DEEDU - Departamento de Educação
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Item Atividades de leitura orientada com crianças : a representação de conceitos e fenômenos presentes em uma obra de divulgação científica.(2023) Araújo, João Felipe Viana de; Lima, Guilherme da Silva; Lima, Guilherme da Silva; Almeida, Sheila Alves de; Camillo, JulianoEste trabalho objetiva analisar o processo de coprodução de significados a partir de atividades orientadas de leitura do livro de Divulgação Científica O tempo e o espaço de tio Albert, escrito por Russel Stannard, no processo de produção de imagens subjetivas de conceitos, práticas e histórias científicas na consciência de crianças entre 8 e dez anos de idade. Para isso, realizamos quatro atividades de leitura coletiva em uma biblioteca comunitária de um bairro de Ouro Preto-MG. As atividades propiciaram discussões e a produção de desenhos baseados em momentos da narrativa. Adicionalmente, realizamos entrevistas individuais com os participantes mais frequentes. Os registros de pesquisa foram analisados conforme os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Durante a atividade, houve o aparecimento de contradições cuja solução exigia a apropriação de novos conhecimentos por parte das crianças. Essas contradições eram suscitadas quando Conceitos Espontâneos eram mobilizados na formação de Conceitos Científicos (VIGOTSKI, 2018). Para Vigotski, o Conceito Científico é uma categoria referente à organização psíquica do conhecimento, estabelecida por meio de relações de determinação com outros conceitos. Os desenhos criados apresentaram relações com momentos chave da narrativa. As representações remetiam a trechos onde conceitos e fenômenos científicos, como a contração espacial, a propagação da luz e a dilatação temporal, eram explorados e discutidos pelos personagens. Os desenhos foram fragmentados em partes distintas que representam diferentes momentos da narrativa e formam o todo. As partes do desenho foram analisadas de acordo com as contribuições de Vigotski (2014) sobre criatividade e imaginação na infância, sendo categorizados em sua maioria como desenhos de segundo estágio. Os conteúdos presentes nos desenhos expressaram fenômenos e práticas científicas presentes na narrativa e, de certa forma, assimiladas pelos sujeitos. Porém, ao pensarmos no todo, é importante deixar claro que as crianças ainda não conseguiram estabelecer relações de codeterminação entre os conceitos, pois elas ainda não estão num estágio de desenvolvimento propício para a conscientização dos Conceitos Científicos (VIGOTSKI, 2018b). Dessa maneira, as ideias científicas estão presentes, mas não estão relacionadas entre si no todo (desenho). É muito importante frisar que esse contato com novas palavras proporcionado pela Divulgação Científica é o primeiro momento do desenvolvimento dos conceitos. No início as palavras são generalizações do tipo mais elementar e ao longo do desenvolvimento da criança, as generalizações são substituídas por outras de um tipo cada vez mais elevado, até atingir o ápice do processo na formação dos verdadeiros conceitos.Item Darwin em quadrinhos : uma análise de obras que divulgam a vida e a obra do cientista.(2020) Vieira Júnior, José João; Almeida, Sheila Alves de; Almeida, Sheila Alves de; Almeida, Philippe Oliveira de; Santos, Marcelo GiordanEssa dissertação tem como objetivo investigar como Charles Darwin e a teoria da evolução são apresentados em histórias em quadrinhos com propostas educativas e apontar como esse tipo de mídia pode ser relevante como meio para comunicação científica. Com o intuito de fornecer o aporte teórico para a realização dessa pesquisa, tentamos definir o que caracteriza uma História em quadrinhos, buscamos dois autores chave Mccloud (1995) e Eisner (1989) e a partir desses escritores, traçamos uma pequena retrospectiva da história dos quadrinhos moderna e a as características principais que as distinguem dos outros tipos de mídia. Também traçamos como a divulgação científica se organiza como campo de circulação do discurso para tal nos baseamos principalmente nos trabalhos de Bueno (2009), Rojo (2008) e Grillo (2006). Posto isso, buscamos verificar como os quadrinhos podem e são utilizados como veículos de comunicação do conhecimento cientifico. Outro ponto importante do trabalho é a figura de Charles Darwin. Por tanto, realizamos uma investigação da vida de Darwin e de como sua figura está associada a cultura popular, em especial aos quadrinhos, para se possamos analisar de forma mais assertiva as obras em quadrinhos. Tais obras foram selecionadas pela sua intencionalidade como objeto de transmissão de conhecimento e por darem foco ao naturalista como tema principal para sua publicação. Então foi realizada uma análise dialógica entre os enunciados apresentados nas mesmas, levando em conta os aspectos subjetivos da ciência conforme descritos por Afonso (2008). Nas obras analisadas é possível observar uma desvinculação entre a narrativa da biografia do naturalista com os quadrinhos. Elementos que são característicos dos quadrinhos, como balões e linhas de movimento, não são utilizados nos trechos da biografia, onde as informações são apresentadas na forma de verbetes, o que poderia tornar a leitura não atrativa para o público-alvo que elas se destinam. Em contrapartida, quando os autores combinam a linguagem dos quadrinhos com os conceitos da teoria da evolução, temos como resultado um material que pode ser utilizado com eficiência para transmitir conhecimento científico.Item Influência da criação e crítica de analogias por estudantes de química do ensino médio na promoção de interações argumentativas.(2015) Ramos, Tatiana Costa; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mozzer, Nilmara Braga; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mozzer, Nilmara Braga; Almeida, Sheila Alves de; Corrêa, Hércules Tolêdo; Munford, DanusaItem Insetos na escola : um estudo sobre a representação das formigas nos anos iniciais do ensino fundamental.(2019) Rodrigues, Giselle Barbosa Andrade; Almeida, Sheila Alves de; Almeida, Sheila Alves de; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Bonadiman, Heron LaiberEssa dissertação propõe uma reflexão sobre o estudo das representações de formigas realizadas através do desenho das crianças de 9 e 10 anos, pautados em Jean Piaget. Nos estudos piagetianos a representação é a capacidade de se lembrar, diante de uma imagem ou signo, o objeto que não está presente ou o ato não realizado, embora o pensamento não se reduza apenas às imagens, ele também se constrói por elas. Para realizar essa pesquisa utilizou-se a metodologia qualitativa,caracterizada por estudo de caso. Como ferramenta, foi construída uma sequência didática para compreender o olhar da criança em uma perspectiva cognitiva sobre as formigas. Para tanto, a permanência na escola teve a duração de 6 meses, divididos em encontros semanais com aproximadamente 110 minutos. A sala de aula era composta por crianças de perfis diversificados, com níveis sócio-econômico-cultural diferentes. Foram contemplados 30 desenhos de 10 crianças que participaram de todas as aulas para serem analisados. Para isso foi utilizado um quadro de categorias construídos pelas pesquisadoras.Por fim, conclui-se que as crianças desenham muito mais do que veem. Verificou-se também que a interação delas como o material didático apresentado culminou nas representações de formigas com detalhes próximos do real e apropriaram-se dos conceitos apresentados, comprovados na entrevista. Trabalhar com temas próximos as crianças faz que elas tenham uma aprendizagem científica efetiva, vinculando à autonomia dos conhecimentos a realidade. É importante oferecer às crianças a interação a diversas linguagens, abrindo caminhos para que elas se manifestem de maneira espontânea e significativa, os conhecimentos até então adquiridos.Item O papel dos questionamentos da professora em um processo de ensino de química fundamentado na modelagem analógica.(2018) Andrade, Gabriela Mara de Paiva Campos; Mozzer, Nilmara Braga; Almeida, Sheila Alves de; Barbosa, Luis Gustavo D'Carlos; Mozzer, Nilmara BragaEsse trabalho de pesquisa visa investigar os questionamentos realizados por uma professora de Química da Educação Básica de uma escola pública da cidade de Mariana- MG, durante o desenvolvimento de uma sequência didática sobre equilíbrio químico, fundamentada na modelagem analógica; e entender como esses questionamentos contribuíram para a elaboração dos significados sobre os conceitos científicos abordados nessa sequência, especialmente aqueles relacionados aos aspectos qualitativos do equilíbrio químico: reversibilidade, coexistência de reagentes e produtos e dinamismo. A modelagem analógica é entendida como um processo de criação, crítica e refino dos modelos e analogias, estes por sua vez, compreendidos como artefatos de pensamento e linguagem. Nos apoiamos em uma perspectiva sócio-histórica na busca por compreender essa atribuição de significados por sujeitos no contexto e em interação com outros sujeitos. Para tal, desenvolvemos uma categorização dos tipos de questionamentos realizados pela professora em eventos sociais, construídos pelas pesquisadoras para representar o desenvolvimento da sequência didática, e analisamos como esses questionamentos mediaram as ações e reações dos sujeitos (professora e estudantes) na negociação dos mencionados significados. Para a criação das categorias nos inspiramos em trabalhos como os de Chin (2007), Mehan (1979); Lemke (1997), os quais buscaram em seus trabalhos compreender como os estudantes e os professores interagiam em contextos reais de sala de aula de Ciências, os diferentes padrões de interações e os tipos de enunciações realizados pelos professores. Algumas categorias foram criadas a priori, a partir da consideração desses aspectos da revisão da literatura; outras, a posteriori, referentes aos questionamentos mais específicos às atividades de modelagem analógica. Durante o período de 10 (dez) aulas, foram construídos 13 (treze) eventos sociais com base nas transcrições integrais dos vídeos, nas anotações de campo das pesquisadoras, nas atividades escritas e modelos concretos produzidos pelos estudantes. Destes, selecionamos 6 (seis) eventos, por considerarmos que os mesmos nos forneceram um número considerável de indícios da influência dos questionamentos da professora no processo de significação. Identificamos alguns questionamentos mais gerais, como os do tipo comunicação de ideias, explanatório sobre o processo e reflexão sobre o raciocínio que contribuíram para que os estudantes expressassem suas ideias, fornecessem opiniões, interpretações e explicações sobre mais detalhadas e refletissem sobre as ideias que fundamentavam os modelos e comparações elaborados. Identificamos também questionamentos mais específicos às atividades de modelagem analógica, como os de seleção de ideias para a elaboração de modelos e analogias, checagem do estado de desenvolvimento do modelo, mapeamento de similaridades e identificação de limitações das comparações que auxiliaram os estudantes no levantamento de dados e informações necessários para a resolução dos problemas, na identificação de aspectos que eles já haviam compreendido e daqueles que ainda precisavam compreender melhor sobre as entidades a serem modeladas e na explicitação as similaridades entre os domínios comparados. Alguns desses questionamentos contribuíram para realçar as funções de artefatos de pensamento e linguagem dos modelos e analogias, promovendo a utilização dos mesmos na representação e produção de conhecimentos e na comunicação e negociação de ideias pelos estudantes. O levantamento desses questionamentos podem proporcionar aos professores orientações que visam contribuir para melhorias da prática docente e para as interações sociais nas salas de aula de Ciências que visam a elaboração de significados.Item Portfólio e avaliação da aprendizagem sobre natureza da ciência de uma licencianda em um curso de formação inicial.(2017) Fernandes, Gabriella Leone; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Almeida, Sheila Alves de; Barbosa, Luís Gustavo D'CarlosVários estudos apontam a importância de inserir o tema Natureza da Ciência (NC) no ensino de Ciências, por possibilitar uma visão mais ampla sobre ciência e o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. Nesse sentido, tornase necessário pensar em como promover discussões sobre o tema em cursos de formação de professores de ciências e como avaliar tais cursos e os conhecimentos desenvolvidos pelos docentes. Pesquisas têm buscado promover e investigar a compreensão sobre ciência dos professores. Um número significativo de instrumentos de pesquisa já foram propostos com esse objetivo, destacandose, entre eles, questionários, situaçõesproblemas e entrevistas. Problemas quanto aos instrumentos e a avaliação a que se propõem têm sido apontados pela literatura. Além disso, pelos instrumentos, há certa unanimidade em apontar a compreensão limitada sobre ciência dos professores de ciências, classificando suas visões em ingênuas ou deformadas. Levandose em consideração tal problemática, nessa pesquisa utilizamos uma forma alternativa para avaliar o conhecimento sobre NC de professores em um curso de formação inicial que se destinava a instruílos sobre o tema. Esse estudo tem como objetivo analisar o entendimento sobre ciência de uma licencianda em química e como o portfólio possibilitou avaliar seus conhecimentos sobre o tema, durante sua participação na 1a etapa do curso de formação inicial sobre NC, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) subprojeto Química. O curso tinha como principal objetivo proporcionar uma visão mais ampla sobre NC aos futuros professores de química, elaborar e desenvolver planos de aula e sequências didáticas com este foco nas aulas de química das escolas públicas participantes do projeto. O curso aconteceu durante 3 semestres e todos os participantes produziram textos semanalmente com intuito de propiciar suas reflexões sobre o aprendizado no curso. Realizamos uma análise documental a fim de identificar no conjunto de textos que faziam parte do portfólio elaborado por uma licencianda seu entendimento sobre ciência e o desenvolvimento desse conhecimento. Com intuito de sistematizar a análise do portfólio, optamos pela análise de conteúdo. Buscamos identificar também os aspectos de NC ressaltados por ela, e se eles foram justificados ou exemplificados, a partir dos contextos vivenciados. A análise indica que a participação da licencianda no curso de formação inicial contribuiu para que ela desenvolvesse uma visão ampla sobre ciência, sendo que a metodologia empregada no curso, a utilização de uma abordagem explícita e contextualizada de NC, assim como o engajamento da mesma, foram primordiais para isso. Além disso, o portfólio como instrumento de avaliação possibilitou a compreensão mais profunda dos conhecimentos da licencianda sobre NC. A pesquisa trás contribuições significativas para a formação de professores, no que diz respeito a potencialidade de casos históricos e contemporâneos para promover a aprendizagem de NC de professores de ciências e do portfólio como instrumento de avaliação e reflexão.Item Querido cientista : a dialogia nas cartas de Einstein às crianças.(2022) Cunha, Joyce Loraine Lopes; Almeida, Sheila Alves de; Almeida, Sheila Alves de; Corrêa, Hércules Tolêdo; Silva, Jane Quintiliano Guimarães; Aguiar Júnior, Orlando Gomes deO nome de Albert Einstein é, sem dúvidas, um dos mais conhecidos e divulgados no campo científico. Para além da teoria da relatividade e contribuições no campo teórico amplamente conhecidas, o físico também obteve reconhecimento por seu posicionamento sociopolítico. Einstein trocou cartas com crianças de todo o mundo, respondendo a questionamentos diversos, que iam desde curiosidades sobre sua vida, a demonstrações de admiração e dúvidas sobre fenômenos físicos. Este contato com os pequenos pode ser percebido como uma importante contribuição da ciência para a comunidade não acadêmica, visto que um dos cientistas mais renomados da história dedicou tempo para se comunicar com pessoas no início do processo de descobrimento da vida como um todo utilizando-se de um recurso de ampla circulação na época: as cartas. Boa parte destes documentos pode ser consultada no livro “Querido profesor Einstein: correspondencia entre Albert Einstein y los niños” e na edição de junho de 2005 da Revista Ciência Hoje das Crianças. Estes materiais são precisamente o corpus desta pesquisa. Partindo do corpus mencionado, a metodologia adotada é a Pesquisa Documental, na qual foram selecionadas para a análise 12 cartas em que Einstein respondeu aos pequenos. Assim, o objetivo central da pesquisa consiste em analisar a dialogia no discurso de Einstein dirigido às crianças, adotando a perspectiva dialógica bakhtiniana. Nas análises foi possível observar aspectos da dialogia de Einstein em cada carta escrita pelo físico, e de acordo com o contexto e com a temática das missivas. Além do mais, a maneira como ele estruturou o seu diálogo com os pequenos pode ser considerada um exemplo da afeição que tinha pela infância, do seu posicionamento sobre assuntos diversos, da responsabilidade social do cientista e de possibilidades de divulgação cientifica para crianças.Item O show da Luna : um estudo sobre a recepção das idéias científicas pelas crianças.(2019) Moreira, Yara Câmara; Almeida, Sheila Alves de; Almeida, Sheila Alves de; Mozzer, Nilmara Braga; Lima, Guilherme da Silva; Caixeta, Maria EmíliaEsta pesquisa propõe uma reflexão a respeito dos processos de recepção de recursos audiovisuais por parte do público infantil. A problematização está em investigar, valendo-se dos referenciais teóricos dos estudos culturais, investiga a recepção das ideias científicas presentes no desenho animado O Show da Luna. Essa animação enquanto objeto de estudo, apresenta como proposta o entretenimento por meio da utilização de temáticas ligadas às ciências naturais. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com quatorze crianças de sete a nove anos de idade. O roteiro dessas entrevistas baseou-se na análise dos episódios Doce Pão Doce e Afunda ou Flutua? que abordam respectivamente a levedação e a densidade. A amostragem da pesquisa se formou com crianças pertencentes a duas instituições não-escolares da região de Ouro Preto, Minas Gerais. Para a análise dos dados, apoiou-se no modelo teórico-metodológico proposto por Hall (2003), no qual ele apresenta estratégias de interpretação da recepção. Assim, constatou-se que a recepção das ideias científicas é de natureza dialógica, o desenho animado coloca em cena e circula muitos roteiros, contudo, o sujeito, considerando sua individualidade e outras vivências, pode promover a exclusão de algumas intervenções vindas da tela. Portanto, as crianças concretizam e produzem sentidos daquilo que lhe é característico ou que lhes chamam a atenção.Item Sid, o cientista : um estudo sobre a recepção dos conhecimentos científicos da animação pelas crianças.(2019) Andrade, Michelle Jacqueline Rocha da Silva; Almeida, Sheila Alves de; Almeida, Sheila Alves de; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Jorge, Liliane dos Santos; Caixeta, Maria EmíliaEsta dissertação trata da recepção das ideias científicas por crianças de 4 e 6 anos de idade, presentes na animação Sid, o cientista. Para tanto, investigou-se a questão: quais ideias relacionadas ao processo de decomposição dos vegetais são apresentadas por um grupo de crianças na faixa etária entre 4 e 6 anos, antes e após assistir a um episódio da animação Sid, o cientista que aborda a questão. Sobre esse tema, foram consultados os autores Orozco (1997, 2014), Lopes (2003), Martín-Barbero (2006), Boaventura e Martino (2010), Brito e Vieira (2013), Hall (1973), este último, um dos principais teóricos dos Estudos Culturais. De acordo com os pressupostos de Hall (1973) apud Costa (2012), a análise da recepção das mídias deve partir de um contexto onde as subjetividades são reconhecidas como subjetividades negociadas, consentidas e não apenas de dominação. Quanto à coleta de dados, envolveu a aplicação de questionário aos responsáveis, com questões relativas ao perfil socioeconômico da família e sua relação com a tevê; observações da rotina do grupo de crianças em momentos específicos; entrevistas realizadas com as crianças, a principal fonte dos dados. A investigação foi realizada durante quatro meses, em uma instituição religiosa, sem fins lucrativos, localizada em Mariana, Minas Gerais, em uma turma de evangelização infantil na faixa etária dos 4 aos 6 anos. Os dados forma analisados segundo as categorias propostas por Hall (1973) apud Costa (2012): versão dominante ou preferencial, versão negociada e versão de oposição. Concluiu-se então que o desenho animado contribuiu para o desenvolvimento de ideias científicas relacionadas ao processo de decomposição dos vegetais, a partir da recepção das mensagens apresentadas pela mídia. A principal ideia destacada pelas crianças participantes deste estudo se relaciona à aparência dos vegetais em decomposição, envolvendo a cor, o cheiro e a textura característicos destes. Outra ideia enfatizada no discurso das crianças é a percepção da influência do tempo cronológico no apodrecimento dos vegetais.