DEEDU - Departamento de Educação
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604
Navegar
6 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Perspectivas de inovação nos projetos políticos pedagógicos e currículos voltados ao ensino de Ciências nos cursos de Pedagogia : um estudo envolvendo universidades federais do estado de Minas Gerais.(2023) Carvalho, Renata Cristina de Souza; Franco, Marco Antônio Melo; Franco, Marco Antônio Melo; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Nunes, Célia Maria Fernandes; Campani, Adriana; Silva, Fernando CésarO cenário atual é marcado por avanços no campo cientifico e tecnológico e pelas transformações expressivas da sociedade quanto à sua função, estrutura e dinâmica. Esse quadro de evoluções e transformações têm influenciado o campo educacional no âmbito do ensino superior. Sugerem mudanças nas prioridades das instituições de modo que adaptem suas estruturas acadêmica, curricular, pedagógica e metodológica para operar de forma conectada a essas demandas contemporâneas. Esse movimento nos conduziu a pensar a inovação no contexto universitário e observar o papel e a importância que os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) podem apresentar, para que inovações sejam propostas e executadas. Por isso, no presente estudo, propôs-se investigar as tentativas de inovação nos projetos políticos pedagógicos (PPP) e currículos voltados ao Ensino de Ciências nos cursos de Pedagogia, oferecidos na modalidade presencial pelas Universidades Federais do Estado de Minas Gerais. O estudo dividiu-se em duas partes. A primeira parte referiu-se ao enquadramento teórico que subsidia a investigação, contextualizando sobre: 1) aspectos que orientam a formação inicial docente ressaltando a área de ensino de Ensino de Ciências - contextualizando a temática de investigação que abrange essas duas perspectivas e procurando estabelecer relações entre seus aspectos históricos e pedagógicos, bem como as abordagens metodológicas do Ensino de Ciências que são consideradas inovadoras. 2) estudos teóricos sobre as perspectivas e concepções de Inovação – considerando os múltiplos sentidos e variações que o termo invoca e dialogando com temáticas importantes que permeiam os cenários educacionais em virtude das transformações econômicas e socioculturais que se processam com as demandas atuais. A segunda parte contemplou o estudo propriamente dito, por meio de uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento para a coleta de dados a análise documental. As informações foram coletadas em fontes primárias, como os documentos técnicos: Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia; Componentes Curriculares; Documentos de Reestruturação Curricular e Ementários. A verificação ocorreu mediante Análise de Conteúdo fundamentada por Laurence Bardin, seguindo três fases pré definidas: pré analise, exploração do material e tratamento dos dados. Nessa análise, foi possível identificar indícios de que os seis PPPs dos cursos de Pedagogia, em suas especificidades, são importantes aliados na promoção de inovações. Estes documentos apresentaram aspectos referentes às perspectivas de Inovação apontadas pelos autores que fundamentaram este estudo. Observou-se que os projetos e inovações caminham juntos quando os objetivos que os direcionam são pensados para uma proposta de formação docente humana, que se preocupa em refletir sobre os diversos saberes, valores, crenças, concepções, que emergem durante o processo formativo. A análise no que tange ao Ensino de Ciências, demostrou a importância de se ressignificar as propostas de formação para que valorizem uma relação horizontal entre os indivíduos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem, articulando: teoria e prática, abordagens metodológicas e tecnologias aos objetivos de aprendizagem, bem como aos diversos saberes que emergem nas instituições e nos cursos de formação docente.Item A implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola na educação básica em escolas da comunidade de Quartel do Indaiá/MG.(2019) Macedo, Liliane de Fátima Dias; Santos, Erisvaldo Pereira dos; Santos, Marcelo Loures dos; Santos, Erisvaldo Pereira dos; Alves, Vânia de Fátima NoronhaO presente trabalho teve por objetivo analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais Quilombolas para Educação Básica (DCNEEQEB) estão sendo implementadas em duas escolas: Escola Municipal Quartel do Indaiá e Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek, que atendem os alunos da comunidade quilombola de Quartel do Indaiá. E ainda, apresentar como os professores envolvidos na comunidade se relacionam com a educação quilombola; compreender qual o conhecimento esses sujeitos possuem da referida legislação; identificar se as diretrizes estão sendo contempladas no Projeto Político Pedagógico, na matriz curricular e no calendário das escolas a partir da análise de documentos oficiais, e analisar o discurso dos atores sociais que estão na gestão, professores, gestores e inspetores. Para isso, foi realizada uma investigação de caráter qualitativo do tipo documental e empírica através da análise de documentos oficiais das escolas, nesse caso, Projetos Políticos Pedagógicos e calendários, assim como análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com diretores, supervisores, professores e inspetores (as) escolares. Para análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977). Evidenciamos a situação de precariedade e falta de ação do poder público na comunidade. As escolas são tratadas legalmente como rurais e não quilombolas. Na análise dos documentos oficiais identificamos que a educação quilombola não se faz presente no PPP das escolas nem nos calendários. Os conteúdos quilombolas não fazem parte dos conteúdos administrados pelas escolas. Na análise das entrevistas foi possível identificar que a maioria dos entrevistados não conhece as DCNEEQEB e também não tiveram em sua formação conteúdos relacionados. A Secretaria Municipal de Educação, a Superintendência Regional de ensino e a gestão escolar não atuam de forma ativa nas escolas e não agem em prol da educação quilombola. Os professores, em sua maioria, não trabalham as questões da cultura quilombola em suas aulas. Identificamos situações de preconceito para com os alunos no ambiente escolar, assim como racismo nos discursos de alguns dos sujeitos. Os resultados demonstram que assim como em outras escolas quilombolas, na comunidade de Quartel do Indaiá, esse conhecimento é negado aos alunos, havendo a reprodução de uma pedagogia eurocêntrica. Entendemos ser importante a discussão sobre essa modalidade de educação para dar visibilidade às vozes desses sujeitos que sempre foram invisibilizados, excluídos e subalternizados.Item A prática pedagógica da Escola Estadual Dom Benevides entre os anos de 1971-1985 : uma análise da presença da concepção produtivista da educação.(2018) Souza, Marilene de Fatima; Carvalho, Rosana Areal de; Carvalho, Rosana Areal de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Azevedo, Denilson Santos deA presente pesquisa buscou investigar a presença da concepção produtivista de educação na prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino de 1º grau na Escola Estadual Dom Benevides entre os anos de 1971 a 1985. A escola encontra-se localizada na cidade de Mariana, Minas Gerais. Sabemos que na história da educação brasileira as reformas educacionais e as formas institucionalizadas de ensino ocuparam lugar de destaque. Em 1964 assistiu-se ao golpe civil-militar que, ao assegurar a continuidade de um modelo socioeconômico caracterizado pela organização da sociedade urbano-industrial centrada na racionalidade técnica, fomentou a concepção pedagógica de cunho autoritário e produtivista na relação entre a educação e o trabalho. Assim, nos anos de 1970 ocorreu a reforma de 1 º e 2º graus por meio da Lei nº 5.692 de 1971 e diversos pareceres a ela relacionados. Esta normatização teve como objetivo proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, a qualificação para o trabalho e o exercício da cidadania, sendo que esta consistia na projeção social e política da autorrealização e do trabalho. No Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Educação elaborou o documento “Interesses e aptidões no currículo de 1º grau” (1975), baseado na legislação educacional vigente e demais pareceres. Este documento foi encaminhado às escolas da rede estadual de ensino, a fim de orientar professores e demais especialistas da educação quanto à sondagem e interesses de aptidões no ensino de 1º e 2º graus. Como fontes utilizamos dois conjuntos: documentos oficiais tais como, leis e pareceres; e os documentos escolares e entrevistas. Fundamentamos nossa pesquisa nos pressupostos da história cultural e nossas análises nos conceitos de educação tecnicista, produtivista e em estudos sobre currículo. Podemos concluir que na escola estudada esteve presente em sua prática educativa elementos da concepção produtivista de educação, conformados pelas possibilidades da formação docente, pelo delineamento da função do especialista da educação (supervisor pedagógico) e pelas atividades realizadas no interior da instituição. Pouco tem-se discutido sobre a relação produtivista da educação nos anos iniciais no âmbito das cidades menores, como é o caso desta investigação, sobretudo, no período da ditadura militar. Entendemos que este trabalho pode colaborar para o conhecimento e valorização da cultura escolar local.Item Direito e alteridade : a propósito do currículo e do ensino jurídico na formação dos bacharéis em Direito – um panorama da produção acadêmica sobre ensino jurídico e currículo do CONPEDI.(2016) Viana, Aline Nunes; Santos, Erisvaldo Pereira dos; Santos, Erisvaldo Pereira dos; Bahia, Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes; Zanardi, Teodoro Adriano CiostaO presente trabalho constitui-se de uma investigação e uma análise sobre o ensino jurídico brasileiro e o currículo a partir do conceito de alteridade proposto por Emmanuel Lévinas e de Ecologia dos Saberes de Boaventura de Sousa Santos. Seu objetivo é verificar “em que medida o ensino jurídico brasileiro contribui para a formação dos bacharéis em direito, no que tange a alteridade. A pesquisa se dividiu em três partes diferentes, uma da apresentação das teorias curriculares que seriam referência no trabalho, explicitando os conceitos chave. Em seguida uma incursão histórica sobre o ensino jurídico e as diretrizes curriculares. Por fim, apresentam-se os dois estudos, um sobre o panorama dos artigos publicados sobre a área no Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito – CONPEDI e outro sobre a análise de IES da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH. Para atingir os objetivos a pesquisa se utilizou de metodologia quantitativa e qualitativa, e como método a análise documental e bibliográfica, esse levantamento se deu a partir de sites governamentais, artigos e livros que estudaram previamente o assunto. Além disso, apresentou a Constituição Federal de 1988 no tocante às garantias do direito social da educação e das legislações específicas que orientam as diretrizes curriculares em vigor. Os objetivos específicos tomam forma no capítulo e se resumem dessa maneira: o primeiro capítulo discorre sobre as teorias curriculares, centrado na discussão acerca das teorias curriculares, que desvencilham com a ideia de neutralidade de currículo e faz articulações de argumentos que questionam o ensino jurídico atual. Dentre as referências utilizadas para a discussão estão Apple (2006), Moreira (2007), e Santos (2007). Aborda-se, também, as diferentes diretrizes curriculares para o ensino jurídico, e as estruturas curriculares de cada contexto histórico. O segundo capítulo trata-se de um estudo, que pretende fazer uma revisão sistemática dos artigos publicados no CONPEDI. Um panorama da produção acadêmica sobre “ensino jurídico e currículo”. A revisão sistemática, “estado do conhecimento”, se deu através do levantamento e análise dos artigos publicados no Grupo de Trabalho “Ensino Jurídico e Metodologia da Pesquisa Aplicada ao Direito, do período entre 2006 a 2014. Entre as perguntas que nortearam o estudo, são algumas delas: as pesquisas nesse campo discutem e como o conceito de alteridade? Em que me medida se explicita, nessas pesquisas, se o ensino jurídico tem contribuído para a formação dos bacharéis em direito no tocante a alteridade? Já o último capítulo, se refere a realização de um dos objetivos específicos deste trabalho, qual seja analisar os currículos dos cursos de Direito da RMBH, a partir de suas disciplinas e ementas, que compõem a matriz curricular. O intuito é avaliar se há emergência e voz ao “outro”, nesses currículos. Entre os resultados obtidos, foi possível identificar que o currículo do ensino jurídico para formação do bacharel contribui pouco para a compreensão e a afirmação de um direito que considere a questão da alteridade. Em virtude de tratar de um campo de formação e atuação profissional constituído para garantir a proteção dos direitos patrimoniais, econômicos, em detrimento dos direitos sociais. Este pode ser o motivo pelo qual os artigos publicados nesse campo silenciam, em sua maioria, as questões da alteridade e da diferença deixando de problematizar questões étnicas raciais, do direito sob a perspectiva do feminismo e das minorias em geral.Item Educação de jovens e adultos em Ouro Preto : o currículo nas práticas educacionais do ensino médio na EJA.(2015) Costa, Luís Antônio da; Araújo, Regina Magna Bonifácio deOs currículos praticados na EJA, segundo os aparatos legais como o Parecer CNE/CEB no.1 de 5 de julho de 2000, devem primar por práticas que priorizem as especificidades dos discentes jovens e adultos. Devem assegurar um modelo pedagógico próprio, com características voltadas à equidade e proporcionalidade, garantindo aos estudantes dessa modalidade a identificação com seus conhecimentos e valores. O presente trabalho trata do currículo e das práticas da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio na cidade de Ouro Preto-MG. Tem como objetivo principal compreender, por meio das vozes dos docentes das instituições de ensino dessa cidade, como são desenvolvidos os conteúdos curriculares para a EJA no Ensino Médio. Fazem parte também da pesquisa, enquanto sujeitos, os alunos da EJA dessas escolas. Tal pesquisa, direcionada pela vontade de conhecer os currículos nas práticas educacionais dessa modalidade, tem como fundamentação teórico-metodológica a concepção de currículo de Apple (2006), Arroyo (2011, 2012) e Oliveira (2012). A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, valendo-se de questionários e entrevistas no momento de coleta de dados. Para a análise dos dados, foi empregada a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2010). O estudo revelou que os professores admitem que as orientações legais estão na direção de uma proposta educacional de plenos direitos para a EJA, mas afirmam que os referenciais – como os Conteúdos Básicos Comuns – não favorecem o seu trabalho e a assimilação dos alunos desta modalidade. Os professores entrevistados afirmaram que, por não conhecerem realmente os perfis dos sujeitos da EJA, as instâncias governamentais elaboram currículos pouco adequados à realidade dos estudantes, o que provoca um distanciamento entre as determinações curriculares e as práticas realizadas em classe. Assim, os professores admitem construir seus próprios currículos e metodologias, partindo daquilo que conhecem dos seus alunos. Mesmo afirmando conhecer seus alunos e sabendo que a maioria pretende continuar seus estudos, os professores admitem não trabalhar visando essa continuidade e não os preparam, de maneira ampla, para exames e cursos Pós-Ensino Médio. De forma geral, os professores primam por um trabalho que se aproxima da realidade cotidiana dos alunos, mas admitem não prepará-los de maneira satisfatória para a continuidade acadêmica.Item A diversidade étnico-racial em escolas privadas confessionais : a propósito da lei nº10.639/03.(2014) Gonçalves, Carmen Regina Teixeira; Santos, Erisvaldo Pereira dosEsta pesquisa visa compreender como é realizado o trabalho pedagógico sobre a temática da diversidade étnico-racial em duas escolas privadas confessionais do município de Belo Horizonte, mais especificamente, como a Lei nº 10.639/03 está sendo incorporada nas práticas educativas dessas instituições; verificar como implementamos dispositivos legais que estabelecem o trato com a diversidade e a pluralidade cultural na educação nacional. Seu objetivo principal é identificar os desafios, os limites do trabalho com essa temática e contribuir para a elaboração de subsídios pedagógico e teórico para a formação de professores. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa na modalidade estudo de caso. Como instrumento na coleta de dados foi utilizado um questionário, a fim de construir um perfil dos sujeitos investigados, bem como a compreensão que possuem da Lei nº 10.639/03; como também entrevistas semiestruturadas com os profissionais selecionados nas duas escolas pesquisadas: professores, coordenadores pedagógicos e bibliotecários. Outros sim, alguns documentos foram obtidos durante a pesquisa, tais como, planos educativos de aula e provas. Os dados foram analisados à luz de estudos teóricos sobre pluralidade cultural, multiculturalismo e das relações étnico-raciais. Em virtude da especificidade do campo de investigação, também foram utilizados documentos da Igreja Católica referentes à questão educacional em relação ao trato da diversidade. Os resultados apontam para um cenário em que foi possível identificar práticas pedagógicas com a temática da diversidade étnico-racial, embora tenha ocorrido resistências referentes à implementação da legislação supracitada bem como as dificuldades encontradas no campo empírico. Ficou evidenciado que os documentos eclesiais sustentam as bases da realização de uma educação para a diversidade e que a concepção humanista do fazer pedagógico está presente nos projetos educativos. Por fim, a pesquisa contribuiu para compreender os desafios e avanços na implementação da Lei nº10.639/03 em sua relação como universo