DEEDU - Departamento de Educação
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604
Navegar
26 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Trabalho e memória como categorias de reconstrução : Observatório Interinstitucional da Tragédia Mariana – Rio Doce na UFOP.(Folio Digital, 2018) Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque; Diniz, Margareth; Magalhães, Iaísa HelenaItem A escolarização das pessoas com deficiência e necessidades especiais no Brasil : segregação e capacitismo.(2022) Diniz, Margareth; Oliveira, Cíntia Marques de QueirozEsse artigo analisou a relação entre a longa história de segregação à qual as pessoas com deficiência foram submetidas durante seus processos de escolarização no Brasil e o cenário da Educação Especial, a partir de estudo de caso em Ouro Preto/MG. Nesta análise, verificamos documentos legais e políticas públicas, além de dados de matrículas obtidos no Censo da Educação Básica, entre 2007 e 2020, o que tornou possível perceber que a atuação da APAE no atendimento de estudantes com deficiência se mantem hegemônica, apesar das transformações paradigmáticas ocorridas no Brasil e do crescente aumento do número de matrículas em outras redes de ensino. Conforme dados do IBGE de 2010 (revistos em 2018), 6,7% da população têm algum tipo de deficiência. São cerca de 14 milhões de brasileiros, um número expressivo, porém, cotidianamente, não é difícil encontrar discursos e atitudes que reforçam a exclusão das pessoas com deficiência, reafirmando atitudes capacitistas.Item Subjetivação e experiência no exercício da docência em instituições de ensino superior : entre controle e linhas de fuga.(2022) Dallapicula, Catarina; Lima, Gabriela Pereira da Cunha; Diniz, MargarethEste artigo resulta da intersecção de reflexões de duas pesquisas douto- rais em andamento. Parte do trabalho de Michel Foucault, Jorge Larrosa, Gilles De- leuze e Félix Guattari para pensar os processos de subjetivação e experiência de do- centes do Ensino Superior nos contextos educacionais públicos, considerando os efeitos da Reforma Gerencial do Estado, de 1995. Pondera como o controle do tra- balho docente compõe e é composto por práticas discursivas que instituem proces- sos de subjetivação que insistem em uma lógica produtivista e meritocrática, redu- zindo as possibilidades de experienciar as vivências cotidianas.Item Olhares (im)possíveis : fronteiras e questões do cinema em pesquisas no campo da educação -passeur, saber-vagalume e imagens-sintoma que podem emancipar.(2022) Araujo, Arthur Medrado Soares; Diniz, MargarethEste artigo reflete a potência do trabalho com a noção de dispositivo em pesquisas-intervenções com o cinema na escola. Além da reflexão, apresentamos duas imagens que evidenciam momentos fundamentais da experiência de um trabalho realizado com crianças de 10 e 11 anos da periferia de Ouro Preto, em 2017. Nesse trabalho, acreditamos na invenção de um saber-vagalume (HUBERMAN, 2011) durante as intervenções, as quais buscaram espaços de construção de subjetividade dos/das estudantes envolvidos. Para tal, partimos da noção de dispositivo desenvolvida por Cezar Migliorin no trabalho com o projeto “Inventar com a Diferença” (MIGLIORIN, 2016). Entendemos como dispositivo aquilo que coloca em crise o participante durante a articulação entre um comando fechado e, ao mesmo tempo, aberto à inventividade. A partir dessa noção apropriada, articulamos para a primeira etapa da intervenção três momentos: 1) Cartão-Postal, 2) Minuto Lumière e 3) Filme-Carta, que garantiram a emergência das imagens-sintoma produzidas pelas crianças participantes. Os efeitos do trabalho foram colhidos em ato, bem como a posteriori ao projeto. Concluímos que tal intervenção com o cinema opera nas fronteiras entre arte e clínica e não separa arte e vida, ou melhor, artevida, extrapolando as fronteiras na busca de testemunhos.Item Diálogos entre educação, cidade e patrimônio : investigando produções científicas brasileiras.(2022) Souza, Raquel Salazar Ribeiro e; Diniz, MargarethEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo propósito foi compreender com quais concepções as metodologias educativas têm operado para lidar com o sujeito em sua relação com a cidade e o patrimônio. Para isso, construiu-se o estado do conhecimento partindo dos descritores “educação”, “cidade” e “patrimônio”, em busca das produções científicas brasileiras disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e publicadas entre os anos de 1997 e 2018. O estudo apontou um forte descompasso entre teoria e prática no que tange à questão do patrimônio e à necessidade de atualização e revisão de práticas educativas relacionadas com a cidade e o patrimônio cultural quando se pensa no sujeito.Item Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior.(2022) Nunes, Adelina Malvina Barbosa; Diniz, MargarethEste artigo teve como referência os resultados da pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós- Graduação em Educação PPGE/UFOP. Foram expostas aqui nossas reflexões acerca da investigação do contexto de três Políticas de Ações Afirmativas (PPA) aplicadas ao Ensino Superior brasileiro (Lei no. 10.639/2003, Lei no. 12.711/2012, Lei no. 12.990/2014). A partir da chave de leitura dos estudos críticos da branquitude no Brasil, enunciamos possibilidades de compreensão dos limites das legislações frente à subjetividade. Observamos que (re)conhecer que a ideologia racial é estruturante da sociedade brasileira não tem sido o suficiente. Concluímos que é preciso saber de si, dar contorno às instâncias subjetivas e interpelar a posição dos sujeitos docentes do Ensino Superior.Item Por uma formação ética e estética de mulheres-professoras a partir do conceito de alteridade perante a diferença.(2021) Diniz, MargarethO presente artigo problematiza a formação docente em relação à subjetividade, à alteridade e à diferença, especialmente relacionada às pessoas com deficiência e às políticas inclusivas. Ao abordar a trajetória das pessoas com deficiência e as concepções segregadoras que as marcaram ao longo de décadas, destaco a formação docente para a inclusão considerando o tripé, buscando dispositivos que o alcancem e rompam com modelos standards que invisibilizam e segregam o sujeito. O referencial teórico acerca da relação com o saber cunhada por Bernard Charlot atravessa o trabalho, concebendo o sujeito em relação consigo mesmo, com o mundo e com os outros, mediados pela cultura e pela linguagem, incidindo em mobilizações que perpassam a formação docente. A Conversação, introduzida pela Psicanálise, utilizada aqui como metodologia de pesquisa, possibilita às mulheres-professoras a invenção de novas saídas para lidar com o mal- estar, somada às visitas aos museus brasileiros, constituindo-se, assim, em dispositivos de intervenção. O resultado desse trabalho visa à constituição de uma experiência singular, promovendo efeitos de deslocamento físico e psíquico em mulheres-professoras em relação à arte e à cultura no projeto intitulado formação ética e estética de mulheres-professoras em uma experiência de alteridade.Item Peace or violence : a ambiguidade dos discursos educacionais de acolhida e proteção pela confissão identitária.(2021) Dallapicula, Catarina; Lima, Gabriela Pereira da Cunha; Soares, Guilherme; Diniz, MargarethUsando como mote a canção “Peace or Violence”, em que o artista belga de ascendência ruandesa Stromae questiona se o “V” é um símbolo de paz ou violência, este artigo analisa os discursos de duas notícias para pensar os processos de inclusão escolar pela confissão identitária de pessoas que não se enquadram na heterocisnormatividade regida pela branquitude. As narrativas midiáticas apresentam processos de violência institucional direcionadas à performance de gênero e à sexualidade de estudantes. Questionamos como as identidades são assumidas pelas instituições em práticas que visam a inclusão, mas também podem reverberar em violências, entrando em um debate existente sobre os ganhos e perdas no uso das identidades como estratégia de acesso a direitos perante uma matriz de dominação em que diferentes marcadores identitários se interseccionam.Item Whiteness and its expressions in the career of higher teaching.(2021) Nunes, Adelina Malvina Barbosa; Diniz, MargarethThis paper aims to broaden the discussion of the results of a Master’s in Education research on the reflexes of whiteness in Brazilian higher education, based on two central aspects: “the expression of whiteness in the career of higher education” and “white privilege”. Through a theoretical framework that discusses institutional racism in education in the light of critical studies of Brazilian and American whiteness, we seek to identify the racial integration process of the Federal University of Ouro Preto (UFOP) from 1969 (the institution’s founding year) to 2019, locating, in the under-representation of non-whites, the expression of whiteness in the institution, as well as in the process of implementing Law No. 12.711/14, which institutes the Vacancy Reserve for Blacks (RVN) in the federal civil service. The discussion opens the way for the analysis of aspects related to the racialization of subjectivity and the “privilege of race”, which were analyzed based on excerpts from an interview carried out with an effective teacher for 20 years at the institution. The results found reiterate the complexity of the theme and can become even more dense when included in decision spaces. This demonstrates that the objective understanding of racial inequalities in the university needs objective instruments to understand their effect, but these must go together, with a broad and transparent dialog, with the professors, favoring “racial self-awareness” and, therefore, enhancing institutional transformations.Item Preâmbulo aos temas gênero e sexualidade na formação docente.(2020) Diniz, Margareth; Guil, AnaO que este dossiê sobre gênero e formação docente visa é recolocar em discussão no campo da formação docente uma categoria que tem sido invisibilizada, subsumida, pouco tratada no campo da educação, especialmente na formação docente, por meio de artigos que problematizem a categoria gênero e sexualidade na educação e na formação, trazendo à tona a categoria, interrogando sua pregnância binarista nos discursos e na atuação de professoras e professores ao perpetuar premissas de ensino e aprendizagem que poderão, por um lado, estar comprometidos com o discurso de ódio, da escola sem partido1, ou, por outro, rumo à defesa da pluralidade de gêneros, dos direitos à diferença e à diversidade e suas performances, sem que sofram rechaço e segregação de seus corpos.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »