IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
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Item O diálogo entre filosofia e pintura em Merleau-Ponty.(2017) Soares, Tiago Nunes; Furtado, José Luiz; Furtado, José Luiz; Ferraz, Marcus Sacrini Ayres; Takayama, Luiz RobertoO objetivo é explorar o diálogo e as convergências que se estabelecem entre a filosofia e a arte pictórica a partir das reflexões de Merleau-Ponty. Para cumprir essa tarefa nos dedicamos ao estudo de três ensaios do filósofo dedicados à pintura, a saber, A dúvida de Cézanne, A linguagem indireta e as vozes do silêncio e O olho e o espírito. Para tratar do tema foi oportuno situar o projeto merleau-pontyano diante do problema da crise da razão para apontarmos sua proposta de superação da mesma e mostrar o lugar que a pintura ocupa nessa empreitada.Item Diagrama e catástrofe : Deleuze e a produção de imagens pictóricas.(2014) Silva, Cíntia Vieira daEl presente trabajo se propone explorar la noción de “epifanía” tal como es descrita por Gilles Deleuze en Diferencia y repetición en referencia a la obra del escritor irlandés James Joyce. Intentaremos mostrar que en la lectura deleuzeana de Joyce puede encontrarse una concepción ontológica de la obra de arte moderna o experimental que la hace diferir cualitativamente de otros entes e, inclusive, de otro tipo de obras de arte. Constituye la hipótesis de este trabajo que la utilización del concepto de epifanía referido al arte implicaría comprender el modo de aparecer propio de la obra experimental como presentación inmediata del ser o mostrarse en la superficie de lo “divino” –– en terminología deleuzeana, de lo virtual como ámbito ontológico (des)fundamental. Compararemos para ello esta noción de epifanía a la noción de fenómeno tal como es desarrollada por Heidegger en Ser y tiempo.Item Expressividade e recriação : a pintura como novo modo de ver o mundo.(Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto., 2010) Martins, Leandro José de Souza; Furtado, José LuizEste trabalho procura contemplar as principais contribuições filosóficas de Merleau-Ponty acerca da pintura. Conforme se indicou no subtítulo, dissertaremos sobre a reflexão que Merleau-Ponty faz quanto à significação metafísica da experiência estética diante da pintura, sobretudo nos estudos que este mesmo autor fez sobre a obra de Paul Cézanne. Segundo a hipótese desta pesquisa, a pintura exerce um fundamental papel nos processos da experiência humana. Ela é meio privilegiado para uma compreensão profunda e abrangente da percepção encarnada. Com Merleau-Ponty, adotando-se sua herança teórico-fenomenológica, o trabalho dará relevo ao reaprender a pensar a percepção e o corpo pela pintura, tomando nela um sentido transcendente. Outrossim, o texto aborda em que medida a experiência estética de toda pintura, sobretudo da pintura de Cézanne, tem uma significação ontológico-metafísica. Uma vez determinada tal significação, apontar seus pressupostos e implicações, centralizados em uma nova forma de ver o Mundo.