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Resultados da Pesquisa

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    Eu não queria estar aqui : juventude, ensino médio e deslocamento.
    (2018) Lebourg, Elodia Honse; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
    O ingresso no ensino médio significa, para muitos estudantes, um momento importante para o processo de constituição de suas identidades. Este artigo é fruto de um estudo que buscou compreender como jovens de um pequeno distrito que passaram a se deslocar diariamente para a sede do município para cursar o ensino médio perceberam esse processo de transição. Para a pesquisa, foram ouvidos oito jovens, e seus depoimentos foram analisados por meio de perfis de configuração. Constatou-se que, para eles, assim como para outros na mesma situação, o ingresso no ensino médio é um momento delicado de transição que, além da mudança de escola, exige alterações em suas rotinas, interfere em suas relações com o espaço e em seus laços de sociabilidade.
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    Delicadas travessias : um estudo de caso sobre jovens em transição para o Ensino Médio no interior do Brasil.
    (2015) Lebourg, Elodia Honse; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
    Contribuindo com o debate sobre as juventudes em comunidades do interior do país, esta pesquisa analisou a situação de jovens que mudaram de ambiente escolar e social para ingressarem no Ensino Médio. Como objeto de estudo enfocou-se um grupo de estudantes do distrito de Lavras Novas que, após a conclusão do Ensino Fundamental na escola local, passou a estudar na sede do município, em Ouro Preto. Buscando-se compreender como perceberam o processo de transição para o Ensino Médio em um espaço prioritariamente urbano e diversificado cultural e socialmente, esta pesquisa qualitativa privilegiou metodologicamente a realização de entrevistas reflexivas com oito moças e rapazes que atualmente estudam em diferentes escolas de Ouro Preto. O material produzido a partir dessa interlocução foi analisado por meio da elaboração de perfis de configuração nos quais as informações obtidas sobre cada jovem foram organizadas individualmente, através das seguintes categorias de análise: trajetória escolar, sociabilidade entre pares, sociabilidade com professores e constituição do sujeito. Esta pesquisa trouxe importantes contribuições para os estudos sobre juventude, entre elas a constatação de que a transição para o Ensino Médio, especialmente para jovens do interior brasileiro, é um momento complexo, no qual se amplia a rede de sociabilidade e surgem novos desafios e problemas. Deste jovem é exigido que saiba se situar em um novo espaço, lidar com estímulos e realidades até então desconhecidos, fazer novas amizades e se relacionar de forma diferente com seus pares e seus professores. É um momento delicado de transição que merece, portanto, maior atenção por parte das famílias, das escolas e dos gestores públicos.