IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
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Item Do corpo criador à expressão da carne : introdução ao tema do estilo em M. Merleau-Ponty.(2013) Machado, Abiatar David de Souza; Furtado, José Luis; Furtado, José Luis; Silva, Cíntia Vieira da; Serra, Alice MaraA inquietação estética de Merleau-Ponty é a pesquisa do corpo criador e suas relações com a carne. As criações do corpo revelam a expressividade e a profundidade das dimensões sensíveis da experiência e do mundo sensível. Essa expressividade é estilo, tanto no corpo quanto no mundo. Segundo o filósofo, as obras de arte transformam e ampliam um sentido ‘em obra’ na percepção. Entende-se, assim, de que modo o corpo da obra reverbera o corpo do artista e a carne do mundo sem se confundir com ambos, na medida em que esse processo é o surgimento de uma singularidade estética e um campo aberto de significações. Partindo da arqueologia do corpo criador realizada por Merleau-Ponty, o objetivo da dissertação é mostrar em alguns textos do filósofo elementos que tornam possível uma filosofia do estilo na pintura, na literatura ou na criação poética.Item Notas sobre algumas passagens da obra de Husserl sobre a percepção musical.(2017) Furtado, José LuizO texto apresenta o recurso de Husserl à audição musical nas Ideias I e nas Lições sobre a consciência imanente do tempo e seu objetivo em esclarecer um dos problemas cruciais da fenomenologia, a saber, o do estatuto dos dados hiléticos ou das sensações. Mostra que embora toda percepção envolva essencialmente sensações, a música é um caso privilegiado porque se compõe exclusivamente delas sem que tenhamos diante de nós qualquer objetividade sobre a qual projetá-las. Pretendemos, portanto, expor as ideias principais de Husserl sobre a percepção da música com a intenção, não só de esclarecer o método fenomenológico para não “iniciados”, como também de apontar problemas fundamentais relativos à percepção dantonmusical em sentido ontológico.Item O papel da estética na teoria : estatuto da estética filosófica após o fim da arte.(2017) Leonel, Wesley de Faria; Freitas, Romero Alves; Freitas, Romero Alves; Ramos, Pedro Hussak Van Velthen; Costa, Rachel Cecília de OliveiraO trabalho aborda a questão do estatuto da estética no contexto da arte contemporânea. Esta questão, direcionada ao pensamento de Arthur Danto, importante filósofo da arte contemporânea, pretende esclarecer as razões sistemáticas e teóricas da suspensão das pretensões normativa e definicional da estética filosófica. Tal questionamento nasce da posição incômoda a que fica relegada a estética clássica tanto no que diz respeito ao declarado fim da arte quanto, consequentemente, ao desincentivo da estética. Assumindo programaticamente a hipótese do fim da arte e a definição de obras de arte em condições necessárias e suficientes, esclarecemos a centralidade da ontologia na filosofia da arte de Danto e como, a partir de um projeto definicional focado na distinção entre termos observacionais e teóricos, experiência, atitude ou qualquer outra categoria estética tradicional, estão conceitual e sistematicamente interditadas. Conforme propomos, o cerne da disputa concentra-se na concepção de arte e de filosofia e a relação entre ambas. Apresentamos o debate a partir de uma perspectiva metafilosófica na qual é possível traçar um panorama sistêmico da filosofia danteana, bem como relacioná-lo com a perspectiva wittgensteiniana e revelar os pressupostos tacitamente operantes na rejeição danteana da estética. A partir desta perspectiva ampla é que apontamos, ao fim, a possibilidade de desenvolvimento de uma estética do significado.Item A consciência do diretor teatral e suas relações criativas no trabalho com o/a ator/atriz : percepções a partir do processo de criação do espetáculo cênico Habemus Corpus.(2016) Sarto, Luiz Carlos Costa; Oliveira, Rogério Santos de; Oliveira, Rogério Santos de; Mencarelli, Fernando Antonio; Peretta, Éden SilvaEsta dissertação propõe investigar a constituição do papel do diretor teatral a partir das funções desenvolvidas no estabelecimento de processos de criação cênica. Tendo como ponto de partida a percepção acerca do próprio fazer como diretor teatral, analisa-se as fases técnicas-criativas e as ferramentas envolvidas na condução, pro- vocação e composição do processo de criação do espetáculo Habemus Corpus. Para tanto, atem-se na análise dos pontos que, ao longo do processo, mostraram-se fun- damentais para este fazer: as ferramentas de trabalho técnica-criativas propostas para as atrizes e os atores; a percepção do espaço de ensaio como lugar teatral, de onde se provoca ações e relações criativas; as práticas técnicas de criação cênica, especí- ficas para a composição do espetáculo; as ideias iniciais de construção processual que estabeleci junto às atrizes e atores; e a construção de materiais criativos utilizados na composição do espetáculo.Item Expressividade e recriação : a pintura como novo modo de ver o mundo.(Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto., 2010) Martins, Leandro José de Souza; Furtado, José LuizEste trabalho procura contemplar as principais contribuições filosóficas de Merleau-Ponty acerca da pintura. Conforme se indicou no subtítulo, dissertaremos sobre a reflexão que Merleau-Ponty faz quanto à significação metafísica da experiência estética diante da pintura, sobretudo nos estudos que este mesmo autor fez sobre a obra de Paul Cézanne. Segundo a hipótese desta pesquisa, a pintura exerce um fundamental papel nos processos da experiência humana. Ela é meio privilegiado para uma compreensão profunda e abrangente da percepção encarnada. Com Merleau-Ponty, adotando-se sua herança teórico-fenomenológica, o trabalho dará relevo ao reaprender a pensar a percepção e o corpo pela pintura, tomando nela um sentido transcendente. Outrossim, o texto aborda em que medida a experiência estética de toda pintura, sobretudo da pintura de Cézanne, tem uma significação ontológico-metafísica. Uma vez determinada tal significação, apontar seus pressupostos e implicações, centralizados em uma nova forma de ver o Mundo.