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Resultados da Pesquisa

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    Obras cinematográficas e educação : análise em abordagens de ensino com questões sociocientíficas.
    (2022) Alcântara, Anayra Yule; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Lima, Guilherme da Silva; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Lima, Guilherme da Silva; Pagliarini, Cassiano Rezende; Piassi, Luís Paulo de Carvalho
    Nesta pesquisa utilizamos as questões sociocientíficas (QSC) e as obras cinematográficas (OC) alinhadas à perspectiva da educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). Nos baseamos na premissa de que obras cinematográficas têm potencial educacional ao serem utilizadas como fonte de informação, de aproximação do sujeito a diferentes realidades, e como mobilizadoras de questões culturais, éticas e morais. Neste sentido, nosso objetivo geral foi avaliar, a partir do olhar de professores de Ciências, o potencial de obras cinematográficas na abordagem de ensino de QSC. Para isso, foi realizado um minicurso online e gratuito para professores de Ciências da região de Ouro Preto e Mariana. O minicurso buscou sistematizar, exemplificar e possibilitar um novo olhar sobre a utilização de OC em contexto educacional. A análise dos encontros nos possibilitou uma visão macroscópica sobre a utilização de OC em QSC, gerando categorias para uso na análise microscópica. Cada professor participante elaborou uma sequência didática (SD) e um plano de aula ao término dos encontros do minicurso. Escolhemos duas propostas para uma análise microscópica, o que nos possibilitou verificar se as categorias sistematizadas ao longo do minicurso refletiram no planejamento da SD. Para elaboração da SD os professores deveriam utilizar como referencial a proposta pedagógica de QSC elaborada por Conrado e Nunes-Neto (2018). Constatamos que, inicialmente, a percepção sobre a utilização de OC em contexto escolar se baseava na exemplificação e no uso pontual. Ao longo do minicurso e a partir da elaboração da SD, os professores de ciências passaram a enxergar a OC como um mecanismo de produção de experiências, sentimentos, e que visa a aproximação dos alunos às diferentes realidades e como mobilizadoras de questões morais, éticas e possíveis promotoras do raciocínio crítico. Detectamos cinco maneiras de utilização de OC em abordagem pedagógica QSC: (i) no início da proposta educacional para auxiliar na introdução do caso da SD; (ii) como possibilidade de uso após o caso da SD; (iii) como forma de finalizar a SD; (iv) como forma de auxiliar no debate e esclarecimento das questões norteadoras e (v) como inspiração para a SD. O minicurso possibilitou que professores de Ciências conhecessem e entendessem as possibilidades de utilizar OC em contexto educacional. Assim sendo, obtivemos como fruto deste trabalho categorias capazes de sintetizar e descrever possíveis ações da utilização de OC em QSC, sendo uma contribuição da pesquisa à literatura da área de Educação em Ciências.
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    O desenvolvimento de compreensões sobre a abordagem de questões sociocientíficas no ensino por futuros professores de química.
    (2021) Silveira, Bárbara Dias; Mozzer, Nilmara Braga; Mozzer, Nilmara Braga; Nunes, Célia Maria Fernandes; Conrado, Dália Melissa
    Este trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento das compreensões por futuros professores de Química sobre a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências durante um processo formativo. Ele se pauta na perspectiva de formação de professores que visa preparar o profissional para uma atuação humana, social e política, por meio da reflexão e da articulação teoria-prática. As QSC são entendidas como problemas complexos e controversos que abrangem diferentes âmbitos do conhecimento (científico, social, político, ambiental, entre outros) e, por essa razão, a sua abordagem educacional necessita contemplar aprendizagens em diferentes dimensões dos conteúdos (conceitual, procedimental e atitudinal). Esses pressupostos nortearam a presente pesquisa, realizada com futuros professores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que cursavam o 7º período do curso de Química Licenciatura e que participaram de um processo formativo no qual: vivenciaram uma Sequência Didática (SD) baseada em QSC; analisaram trechos de uma experiência de ensino com QSC; participaram de um curso de curta duração sobre a temática; e elaboraram uma SD baseada em QSC. Dois dos futuros professores participantes foram selecionados como amostra. Os dados foram registrados em vídeo e áudio e a SD elaborada pelos futuros professores pesquisados também fez parte do corpus de dados. As transcrições de episódios reflexivos manifestados durante as discussões e na entrevista realizada ao final do processo, além da SD elaborada pelos futuros professores, foram analisados com base na metodologia de análise textual discursiva. Em suas reflexões os futuros professores manifestaram diferentes compreensões, como aquelas sobre: as relações entre as dimensões CPA de conteúdos na abordagem educacional de QSC; o papel norteador da dimensão atitudinal nessa abordagem; a natureza contextualizadora dessa abordagem e o papel da articulação teoria-prática no desenvolvimento dessas compreensões durante a formação docente. Observamos que as características da proposta formativa foram imprescindíveis para o desenvolvimento das compreensões pelos futuros professores. Como possíveis implicações dos resultados dessa pesquisa apontamos que se faz necessário que a formação de professores seja pautada em um ensino reflexivo, crítico, coletivo e emancipatório, em que abordagens problematizadoras e contextualizadoras como as QSC sejam tratadas e compreendidas e que novos estudos precisam ser conduzidos para avaliar os impactos das compreensões desenvolvidas pelos futuros professores em suas práticas futuras.
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    A implementação da Lei 10.639/03 nas escolas da rede municipal de Ponte Nova - MG : uma análise através da prática docente no ensino de ciências.
    (2021) Chagas, Milena Fernandes; Fonseca, Marcus Vinícius; Fonseca, Marcus Vinícius; Sacramento, Cristina Carla; Silva, Douglas Verrangia Corrêa da
    O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar como os professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ponte Nova, e de maneira mais específica, os professores de ciências incluem a Lei n° 10.639/03 e a educação para as relações étnico-raciais em sua práxis docente, a partir das suas concepções acerca das relações étnico-raciais e sobre a atuação da Secretaria Municipal de Ensino. Para alcançar estes objetivos foi empreendida uma pesquisa integrada por dois planos de análise: O primeiro foi constituído através de levantamento e análise documental e o segundo plano de análise foi delineado pela coleta de dados através da pesquisa com professores. Foi realizada a análise dos seguintes documentos: Plano Nacional de Educação (2001-2010, 2014-2024), Plano Decenal Municipal de Educação (2006 – 2015, 2015-2025) e Projeto Político Pedagógico das instituições de ensino que ofertam os anos finais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ponte Nova. A análise documental foi empreendida com o intuito de investigar como estes documentos incluem a Lei 10.639/03 e suas disposições. Através da aplicação de questionários à todos dos professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino e realização de entrevistas com os professores de ciências, averiguamos como os professores concebem o seu conhecimento e as suas práticas no que tange o cumprimento da Lei 10.639/03 e de seus dispositivos de regulação: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africanas e Afro-Brasileiras (Parecer CNE/CP 03/2004), do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana, do Plano Decenal Municipal de Educação (2015- 2025). A análise e discussão dos dados mobilizou a perspectiva teórica de autores de produções alçadas como referência no campo, como Nilma Lino Gomes, Douglas Verrangia e Edgar Morin e revelou que mesmo prestes a completar 18 anos, a institucionalização e cumprimento sistemático da Lei 10.639/03 ainda não é uma realidade compreendida pela Rede Municipal de Ensino de Ponte Nova. Constatamos que o ensino de ciências é caracterizado pela ausência da inserção e articulação das temáticas referentes a educação para as relações étnico-raciais tanto pelo currículo, quanto pela prática docente. Essas lacunas identificadas no que diz respeito ao cumprimento da Lei 10.639/03 pela Rede Municipal de Ensino, e especificamente, pelos professores de ciências estão ligadas a alguns fatores detectados pela análise dos dados. Os resultados da análise indicam que que tais fatores estão relacionados a ausência de conteúdos voltados a discussão étnicoracial no currículo e no livro didático, e indicam que possivelmente a organização do conhecimento de forma fragmentada, em disciplinas que não se comunicam de forma eficaz, ocasionam processos formativos que graduam docentes pouco aptos ao reconhecimento das possibilidades de diálogo com as questões sociais que permeiam todas as áreas do conhecimento, e não apenas às disciplinas englobadas pelas Ciências Humanas.