IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/635

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Los Pájaros Se Van Con La Muerte : estudo sobre o trágico no drama moderno latino-americano.
    (2020) Silva, Frederico D'Paschoal Contarini da; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Medeiros, Elen de; Pereira, Elvina Maria Caetano
    A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso da peça Los Pájaros Se Van Con La Muerte (1976), de Edílio Peña, para desdobrar a discussão do conceito de trágico e suas especificidades no contexto latino-americano. Dadas as diferenças da experiência do drama moderno entre Europa e América Latina, esta pesquisa tem como objetivo apresentar a obra em seu contexto histórico, social e artístico para analisá-la no nível de seus elementos constituintes a fim de perceber, na forma, especificidades que nos permitam pensar configurações próprias do trágico nesta experiência dramática. A diferença do conceito de trágico dar-se-á através da comparação com o trágico cotidiano (SARRAZAC, 2017) presente no drama moderno, segundo argumentou o crítico em sua Poética contemporânea. Por isso, o segundo momento trata-se da apresentação da Poética do Drama moderno e teorias correlatas no que se refere à mudança de paradigma do drama pós-1880, destacando ali o trágico segundo Sarrazac. No terceiro momento, retornamos ao eixo América Latina, discutindo, através de sua epistemologia, subjetivações de sua literatura no século XX que nos ajudam a encarar com mais detalhes as construções heroicas dos sujeitos dramáticos de Peña, marginais que sucumbem à tirania sádica. Principalmente nesse ponto o drama moderno latinoamericano diferencia-se, sobretudo, pela diferença entre uma ação heroica (ativa) e uma ação anêmica que, segundo Sarrazac, seria própria do drama ocidental e de sua tragédia da felicidade.
  • Item
    O sublime e o trágico no projeto de educação estética de Schiller.
    (2016) Silva Júnior, Clecio Luiz; Guimarães, Bruno Almeida; Alves Júnior, Douglas Garcia; Cecchinato, Giorgia
    O presente trabalho se detém à análise de como os conceitos de tragédia e de sublime participam do projeto de educação estética de Schiller. Uma vez tendo Schiller identificado que o problema da sociedade alemã do século XVIII era um problema político, mas que, no entanto, não poderia ser resolvido unicamente pela tarefa da razão, como propunha a filosofia moral de sua época, Schiller afirmará que a tarefa do político deveria passar antes pela questão beleza, pelo estético. Nesse sentido, a tragédia e o sublime ganham para Schiller imensa potência uma vez que tais manifestações da arte revelam, sobretudo, o caráter moral do homem e da humanidade. Na medida em que a faculdade racional joga com as faculdades sensíveis e, por consequência, geram um terceiro impulso, o lúdico, o homem alcança, através do estético, a consciência de uma moralidade objetiva e universal.