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    Entre ser “a pessoa mais importante do lugar” e “apenas um professor”.
    (2021) Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla Cunha
    Neste artigo, discutimos a influência do contexto sociocultural em que a escola está inserida para a percepção de valorização docente conforme a narrativa de uma professora do ensino fundamental I. As reflexões ora apresentadas desenvolveram- se durante uma pesquisa que procurou investigar a valorização docente na narrativa de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental, que atua na rede municipal da cidade de Mariana, Minas Gerais. Como procedimentos metodológicos, desenvolvemos um levantamento bibliográfico acerca da valorização docente para compreendermos como a questão tem sido discutida pela literatura da área e contemplada pela legislação. Além disso, realizamos a entrevista narrativa, cujos achados evidenciaram que a valorização docente ultrapassa a dimensão objetiva (condições de trabalho e carreira, formação e remuneração), privilegiada nos estudos do campo. A pesquisa demonstrou a importância da dimensão subjetiva para a valorização, incluindo assim, as interações humanas vivenciadas no exercício da profissão e a percepção de reconhecimento social. Nesta direção, apresentamos os fatos mais marcantes da trajetória profissional da professora pesquisada e analisamos as suas percepções acerca do exercício da docência em uma escola do campo e em uma escola da periferia da cidade de Mariana-MG, procurando compreender como o contexto sociocultural influencia a percepção de valorização docente.
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    “Tô aprendendo a sonhar” : narrativas de jovens e sua relação com a escola.
    (2021) Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla Cunha; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    A arte cinematográfica tem se apresentado como potencializadora de ricas narrativas a partir de diferentes sujeitos, aspectos e abordagens. Percorrendo esse caminho, analisamos o documentário Nunca me sonharam que apresenta, na diversidade e singularidade das narrativas, as expectativas de vida e de futuro de jovens que frequentam as escolas públicas do Brasil. Optamos pela utilização do enfoque hermenêutico e narrativo para analisar os acontecimentos da vida narrados no filme, tomando como foco a relação dos jovens com a escola. Dessa forma, buscamos produzir uma análise narrativa que lança luz às falas dos jovens inserindo-as em uma história significativa, preservando os elementos singulares e aspirando uma com- preensão de sua particular complexidade. Falamos de jovens que vivem a sua condição juvenil na diversidade de experiências, sonhos e expectativas de vida. A centralidade dessas vozes e a diversidade desses estudantes podem mobilizar reflexões sobre a desigualdade social em nosso país e o papel fundamental da educação e da escola. O diálogo com suas narrativas nos revela que “tem muitas coisas que queremos dizer, mas não podemos”, que “tem muito sonho. Muita ideia. Pouca gente escutando pra realizar”.
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    Aspectos da valorização docente em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental.
    (2019) Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla Cunha
    A valorização docente tem sido recorrentemente, enfatizada pelos profissionais e estudiosos da área educacional como um dos aspectos mais importantes para a construção de uma sociedade mais democrática e para a qualidade da educação. Com base nesse pressuposto, apresentamos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo consistiu em investigar a valorização docente, a partir de narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Mariana, Minas Gerais, em diálogo com referenciais teóricos sobre a temática. Constatamos que o conceito de valorização docente é polissêmico, envolve aspectos objetivos (formação, remuneração, condições de trabalho e carreira) e subjetivos (reconhecimento social e a realização profissional) e que ambos encontram-se imbricados na vida do/a professor/a. Com base nas narrativas das professoras pesquisadas, apontamos outros aspectos envolvidos nas condições de trabalho, para além das conquistas alcançadas no município, como a elevação salarial proporcionada pelo plano de carreira. Dessa forma, abordamos questões pouco exploradas nos estudos sobre a temática tais como: as relações professor-aluno, família-escola e entre os pares, experimentadas no exercício da profissão, mostrando como a importância atribuída pelas professoras a essas interações revelam a dimensão humana da docência e sua relação com a valorização docente.
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    Condições de trabalho e valorização docente : um diálogo com professoras do ensino fundamental I.
    (2019) Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla Cunha
    Este artigo discute as condições de trabalho, consideradas importantes para a valorização docente e para a satisfação profissional dos professores. Apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou investigar a valorização docente com base em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio do entrecruzamento de referencial teórico sobre a temática e da análise de entrevistas narrativas realizadas com cinco professoras da rede municipal de uma cidade de Minas Gerais, a pesquisa ressaltou vários fatores referentes às condições de trabalho docente e à complexidade das atividades concretas de exercício da profissão. Entre outras questões, a remuneração docente, o plano de carreira, a avaliação de desempenho e a infraestrutura física e material das escolas se destacaram como importantes aspectos que influenciam o modo de ser e estar na docência. O estudo também mostrou que a precariedade de algumas questões referentes às condições de trabalho pode favorecer o abandono da profissão e o adoecimento docente, o que aponta para a necessidade de políticas de melhoria das condições de trabalho e de cuidado da saúde dos professores.