Agroecologia em escolas públicas do campo e o organiza o estágio curricular na EFA-Paulo Freire.Item Contributions of the methodology of narrative productions in the degree in rural education.(2019) Santos, Marcelo Loures dos; Silva, Diego Gonzaga Duarte daThe rural education degree courses aim to train teachers to work in the rural schools. They are oriented by alternating formative processes, articulating formation in the university and in the community of the students. Creating strategies to produce knowledge in the articulation between these spaces is one of its challenges. The purpose of this article is to evaluate, from the case study of a student of the Degree in Field Education of the Federal University of Viçosa, if this methodology can favor the articulation between personal experiences and academic knowledge. Three narrative interviews were conducted about her educational experiences in her community, addressing personal trajectory, history and local context. The narratives indicated an approximation to the logic of training by Area of Knowledge; the articulation between experiential elements and their historical contextualization; and the role of subjects in social transformations.Item Educação do campo e psicologia : possibilidades e limites de diálogos comprometidos com a luta por direitos.(2021) Rocha, Maria Isabel Antunes; Santos, Marcelo Loures dosA Psicologia como ciência vincula-se a cada tempo/espaço em que produz e reproduz suas referências teóricas e práticas. Nesse sentido, pode-se dizer que sua presença na discussão sobre a oferta escolar para os povos campesinos traz as marcas da disputa entre os projetos de escola, de campo e de sociedade em cada período histórico. O objetivo deste artigo é identificar e discutir as produções acadêmicas que articulam a Psicologia com a Educação Rural e com a Educação do Campo. Para o desenvolvimento do trabalho, buscou-se referências em artigos publicados na plataforma SciELO e na base de dissertações e teses da CAPES. Na sistematização e análise do material, observa-se que, entre outros resultados obtidos, os psicólogos vêm se preocupando em adaptar e/ou recriar teorias para dialogar com as questões educacionais no campo, e que, na atualidade, os sujeitos campesinos têm assumido a autoria da produção de pesquisas, sinalizando para um protagonismo na produção do conhecimento sobre suas vidas. Como conclusão, considerou-se que os dados obtidos sinalizam a presença do diálogo com marcos teóricos considerados como críticos na Psicologia, além da emergência de novas possibilidades teóricas, como a formulação da perspectiva das Representações Sociais em Movimento.Item A escola como fator de desterritorialização dos povos atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão : desafios para a Escola de Bento Rodrigues.(2021) Hunzicker, Adriane Cristina de Melo; Rocha, Maria Isabel Antunes; Santos, Marcelo Loures dosO artigo analisa as repercussões do rompimento da Barragem de Fundão no processo de territorialização, desterritorialização e reterritorialização da Escola Municipal Bento Rodrigues, partindo da compreensão de que esta situa- se em um contexto campesino. Neste sentido, referencia-se na matriz da Educação do Campo e em autores que trabalham com o conceito de território. Como fonte de dados, faz uso de entrevistas realizadas com professores e lideranças da comunidade. Nas conclusões, reafirma que a escola vivencia ainda um processo de desterritorialização, ao mesmo tempo que alerta sobre os desafios a serem vivenciados na dinâmica da reterritorialização a ser realizada no reassentamento da comunidade em nova área.Item Formação inicial de professoras : contribuições do subprojeto PIBID/Pedagogia - UFV nas escolas do campo de Viçosa-MG.(2019) Silva, Jéssica de Freitas da; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Santos, Marcelo Loures dos; Mendes, Cláudio LúcioEste estudo faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto e está articulado ao Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI). O objetivo geral foi investigar como as experiências vivenciadas pelas licenciandas, no Subprojeto PIBID/Pedagogia-UFV, refletiram no processo de aprendizagem docente. Nesse sentido, por meio da caracterização das estratégias formativas do programa, buscamos identificar as ações desenvolvidas e relações estabelecidas no decorrer da participação deste contexto de formação/atuação. Isso, para tentar compreender em que medida o envolvimento favoreceu a aprendizagem da docência no processo de formação inicial. Para o alcance dos objetivos propostos, optamos por uma abordagem qualitativa e pela estratégia metodológica classificada como estudo de caso do Subprojeto investigado, que atende especificamente as escolas do campo do município de Viçosa-MG. No percurso metodológico, utilizamos os instrumentos de coleta de dados: análise documental, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. A análise dos dados contemplou a estratégia de “Análise de Prosa”, definida por Marli André (1983). O referencial teórico é composto por proposições de diferentes autores do campo educacional em relação às Políticas Educacionais, à Formação Inicial de Professores e à Educação do Campo. Diante da diversidade empírica constituída nesta investigação, os resultados apontam que as ações formativas do Subprojeto compõem um ciclo de estratégias didático-pedagógicas entre a escola e a universidade. Sobre esta dinâmica, verificamos que as ações oportunizaram, cada qual na sua relevância, aprendizagens sobre a docência das futuras professoras. Dentre as ações formativas, avaliamos a iniciação à docência e a vivência escolar como estratégias expressivas na constituição dos saberes da profissão. Evidenciamos também que a proposta de inserção das bolsistas no âmbito das escolas do campo atribuiu algumas singularidades ao processo formativo, favorecendo o conhecimento e a aprendizagem sobre as especificidades que compõem este âmbito escolar e a prática docente neste contexto. Averiguamos que as percepções sobre a Educação do Campo estão ligadas apenas aos aspectos do contexto educacional e a suposições de que há diferença das escolas urbanas, não sinalizando estudos teóricos e reflexivos sobre sua essência. Ressaltamos, por fim, que a participação das licenciandas no PIBID foi um fator motivacional para um futuro profissional na docência.Item A implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola na educação básica em escolas da comunidade de Quartel do Indaiá/MG.(2019) Macedo, Liliane de Fátima Dias; Santos, Erisvaldo Pereira dos; Santos, Marcelo Loures dos; Santos, Erisvaldo Pereira dos; Alves, Vânia de Fátima NoronhaO presente trabalho teve por objetivo analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais Quilombolas para Educação Básica (DCNEEQEB) estão sendo implementadas em duas escolas: Escola Municipal Quartel do Indaiá e Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek, que atendem os alunos da comunidade quilombola de Quartel do Indaiá. E ainda, apresentar como os professores envolvidos na comunidade se relacionam com a educação quilombola; compreender qual o conhecimento esses sujeitos possuem da referida legislação; identificar se as diretrizes estão sendo contempladas no Projeto Político Pedagógico, na matriz curricular e no calendário das escolas a partir da análise de documentos oficiais, e analisar o discurso dos atores sociais que estão na gestão, professores, gestores e inspetores. Para isso, foi realizada uma investigação de caráter qualitativo do tipo documental e empírica através da análise de documentos oficiais das escolas, nesse caso, Projetos Políticos Pedagógicos e calendários, assim como análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com diretores, supervisores, professores e inspetores (as) escolares. Para análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977). Evidenciamos a situação de precariedade e falta de ação do poder público na comunidade. As escolas são tratadas legalmente como rurais e não quilombolas. Na análise dos documentos oficiais identificamos que a educação quilombola não se faz presente no PPP das escolas nem nos calendários. Os conteúdos quilombolas não fazem parte dos conteúdos administrados pelas escolas. Na análise das entrevistas foi possível identificar que a maioria dos entrevistados não conhece as DCNEEQEB e também não tiveram em sua formação conteúdos relacionados. A Secretaria Municipal de Educação, a Superintendência Regional de ensino e a gestão escolar não atuam de forma ativa nas escolas e não agem em prol da educação quilombola. Os professores, em sua maioria, não trabalham as questões da cultura quilombola em suas aulas. Identificamos situações de preconceito para com os alunos no ambiente escolar, assim como racismo nos discursos de alguns dos sujeitos. Os resultados demonstram que assim como em outras escolas quilombolas, na comunidade de Quartel do Indaiá, esse conhecimento é negado aos alunos, havendo a reprodução de uma pedagogia eurocêntrica. Entendemos ser importante a discussão sobre essa modalidade de educação para dar visibilidade às vozes desses sujeitos que sempre foram invisibilizados, excluídos e subalternizados.Item A metodologia das produções narrativas na formação de educadores do campo : educação emancipatória na construção de um novo paradigma ético-político-estético.(2021) Santos, Marcelo Loures dos; Silva, Diego Gonzaga Duarte daA Educação do Campo no Brasil emerge nos anos 1990 a partir das reivindicações de movimentos sociais por uma educação de qualidade no Campo. Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoCs) foi uma de suas conquistas, tendo como proposta pedagógica articular as experiências educativas dos movimentos camponeses e os conhecimentos acadêmicos. Essa pesquisa utilizou entrevistas narrativas para auxiliar nessa articulação. Foram realizadas três entrevistas narrativas com uma estudante de uma LEdoC buscando aprofundar, esclarecer e contextualizar suas experiências educativas. O conhecimento emancipação foi o referencial analítico adotado caracterizado em suas dimensões ético-político-estético. A análise das narrativas evidenciou que a percepção do universo vivido foi ampliada e apropriada pela entrevistada; a narrativa favorece a emergência de manifestações do senso comum ético-político-estético, fortalecendo as comunidades discursivas; os movimentos camponeses organizados retiram os sujeitos do campo de condições de abandono; a educação de qualidade pode fortalecer movimentos emancipatórios.Item A metodologia das produções narrativas na pedagogia da alternância : contribuições para o projeto profissional do jovem.(2021) Santos, Marcelo Loures dos; Carvalho, Eduarda Santos de OliveiraO presente trabalho busca avaliar as contribuições de uma Escola Família Agrícola de Minas Gerais para a formação técnica de seus estudantes. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas semiestruturadas com 05 (cinco) estudantes sobre sua trajetória de vida e estudantil, além de entrevistas de avaliação com os estudantes participantes e uma professora da instituição sobre o desenvolvimento do Projeto Profissional do Jovem na EFA. O artigo tem como marco teórico-metodológico a Metodologia das Produções Narrativas. Os resultados sugerem aproximação entre a proposta da Metodologia das Produções Narrativas com os referenciais da pedagogia da alternância utilizados pelas EFAs; a importância das Escolas Famílias Agrícola para uma educação contextualizada para os povos do campo e as dificuldades enfrentadas pelos egressos para a implementação dos Projetos Profissionais do Jovem.Item Narrativa e trajetória camponesa : estudo de caso em um curso de licenciatura em educação do campo.(2020) Santos, Marcelo Loures dos; Silva, Diego Gonzaga Duarte daAs Licenciaturas em Educação do Campo (LEdoCs) formam educadores para atuarem em espaços educativos escolares e não escolares. Organizam-se pela Alternância Educativa, articulando atividades na universidade e na comunidade de seus educandos. Esta pesquisa realizou três entrevistas com uma educanda sobre seus territórios educativos. Tinha por objetivo avaliar as contribuições da Metodologia das Produções Narrativas (MPN) como uma estratégia pedagógica para o desenvolvimento de processos educativos no âmbito de uma LEdoC. Concluiu-se que a MPN favorece uma leitura concreta do campo, produzindo reflexões e sínteses sobre as identidades, trajetórias e escolhas da educanda, apresentando-se como uma estratégia promissora para o processo formativo das LEdoCs.Item Perspectiva histórica de uma instituição escolar na região dos inconfidentes : a Escola Família Agrícola Paulo Freire.(2020) Gama, Carlos Eduardo da Silva; Jardilino, José Rubens Lima; Santos, Marcelo Loures dos; Jardilino, José Rubens Lima; Santos, Marcelo Loures dos; Campos, Alexandra Resende; Souza, Carlos Bauer deA presente dissertação teve como objetivo principal apresentar uma análise das mudanças sociais ocorridas na educação no meio rural, observando o papel do trabalhador nesse processo educativo e compreendendo sua atuação na ruptura do pensamento pedagógico. O trabalho de campo desta pesquisa foi realizado na Escola Família Agrícola Paulo Freire (EFAP), em Acaiaca (MG), e com base nos apontamentos reunidos em forma de dados buscamos compreender, por meio do método historiográfico, sua trajetória na perspectiva da educação dentro do ambiente rural. A partir de uma abordagem qualitativa, foram empregados os seguintes instrumentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e documental, nos termos de Nosella (2012), Silva (2005, 2007), Williams (2011), Campos (2013), e parte empírica, realizada por meio da observação in loco com os jovens estudantes do campo durante as visitas à EFAP. Esse percurso compreendeu aspectos formais da estrutura institucional, a fim de entender, pelas narrativas dos sujeitos, a importância social e cultural da instituição na manutenção da cultura do campo e na permanência desses sujeitos no meio rural. Dentre alguns apontamentos percebidos nessa trajetória de pesquisa, tem-se: enquanto instituição escolar, no que pese sua importância na história da educação brasileira, a Escola Família Agrícola tem sido relegada ao quase esquecimento no que diz respeito a políticas públicas educacionais, embora seu projeto pedagógico mantenha-se com força vital nos primórdios da formação para autonomia e na formação integral, estimulando a constituição de um Sujeito social comprometido. Um segundo elemento nos achados da pesquisa é a constituição de uma formação para além do capital, ainda que visando preparar o jovem para o trabalho, e, finalmente, concluiu-se que a EFAP ainda é um modelo de instituição viável para a formação do jovem do campo, por sua pertinência de ensino e aprendizagem inspirados na Pedagogia da Alternância, apropriada para a formação dos jovens do campo imersos numa “nova ruralidade” que se apresenta hoje no Brasil.Item A prática educativa dos movimentos sociais na construção da agroecologia.(2016) Silva, Marcio Gomes da; Santos, Marcelo Loures dosO objetivo deste artigo foi analisar a importância da democracia ampliada no desenvolvimento da justiça social a partir das práticas educativas desenvolvidas pelo “Movimento Agroecológico” da zona da mata mineira. Teve como base empírica as ações do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – SINTRAF, de Espera Feliz/MG. As questões norteadoras deste estudo foram: há elementos dessas práticas educativas que poderiam configurar uma “pedagogia agroecológica? Qual a relação dessas práticas com a educação popular? Que práticas foram essas e de que forma geraram mudanças nas práticas dos agricultores e agricultoras familiares? As práticas analisadas foram constituídas por espaços voltados para a agricultura familiar e para a democratização dos espaços de produção. Suas ações geraram mudanças nas práticas de agricultores e agricultoras familiares na construção das políticas públicas para a agricultura familiar e na competência para acessá-las, contribuindo para a permanência do agricultor no campo.Item Práticas pedagógicas em Agroecologia : o caso da Escola Estadual Coronel Nicolau Sampaio.(2020) Campos, Alexandra Resende; Vaz, André Geraldo Gilberto Alves; Marcatti, Amanda Aparecida; Santos, Marcelo Loures dosComo parte do processo de implementação das Diretrizes para a Educação Básica nas Escolas do Campo de Minas Gerais, através da Resolução 2820/2015, o Grupo de Pesquisa e Ação em Educação do Campo (GiraCampo – UFOP) vem realizando atividades formativas em algumas escolas estaduais da Região dos Inconfidentes. O objetivo deste trabalho é apresentar as experiências pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Coronel Nicolau Sampaio, cujo propósito foi articular a temática da Agroecologia com os conteúdos escolares, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento. O trabalho tem propiciado troca de saberes populares entre moradores da comunidade, familiares, estudantes e professores, criação de horta na Escola, composteira, minhocário, formação pedagógica com a comunidade educativa sobre os princípios agroecológicos e sua relação com a Educação do Campo, entre outras atividades.Item Relação escola-comunidade : a importância da escola no campo.(2022) Barbosa, Filipe Cotta; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Campos, Alexandra Resende; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Santos, Marcelo Loures dos; Cunha, Maria Amália de AlmeidaEste trabalho busca compreender a importância do único estabelecimento escolar do subdistrito de Campinas, localizado no município de Mariana, Minas Gerais, em seu domínio físico e sociocultural para a comunidade, a partir da perspectiva dos próprios moradores do povoado. A pesquisa foi dividida em quatro eixos de análise para atender ao objetivo principal: a) a apresentação do cotidiano de Campinas e dos moradores entrevistados; b) os usos e significados da escola local para os moradores; c) a função escolar da unidade de ensino local e processos de escolarização e d) a influência da mineração no subdistrito e na escola local. O percurso metodológico da pesquisa foi composto pela análise da legislação nacional para a educação do campo e de dados estatísticos, pelo levantamento bibliográfico dos estudos clássicos e atuais que refletem sobre o espaço do campo e os seus processos de escolarização e, por fim, pela aplicação de entrevistas semiestruturadas de abordagem reflexiva com seis moradores do subdistrito. Os seis entrevistados foram contatados após indicação de outros moradores de Campinas para contemplar os seguintes perfis: dois moradores que possuem filhos estudantes na escola do subdistrito, dois moradores que possuem filhos estudantes na escola do distrito de Águas Claras e dois moradores referências ou que ocupam o perfil de liderança na comunidade. Os seis moradores entrevistados estudaram no estabelecimento escolar do subdistrito e possuem vínculos afetivos com este. O estabelecimento escolar faz parte do cotidiano dos moradores e é visto como o ponto central para a existência do subdistrito. Além disso, a transferência dos alunos do subdistrito (matriculados na segunda etapa do ensino fundamental) para a escola do distrito de Águas Claras é vista como uma decisão prejudicial pela comunidade, que teme o fechamento integral da unidade de ensino de Campinas. A análise também constatou que a mineração é uma atividade que afeta e afetou a comunidade e a sua escola, especialmente com o rompimento da Barragem de Fundão. Em suma, os resultados alcançados nesta pesquisa evidenciam que o estabelecimento escolar do subdistrito, em funcionamento desde 1945, é importante para os seis moradores entrevistados e também para toda a comunidade local: ao ser um ponto de referência cultural e de sociabilidade para os residentes; ao garantir a oferta escolar, contribuindo para a mobilidade social e a constituição da moral valorizada no local para as crianças e jovens; ao ser um canal de comunicação com o poder público municipal e ao colaborar com as condições básicas de existência e resolução das necessidades corriqueiras dos moradores.Item Sementes de esperança : militâncias-educadoras de mulheres do campo e a produção de territorialidades de vida e resistências na Zona da Mata mineira.(2023) Campos, Alessandra Bernardes Faria; Torres, Marco Antônio; Ramalho, Bárbara Bruna Moreira; Torres, Marco Antônio; Ramalho, Bárbara Bruna Moreira; Santos, Marcelo Loures dos; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Nascimento, Iracema Santos do; Fernandez, Thais Almeida CardosoEste texto apresenta os percursos e resultados de uma tese de doutorado, que tem como objeto de análise as relações entre mulheres do campo, Educação Popular e anticolonialidade. Operando com uma concepção de educação que não se restringe à educação escolar, mas que se estende à produção de formas de estar sendo no mundo e de produção de cosmopercepções, nos perguntamos sobre o papel, a natureza e os sentidos educativos da presença e atuação de mulheres nas lutas populares. Direcionando nossas sensibilidades interpretativas para a presença e a práxis educadora de mulheres de três frentes de luta: o projeto GENgiBRE, a Rede SAPOQUI – Rede de Saberes dos Povos Quilombolas da Zona da Mata e a Comissão Regional de Enfretamento à Mineração da Serra do Brigadeiro/Puri. O objetivo do estudo é compreender de que maneira as mulheres denunciam e tensionam as colonialidades no campo da Zona da Mata mineira, inclusive presentes nas lutas populares na região, anunciando percepções, posicionamentos e alternativas anticoloniais. Em termos teórico-político-metodológico, nos amparamos em referenciais delimitados como anticoloniais, como obras, reflexões e ações balizados pelos processos desencadeados pela colonização, perpetuados pela colonialidade nos territórios conquistados. Aqui estão presentes autoras e autores do pensamento decolonial, bem como referências das abordagens descoloniais e contracolonial. Também dialogamos com o campo das epistemologias feministas, em sua multiplicidade, como os feminismos subalternos e decoloniais/ descoloniais, os feminismos negros e os feminismos críticos. Soma-se à essas referências, leituras que debatem Educação Popular. Com estas autoras e autores, refletimos sobre educação e colonialidade, desigualdades e violências de gênero, racismo, eurocentrismo e epistemicídio, bem como sobre resistências e produção de alternativas protagonizadas pelas mulheres. Com referência na Pesquisa Participante, acompanhamos a ação militante de cinco mulheres, lançando percepções sobre tais ações, estas registradas em cadernos de campo, partilhados com elas, os quais nomeamos Relatos Compartilhados. Além disso, realizamos entrevistas narrativas no formato de Rio da Vida. Como resultados de pesquisa, em diálogo com os debates no campo dos Movimentos Sociais e Educação, formulamos a categoria militante- educadora, compreendendo a militância como produtora de processos educativos. Também foi possível afirmar a presença protagonista e particular das mulheres nas lutas sociais do campo da região na qual atuam, identificando percepções, produzidas socialmente, que marcam sua presença no mundo e sua ação militante. O corpo, o cuidado, a afetividade, a solidariedade aparecem como constitutivas do fazer militante-educador dessas mulheres, expressos tanto nas relações interpessoais, quanto nos instrumentos que produzem no contexto das lutas populares. A partir dessa pesquisa foi possível identificar elementos que ajudam a perceber a forma dinâmica e sensível, mas também contraditória, com que se (re)cria a Educação Popular em contextos colonizados. Em especial, afirma o papel protagonista e central das mulheres na defesa e na produção dos territórios autodeterminados pelos coletivos populares do campo, numa perspectiva popular, anticapitalista, feminista e antirracista.