DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 24
  • Item
    New times, new ways of family relationships : intergenerational education mediated by technologies.
    (2023) Azambuja, Rosa Maria da Motta; Rabinovich, Elaine Pedreira; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
    Introduction: The social isolation measures, implemented by many countries in the world as a result from the COVID 19 pandemic, brought changes to families. Many children have physically distanced themselves from their grandparents, but in many cases, technology has brought them together. Objectives: To analyse how grandparents use technology to communicate with their grandchildren during the COVID-19 Pandemic. Methodology: The methodological approach adopted was qualitative. For the research, questionnaires were applied to 15 grandparents residing in large urban centers in different parts of Brazil, regardless of gender, educational or socioeconomic status. Results: The results showed that the contact between the two generations was frequent and full of exchanges of teachings on both sides. Most participants maintained virtual contact with their grandchildren on a daily or weekly basis and the content of the activities varied according to the age group of the grandchildren, but it takes place mainly through conversations, school activities and games. Conclusion: We concluded that, given the need for physical distancing, technologies have become an important instrument for socialization and interaction between grandparents and grandchildren, thus allowing the exchange of teachings between the two generations and the strengthening of family ties.
  • Item
    Quando os avós administram os deveres escolares : práticas educativas de avós cuidadores dos netos.
    (2022) Rosa, Denise Costa; Carvalho, Tatiane Kelly Pinto de; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
    Atualmente, os avós desempenham importante papel na família, principalmente no cuidado dos netos. Inserido na discussão sobre a relação entre avós e netos, este artigo tem como objetivo discutir o papel dos avós cuidadores dos netos no processo de escolarização das crianças. A investigação foi realizada na cidade de Viçosa, MG, e a abordagem metodológica escolhida foi a de cunho qualitativo. A pesquisa empírica se baseou em entrevistas reflexivas com quatro avós de camadas populares, que, por diversas circunstâncias, tornaram-se as principais responsáveis por seus netos. Os resultados demonstraram que a relação entre avós e netos é permeada de afeto, cuidado e cumplicidade, porém também há preocupações, cansaço, tensões e desapontamentos, principalmente em relação aos filhos, que, em muitos casos, afastaram-se das crianças desde muito pequenas. Concluiu-se que as avós entrevistadas mantêm uma relação estreita com as escolas dos netos e contam com a solidariedade de amigos e familiares para as práticas educativas no processo de escolarização deles.
  • Item
    A formação de professores em tempos de pandemia, pós pandemia e conservadorirsmo político : elementos para análise.
    (2022) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Amorim, Mônica Maria Teixeira
    Este artigo objetiva abordar importantes elementos para a análise da formação de professo- res no tempo atual discutidos no dossiê “Formação docente: as interfaces com a saúde e as tecnologias”. Para tanto situa o ambiente de criação do referido dossiê, bem como apresenta o conjunto de textos que o compõe. A partir do exame dos seis trabalhos selecionados é possível constatar que estes retratam ques- tões que interrogam a formação docente, tendo como pano de fundo a intensificação do trabalho docente mediado pelas tecnologias em tempos pandêmico e “pós-pandêmico”. São registros carregados de refle- xões atuais e provocadoras sobre os impactos da pandemia e do avanço das políticas ultraconservadoras na formação e atuação docente, bem como sobre diferentes formas de resistência e de reflexão sobre o complexo processo de tornar-se professor.
  • Item
    A juvenilização na educação de jovens e adultos : o perfil dos alunos e das alunas jovens da Região dos Inconfidentes-MG.
    (2022) Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
    O artigo aborda os resultados parciais da pesquisa intitulada A juvenilização da Educação de Jovens e Adultos: compreendendo o fenômeno e buscando alternativas para a educação nesta modalidade de ensino. Os jovens alunos e alunas da EJA são sujeitos com trajetórias escolares distintas daqueles que cursam o que identificamos como “ensino regular” pois, em muitos casos, possuem histórias de vida marcadas por rupturas, reprovações, discriminação, indisciplina e evasão da sala de aula. Com esta pesquisa empírica, nos propusemos responder à seguinte questão: quem é o jovem com menos de 18 anos que frequenta os cursos de EJA na Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais? Para responder a pergunta, traçamos, como principal objetivo, conhecer qual o perfil do estudante jovem da EJA nas escolas públicas dos municípios da Região dos Inconfidentes. Os dados revelam jovens e adultos que buscam a EJA independentemente do gênero, pois, dos 1.106 questionários aplicados, 588 são mulheres e 518 são homens. Destes, 592 possuem menos de 25 anos. Dos jovens com menos de 18 anos, 82,3% moram com os pais e apenas 27,1% não trabalham. Trata-se de um perfil de estudante muito diferente do adulto trabalhador que frequentada as salas de aula da EJA e que necessita de políticas públicas específicas para atender às suas demandas.
  • Item
    Inclusão para quem? : a luta de famílias das camadas populares pela escolarização dos estudantes surdos.
    (2022) Ferreira, Renata Lena de Lourdes; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Torres, Marco Antônio
    As pesquisas sobre família, escola e inclusão revelam que as políticas de inclusão dos surdos mudaram no Brasil a partir da década de 2000. Este estudo teve como objetivo geral analisar como se configura a relação da família e da escola no processo de inclusão de estudantes surdos em uma cidade no interior de Minas Gerais. Sob a perspectiva qualitativa, a pesquisa privilegiou a entrevista compreensiva com duas mães de estudantes surdos de camadas populares e o questionário aplicado com dois diretores e duas professoras de duas escolas públicas. Concluiu-se que, embora leis voltadas para a inclusão destes estudantes já existam, elas não estão sendo cumpridas. Com isso, escolas e famílias vêm tentando incluir esses estudantes dentro de certas possibilidades, porém o processo de escolarização ainda apresenta muitos obstáculos e tem causado frustração e sensação de impotência aos estudantes surdos e às suas famílias.
  • Item
    Estudantes trabalhadores de camadas populares em seu desafio cotidiano de conciliar trabalho e estudo.
    (2020) Pereira, Lucinea de Souza; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
    Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as vivências universitárias de estudantes trabalhadores de camadas populares da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo sob a perspectiva da sociologia da educação, que traz entrevistas interpretativas com estudantes trabalhadores dos cursos de graduação que ingressaram na UFOP no segundo semestre de 2013. Os resultados revelaram o desafio pessoal de conciliar estudo e trabalho causando até a interrupção da formação escolar. Trata-se de um contingente muito expressivo nas universidades que é, na maioria dos casos, invisível para seus pares, seus professores e para a própria instituição.
  • Item
    Juventude e transição para o ensino médio : desafios e projetos de futuro.
    (2021) Lebourg, Elodia Honse; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Silva, Luciano Campos da
    Para contribuir para o debate sobre a chegada dos jovens ao ensino médio, esta pesquisa analisou um grupo de estudantes de um distrito que, após a conclusão do ensino fundamental na escola local, passou a estudar na sede do município. Para compreender como percebiam seus processos de transição para o ensino médio, a pesquisa de campo foi realizada com base em entrevistas reflexivas com oito jovens e o material gerado foi analisado por meio de perfis de configuração com informações organizadas individualmente. Constatou-se que a transição para o ensino médio, especialmente para jovens do interior, é um momento no qual se amplia a rede de sociabilidade e surgem complexos desafios. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para as discussões sobre os sentidos do ensino médio para jovens das camadas populares, sobretudo associados ao que planejam para o futuro.
  • Item
    Oportunidades e desafios no ensino superior : experiências de universitários de camadas populares da Universidade Federal de Ouro Preto.
    (2021) Pena, Mariza Aparecida Costa; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Matos, Daniel Abud Seabra
    Esse artigo apresenta resultados de entrevistas com universitários cotistas, de baixa renda, ingressantes no início de 2013 em cursos prestigiosos da Universidade Federal de Ouro Preto. Para as entrevistas foram selecionados seis estudantes de baixa renda, pertencentes aos cursos de Medicina, Direito e Engenharia Civil. À luz da Sociologia da Educação, buscou-se nos relatos, compreender as condições de acesso e permanência, e conhecer as experiências, oportunidades e desafios dos cotistas de baixa renda na graduação. Os depoimentos revelaram que, embora enfrentem dificuldades financeiras, acadêmicas e de sociabilidade principalmente no início do curso, esses jovens apresentam disposições que culminam em oportunidades de crescimentos acadêmico, pessoal e profissional.
  • Item
    Percurso de estudantes cotistas : ingresso, permanência e oportunidades no ensino superior.
    (2020) Pena, Mariza Aparecida Costa; Matos, Daniel Abud Seabra; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
    Os objetivos foram: investigar o percurso universitário de alunos cotistas após o ingresso nos cursos de graduação presenciais da UFOP; comparar o perfil acadêmico dos estudantes cotistas e da ampla concorrência e investigar oportunidades aproveitadas no percurso universitário pelos alunos. Utilizamos métodos quantitativos: estatística descritiva e testes de comparação de médias. As variáveis utilizadas foram: nível socioeconômico, nota do ENEM, coeficiente geral da UFOP, reprovação, evasão e oportunidades acadêmicas. Participaram 247 alunos (71 cotistas e 176 da ampla concorrência), ingressantes no primeiro semestre de 2013, pertencentes a seis cursos: Medicina, Nutrição, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Direito e Serviço Social. Dentre os principais resultados, destacamos: a maioria dos estudantes cotistas, embora tenha uma nota menor na pontuação do ENEM ao ingressar, tem desempenho acadêmico similar ao dos estudantes da ampla concorrência. Diversos resultados encontrados, de maneira geral, estão nesse mesmo sentido. Por exemplo: na amostra como um todo, ao compararmos a reprovação e a proporção de evasão de estudantes cotistas e de ampla concorrência, não encontramos diferença estatisticamente significativa. A política de cotas tem colaborado para o acesso de uma parcela significativa de estudantes de camadas populares no Ensino Superior, sobretudo nos cursos de maior prestígio.
  • Item
    Quando os esforços são grandes, mas não suficientes : o caso de jovens que abandonaram os estudos.
    (2019) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Prado, Giovani Barbosa
    A ampliaça o do ensino formal no se culo XX no Brasil impactou na sociedade como um todo. Desde enta o, a escola vem interferindo de forma mais ou menos sutil, pore m irreversí vel, nas pra ticas familiares. Este trabalho e fruto de uma pesquisa sobre a constituiça o das pra ticas e saberes voltados ao processo de escolarizaça o de duas geraço es de famí lias de camadas populares. A pesquisa teve como principal objetivo conhecer as pra ticas educativas e as transmisso es familiares em duas geraço es subsequentes de famí lias de baixa renda que abandonaram os estudos. A abordagem escolhida foi a qualitativa e, ale m da pesquisa documental, foram feitas entrevistas com pais e filhos de tre s famí lias de baixa renda. As entrevistas foram analisadas considerando a contextualizaça o e a lo gica interna dos pro prios depoentes e do grupo. O presente artigo traz a ana lise dos depoimentos de tre s jovens adultos da segunda geraça o que abandonaram os estudos precocemente. Buscou-se conhecer as disposiço es e o envolvimento familiar no processo de escolarizaça o dos mesmos. A pesquisa revelou que, mesmo com baixa escolaridade, os pais valorizavam a escola. Houve a mobilizaça o de diferentes agentes internos e externos a famí lia em prol da continuidade dos estudos dos filhos, pore m, apesar de todos os esforços, diante de dificuldades concretas e imediatas, esses jovens viram-se forçados a deixar seus estudos precocemente.