Navegando por Autor "Cunha, Maria Amália de Almeida"
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Item As biografias educativas como fonte de pesquisa e estudo no campo da formação docente : notas iniciais para uma discussão teórico/metodológica.(2017) Cunha, Maria Amália de Almeida; Nunes, Célia Maria FernandesEste artigo busca analisar uma tendência teórica, mas sobretudo metodológica, que vem se constituindo como um campo rico de estudos e pesquisas na área da formação docente: as narrativas biográficas, os estudos de memórias de formação elaboradas pelos professores em exercício ou em formação. Recorrem na escrita de memoriais que podem ser percebidos como uma ferramenta de reflexão biográfica a respeito da formação inicial e continuada, momento em que são expostos os desafios, as dificuldades e as crises da vida profissional, a partir de lembranças sobre o passado escolar e das reflexões sobre o presente e o devir. Sem pretender fazer um balanço da bibliografia já existente e muito menos esgotar o tema, pretende-se com esta discussão inicial situar o debate sobre os estudos biográficos como fonte teórico-metodológica e suas contribuições na formação docente.Item O cotidiano de escolas do município de Governador Valadares no contexto da escola de tempo integral : um olhar sobre o tempo, o espaço e o rendimento escolar.(2016) Pessoa, Janira Valentim Cherry; Hamdan, Juliana Cesário; Hamdan, Juliana Cesário; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Cunha, Maria Amália de AlmeidaA presente dissertação apresenta os resultados da investigação de três escolas do município de Governador Valadares, no estado de Minas Gerais, situadas em locais de vulnerabilidade social e que atendem em tempo integral de oito horas diárias, e tem o objetivo de descobrir os fatores que influenciaram tais instituições educacionais a melhorarem seus resultados no IDEB de 2011 e 2013. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo coletiva nas Escolas Municipais Serra Lima, Vereador Hamilton Teodoro e Antônio de Castro Pinto, com a aplicação de um questionário semiestruturado para todos os funcionários das referidas escolas. Os dados coletados nas escolas foram analisados e apresentados por instituição e por grupo geral de respondentes, e relacionados com a bibliografia referente à composição do tempo escolar com foco na constituição da Escola de Tempo Integral no Brasil, ao processo de construção e consolidação do sistema de avaliação da educação brasileira, bem como à temática do território e suas vulnerabilidades. Em decorrência do tratamento e análise dos dados coletados nas escolas, e da investigação bibliográfica, emergiram fatores que indicaram exercer influência sobre os bons resultados na aprendizagem dos alunos, dos quais citamos: a boa formação docente; a forte gestão escolar; o bom clima escolar; a expectativa positiva dos professores no sucesso dos alunos; o envolvimento da família, dentre outros.Item O curso de pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal de Ouro Preto : a percepção dos seus egressos.(2018) Isaac, Margaret Regina de Assis; Nunes, Célia Maria Fernandes; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Garbin, Tânia Rossi; Cunha, Maria Amália de Almeida; Nunes, Célia Maria FernandesA proposta deste tema de pesquisa justifica-se pela importância do curso de Pedagogia a distância para a formação de professores. Este trabalho teve como objetivo geral investigar a percepção dos egressos do curso de Pedagogia na modalidade a distância, ofertado pela Universidade Federal de Ouro Preto no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, no polo de João Monlevade-MG. Recorremos à abordagem metodológica de cunho qualitativo, cujos instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionário, bem como o levantamento e análise de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. De forma geral, as pesquisas encontradas apontam os aspectos positivos e negativos da educação a distância, bem como os pontos de reflexão que levam à busca de melhoria da educação, a partir do sistema Universidade Aberta do Brasil. A análise dos dados do questionário demonstrou avaliação positiva do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Ouro Preto pela maioria dos egressos investigados, que se apresentaram como sujeitos comprometidos com a busca da educação continuada, acendendo as esperanças por um despertar de mudanças. Entre os achados da pesquisa, percebemos que a Universidade Federal de Ouro Preto tem, por meio da ação de seus gestores, docentes e demais profissionais, buscado promover espaços de formação a partir de reflexões durante as aulas, e não somente nas disciplinas de carga horária destinada à prática, como é o caso do estágio obrigatório.Item A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio.(2016) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Cunha, Maria Amália de Almeida; Matos, Daniel Abud SeabraO final do Ensino Médio é um período de difícil transição para a vida adulta. Com o intuito de compreender como diferentes esferas de socialização influem nessa fase crucial de decisão e planejamento perante o futuro, foram selecionados para esta pesquisa alunos de quatro escolas públicas de Minas Gerais, duas delas localizadas em Belo Horizonte e outras duas em Mariana. A metodologia selecionada foi a qualitativa, e as técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista. O questionário visou identificar as tendências e fazer um panorama descritivo dos jovens egressos e suas famílias. As entrevistas contribuíram para uma análise da realidade cotidiana e das transmissões intergeracionais entre avós, pais e jovens. Assim, essa pesquisa discute como as diferentes gerações presentes em um mesmo espaço doméstico enfrentam o ingresso no mercado de trabalho, como constroem suas estratégias e planos frente ao futuro e como se relacionam com outras esferas de socialização do jovem.Item Entre o passado e o presente : a influência geracional nas perspectivas de futuro profissional dos jovens.(2012) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Cunha, Maria Amália de Almeida; Assis, Cristina Ferreira; Aleixo, Vítor CorrêaCompreender expectativas e frustrações dos jovens é um desafio para as Ciências Sociais e a Educação. Tendo como principal objetivo conhecer como se dão as relações familiares e os reflexos das mesmas no universo escolar, propomos uma reflexão sobre a construção do diálogo entre três gerações, pais, avós e netos, no que diz respeito à compreensão do papel da escola na formação do jovem, bem como a expectativa de cada geração quanto ao futuro profissional do mesmo. Seguindo duas abordagens metodológicas, a quantitativa e a qualitativa, foram aplicados questionários a 149 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas (de melhor e o pior qualidade segundo as avaliações externas subnacionais ou nacional) de Mariana e Belo Horizonte, Brasil, e foram entrevistados pais, avós, professores e diretores dessas escolas. Os resultados revelam, entre outras coisas, uma forte influência da família e dos amigos nas escolhas dos jovens, mesmo inseridos numa configuração social marcada pelas mais diversas matrizes de socialização.Item Escolha ou destino? : a influência intergeracional na vida de jovens egressos do ensino médio.(2011) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Cunha, Maria Amália de AlmeidaItem Os esforços familiares e as práticas educativas de famílias populares : o caso de Bocaina, Ouro Preto- MG.(2016) Xavier, Juliana de Matos; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Windle, Joel Austin; Oliveira, Marlice de Oliveira e; Cunha, Maria Amália de AlmeidaEsse estudo teve como proposta investigar como os pais moradores da Bocaina, uma pequena localidade da cidade de Ouro Preto-MG, desenvolvem suas práticas de apoio familiar aos filhos em situação de mudança de espaço escolar ao ingressarem em uma escola pública localizada em outro distrito. A pesquisa seguiu o aporte analítico da Sociologia da Educação com aproximação da Sociologia da Família. Dentre o referencial teórico, destacam-se os autores Lahire (1994;1997) e Thin (1998; 2006; 2010), e brasileiros, como Portes (1998), D’Ávila (1998), Viana (1998), Nogueira et al. (2011), Nogueira e Nogueira (2007), Nogueira (1998; 2004). Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo e para a coleta de dados, foram aplicados 134 questionários a todas as turmas do turno matutino, que no momento do trabalho de campo cursavam o 1º ano do Ensino Médio da escola selecionada. A partir da análise dos questionários foram escolhidas cinco famílias de estudantes que vivem em Bocaina e realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis por estes jovens, a fim de analisar através do perfil de configuração e histórias de vida, as práticas educativas desenvolvidas por elas. As categorias de análise foram estruturadas de acordo com os eixos temáticos: Estratégias familiares no processo de escolarização dos filhos, a importância da escola para a família e representação do local de moradia para as famílias. Os principais resultados demonstram que as famílias pesquisadas possuem baixo capital escolar e econômico e as profissões dos chefes familiares se caracterizaram por ocupações de pouco prestigio e remuneração. Também foi possível identificar que, embora tenham pouca escolaridade, existe um forte desejo e mobilização das famílias para que os jovens alcancem a longevidade escolar. Em todos os depoimentos observou-se que os jovens vivenciaram alguma ruptura familiar, seja através de casos de viuvez, separação ou reconstituição de famílias, ou ainda, casos de doenças graves. Foi constatado também, que os pais têm uma relação de afetividade com o local de moradia, embora reconheçam que a distância dos centros urbanos dificulta a socialização e o processo de escolarização dos jovens. Espera-se contribuir, com esse estudo, para a compreensão das práticas familiares que propiciam a longevidade escolar das camadas populares, de modo a ampliar os conhecimentos e a literatura sobre a temática dentro da perspectiva da Sociologia da Educação e da Sociologia da Família.Item "A gente é tão importante na vida dos alunos" : a valorização docente em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental.(2018) Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla Cunha; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla Cunha; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Cunha, Maria Amália de AlmeidaEsta pesquisa discute a valorização docente, um dos aspectos centrais para o desenvolvimento educacional e para a satisfação profissional dos (as) professores (as). Sendo assim, a investigação buscou analisar a valorização docente nas narrativas de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, discutiram-se as políticas de valorização docente implantadas no Brasil após a Constituição Federal de 1988, as quais têm orientado, de maneira dominante, os estudos sobre a temática no país. Como metodologia da pesquisa de abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas narrativas com cinco professoras deste segmento atuantes em distintas escolas da zona urbana da Rede Municipal de Educação de Mariana, Minas Gerais. A pesquisa contou ainda com a aplicação de questionário de perfil e com um caderno de campo, os quais possibilitaram a construção do perfil individual e coletivo das professoras participantes da investigação e a caracterização das escolas onde lecionam. Os dados obtidos a partir da análise das narrativas foram agrupados nas seguintes categorias: As condições de trabalho na rede municipal, a relação educativa com o (a) aluno (a), a relação família e escola e a socialização entre pares. Constatou-se que, na perspectiva das professoras pesquisadas, a valorização docente ultrapassa as questões objetivas contempladas pelas políticas educacionais e envolvem também os aspectos de ordem subjetiva. Entre os achados da pesquisa, identificou-se a na necessidade de articulação entre as dimensões da profissão docente no que se refere à formação, remuneração, condições de trabalho e carreira, bem como a importância que os professores atribuem às interações humanas vivenciadas no exercício da profissão.Item O habitus a serviço da formação docente e a construção do professor bricoleur : como pode a sociologia da educação ser útil ao futuro professor?(2011) Cunha, Maria Amália de Almeida; Nunes, Célia Maria FernandesEste artigo pretende analisar a contribuição da disciplina Sociologia da Educação nos processos de formação continuada para professores em exercício. Para tanto, recorremos ao uso do conceito de habitus de Bourdieu, entendido aqui como uma gramática geradora das práticas e que pode ser uma ferramenta útil para um trabalho de formação continuada aos professores da educação básica, uma vez que estes, ao desenvolverem uma prática reflexiva e experimentarem rotinas não prescritivas em sua prática, podem romper a distância que separa o mundo da formação inicial e o exercício de sua prática, campo em que emergem as ambiguidades da profissão. Os trabalhos de formação continuada em parceria com a Universidade podem representar o ‘termo ausente’ que faltava na atividade laboral do professor.Item As lutas por direitos dos estudantes surdos : resistências e frustrações de famílias das camadas populares.(2019) Ferreira, Renata Lena de Lourdes; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Torres, Marco Antônio; Cunha, Maria Amália de AlmeidaAs pesquisas sobre família, escola e inclusão revelam que as políticas de inclusão dos surdos mudaram no Brasil a partir da década de 2000. Tais políticas enfatizam que família e escola precisam se envolver ativamente para que os estudantes surdos realmente sejam incluídos, assim como aqueles com outras deficiências. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como se configura a relação da família e da escola no processo de inclusão de estudantes surdos em uma cidade no interior de Minas Gerais. Seus objetivos específicos foram analisar as dificuldades vivenciadas pelas famílias e pelas escolas, investigar as práticas educativas das famílias e das escolas selecionadas, e analisar o processo de escolarização/socialização do surdo. Sob a perspectiva qualitativa, a pesquisa privilegiou a entrevista compreensiva a duas mães de estudantes surdos e o questionário aplicado a dois diretores e duas professoras selecionadas, de duas escolas da cidade. O material produzido foi transcrito e analisado. Concluiu-se que, embora esses estudantes estejam amparados pelas leis, elas não estão sendo cumpridas. Com isso, escolas e famílias fazem o possível para incluir esses estudantes dentro das possibilidades disponíveis. Nesse sentido, percebe-se que essa temática merece maior atenção e, portanto, cabe analisar como essas instituições estão reagindo às mudanças nas políticas públicas de inclusão e se adequando a elas.Item As políticas educacionais e o desafio da pesquisa na formação e na prática do professor da educação básica.(2007) Nunes, Célia Maria Fernandes; Cunha, Maria Amália de AlmeidaDiante das exigências das políticas educacionais atuais, procuramos, neste artigo, problematizar acerca da necessidade de se repensar a formação e a prática docente, reativando a idéia de formar o professor/pesquisador. Como material empírico, analisamos pequenos excertos respondidos por uma amostra de alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto que também são professores da rede pública de ensino. Embora se reconheça a importância dos documentos oficiais em privilegiar, nos cursos de formação, a construção do chamado professor/pesquisador, constatamos que uma política apenas de cunho vertical não é suficiente para a sua execução, pois requer a conjugação de esforços de todos aqueles inseridos no processo educativo.Item Reforço escolar na ótica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental : espaço/tempo de superação ou reprodução das desigualdades educacionais?(2021) Campidele, Daiene Aparecida; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Silva, Luciano Campos da; Cunha, Maria Amália de AlmeidaNo Brasil, o reforço escolar tem sido apontado como recurso de inclusão educacional e de redução de deficiências acadêmicas na escola básica regular, independentemente da esfera administrativa. Inserido nesta temática, a presente pesquisa investigou a influência das atividades de reforço escolar ofertadas pelas escolas públicas nos processos de escolarização dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, nos propusemos a investigar as crenças dos professores sobre a influência do reforço escolar no processo de ensino/aprendizagem dos estudantes, buscando compreender o significado atribuído por eles a essa estratégia de apoio à escolarização nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo foi realizado por meio de aplicação do questionário remoto aos professores e professoras de duas escolas públicas municipais de Ouro Preto e entrevistas realizadas por meio das plataformas Google Meet com seis professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados apontam para evidências de vários entraves vivenciados no âmbito dos projetos de reforço escolar oferecido nas duas escolas. Essas ações de reforço eram desenvolvidas em contextos escolares permeados por muitas limitações corporificadas em carências e dificuldades tanto materiais, quanto propriamente educacionais. Há precariedade de investimento dos poderes públicos e instâncias superiores, o que reflete no trabalho pedagógico no interior da instituição, e interferem no desenvolvimento dos projetos. Além disso, as professoras, em sua maioria, apresentaram crenças bastante similares sobre a relação entre participação familiar e aprendizagem dos estudantes. Crenças estas que eram influenciadas por elementos sociais, culturais e profissionais construídos ao longo da vida pessoal, acadêmica e profissional.Item Relação escola-comunidade : a importância da escola no campo.(2022) Barbosa, Filipe Cotta; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Campos, Alexandra Resende; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Santos, Marcelo Loures dos; Cunha, Maria Amália de AlmeidaEste trabalho busca compreender a importância do único estabelecimento escolar do subdistrito de Campinas, localizado no município de Mariana, Minas Gerais, em seu domínio físico e sociocultural para a comunidade, a partir da perspectiva dos próprios moradores do povoado. A pesquisa foi dividida em quatro eixos de análise para atender ao objetivo principal: a) a apresentação do cotidiano de Campinas e dos moradores entrevistados; b) os usos e significados da escola local para os moradores; c) a função escolar da unidade de ensino local e processos de escolarização e d) a influência da mineração no subdistrito e na escola local. O percurso metodológico da pesquisa foi composto pela análise da legislação nacional para a educação do campo e de dados estatísticos, pelo levantamento bibliográfico dos estudos clássicos e atuais que refletem sobre o espaço do campo e os seus processos de escolarização e, por fim, pela aplicação de entrevistas semiestruturadas de abordagem reflexiva com seis moradores do subdistrito. Os seis entrevistados foram contatados após indicação de outros moradores de Campinas para contemplar os seguintes perfis: dois moradores que possuem filhos estudantes na escola do subdistrito, dois moradores que possuem filhos estudantes na escola do distrito de Águas Claras e dois moradores referências ou que ocupam o perfil de liderança na comunidade. Os seis moradores entrevistados estudaram no estabelecimento escolar do subdistrito e possuem vínculos afetivos com este. O estabelecimento escolar faz parte do cotidiano dos moradores e é visto como o ponto central para a existência do subdistrito. Além disso, a transferência dos alunos do subdistrito (matriculados na segunda etapa do ensino fundamental) para a escola do distrito de Águas Claras é vista como uma decisão prejudicial pela comunidade, que teme o fechamento integral da unidade de ensino de Campinas. A análise também constatou que a mineração é uma atividade que afeta e afetou a comunidade e a sua escola, especialmente com o rompimento da Barragem de Fundão. Em suma, os resultados alcançados nesta pesquisa evidenciam que o estabelecimento escolar do subdistrito, em funcionamento desde 1945, é importante para os seis moradores entrevistados e também para toda a comunidade local: ao ser um ponto de referência cultural e de sociabilidade para os residentes; ao garantir a oferta escolar, contribuindo para a mobilidade social e a constituição da moral valorizada no local para as crianças e jovens; ao ser um canal de comunicação com o poder público municipal e ao colaborar com as condições básicas de existência e resolução das necessidades corriqueiras dos moradores.Item Trajetórias escolares “improváveis” : a longevidade escolar de universitários de camadas populares criados ou cuidados por seus avós.(2023) Carvalho, Tatiane Kelly Pinto de; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Campos, Alexandra Resende; Dias, Cristina Maria de Souza Brito; Cunha, Maria Amália de AlmeidaA sociedade contemporânea tem nos apresentado diferentes configurações familiares, em que avós são chamados a cuidar dos netos na ausência dos genitores. A literatura que trata desse tema nos mostra que os mais velhos oferecem, além da contribuição afetiva e emocional, auxílio no processo de escolarização dos netos e que isso se reflete na longevidade escolar. Nesse sentido, este estudo buscou compreender quais foram as principais estratégias e mobilizações dos avós que influenciaram a longevidade escolar e a inserção de seus netos jovens no Ensino Superior público. O referencial teórico pautou-se nas discussões do campo da Sociologia da Educação e das Relações Intergeracionais, revelando a lacuna de investigações sobre longevidade escolar de indivíduos de camadas populares criados pelos avós. A metodologia de pesquisa, de cunho qualitativo, pautou-se principalmente na aplicação de questionários a 279 estudantes do primeiro período dos cursos ofertados na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e na realização de entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes e uma avó de cada uma delas, pertencentes aos meios populares, considerando aspectos da trajetória familiar e escolar. Entre os principais resultados da pesquisa, destacamos que todas as universitárias reconhecem a importância de suas avós ao longo de seus percursos escolares e pessoais, seja nos ensinamentos morais e éticos imprescindíveis à formação do ser humano, seja na contribuição ao longo do percurso na Educação Básica. Em relação às trajetórias escolares, notamos que as avós consideraram os esforços das netas, destacando o compromisso com as tarefas escolares e a criação de uma rede de apoio. As próprias famílias organizaram uma rotina de estudos e a supervisão apareceu como algo comum no processo de escolarização, manifestada em ações como a vigilância dos cadernos e boletins escolares, o comparecimento às reuniões escolares e o incentivo à leitura. Mesmo com baixa escolaridade, as avós das camadas populares ouvidas na pesquisa desenvolveram táticas que visaram à permanência das netas nos bancos escolares, o que indicou a necessidade de lançarmos luz ao papel destas protagonistas no processo de escolarização de netos por eles criados e/ou cuidados. Os resultados da pesquisa mostram, ainda, que as relações intergeracionais entre avós e netos são muito mais ricas do que podemos perceber em uma primeira análise e que, portanto, merecem estudos mais aprofundados na área da Educação, considerando que os avós cuidadores têm impacto no processo de escolarização de seus netos.Item Vestindo a camisa da escola : um estudo sobre o bom desempenho de uma instituição pública de educação básica.(2020) Silva, Paloma Angel da; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Silva, Luciano Campos da; Cunha, Maria Amália de AlmeidaEste trabalho teve como objeto de estudo os elementos internos ao funcionamento de uma determinada unidade escolar que podem ser associados ao seu bom desempenho nas avaliações externas. A pretensão da pesquisa foi examinar os fatores intraescolares e os elementos do cotidiano institucional de uma escola de educação básica pública situada em um distrito de Mariana - MG, que podem ser associados a um bom desenvolvimento escolar dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, consequentemente, aos seus resultados positivos nos exames oficiais. Embora, os estudos sobre essa temática tenham como foco a eficácia escolar e sejam em sua maioria realizados por meio de investigação quantitativa, optou-se por buscar entender algumas dimensões dos fatores intraescolares e seus efeitos nos bons resultados das escolas a partir de uma investigação qualitativa. Para isso, buscamos por meio da metodologia do “estudo de caso”, identificar e analisar as práticas escolares desenvolvidas pelos gestores e professores em função do melhor desempenho dos alunos, e investigar a relação da escola com a comunidade, assim como a influência desta relação nos resultados escolares. Para a pesquisa de campo e obtenção de informações sobre a temática, foram utilizados os recursos da observação participante, a aplicação de questionários contextuais e a realização de entrevistas semiestruturadas com atores da comunidade escolar, sendo eles: a) diretora da escola; b) vice-diretor; c) pedagoga; d) uma ex-diretora; e) e uma ex-aluna da instituição, totalizando cinco entrevistas. Além da coleta de dados empíricos, para a efetivação desta pesquisa foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema com o objetivo de embasar teoricamente o estudo. Tendo em vista as características de uma “boa escola” apontadas pela literatura científica, a investigação nos mostrou que os resultados educacionais apresentados pela escola pesquisada podem ser associados principalmente a quatro conjuntos de fatores: 1) fatores relacionados à organização pedagógica; 2) fatores relacionados ao engajamento dos profissionais com o trabalho escolar e ao sentimento de pertencimento à escola; 3) fatores relativos ao clima escolar favorável construído na escola; e 4) fatores advindos da relação entre escola e comunidade.