DEENP - Departamento de Engenharia de Produção
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Item A abordagem da “mente incorporada” na atividade de trabalho.(2008) Bouyer, Gilbert CardosoEste artigo analisa, em detalhe, a cognição como ação incorporada no controle de processo nas Indústrias de Processo Contínuo (IPC). Os operadores não representam um mundo externo mas pensam e agem de forma interdependente. O ponto chave neste texto é que, sem elaborar representação mental, trabalhadores (operadores) se engajam na atividade de trabalho numa coordenação sensório-motora em resposta para mudanças ambientais. Não há ruptura na experiência entre perceber, sentir e pensar. Esta pesquisa busca responder como os processos social e cultural são demandados para desenvolver esquemas-imagem e esquemas incorporados, que podem realizar pensamento abstrato usando suas capacidades para percepção e resposta motora. Expressões lingüísticas e processos cognitivos de nível superior na atividade de trabalho evidenciaram padrões dinâmicos de experiência corporal recorrentes: esquemas imagem.Item Uma abordagem fuzzy DEA para análise de eficiência dos produtores de leite da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.(2021) Piedade, Diego Dobscha da Cruz; Lima, Fátima Machado de Souza; Camargo, Ricardo Saraiva de; Lima, Fátima Machado de Souza; Camargo, Ricardo Saraiva de; Rodrigues, Lásara Fabrícia; Miranda Junior, Gilberto de; Peixoto, Maria Gabriela MendonçaO setor de produção de leite é um dos principais do agronegócio no Brasil e no estado de Minas Gerais. Recente instabilidade econômica, problemas na precificação de insumos e medidas de produtividade inferiores quando comparadas a alguns dos grandes produtores do exterior são fatos que demandam pesquisas que contribuam na tomada de decisão de importantes agências de desenvolvimento do setor a fim de auxiliar os produtores. Diante disso, essa pesquisa busca avaliar a eficiência das empresas desse setor no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba através da Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA). Entretanto, limitações como dados incertos ou negativos dificultam o uso do método, demandando o uso conjunto de outras metodologias como o Fuzzy DEA. Dessa forma, há também o objetivo tratar números negativos; normalizar os dados; tratar outliers; tratar dados incertos; e posteriormente realizar uma clusterização k-means. Os dados foram aplicados em dois modelos clássicos de DEA e também nos modelos Fuzzy DEA de Kao e Liu assim como em Bhardwaj et al., a primeira aplicação do modelo na literatura, além da presente em seu próprio artigo. A eficiência das fazendas foi encontrada de diferentes perspectivas para que a partir desses dados fosse possível traçar estratégias para melhorar a produtividade das unidades ineficientes. Houve significativa presença de fazendas de menor área tanto entre as mais eficientes quanto entre as menos eficientes. Fazendas de maior área, com mais vacas e com maior custo não se apresentaram entre as mais eficientes, ou seja, não alcançaram saídas que compensassem as entradas da mesma forma que muitas fazendas de menor área. Parte delas figurou inclusive entre as menos eficientes em ambos os modelos testados.Item Abordagens simheurísticas para o problema de flow shop permutacional multiobjetivo.(2022) Vieira, Naiara Helena; Gomes Júnior, Aloísio de Castro; Gomes, Helton Cristiano; Gomes Júnior, Aloísio de Castro; Gomes, Helton Cristiano; Guimarães, Irce Fernandes Gomes; Almeida, João Flávio de FreitasO problema flow shop permutacional multiobjetivo (PFSP-MO) consiste no processamento de um conjunto de jobs em todas as máquinas do ambiente produtivo, de tal forma que dois ou mais objetivos sejam otimizados. Nesta pesquisa, o PFSP-MO considera parâmetros estocásticos, responsáveis por representar possíveis atrasos ocorridos durante o processamento, e possui como objetivo minimizar o atraso total, o makespan e a antecipação total esperados. Por se tratar de um problema de otimização multiobjetivo, os métodos aplicados para resolver o PFSP-MO não retornam apenas uma solução, mas sim um conjunto de soluções, as quais são avaliadas pelo conceito ótimo de Pareto. Inicialmente, o método ponderação dos objetivos foi aplicado ao PFSP-MO com dados determinísticos e executado em um conjunto de 80 instâncias adaptadas da literatura. Em seguida, foram propostas duas abordagens simheurísticas: Variable Neighborhood Search Multiobjetivo (MOVNS) e Pareto Iterated Local Search (PILS). Nas quais: a solução inicial é gerada pelo método Greedy Randomized Adaptive Seach Procedure e a busca local utiliza três estruturas de vizinhança: inserção, troca e three point move. Tanto no MOVNS quanto no PILS a simulação é aplicada de duas maneiras distintas. Primeiramente, uma simulação rápida é aplicada a todas as soluções pertencentes à Fronteira Pareto (FP). E posteriormente, uma simulação intensiva é aplicada nas soluções da FP elite. Os métodos propostos foram executados em 120 instâncias adaptadas da literatura. Os resultados encontrados pelos métodos foram comparados entre si pelas métricas de avaliação desempenho: número de soluções na FP, medida de cardinalidade, medida de distância média e máxima, taxa de erro e diferença de hipervolume. Por fim, os resultados encontrados pelas métricas foram estatisticamente avaliados pelo teste t a fim de comprovar a existência de diferença estatisticamente significativa entre os métodos em relação às métricas de avaliação de desempenho. Tanto o resultado das métricas de avaliação quanto da análise estatística apontam que o MOVNS se apresenta superior ao PILS.Item Análise comparativa do efeito térmico e do desgaste sofrido por um material de fricção de freio a disco submetido a ensaios em bancada Krauss com variações de potência motora e condições operacionais.(2020) Pinto, Rafael Lucas Machado; Horta Gutiérrez, Juan Carlos; Menezes, Rodrigo Cardoso de; Campos Rubio, Juan Carlos; Faria, Paulo Eustáquio deEstudo que visa à análise comparativa dos efeitos térmicos e do desgaste sofridos pelo par tribológico de um sistema de freio durante ensaios realizados variando a potência motora de um banco de ensaio de freios. Como é conhecido, o mecanismo de freio é empregado para controlar a velocidade convertendo energia cinética e/ou energia potencial em energia térmica. Neste estudo, objetivou-se analisar os parâmetros de operação de um sistema de freio a disco para motocicletas utilizando-se um banco de ensaios baseado no procedimento Krauss, descrito pela norma ABNT NBR 6143/1995. Os ensaios experimentais foram conduzidos em duas etapas. Na primeira, o banco de ensaios foi equipado com um motor de 3cv de potência motora e utilizou-se um planejamento fatorial 2³, em que os três fatores de controle considerados foram alterados deliberadamente em dois níveis cada. Para avaliar o desempenho do sistema de freio durante o processo de frenagem, analisaram-se três variáveis de resposta simultaneamente: temperatura final, coeficiente de atrito e desgaste das pastilhas de freio. Na segunda etapa, a potência motora foi aumentada para 10cv; analisou-se o efeito dos fatores pressão de contato e velocidade de escorregamento, que foram alterados em quatro níveis cada. Aqui foi analisada a variável de resposta desgaste das pastilhas de freio. Como resultado da análise comparativa realizada, foi possível constatar que os ensaios da segunda etapa mostraram um maior desgaste e aquecimento do material de atrito do mecanismo de freio estudado, o que promoveu redução do coeficiente de atrito em função do aumento da temperatura, especialmente acima de 300°C, fenômeno este conhecido na literatura como efeito fade de frenagem.Item Uma análise da percepção dos trabalhadores atendidos pelo CEREST e UBS do Vale do Aço sobre os possíveis fatores psicossociais relacionados ao trabalho.(2023) Miki, Cristina Campodônico; Reis, Luciana Paula; Caram, Carolina da Silva; Reis, Luciana Paula; Caram, Carolina da Silva; Velloso, Isabela Silva Cancio; Fernandes, June Marques; Assis, Elizeu Antonio deCom a Revolução Industrial, o trabalho passou por diversas mudanças que resultaram em um aumento do número de afastamentos e adoecimentos decorrentes das atividades laborais, incluindo as doenças mentais. Nesse contexto, existe uma lacuna na literatura quanto aos estudos direcionados para análise qualitativa abrangendo vários seguimentos de trabalho com propósito de identificar os fatores psicossociais que podem levar ao adoecimento. Para isso, o objetivo dessa pesquisa é analisar a percepção dos trabalhadores atendidos pelo Centro de Regional de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) e Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vale do Aço sobre as condições presentes no ambiente laboral que podem afetar a saúde mental, emocional e física, identificados como os fatores psicossociais relacionados ao trabalho (FRTP). Esses fatores incluem desde o ambiente físico, a carga de trabalho até às relações interpessoais no ambiente de trabalho. Para a coleta dos dados foram realizadas 17 entrevistas com trabalhadores que, em algum momento, foram assistidos pelo CEREST ou UBS. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio de tabelas. Como resultado, os principais FPRT foram: a sobrecarga de trabalho (76,47%), a pressão temporal (76,47%), a falta de apoio dos gestores (52,94%) e o assédio no trabalho ficou representado por (52,94%) das falas dos respondentes. A relevância desta pesquisa é de apresentar os FPRT mais recorrentes e de despertar o olhar da organização para se obter um ambiente saudável segundo OMS. Espera-se que o tema seja explorado buscando métodos de identificação preventiva dos riscos, maneiras de como aplicar esses métodos e o acompanhamento dos resultados junto aos trabalhadores.Item Análise da relação entre a adoção da construção enxuta e a resiliência no enfrentamento da covid-19.(2021) Simeão, Isaías; Ferreira, Karine Araújo; Ferreira, Karine Araújo; Mendes, Júlia Castro; Lizarelli, Fabiane LetíciaO setor da construção civil afeta fortemente a economia, o meio ambiente, e a sociedade como um todo. Porém, quando comparada a outras indústrias, sua produtividade nas últimas décadas tem sido baixa. Atualmente, o setor está passando por grandes mudanças, principalmente impulsionadas por novos métodos de gestão, tais como a construção enxuta. Apesar do crescente número de pesquisas sobre a filosofia enxuta no setor da construção nos últimos anos, dados do CNI evidenciam que o uso das práticas ainda é baixo no Brasil. Somado a tal fato, o mundo vive um momento de crise, ocasionado pela pandemia de saúde da COVID19. Não se sabe se a filosofia enxuta poderia contribuir para aumentar este grau de resiliência. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar o quão resilientes foram as empresas de construção civil ante a pandemia da COVID-19, comparando o desempenho de construtoras com diferentes níveis de adoção da construção enxuta. Para tanto, os métodos de pesquisa adotados neste trabalho foram a revisão bibliográfica e sistemática da literatura sobre os temas construção enxuta e resiliência, bem como a realização de três estudos de caso, através da utilização de entrevistas semiestruturadas. Dentre os resultados obtidos, foi possível verificar que a resiliência no enfrentamento da crise gerada pela COVID-19 nas empresas investigadas foi maior naquelas com maior nível de adoção da filosofia enxuta. Foi possível verificar que, quanto maior porte das empresas pesquisadas, maior o nível de adoção da filosofia enxuta, e também maior a adoção de técnicas e ferramentas relacionadas a esta filosofia, o que contribuiu para a relação positiva encontrada neste trabalho entre a filosofia lean e a resiliência. Porém, apesar de adotarem a filosofia enxuta, observou-se que as construtoras estudadas apresentavam flexibilidade na aplicação dos princípios e suas ferramentas, não levando o just-in-time ao extremo, mantendo estoques de segurança. Adicionalmente, as empresas apresentam múltiplos canteiros de obras, geograficamente distribuídos que garantem certo grau de redundância, contribuindo para elevar sua resiliência.Item Análise das interações existentes entre governos, universidades e empresas na cidade de João Monlevade pela perspectiva do modelo da hélice tríplice.(2023) Santos, Luzia Nunes dos; Morais, Isabela Carvalho de; Gomes, Frederico Cesar de Vasconcelos; Morais, Isabela Carvalho de; Gomes, Frederico Cesar de Vasconcelos; Barbosa, Ana Paula Franco Paes Leme; Silva, Sergio EvangelistaO modelo hélice tríplice visa demonstrar que interações existentes entre universidade, indústria e governo podem capacitar a inovação e impulsionam o desenvolvimento de determinada região. Nesse sentido, essa pesquisa analisou as interações existentes entre o poder público municipal, as instituições presenciais de ensino superior e representantes da iniciativa privada, na cidade de João Monlevade, para verificação de possíveis parcerias entre esses atores que configurem ou não o modelo hélice tríplice. O modelo foi criado por Etzkowitz e Leydesdorff, pesquisadores que defenderam que a inter-relação das empresas, das universidades e do governo na busca por inovação podem corroborar para o desenvolvimento de determinada localidade. A partir da pergunta de pesquisa “Qual o papel de cada agente e as interações existentes entre governo, universidades e empresas na cidade de João Monlevade na perspectiva do modelo hélice tríplice?” as discussões contidas nesta dissertação estão focadas na análise do papel de cada agente nas interações existentes na cidade de João Monlevade. A pesquisa é baseada em um estudo de caso, com abordagem de natureza qualitativa. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação direta da pesquisadora. A seleção de participantes buscou por agentes envolvidos na relação da instituição que ele representa, com capacidade de fornecer informações necessárias ao esclarecimento do objetivo deste trabalho. Dentre os entrevistados estão os formuladores de políticas governamentais, trabalhadores do conhecimento atuantes nas universidades, representantes de empresários locais. Foi utilizada a técnica de triangulação buscando evidências nos dados coletados sobre os três atores, analisando a convergência (ou divergência) que sustentasse a formação (ou não) de parcerias dentro do modelo hélice tríplice. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam que as parcerias existentes no município entre governo e universidades, entre governo e empresas privadas, entre universidades e entre universidades e empresas privadas trouxeram benefícios para a cidade ou para algumas entidades específicas. Porém, essas parcerias não configuram um modelo hélice tríplice, por não haver interação propriamente dita entre os atores, havendo somente parcerias pontuais e ações isoladas. A análise destes resultados criou uma oportunidade de apresentar um retrato do cenário atual sobre as parcerias existentes e sobre possíveis parcerias que podem levar à utilização do modelo hélice tríplice no município de João Monlevade.Item Análise de desempenho de um sistema de emergência médica via simulação e otimização : o caso do SAMU das cidades de Ouro Preto e Mariana – Minas Gerais.(2021) Morais, Thaise Regina Matos de; Gomes Júnior, Aloísio de Castro; Rodrigues, Lásara Fabrícia; Gomes Júnior, Aloísio de Castro; Rodrigues, Lásara Fabrícia; Martins, Alexandre Xavier; Pinto, Luiz RicardoO tempo de resposta de um Sistema Médico de Emergência (SME) é uma métrica preponderante de eficiência, visto que atender rapidamente as vítimas de urgência e emergência, prestando-lhes o atendimento pré-hospitalar, determina a minimização de sequelas permanentes ao mesmo tempo que maximiza a taxa de sobrevida do paciente. Este trabalho objetiva avaliar o desempenho do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) das cidades de Ouro Preto e Mariana, através de seus indicadores de desempenho. Para tanto, foi desenvolvido um sistema computacional, em linguagem Python, e a partir deste, simulou-se diferentes cenários, que levavam em consideração diferentes políticas de despacho, aumento da demanda, realocação de unidades de resgate, entre outros, com objetivo de verificar o impacto no tempo de resposta do sistema. A esta estrutura, foi integrada a metaheurística Simulated Annealing, objetivando alcançar um resultado “otimizado”, que se apresentasse como o melhor dentre os cenários obtidos através da simulação, com o tempo de resposta médio do sistema reduzido. Considera-se este objetivo bastante relevante, em virtude da criticidade inerente às atividades do SME, onde sua eficiência determina a sobrevivência e/ou melhores condições de saúde do paciente. Ademais, um SME bem estruturado também resulta em uma melhor aplicabilidade de seus limitados recursos. Por se tratar de um sistema complexo, que envolve inúmeras variáveis de natureza estocástica, fazê-lo via simulação se mostra atraente e justificável. Os resultados obtidos demostraram que uma nova configuração, com estratégicas localizações de bases e respectivas alocações das ambulâncias, impactaria em uma redução de aproximadamente 10% no tempo de resposta de sistema. Demonstraram ainda, a importância de se analisar de forma conjunta ao número de habitantes, diferentes variáveis, como extensão territorial, complexidades geográficas e infraestruturas locais, ao se determinar o número necessário de ambulâncias para se atender as demandas de urgência no serviço pré-hospitalar.Item Análise de eficiência energética para indústria têxtil : um estudo de caso em uma empresa de Minas Gerais.(2018) Torre, Paloma Yara Guimarães da; Alves, Jean Carlos Machado; Corrêa, Savio FigueiraAs transformações pela qual passa o clima mundial, atribuídas à forte influência antropológica na natureza, têm chamado a atenção da sociedade para a necessidade de melhor gestão dos recursos naturais e energéticos. O artigo tem por objetivo realizar uma análise visando a Eficiência Energética para uma indústria têxtil mineira que enfrenta sérios problemas devido às consequências trazidas pela crise hídrica. Por meio de análises e visitas de campo, foi possível propor a introdução de indicadores de Eficiência Energética para melhor controle do custo benefício da energia elétrica consumida. Tendo por base a cultura da organização, foi sugerida a introdução do modelo conhecido como Ecoeficiência, assim como a instalação de uma usina de geração de energia solar fotovoltaica própria, de modo a atender à demanda por energia elétrica da fábrica de forma limpa, renovável e economicamente viável.Item Análise do desenvolvimento de um ambiente acadêmico de inovação.(2023) Damásio, Camila Alves; Silva, Sergio Evangelista; Pereira, Alana Deusilan Sester; Silva, Sergio Evangelista; Pereira, Alana Deusilan Sester; Oliveira, Fernando Luiz Pereira de; Freitas, Jonathan SimõesAs inovações criadas normalmente são o resultado da ação organizada de diversos atores e instituições (por exemplo, universidades, empresas, institutos de pesquisa, entre outros) em sistemas sociais complexos. Esses ambientes são normalmente caracterizados por redes sociais em diferentes níveis formadas por indivíduos com conhecimentos diferentes e complementares. As patentes podem ser consideradas uma importante manifestação da criação de inovações tecnológicas, pois são documentos formais que registram dados da invenção, seus inventores e as instituições detentoras dos seus direitos de propriedade intelectual. Dessa maneira, este estudo buscou responder à seguinte questão de pesquisa: Como os ambientes acadêmicos de inovação se desenvolvem ao longo do tempo? Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar como os ambientes acadêmicos de inovação se desenvolvem no tempo, a partir da interação das equipes de pesquisadores/inventores. Para entender melhor o processo de criação de inovações tecnológicas, foram utilizadas as lentes teóricas dos sistemas sociais de inovação. O objeto de estudo consistiu na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), cujo desenvolvimento de sua capacidade inovadora foi pesquisado por meio dos dados de 93 patentes produzidas em seu ambiente entre os anos de 1988 e 2020. A pesquisa utilizou-se de fontes documentais e baseou-se na coleta de dados dos atores deste ambiente. Como principal resultado, destaca-se que a patente envolve diversos atores; em vários casos, há a reunião de conhecimentos diferentes e complementares advindas de diferentes unidades acadêmicas e não acadêmicas. Esta pesquisa concluiu que no decorrer do tempo os pesquisadores passaram, cada vez mais, a formar equipes entre si para a criação das patentes, demonstrando a importância da troca de conhecimento. Como contribuição para a teoria, este estudo analisa como se desenvolvem os ambientes acadêmicos de inovação. De uma perspectiva prática, esta pesquisa aponta insights e diretrizes que podem guiar a formação e desenvolvimento de novos ambientes acadêmicos de inovação.Item Análise do SAMU de Ouro Preto e Mariana : uma abordagem utilizando o modelo hipercubo de filas integrado à metaheurística VNS.(2021) Lopes, Ramon Sávio Moreira; Rodrigues, Lásara Fabrícia; Gomes, Helton Cristiano; Rodrigues, Lásara Fabrícia; Gomes, Helton Cristiano; Morabito, Reinaldo; Cruz, Frederico Rodrigues Borges daDiariamente, indivíduos são submetidos a situações em que serviços básicos de saúde precisam ser requisitados. Um importante exemplo é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Para que o SAMU mantenha ou melhore o nível do seu serviço, o tempo entre o recebimento da ocorrência e a chegada da unidade ao local da mesma deve ser o menor possível. Nesse trabalho foi desenvolvida uma ferramenta que incorporou o Modelo Hipercubo de Filas (MHF) à meta-heurística Variable Neighborhood Search (VNS), permitindo analisar as particularidades das políticas de despacho e localização dos servidores. O MHF trata do planejamento de sistemas de atendimento nos quais servidores se deslocam até clientes para prestar serviços e a escolha do VNS justifica-se por sua extensa utilização na resolução de diversos tipos de problema de localização. O Algoritmo VNS/MHF elaborado foi utilizado para otimizar a localização das ambulâncias do SAMU de Ouro Preto e Mariana (SAMU-OP/MA). Para isso, foram utilizados os dados de atendimento do ano de 2017. Os resultados da implementação do Algoritmo VNS/MHF impactaram positivamente o desempenho do sistema estudado, além de possibilitar a avaliação de cenários alternativos de configuração do sistema (aumento de demanda e diminuição de servidor) e análise de regulamentações específicas (brasileira e internacional). Adicionalmente, o Algoritmo VNS/MHF foi testado utilizando um cenário fictício de maior porte, mostrando a aplicabilidade da ferramenta para tratar problemas de maior escala.Item Análise tribológica do deslizamento de um pino de metal duro contra uma liga de alumínio EN AW-ALMG1-500.(2018) Silveira, Michele Lisboa; Reis, Bárbara Cristina Mendanha; Pinto, Rafael Lucas Machado; Santos, D. V. dos; Pereira, Natália Fernanda SantosA tribologia permite estudar a interação entre superfícies em contato com movimento relativo, de modo que se pode prever o comportamento dos materiais quando submetidos a determinados processos de fabricação, como a usinagem. Nesse sentido, este estudo buscou identificar os mecanismos de desgaste decorridos da interação dos pares tribológicos pino de metal duro microgrão contra uma placa de alumínio por meio do ensaio pino sobre disco. As análises foram realizadas qualitativamente e avaliadas por um microscópio eletrônico de varredura (MEV). Buscou-se submeter pinos de metal duro sem revestimento em um contato de deslizamento contra a placa de alumínio EN AW-AlMg1-5005. Esta liga de alumínio pode ser encontrada em materiais sanduíche, combinadas, por exemplo, com o polietileno, sendo esse material aplicado nas indústrias civil, aeronáutica e automobilística. Os testes foram realizados no tribômetro modelo Microtest SMT-A/0100, utilizando pino de metal duro com as velocidades de 24, 48 e 72 m/min, e carga normal de 3N aplicada sobre a placa de alumínio. A partir das imagens geradas no MEV e na análise de espectroscopia de energia dispersiva (EDS), foi observado que o mecanismo de desgaste predominante para diferentes velocidades de deslizamento foi de adesão. Para maiores valores de velocidade, o desgaste foi mais pronunciado, fato esse observado pela maior largura das pistas desgastadas.Item A aplicabilidade de tecnologias da indústria para mitigar os problemas ergonômicos nas atividades de manutenção na mineração.(2022) Santos, Aparício Afonso dos; Reis, Luciana Paula; Reis, Luciana Paula; Silva, Sergio Evangelista; Duarte, Francisco José de Castro MouroEste estudo tem como objetivo investigar a aplicabilidade e identificar as tecnologias avançadas aplicadas na indústria capazes de mitigar os riscos ergonômicos da atividade de manutenção em mineração. Esses riscos são advindos, na sua maioria, da ausência de visão ergonômica na concepção dos projetos de equipamentos. São escassos os estudos que apresentam o uso de tecnologias com foco no auxílio à execução das atividades de manutenção, visto que muitas das tecnologias como as da Indústria 4.0 são mais utilizadas para a análise de dados e não diretamente na execução das atividades de manutenção. Já as tecnologias avançadas da indústria, apesar de utilizadas na execução das atividades, não são exploradas no contexto da mineração. Nesta perspectiva, na proposta de discorrer sobre está problemática, a pesquisa foi realizada em uma mineradora brasileira, onde foram observados três equipamentos: bombas, britadores e peneiras. A pesquisa foi dividida em dois momentos: o primeiro com aplicação de avaliação ergonômica preliminar das condições de trabalho para adentrar sobre esses problemas e suas consequências e, o segundo, com a realização de entrevistas estruturadas para verificar a percepção dos respondentes e de um workshop para avaliar a aplicabilidade das tecnologias da indústria em suas atividades de manutenção. Como resultado, observou- se que: os achados percebidos durante a fase de realização da avaliação ergonômica preliminar das condições de trabalho, demonstraram que 80% dos respondentes não percebem a garantia de segurança nos equipamentos pelo seu próprio design. Também, 82,2% veem no projeto das máquinas uma concepção para uso de muita força para se manutenir o mesmo. Já na segunda etapa da pesquisa a maioria dos respondentes considerou o uso dos veículos AGV's como a tecnologia mais capaz e mais adequada na redução dos impactos ergonômicos em suas atividades. Percebe-se ainda que a maior parte dos respondentes acredita que o fator produtividade, devido as perdas de tempo com ajustes, representa o principal dificultador para implantação dos exoesqueletos. Também foi verificado que a maioria dos respondentes mostraram-se descrentes nessa possibilidade de transformação e, aferem ainda, que os equipamentos de mineração permanecerão da mesma forma que são hoje. Por fim, com relação a sua preferência pelas tecnologias apresentadas, a maioria dos respondentes preferem os manipuladores de carga como solução ergonômica em relação a que são expostos em suas atividades de manutenção da mineração.Item Aplicação da análise de correlação e regressão linear simples no setor sucroenergético brasileiro.(2018) Santos, Anna Carolina Silva; Pinto, Rafael Lucas MachadoO setor sucroenergético é um setor agroindustrial que o Brasil possui pleno domínio tecnológico, tanto no campo industrial como agrícola, apresentando, portanto, grande importância econômica. O Programa Nacional do Álcool e o surgimento dos veículos flex contribuíram para a ascensão do consumo de etanol, impulsionando diversas melhorias para o setor e progressos em questões socioambientais. O presente trabalho buscou identificar o tipo de relação existente entre oferta de etanol e alguns fatores socioeconômicos do setor, bem como analisar a relação entre as variáveis selecionadas. Para isso, baseou-se na análise de correlação e utilizou-se dados estatísticos anuais do setor durante o período de 2006 a 2015. Como resultado, correlações significativas foram identificadas, como exemplo, uma forte correlação positiva entre produções de cana e etanol, Frota total de veículos e Frota de veículos bicombustíveis. Por fim, este estudo se justifica por preencher uma lacuna em relação a poucos estudos realizados nesta áreaItem Aplicação de técnicas de planejamento de experimentos para otimização do comportamento tribológico e térmico de materiais de atrito durante o processo de frenagem.(2017) Pinto, Rafael Lucas Machado; Horta Gutiérrez, Juan Carlos; Menezes, Rodrigo Cardoso de; Campos Rubio, Juan Carlos; Faria, Paulo Eustáquio deSistemas de freio têm a finalidade de reduzir ou manter a velocidade de um veículo, levá-lo à imobilidade ou mantê-lo imóvel. O princípio básico dos sistemas de freios por atrito é a conversão da energia cinética do veículo em energia térmica. Neste estudo, buscou-se analisar os parâmetros de operação de um sistema de freio a disco para motocicletas utilizando-se um banco de ensaios baseado no procedimento Krauss, descrita pela norma ABNT NBR 6143/1995. Optou-se por conduzir um Experimento fatorial completo 2³, em que os três fatores de controle considerados (tipo de disco de freio, tipo de pastilha e o valor da pressão de acionamento da manete de freio) foram alterados deliberadamente em dois níveis cada. Analisou-se as propriedades dos materiais envolvidos novos e após um determinado tempo de uso, denominado materiais assentados. Para avaliar o desempenho do sistema de freio durante o processo de frenagem, analisaram-se duas variáveis de resposta simultaneamente: coeficiente de atrito e temperatura final. A partir dos experimentos, o desempenho tribológico mais satisfatório ocorreu para os materiais constituintes do par de atrito, disco e pastilhas, assentados, e um menor valor de pressão de acionamento da manete de freio. Já para a temperatura, o melhor resultado ocorreu para os materiais do par de atrito novo e um menor valor de pressão. Com o intuito de encontrar a melhor combinação dos níveis de cada fator que otimize o desempenho global destas duas variáveis resposta, foi proposta uma técnica de otimização de múltiplas respostas. Como resultado, obteve-se os níveis assentados do par de atrito e o menor valor de pressão como os capazes de otimizar as duas variáveis resposta simultaneamente. Por fim, o banco de ensaios foi adaptado com um motor de maior potência, o que possibilitou evidenciar e esclarecer mais sobre o efeito brake fade.Item Aplicação do modelo DEA para avaliação do desempenho dos custos logísticos em empresas brasileiras de confecções.(2012) Santos, Lucas Maia dos; Reis, Luciana Paula; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Dutra, Daniel ResendeO setor de confecção passou por reestruturações cujos benefícios se traduzem na redução do tempo no processo de produção e no desperdício de tecidos, além de flexibilidade para a alteração de modelos de confecções. Esse setor abriga um campo interessante de estudos para compreender o desempenho de alguns aspectos logísticos deste setor. A compreensão da logística integrada permite tomar decisões referentes ao processo de compras dos produtos e serviços. Dessa maneira, o presente artigo busca analisar o desempenho voltado para os custos logísticos de empresas de médio e grande porte do setor de confecção brasileiro. Este estudo baseou-se em dados secundários disponibilizados pelo IBGE, referente a 163 empresas brasileiras de médio e grande porte do setor de confecções, no ano de 2006, sendo estes os dados mais recentes do setor. Para desenvolver o trabalho foi utilizada a Análise Envoltória de Dados (DEA) para calcular os escores de eficiência. Foi escolhido para mensuração da eficiência, a receita total e ativo total (bens e recursos financeiros e não financeiros) como variável para produto (output) e as variáveis custo de aquisição; custo de estoque de matéria-prima (MP), materiais auxiliares e componentes; custo de estoque de produto acabado (PA), custo de estoque de produto intermediário (PI), custo de operações industriais e custo com frete como variáveis para insumos (inputs). Como resultado da análise das 163 empresas analisadas, 17,8% correspondem a empresas consideradas eficientes e que o restante das empresas necessitam reduzir seus custos logísticos significativamente para melhorar o desempenho.Item Application of quality function deployment as an integrative method to knowledge management implementation.(2022) Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Silva, Sergio Evangelista; Pereira, Alana Deusilan SesterKnowledge Management Implementation (KMI) can be analysed from three perspectives: Knowledge Management System (KMS) implementation, Knowledge Management Processes (KMPs) implementation and Organisational Outcomes (OO). Quality Function Deployment (QFD), conceived within the scope of quality, represents a method capable of bringing signi ̄cant contributions to the knowledge ̄eld of KMI. The QFD method stands out as a comprehensive approach to improve the quality of products and services, focussing on customer requirements. The literature presents a scarcity of studies that discuss the KMI implementation process, addressing these three perspectives. Furthermore, studies that address QFD in the context of KM are more focussed on the KMS implementation perspective. In this context, this research proposes an innovative approach adopting QFD in order to structure the KMI, encompassing the three perspectives presented (KMS implementation, KMP implementation and OO). In this context, QFD is seen as a method of integrating and operationalising KMI activities. To validate this approach, we applied the case study in an academic support department at a Brazilian public university. As a result, it was possible to verify that the QFD helps in the operationalisation of the KMS and KMP and also improves OO. Still, it was observed that the approach to knowledge management seems to be easy to apply in the academic setting and has produced good results in the service o®ered in the department where it was applied.Item Apresentação do circuito das práticas como ferramenta para o processo de desenvolvimento de produtos.(2023) Soares, Larissa Mendes; Morais, Isabela Carvalho de; Pompeo, Karin Ligia Brondino; Morais, Isabela Carvalho de; Pompeo, Karin Ligia Brondino; Nascimento, Thaysa Costa do; Pereira, Alana Deusilan SesterExistem diversas metodologias utilizadas para o desenvolvimento de produtos, com diferentes etapas e sequências. As metodologias propostas encaram o processo de desenvolvimento de novos produtos de forma predominantemente racional e linear e não consideram as influências das práticas dos consumidores no processo de desenvolvimento de novos produtos. Sendo assim, o objetivo principal do presente trabalho é entender de que forma as práticas dos consumidores podem ser inseridas no processo e podem afetar o desenvolvimento de produtos. Para responder ao questionamento, analisei a prática de decorar ambientes sob a lente do circuito das práticas, proposto por Magaudda (2011), por meio da análise de conteúdo de vídeos postados no YouTube. A partir da análise, proponho um protocolo teórico-empírico de coleta de dados para desenvolvimento de novos produtos, que pode ser integrado a diferentes etapas dos modelos de desenvolvimento de produtos existentes. Mostro que a investigação das práticas dos consumidores é útil tanto para identificar oportunidades de desenvolvimento de um novo produto quanto para validar um protótipo com os consumidores, tornando os modelos existentes mais eficazes.Item Artefatos comunicacionais criados entre os níveis organizacionais durante a implantação de uma estratégia lean : estudo de caso em uma empresa multinacional.(2021) Bouzada, Douglas de Paula; Bouyer, Gilbert Cardoso; Silva, Sergio Evangelista; Bouyer, Gilbert Cardoso; Silva, Sergio Evangelista; Pereira, Alana Deusilan Sester; Paiva, Ely LaureanoO objetivo desta pesquisa foi identificar o papel do processo de comunicação e seus artefatos gerados pelos níveis hierárquicos organizacionais durante a implantação do Lean Manufacturing (LM). Baseamos nossa pesquisa em um estudo de caso aprofundado e longitudinal da implantação do LM em uma empresa multinacional do segmento de rochas naturais, com unidades produtivas no Brasil e na Espanha. Utilizamos uma metodologia qualitativa onde foram abordadas diferentes fontes de dados, tais como, entrevistas com funcionários de diversos níveis e análise de arquivos realizada em mais de 1.500 documentos. Observamos que os objetivos dos artefatos comunicacionais mudam ao longo das etapas de implantação do LM segundo as seguintes funções: (1) Overview do projeto LM; (2) Disseminação de cultura LM; (3) Estabelecimento de metas e objetivos; (4) Nivelamento de conhecimento a partir de treinamentos; (5) Coordenação das atividades do LM; (6) Controle e ajuste dos projetos do LM; (7) Apresentação dos resultados; (8) Continuidade do projeto e ferramentas do LM; e que o protagonismo dos níveis hierárquicos que são disseminadores dos artefatos comunicacionais também se altera de acordo com a etapa do projeto. Constatamos que as reuniões presenciais são o principal meio de comunicação utilizado pela organização para o estabelecimento de acordos e metas, e que os demais artefatos comunicacionais como e-mails, relatórios, visitas de campo e murais informacionais são utilizados como forma de comunicação auxiliar e apoio na implantação do LM.Item A articulação dos Stakeholders diante do rompimento da barragem de Fundão em Mariana - MG – um estudo de caso.(2019) Oliveira, Elisângela Fátima deSabe-se que o ambiente que envolve um desastre súbito abrange uma gama de fatores que vão além das técnicas de análise e resposta aos desastres abordadas nos mais diversos estudos da área. Neste aspecto, a dependência de ação entre as diferentes partes interessadas (Stakeholders), cria entre estes uma relação de interdependência que é refletida na execução das operações humanitárias em todas as fases da cadeia humanitária e que possui especial relevância durante a reconstrução. Assim, as parcerias entre organizações governamentais, privadas, agências humanitárias e a sociedade civil de forma geral podem melhorar a qualidade e a resposta do atendimento prestado às vítimas desde os estágios iniciais que sucedem ao desastre até a completa recuperação e reconstrução. Diante desta necessidade, diferentes estratégias e instrumentos são desenvolvidos a fim de permitir o nivelamento de interesses e de expectativas entre as partes interessadas durante o processo de reconstrução pósdesastre. Cabe ressaltar que este processo entre os atores é caracteristicamente dinâmico e ocorre nas diferentes fases pós-desastre. De forma abrangente, o estudo propôs identificar e mapear as principais partes interessadas envolvidas no desastre ocorrido com a Barragem de Fundão, durante a fase de recuperação; analisar os instrumentos e mecanismos presentes na fase de recuperação como forma de identificar as relações entre os atores envolvidos, bem como a interdependência e a integração destes; caracterizar a estrutura de governança proposta pelos acordos como forma de coordenar a rede de atores, modelos, instrumentos e arranjos derivados dessas relações. O estudo considerou tal dinamismo para analisar o caso específico do desastre ocorrido em Mariana/MG. Com foco nas relações entre os atores envolvidos neste município e nas articulações destes ao englobar a fase de recuperação no horizonte de tempo que compreende três anos após a ocorrência do referido desastre.