Navegando por Autor "Sól, Vanderlice dos Santos Andrade"
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Item Emoções e constituição identitária de aprendizes de língua inglesa do ensino médio de uma escola pública.(2022) Soares, Rosiane Camilo Gonçalves; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Pimenta, Viviane Raposo; Fernandes, Gláucio Geraldo de MouraEste estudo teve como objetivo geral analisar as emoções que permeiam a constituição identitária de estudantes do Ensino Médio (EM) para o aprendizado de Língua Inglesa (LI) em uma escola pública. De maneira mais específica, a intenção foi investigar os fatores emocionais que permeiam o aprendizado dos estudantes de LI do EM em uma escola pública, mapear as representações dos aprendizes do EM sobre a aprendizagem de LI e compreender a constituição identitária dos aprendizes de LI do EM em uma escola pública. O percurso teórico-metodológico desta pesquisa está ancorado nos pressupostos discursivos franco-brasileiros (CORACINI, 2003; 2007; SÓL 2014; 2015; 2020a, 2020b; GRIGOLETTO, 2007), na Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2021), na perspectiva psicanalítica (REVUZ, 1998) e na Semiótica Social (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Esta pesquisa é qualitativa, de cunho etnográfico, sendo um estudo de caso. Teve como participantes cartorze alunos do EM de uma escola pública localizada na Região dos Inconfidentes. O corpus foi formado por meio de um questionário semiestruturado, narrativas escritas e visuais. As narrativas visuais enriqueceram o corpus do trabalho, pois, além de complementarem as narrativas escritas, nelas foram apresentadas singularidades não relatadas na modalidade escrita. Os resultados apontam para a reflexão sobre os métodos que nós, professores, utilizamos em nossas salas de aulas, pois eles podem contribuir tanto para a participação efetiva, como para a recusa da realização das atividades propostas. Este estudo contribuiu também para a ampliação do olhar sobre a motivação e emoções dos estudantes de LI do EM da escola pública e para (re)pensar quais fatores que os movem para continuar investindo no aprendizado de LI.Item O ensino e a aprendizagem de inglês em escolas públicas : um estudo sobre identidades docentes.(2018) Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Lara, Kelly Anjos; Couto, DoresO presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre as representações dos professores de língua inglesa da rede pública de duas cidades da Região dos Inconfidentes no que tange à aprendizagem dessa disciplina em escolas públicas. Torna-se relevante trazer à baila algumas considerações sobre a (des)construção das identidades subjetivas e sobre pontos de singularidade na formação desses professores, bem como os desdobramentos desse processo para os contextos de formação docente. A trajetória teórico-metodológica ancora-se no atravessamento das perspectivas dos estudos sobre motivação (MASTRELLA e NORTON, 2011) e das representações sobre o ensino e a aprendizagem de língua(s) estrangeira(s) - LE (SÓL e NEVES, 2012). Vinte e nove professores participaram do estudo; para a coleta de dados, foram utilizados questionários e entrevistas. Foi realizada a análise quantitativa e qualitativa dos dados em duas etapas. Os resultados mostraram que, nos discursos dos professores, ecoam representações dos alunos como desmotivados, seja pela falta de referencial familiar ou por questões externas ao ensino da LE como um todo. Além disso, grande parte desses professores se mostrou desamparados pelos setores públicos de educação, alegando que não suprem suas expectativas e/ou necessidades. Concluindo, o presente estudo subsidia reflexões para o ensino e a aprendizagem de inglês ao investir na escuta dos professores, levantando questões inquietantes sobre a (des)construção identitária dos docentes.Item Um estudo sobre o potencial uso de aplicativos para a aprendizagem de inglês como LE no ensino híbrido.(2022) Alves, Marcus Vinícius Vieira; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Carvalho, Fernanda PeçanhaO objetivo principal desta pesquisa de mestrado foi investigar, dentro de uma estratégia de Ensino Híbrido, as potencialidades de três aplicativos desenvolvidos para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira (LE): o Cake, o Duolingo e o Hello Talk. Para isso, 26 estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental matriculados em uma escola pública do município de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, aceitaram utilizar tais mídias digitais durante um bimestre, no ano de 2021. Ao fim do período, suas percepções foram ouvidas, principalmente sobre a eficiência dos materiais para o estímulo ao engajamento estudantil e sobre os impactos que a experiência provocou na aprendizagem. Esta investigação ancora-se em estudos que começaram a ganhar força a partir de 1994, fomentados internacionalmente pelos idealizadores da Pedagogia dos Multiletramentos, entre os quais figuram Cope et al. (2020). Destaco que esta obra não se esquece do pioneirismo brasileiro de pesquisadores como Campos et al. (1990), que já versavam sobre a necessidade de uma crescente adoção de tecnologias digitais na Educação, antes mesmo da formação do chamado Grupo de Nova Londres. Ao longo de três décadas, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) foram paulatinamente incorporadas às práticas escolares. No ano de 2020, a pandemia de covid-19 provocou rupturas de grandes proporções em todo o sistema educacional. O uso das TIC, que até então vinha sendo visto por alguns profissionais como uma mera opção a mais, passou a ser mandatório. Este trabalho inseriu-se em uma conjuntura em que aplicativos foram empregados como ferramentas pedagógicas em larga escala. Os três materiais didáticos aqui analisados foram selecionados com base em recomendações de autores da Pedagogia e da Linguística contemporâneas, tais como Paiva (2014), Bacich et al. (2015), Moran (2017) e Higashi et al. (2020). Levaram-se em consideração, ainda, ensinamentos de teóricos clássicos, tais como Vygotsky (2003) e Piaget apud Munari (2010), por exemplo. Os resultados desta pesquisa-ação demonstraram que o uso dos aplicativos Cake, Duolingo e Hello Talk gerou impactos positivos tanto no engajamento estudantil quanto na aprendizagem de inglês como LE.Item I know why the caged bird sings : Letramento Racial Crítico em aulas de Língua Inglesa e a (des)construção identitária de estudantes negros brasileiros.(2022) Gonzaga, Marcela Cristina Fideles; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Lima, Fernando Silvério de; Reis, Valdeni da SilvaEsta pesquisa está inserida na área da Linguística Aplicada (LA) e vem fazer coro aos estudos que alinham ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI) e a identidade negra. A pesquisa buscou compreender de que maneira estudantes negros brasileiros do Ensino Médio de uma escola pública na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerias, (des)constroem suas identidades expostos a práticas de Letramento Racial Crítico (LRC) (FERREIRA, 2014; 2015) em aulas de LI. A pesquisa investigou como práticas de LRC em aulas de LI se relacionam com o enfretamento das violências raciais que atravessam a negritude dos sujeitos negros participantes da pesquisa. A pesquisa também buscou analisar de que maneira a professoraparceira (des)constrói conhecimento sobre educação antirracista a partir do planejamento e regências das práticas de LRC em colaboração com a pesquisadora. Assim sendo, o estudo se configura como qualitativo e de modalidade pesquisa açãocolaborativa (THIOLLENT, 2011; PIMENTA, 2005; LEITE, 2014). As práticas de LRC foram construídas colaborativamente, tendo como suporte o texto literário I know why the caged bird sings, uma autobiografia da escritora estadunidense Maya Angelou (2000), e foram também embasadas na teoria do Letramento Literário Crítico (LLC) (ZAPPONE, 2008; LOURENÇO, 2011; SANTOS; 2015). O corpus foi gerado a partir de questionários semiestruturados, entrevistas semiestruturadas, notas de campo e uma narrativa escrita. Os dizeres dos participantes da pesquisa foram analisados à luz das perspectivas discursiva, da LA e de noções advindas da psicanálise freudolacaniana. A partir da análise do corpus, foi possível visualizar momentos de identificação dos aprendizes com a história de vida da escritora, que narra sua infância, adolescência e juventude nos Estados Unidos da América (EUA) vítima do racismo e das Leis Segregacionistas Jim Crow. Os resultados apontam que, diante de práticas de Letramento Literário Racial Crítico (LLRC), conceito que o estudo tenta propor, aprendizes negros se (des)constroem identitariamente sob efeito de sentimentos de angústia e indignação frente às desigualdades raciais perpassadas na sua realidade e se movimentam para um estado de tomada da palavra (SERRANIINFANTE, 1998; INFANTE, 2013) que os posicionam significativamente dentro das relações de poder em que eles estão inseridos. As análises do corpus também revelam que o uso do texto literário como suporte de práticas de LRC colaboram para o enfrentamento das violências silenciosas acordadas na cordialidade do racismo à brasileira (MUNANGA, 2020) e no fortalecimento dos aprendizes, especialmente tratando do ícone identitário da negritude: o cabelo crespo. Os dizeres da professoraparceira do estudo revelam a carência da formação antirracista de professores de LI e apontam a urgência de uma formação propositalmente antirracista. Os resultados revelam que a professora- -parceira (des)constrói conhecimento sobre a relevância da contextualização sócio- -histórica das práticas antirracistas e da presença de vocabulário específico sobre as relações raciais brasileiras na sala de aula, sobre o “mito da inferioridade do negro” (MUNANGA, 2020; GOMES, 2002) e sobre a importância do diálogo formativo antirracista na sua formação. Dessa forma, entendemos que práticas de LRC nas aulas de LI corroboram a (des)construção identitária de aprendizes negros, movimentando-os para o fortalecimento das suas negritudes.Item Impactos da educação continuada na constituição identitária de professores de inglês : mo(vi)mentos no tempo.(2020) Sól, Vanderlice dos Santos AndradeEste estudo investiga os efeitos da (des)construção identitária de professores de inglês egressos de um projeto de educação continuada. A trajetória teórico-metodológica deste estudo está ancorada nas pesquisas em Linguística Aplicada. Este trabalho possui cunho qualitativo e privilegia diferentes possibilidades de análise do corpus, o qual foi formado por meio de questionários abertos, entrevistas semiestruturadas, narrativas escritas, filmagens e notas de campo. Os participantes foram nove professoras da rede pública de ensino de Minas Gerais. A investigação revela que o processo de (des)construção das trajetórias das professoras se deu pela via dos rastros e dos “indecidíveis” derridianos e do tempo kairológico (tempo do sujeito).Item O letramento crítico nas aulas de língua inglesa : a formação cidadã em foco.(2021) Fonseca, Lucilene Paula Carvalho Dias; Sól, Vanderlice dos Santos Andradeinvestigar as representações sobre o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa (LI) a partir de uma perspectiva crítica, com foco em seus efeitos na constituição identitária dos aprendizes. A trajetória teórico-meto- dológica percorrida foi de- lineada, principalmente, a partir das perspectivas discursiva franco-brasilei- ra (Orlandi, 2009), psica- nalítica (Revuz, 1998), da Linguística Aplicada (Jordão e Fogaça, 2007; Co- racini, 2003a; 2003b; 2003c; Tavares, 2009; Sól, 2014; 2016; 2020) e da Se- miótica Social (Kress e Van Leeuween, 2006 [1996]). Este trabalho, que é de base qualitativa, envolveu dez parti- cipantes estudantes do Ensino Médio de uma escola que pertence à Rede Federal da Educação Básica Técnica e Tecnológica de uma cidade mineira da região dos Inconfidentes. O corpus foi formado por meio de nar- rativas escritas e visuais. Os resultados evidenciam a relevância da aprendiza- gem da LI a partir da ótica da formação cidadã, haja vista que as práticas pedagógicas de- senvolvidas nas aulas desencadearam nos aprendizes novos olhares e novos modos de nomear e pensar as práticas sociais vivenciadas por eles, fazendo-os repensar sobre si e sobre o mundo.Item Letramento crítico no ensino e na aprendizagem de inglês : a constituição identitária de aprendizes de uma escola pública.(2021) Fonseca, Lucilene Paula Carvalho Dias; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Figueredo, Giacomo Patrocinio; Oliveira, Shirlene Bemfica deEste estudo teve como objetivo geral investigar as representações do ensino de Língua Inglesa (LI) a partir de uma perspectiva crítica, com foco em seus efeitos na constituição identitária dos aprendizes. De maneira mais específica, intentou-se mapear as representações dos estudantes sobre as práticas pedagógicas criticamente embasadas; analisar os efeitos do processo de (des)construção identitária desses aprendizes, considerando as práticas pedagógicas criticamente embasadas; problematizar as percepções dos aprendizes sobre as aulas de inglês. A trajetória teórico-metodológica desta pesquisa está ancorada na perspectiva discursiva franco-brasileira (CORACINI, 2003a; 2003b; 2003c; 2007; ORLANDI, 1998; 2008; 2009; 2020; SÓL, 2014; GRIGOLETTO, 2010), psicanalítica (REVUZ, 1998), da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; JORDÃO; FOGAÇA, 2007) e da Semiótica Social (KRESS; VAN LEEUWEEN, 2006 [1996]). Este trabalho, de caráter qualitativo e do tipo estudo de caso, teve como participantes dez estudantes do Ensino Médio de uma escola que pertence à rede federal da Educação Básica Técnica e Tecnológica de uma cidade da região dos Inconfidentes. A escolha dessa escola ocorreu tendo em vista que os participantes foram estudantes de uma professora que declara utilizar os pressupostos do Letramento Crítico (LC) como princípio norteador de suas aulas. O corpus foi formado por meio de narrativas escritas e visuais. Os dados sugerem que as identidades de aprendizes são (des)construídas por meio de enunciados provenientes tanto da escola, quanto de fora dela. Alguns discursos evidenciam a relevância da aprendizagem da LI a partir da ótica da formação cidadã. Todavia, foram preponderantes dizeres que apontam para a representação da aprendizagem a partir da visão instrumental, reverberando efeitos dos discursos que trazem uma compreensão mercadológica da LI. Os resultados balizam a necessidade de (re)pensar e problematizar princípios que contribuem para o aprendizado significativo de LI que transcendem métodos e técnicas de ensino, na perspectiva de que nós, professores, sejamos mais atentos e sensíveis à complexidade de se aprender uma língua, haja vista a heterogeneidade que envolve a constituição da identidade do aprendiz.Item Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa.(2020) Ribeiro, Fernanda Ferreira de Araújo; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Oliveira, Natalia Fontes deEsta pesquisa de mestrado intitulada “Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa” analisa a motivação e a identidade dos estudantes dos 6 º e 9º ano do Ensino Fundamental, moradores da cidade da região dos Inconfidentes. Pretendeu-se compreender o aprendizado da Língua Inglesa no ambiente escolar por meio do uso de instrumentos de pesquisa, dentre eles, questionários, entrevistas semiestruturadas e narrativas visuais, que foram elaboradas pelos discentes em seu ambiente de estudo. Buscou-se com a aferição e análise destes instrumentos, o entendimento de quais seriam os fatores determinantes para a motivação e a desmotivação dos discentes em sala de aula, bem como, a percepção de suas identidades como estudantes de Língua Inglesa, ampliando-se, assim, a compreensão das características da aprendizagem de Língua Inglesa em sala de aula. A análise dos fatores motivacionais destes estudantes foi feita com base nas teorias da motivação relacionadas à Linguística Aplicada, principalmente Dörnyei (1994) (2005) (2011), Oxford e Shearin (1994), Norton, Boni (2000), Gardner (2001), com a utilização de alguns procedimentos da análise do discurso, e com procedimentos da análise das narrativas visuais, para que, desse modo, a pesquisadora pudesse estimular o debate sobre quais seriam os fatores fundamentais ao fomento da aprendizagem e à manutenção do interesse e, consequentemente, propiciar uma maior permanência dos discentes em salas de aulas potencializando-se assim o aprendizado, esta analise final baseou-se em categorias que relacionou dizeres dos participantes, narrativas visuais elaboradas com a teoria base deste estudo.Item Multiletramentos no ensino de inglês : experiências da escola regular contemporânea.(Instituto Federal de Minas Gerais, 2016) Oliveira, Shirlene Bemfica de; Sól, Vanderlice dos Santos AndradeItem Pedagogia dos multiletramentos à brasileira : o ensino de Língua Portuguesa permeado pelos gêneros discursivos e pelos multiletramentos em pesquisas do mestrado profissional em Letras.(2023) Silva, Ruan de Castro; Pimenta, Viviane Raposo; Pimenta, Viviane Raposo; Assis, Juliana Alves; Sól, Vanderlice dos Santos AndradeDiante de dilemas de acesso e de letramento quanto às tecnologias digitais da informação e da comunicação, muitos professores-pesquisadores, sobretudo da área de Letras, e, em especial, nos mestrados profissionais, têm, há mais de uma década, direcionado suas vivências em salas de aula e suas pesquisas à análise e à problematização do ensino e da aprendizagem de línguas na escola permeados pelo digital. Nesse sentido, esta dissertação de mestrado busca compreender como o ensino de Língua Portuguesa, por meio dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 1997) e dos multiletramentos (CAZDEN et al., 2021), tem se efetivado (ou não), analisando dissertações de mestrado profissional publicadas de 2001 a 2021. Para isso, à luz da Linguística Aplicada (LA), com finalidade exploratória, meios bibliográfico empírico e bibliométrico e abordagem qualiquantitativa, mediante um raciocínio dialético, tomo como procedimento metodológico a análise dialógica do discurso, seguindo, como etapas desta pesquisa, primeiro um levantamento bibliográfico geral, depois a seleção de dissertações de mestrado, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, e, por fim, a descrição e a análise dos textos. Como contribuições deste hipertexto docente-pesquisador, por meio de oito dissertações, gero e analiso os eixos temáticos (1) A dissertação de mestrado, (2) Os gêneros do discurso aliados aos multiletramentos, (3) Uma pedagogia dos multiletramentos à brasileira, (4) Coerções e denúncias e (5) (Des)construção discursiva dos professores-pesquisadores. Espero, por fim, poder auxiliar as práticas docentes na educação básica do país, perpassando benefícios próprios — como eterno professor-pesquisador —, sociais — ao permitir a construção de cidadãos críticos, conscientes e contemporâneos às culturas, linguagens e mídias de seu tempo/espaço — e teórico-epistemológicos, já que o campo de estudo sobre os multiletramentos, em conformidade com os dados da pesquisa, nos mostra como professores de Língua Portuguesa se apropriaram, nos primeiros anos do século XXI, do conceito e transpuseram teoria em prática, contribuindo, enfim, para a grande área da LA, com seu compromisso de pensar as linguagens a partir de práticas contextualizadas, neste caso, de ensino e de aprendizagem em salas de aula brasileiras.Item Proposta de modelo didático de ensino-aprendizagem de leitura baseado no enfoque sócio semiótico para o ensino fundamental e a região latino-americana.(2020) Jara Figueroa, Paola Mercedes; Figueredo, Giacomo Patrocinio; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Figueredo, Giacomo Patrocinio; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Santorum, Karen Andresa TeixeiraA presente pesquisa visa apresentar ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem uma proposta de Modelo Didático baseado no enfoque sócio semiótico para o ensino-aprendizagem de leitura no ensino fundamental e na região latino-americana. O objetivo desta é propor um Modelo Didático (ESCUDERO, 1981; GARCÍA, 2000; LARRIBA, 2001; JIMÉNEZ, 1991; MEDINA, 1982) baseado no enfoque sócio-semiótico (CHRISTIE, 2004, 2005; CHRISTIE e DEREWIANKA, 2008; GIBBONS, 2002; HALLIDAY, 1982; HALLIDAY, MCINTOSH, STREVENS, 1964; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 1985, 1994, 2004, 2014; HASAN, 2011; ROSE, 2008, 2010, 2015; ROSE e ACEVEDO, 2017; MICKAN, 2012, 2017, 2019) voltado ao ensino-aprendizagem de leitura no nível fundamental (BRUNER, 1960; BRUNER, WOOD e ROSS, 1976; CABLE, DRISCOLL, MITCHELL, SING, CREMIN, et al., 2010; CHRISTIE, 2005; GRAHAM, S.; COURTNEY, TONKYN, MARINIS, 2016; VYGOTSKY, 1978; LANVERS, 2017; CHAMBERS, 2016; ROSE e ACEVEDO, 2017; MICKAN, 2012, 2017, 2019) e na região latino-americana (BELLEI e ORELLANA, 2014; CEPAL, 2017, 2018, 2019, 2020; ROJAS-GARCÍA, 2016; VIAN JR, ANGLADA, MOYANO e ROMERO, 2009; MURILLO e MARTÍNEZ, 2017; UNESCO, 2017). O desenho metodológico, corresponde a um estudo não experimental (DEL RINCÓN, LATORRE, ARNAL e SANS, 1995; HERNÁNDEZ-SAMPIERI, FERNÁNDEZ, BAPTISTA, 2014), de tipo descritiva-propositiva (ABANTO, 2016; ARAMENDI, VEGA, SANTIAGO, 2011; DEL RINCÓN, LATORRE, ARNAL e SANS, 1995; DÍAZ, 2018; HUARCAYA, 2016; TANTALEAN, 2015), de natureza mista (HERNÁNDEZ-SAMPIERI et al., 2014), e de multimétodos (HERNÁNDEZ-SAMPIERI et al., 2014), da qual realizasse os passos de fase diagnóstica, fase extensiva e fase integradora e propositiva. Os resultados esperados para esta pesquisa são a apresentação da proposta de Modelo Didático com os princípios de ensinoaprendizagem desde o enfoque sócio semiótico, com as análises e discussões voltado à leitura, ao ensino fundamental e a região latino-americana.Item Representações de aprendizes do ensino médio público sobre o uso de tradução nas aulas de língua inglesa.(2021) Braga, Allissa Perdigão; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Silva, Sérgio Raimundo Elias da; Coelho, Hilda Simone HenriquesApesar das várias concepções possíveis para o termo “tradução”, remeto-me ao conceito de “tradução pedagógica”, isto é, a tradução que é utilizada ao longo do processo de aprendizagem de uma Língua Estrangeira (LE). Como objetivo da pesquisa, investigo as representações de aprendizes do Ensino Médio (EM) público no que tange à utilização de tradução pedagógica durante as aulas de Língua Inglesa (LI). A pesquisa tem uma base qualitativa e quantitativa, e foi realizada por meio de um estudo de caso com aprendizes de LI do terceiro ano do EM público estadual. Os instrumentos de geração de dados utilizados são um questionário e uma entrevista semiestruturada e, para a análise dos dados, são utilizados pressupostos da Análise do Discurso (AD) franco-brasileira. Os dizeres dos participantes indicam que eles entendem a tradução como um recurso que auxilia a compreensão textual, que permite a aprendizagem de novo vocabulário e que ajuda na memorização. Os dados apontam que o tipo de tradução mais utilizado pelos aprendizes é a “interlingual”, e que eles esperam que essa seja a modalidade utilizada pelo professor. Os Recortes Discursivos (RD) atribuem o uso da tradução ao intuito de desenvolver exercícios em sala de aula para entender o que está sendo discutido, para aprender novo vocabulário e para sanar dúvidas. Mostram ainda que as atividades em que os participantes mais fazem uso da tradução são as de compreensão textual e exercícios de gramática. Dito isso, as representações presentes nos dizeres dos participantes, levaram-me a concluir que a tradução é utilizada como um recurso pedagógico que facilita a aprendizagem dos aprendizes.Item Representações de estudantes de uma escola do campo sobre o ensino e a aprendizagem de inglês.(2021) Sales, Aline Sara Carvalho Araújo; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Dutra, Anelise Fonseca; Carvalho, Fernanda PeçanhaEste estudo teve como objetivo analisar a constituição identitária e as representações de estudantes de uma escola pública do campo situada na Região dos Inconfidentes (região composta por três municípios: Itabirito, Mariana e Ouro Preto) acerca do ensino e da aprendizagem de Língua Inglesa. Mais especificamente, buscou-se mapear as representações dos alunos sobre o ensino e a aprendizagem da Língua Inglesa em uma escola pública do campo; compreender a constituição identitária dos aprendizes do campo, assim como a relação sujeito- -linguagem; e problematizar o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa na educação do campo. O percurso teórico-metodológico deste estudo está ancorado no atravessamento da perspectiva da Análise do Discurso franco-brasileira e dos estudos em Linguística Aplicada. Este trabalho se constitui em uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. Os participantes foram dez estudantes de uma escola pública do campo. O corpus foi gerado por meio de questionários semiestruturados e narrativas escritas pelos estudantes. Assim, foi realizada uma análise discursiva dos dizeres desses estudantes, no intuito de, a partir da materialidade linguística, compreender suas representações e constituição identitária relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Língua Inglesa na educação do campo. Por meio dos gestos de interpretação do corpus, foi possível apreender as representações singulares envolvidas nos dizeres dos estudantes e compreender a constituição identitária deles no que tange às suas vivências como aprendizes. A investigação possibilitou reflexões sobre as perspectivas dos estudantes de uma escola pública do campo (seus desejos, dificuldades, angústias e expectativas) e o que pode ser impulsionado a partir dessas perspectivas para o ensino, a aprendizagem da Língua Inglesa e os estudos em Linguística Aplicada.Item Representações de norma linguística para professores de língua portuguesa do ensino fundamental II.(2020) Timóteo, Ana Carolina de Aguiar Gonçalves; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Antunes, Leandra Batista; Guimarães, Daniela Mara Lima OliveiraEste trabalho apresenta um levantamento das representações acerca de norma linguística que têm professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. Observar a prática de colegas mais experientes é condição para se tornar professor. A partir daí, o observador relata e analisa aquilo que assistiu. Entretanto, ouvir o professor em exercício também pode colaborar para esse processo formador constante. É nesta perspectiva que este estudo caminha: ouvir professores no que se refere aos aspectos de norma linguística. Partindo da descrição histórica da institucionalização da Língua Portuguesa no Brasil, perpassamos também os caminhos da fixação dessa língua como disciplina a ser ensinada nas escolas. Discorremos sobre a legislação brasileira no que se refere às prescrições curriculares (PCN e BNCC) para ensino de Língua Portuguesa no Brasil, e procuramos mostrar como essas prescrições nos parecem imprecisas no que concerne à ideia de norma linguística. Analisamos, então, as ideias de norma para alguns teóricos, partindo dos preceitos estruturalistas de Saussure e atingindo linguistas brasileiros que investigam a questão da norma linguística da Língua Portuguesa. Este trabalho se vale em sua metodologia de um questionário proposto aos professores participantes no processo investigativo e procurou levantar as representações de determinado grupo de sujeitos. Assim, o objetivo foi identificar e descrever as representações de norma linguística que têm os professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental II. O campo de pesquisa é uma cidade do interior de Minas Gerais, Itabirito, cujos professores participantes são funcionários da rede municipal de ensino. OS resultados dessa dissertação apontam para três eixos representativos – a saber: norma culta: sinônimo de padrão; o uso é oposto à norma padrão e à norma culta; adequação linguística. Esta pesquisa lançou luz à voz docente, um dos protagonistas do processo ensino-aprendizagem - o professor - e salientar as inconsistências tanto nos referenciais teóricos quanto nos documentos que regem o ensino de Língua Portuguesa são refletidos nas representações mapeadas neste estudo.Item Representações de professores de inglês da escola pública : o olhar sobre o aluno e o espaço escolar.(2012) Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Neves, Maralice de SouzaTendo como base a Teoria do Discurso e as contribuições da Psicanálise, o sujeito é visto em oposição ao sujeito cartesiano (existe quando pensa). Assim sendo, este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento em andamento que investiga as tomadas de posição do professor. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que segue uma abordagem metodológica que privilegia diferentes possibilidades de interpretação do corpus, utilizando questionários e entrevistas como instrumentos de formação do corpus. Os participantes, neste estudo, são 24 professores de inglês da rede pública de ensino da região Sudeste do Brasil. O foco do estudo está no fato de que esses professores são egressos de um curso de educação continuada para professores de inglês. Os resultados apontam que, ao tecer a rede de representações sobre as escolas onde atuam e os seus alunos, a maioria dos professores-enunciadores faz um desabafo de uma série de sintomas que impedem que eles desenvolvam um trabalho de qualidade. O dizer dos professores se apoia no binarismo: escola pública/escola particular e revela o desejo dos professores de ter um aluno ideal, que aprenderia se tivesse as qualidades desejadas.Item Representações de professores de língua inglesa sobre o uso de tradução como recurso pedagógico.(2021) Oliveira, Juliana Maria Ferreira de; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Nascimento, Katia Honório doEste trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar as representações de professores de Língua Inglesa (LI) sobre o uso de tradução como recurso pedagógico. Ao lançar um olhar sobre a história do ensino de línguas estrangeiras (LE), nota-se como as noções do modo de se aprender uma língua e a forma mais eficiente de ensiná-la variaram bastante desde o século XVIII. Similarmente, o papel da tradução no ensino de LE também sofreu mudanças pendulares (LEFFA, 1988). Entendendo que a constituição das identidades dos professores necessariamente transita pela formação acadêmica (SÓL, 2014) e pelos espaços institucionais em que eles atuam, esta pesquisa objetivou identificar em que medida a formação acadêmica e as metodologias de ensino de LE constituem as representações dos professores sobre tradução, além de buscar compreender em que medida a experiência docente constitui as representações dos professores sobre a temática. De caráter qualitativo, esta pesquisa não busca apontamentos generalizáveis, e, sim, um entendimento particularizado das representações dos professores envolvidos, sendo, portanto, um estudo de caso. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizado um estudo de caso com três professores de LI da rede pública estadual de ensino, da Região dos Inconfidentes de Minas Gerais. Os professores foram selecionados pela experiência docente em contextos diversos de ensino de LI. Para a geração de dados, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas e, após essa etapa, cada participante empreendeu uma narrativa escrita. Para empreender os gestos de interpretação, recorremos, em uma perspectiva interdisciplinar, à teoria discursiva franco-brasileira (PÊCHEUX, (1988) 2015; ORLANDI, 2005; SÓL, 2014), às noções de tradução (JAKOBSON, (1959) 2004; CASADO; GUERRERO, 1993; LUCINDO, 2006; BRANCO, 2011) e às metodologias de ensino de LE (LEFFA, 1988; LARSEN-FREEMAN, 2000; KUMARAVADIVELU, 2001; PAIVA, 2005; BROWN, 2007). Os dizeres apontam para uma representação da tradução como um recurso didático facilitador do processo de ensino/aprendizagem, para um afastamento de ferramentas prescritas por metodologias de ensino e uma busca por uma “alternativa ao método” (KUMARAVADIVELU, 2001) e para um deslocamento subjetivo das identidades dos professores e de suas representações sobre a tradução, propiciado pela interface entre teorização e prática docente.Item O sujeito professor de inglês e suas representações sobre o aluno e escola.(2010) Sól, Vanderlice dos Santos AndradeTendo como base a Teoria do Discurso e as contribuições da Psicanálise, o sujeito é visto em oposição ao sujeito cartesiano (existe quando pensa). Este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento em andamento que investiga as tomadas de posição do professor. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que segue uma abordagem metodológica que privilegia diferentes possibilidades de interpretação do corpus, utilizando questionários e entrevistas como instrumentos de formação do corpus. Os participantes, neste estudo piloto, são 24 professores de inglês da rede pública de ensino da região Sudeste do Brasil. O foco do estudo está no fato de que esses professores são egressos de um curso de educação continuada para professores de inglês. Os resultados apontam que, ao tecer a rede de representações sobre as escolas onde atuam e os seus alunos, a maioria dos professores-enunciadores faz um desabafo de uma série de sintomas que impedem que eles desenvolvam um trabalho de qualidade. O dizer dos professores se apóia no binarismo: escola pública/escola particular e revela o desejo dos professores em ter um aluno ideal, que aprenderia se tivesse as qualidades desejadas.