DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Processos de tensão do/no exercício profissional de pedagogos em museus : um estudo de caso.
    (2023) Lima, Paloma Oliveira de Jesus; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Campos, Alexandra Resende; Marandino, Martha
    Esta pesquisa buscou contribuir para a expansão das discussões acerca do exercício profissional de pedagogos para os espaços não formais de educação. O principal objetivo foi compreender as tensões existentes na profissionalidade de pedagogos que atuam nos espaços não formais, considerando que os cursos de Pedagogia, de maneira geral, estão fortemente alicerçados na docência. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa documental com a análise do projeto pedagógico de oito instituições de Belo Horizonte-MG que ofertam o curso de Pedagogia nas modalidades presencial, semipresencial e Ensino a Distância, com suas matrizes curriculares e ementários disciplinares. Também uma pesquisa de campo em um dos museus da cidade – o Museu de Artes e Ofícios – com entrevista a dois profissionais de Pedagogia que respondem pelo Setor Educativo da instituição. Como forma de identificar e analisar as tensões existentes em seu cotidiano, esta pesquisa de cunho qualitativo fez uso do estudo de caso como método de investigação, acompanhado de entrevista semiestruturada para a produção de dados, analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2002). As tensões identificadas ao longo do trabalho de campo evidenciaram que a formação inicial desses profissionais possui grande influência em sua escolha e no exercício profissional. Para além da formação inicial, outras três tensões foram identificadas e analisadas: a pandemia de Covid-19, que gerou adaptações que abriram espaço para novas possibilidades de atuação, quando os processos educativos e formativos passaram a ser ofertados ao público no modelo remoto; as tensões existentes nas relações sociais estabelecidas por esses pedagogos junto à equipe de trabalho e aos visitantes; e a forma como o reconhecimento profissional tem se revelado para esses pedagogos. A pesquisa apontou para a necessidade de discussões mais amplas a respeito das complexidades do fenômeno educativo que ocorre em espaços não formais de educação, de modo a contribuir para a construção da identidade profissional de pedagogos que atuam nesses espaços.
  • Item
    Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação.
    (2020) Paulo, Jacks Richard de; Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira; Oliveira, Priscila Daniele de
    Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de refletir sobre a situação e desdobramentos do período de oferta de ensino remoto emergencial devido ao COVID19 a partir da percepção de alunos de mestrado e doutorado na área de educação, matriculados em uma instituição pública de ensino, situada no interior do estado de Minas Gerais - Brasil. Para tal, efetuou-se uma revisão junto à literatura acadêmica que trata sobre a temática investigativa, para compreender as peculiaridades das percepções e analisá-las à luz da literatura. Os dados foram obtidos através de uma entrevista virtual com o intuito de potencializar a diálogo com os discentes e com o propósito de coletar informações sobre a percepção dos alunos em relação à experiência vivenciada com o ensino remoto emergencial. Os dados da pesquisa revelaram que as percepções convergem no sentido de que as tecnologias podem contribuir para a aprendizagem, principalmente, no contexto atual de pandemia. Por fim, demonstrou-se também por meio da percepção discente que tais recursos tecnológicos não são capazes de suprimir por completo os espaços de socialização característicos do ensino presencial.
  • Item
    As tecnologias e a formação de professores dos anos iniciais da educação básica no Paraguai e Brasil : distanciamentos e aproximações.
    (2019) Cousiño Bareiro, Patricia Noemi; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Bertin, Marta; Cardoso, Mara Yaskara Nogueira Paiva
    Esta investigação científica teve como objetivo principal o intuito de analisar os distanciamentos e aproximações em relação às contribuições das tecnologias na contemporaneidade para a formação de professores dos Anos Iniciais da Educação Básica no Paraguai e Brasil por meio da percepção de professores formadores e futuros professores. Para tal, a pesquisa se pautou em uma revisão junto à literatura específica que versa sobre a temática, atrelada por uma pesquisa de campo que foi realizada com professores e alunos que se disponibilizaram participar voluntariamente de uma Instituição pública de formação de professores, localizada no Paraguai e outra no Brasil, sendo que os sujeitos desta pesquisa foram vinte professores/as e vinte alunos/as dos Cursos de Pedagogia, que responderam um questionário, além desse instrumento foi também realizada uma entrevista com cinco docentes e cinco discentes de cada país para aquisição de informações sob o intuito de que os dados pudessem melhor consubstanciar nossas análises e reflexões, sobre como a formação de professores lida com os distanciamentos e aproximações em relação as tecnologias na formação docente em ambos os países. Os dados demonstraram que os professores nos dois países em questão se sentem desafiados a buscar informações que ultrapassam a dimensão de apenas informar em termos do conhecimento produzido sobre o mundo, o que direciona o olhar para si mesmo sobre o modo de ensinar e aprender de modo crítico por meio das tecnologias.
  • Item
    Educação na maturidade : fazendo história com prazer de ensinar e aprender.
    (2007) Rola, Hebe Maria; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Castro, Ederson de; Cunha, Niceia Aparecida da; Mendes, Tágila Maria
    Este relato discute a experiência de um grupo de professores e alunos do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com o ensino de pessoas com mais de 50 anos. A proposta do curso, iniciado este ano, foi de proporcionar a essas pessoas meios para a reflexão a respeito da própria existência e de seu papel na sociedade. As disciplinas são, então, distribuídas em: língua portuguesa, língua espanhola, história local e direitos do idoso. A metodologia de aula consiste no uso de recursos que possibilitem a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa. Os resultados têm sido surpreendentes tanto no que diz respeito à discussão dos temas propostos e à aquisição de conhecimento, quanto à mudança de atitude desses alunos diante da vida e da sociedade.