IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/635

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Item
    Bolívar Echeverría : “Modernidad Barroca Latinoamericana”.
    (2020) Salinas Ramos, César Miguel; Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo; Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo; Pansarelli, Daniel; Oliver Costilla, Lucio Fernando
    El filósofo ecuatoriano Bolívar Echeverría desarrolla el marxismo crítico latinoamericano, partiendo de la contradicción valor de uso y valor de cambio, esta contradicción en los tiempos del capitalismo contemporáneo significa generar un ethos concreto y particular que nos permita vivir objetiva y subjetivamente. El filósofo encuentra distintas modernidades que aparecen al momento en que las diversas sociedades asumen y viven la contradicción que nos plantea la hegemonía capitalista: modernidad realista, romántica, clásica y barroca. Siendo esta última el tipo particular en que las sociedades latinoamericanas vivimos el capitalismo contemporáneo, configuración producto del devenir histórico singular de nuestras sociedades, mirada que indaga sobre nuestro ser y nuestras posibilidades emancipadoras.
  • Item
    Cinismo : passado e presente.
    (2017) Guimarães, Valmir Percival; Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo; Freitas, Romero Alves; Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo; Freitas, Romero Alves; Flores Júnior, Olimar; Coelho, Venúncia Emília
    A dissertação Cinismo: Passado & Presente, pretende refletir, a partir de uma base filosófica, a noção ambivalente relativa ao termo Cinismo. O cinismo aparece na Grécia nos primórdios da civilização ocidental e adquire uma grande linhagem filosófica que tem seus contornos mais significativos estendidos até a modernidade. Desse modo, o termo cinismo se inscreve em uma longa tradição do pensamento ocidental que, ao contrário, é tão cara às reflexões contemporâneas na arte. Diante disso, nos termos contemporâneos, a ideia de cinismo aparece sob as mais diversas formas, desde as instâncias privadas às públicas. Assim, promoveremos a comparação entre o cinismo grego e o cinismo moderno. Para o cinismo moderno, buscaremos a sua representação no âmbito da literatura moderna. Para o grego, recorreremos às anedotas. Entendemos que essa interdisciplinaridade como causa do diálogo de algumas importantes obras da literatura moderna e da filosofia, sobretudo, nos fará buscar um tropo capaz de traduzir e colocar em evidência os motivos que levaram ao falseamento dessa consciência, aqui entendida como cinismo. Portanto, esse é exatamente o artificio por meio do qual tentaremos conectar a corrosão dos tropos em um oxímoro que é por sua vez quase um modo indireto de representar uma coisa ou uma ideia sob a aparência de outra; sobretudo no realismo estético oitocentista, cujo centro de impasse entre o sentido literal e um sentido figurado pode ser encontrado em obras que são capazes de concatenar suas violências com a mesma tranquilidade de quem diz o óbvio.
  • Item
    O sublime e o trágico no projeto de educação estética de Schiller.
    (2016) Silva Júnior, Clecio Luiz; Guimarães, Bruno Almeida; Alves Júnior, Douglas Garcia; Cecchinato, Giorgia
    O presente trabalho se detém à análise de como os conceitos de tragédia e de sublime participam do projeto de educação estética de Schiller. Uma vez tendo Schiller identificado que o problema da sociedade alemã do século XVIII era um problema político, mas que, no entanto, não poderia ser resolvido unicamente pela tarefa da razão, como propunha a filosofia moral de sua época, Schiller afirmará que a tarefa do político deveria passar antes pela questão beleza, pelo estético. Nesse sentido, a tragédia e o sublime ganham para Schiller imensa potência uma vez que tais manifestações da arte revelam, sobretudo, o caráter moral do homem e da humanidade. Na medida em que a faculdade racional joga com as faculdades sensíveis e, por consequência, geram um terceiro impulso, o lúdico, o homem alcança, através do estético, a consciência de uma moralidade objetiva e universal.
  • Item
    Corporeidade crítica.
    (2012) Peretta, Éden Silva
    O presente artigo parte de uma problematização da histórica concepção de corpo que sustenta hegemonicamente as reflexões e práticas propostas pela área de Educação Física, tentando assim desestabilizá-la com o auxílio de alguns conceitos oferecidos pela antropologia médica crítico-interpretativa. Desta forma, procura contribuir com a discussão epistemológica sobre a educação do corpo ao propor outras relações que podem auxiliar na desconstrução de uma perspectiva pedagógica prioritariamente técnica e instrumental.
  • Item
    As imagens da modernidade no Projeto das Passagens de Walter Benjamin.
    (2014) Teodoro, Jorge Benedito de Freitas; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
    Este trabalho consiste na investigação do conceito de modernidade no Projeto das Passagens de Walter Benjamin (2009), com ênfase no arquivo temático “J - Baudelaire”. Mostraremos, com o desenvolvimento da dissertação, como Benjamin preenche o seu mosaico imagético sobre a modernidade. Entre as imagens recolhidas pelo filósofo nos diversos arquivos temáticos do Projeto das Passagens, tomaremos duas como representantes das principais configurações do conceito benjaminiano de modernidade, a saber, a imagem de Paris como a metrópole moderna e a imagem do poeta francês Charles Baudelaire, ambas consideradas em um viés que prioriza a constituição alegórica da modernidade em Benjamin.