IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
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5 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras.(2021) Freitas, Gleiciara Magalhães; Pires, Nair Aparecida RodriguesEste artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, intitulada Trabalhos em grupos como estratégia pedagógica da prática docente na educação infantil. O objetivo deste artigo é identificar as funções desempenhadas pelas professoras no desenvolvimento dos trabalhos em grupos, com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos. A pesquisa se insere no campo da pesquisa qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados análise de documentos, questionário, grupo focal e observação semiestruturada. Quanto aos resultados, o estudo contribui para entender que todas as ações identificadas compõem a função de mediar. Por meio da mediação o professor estabelece formas de comunicação com a criança e com o grupo, na intenção de construir juntos a compreensão da tarefa proposta, e assim gerar novas aprendizagens.Item Formação de público em Ouro Preto : contexto e convívio.(2020) Regenthal, Bruno Moraes; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Oliveira, Letícia Mendes de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Oliveira, Letícia Mendes de; Magela, André Luiz Lopes; Valença, Ernesto GomesA presente pesquisa tem o objetivo de analisar o contexto do teatro da cidade de Ouro Preto por uma perspectiva histórica, socioeconômica e cultural. O mote principal é a problematização da fruição do espectador à arte teatral e a formação de espectadores através de ações culturais dentro e fora do âmbito escolar. São colocadas em pauta estudos de caso de propostas desenvolvidas junto a escolas do município de Ouro Preto (ações no âmbito escolar) e em parceria com a Cia Lamparina – Teatro de Animação (ações fora do âmbito escolar), colaborando para o diálogo com pesquisas desenvolvidas que podem colaborar para a estruturação de uma formação de espectadores. Têm-se como resultado análises de casos e possíveis caminhos e metodologias que podem ser desenvolvidos junto à comunidade para o acesso linguístico e físico ao teatro e para a maximização da fruição das obras teatrais junto ao espectador. Entre a bibliografia abrangida pela pesquisa, estão autores referentes à mediação teatral, como Flávio Desgranges (2003) e Glauber Abreu (2015), pesquisadores ligados à produção cultural, como Rômulo Avelar (2013), filósofos com estudos que podem ser relacionados ao teatro, como Jorge Dubatti (2016) e Jorge Larrosa (2002), além de indicadores culturais e ações já desenvolvidas no município.Item Acontecimento e convívio no ato de espectar : práticas de transformação do espectador teatral.(2019) Carvalho, Rafael Rodrigues; Oliveira, Rogério Santos de; Oliveira, Rogério Santos de; Mostaço, Edelcio; Oliveira, Letícia Mendes deNeste trabalho foi adotadocomo objeto de estudo práticas que mapeiam experiências contemporâneas voltadas à trans/formação do espectador teatral, a começar pelos conceitos de teatro como acontecimento, espectador companheiro, convívio e tecnovívio e a excepcionalidade do acontecimento teatral, propostos pela filosofia do teatro de Jorge Dubatti, criador da Escuela de Espectadores de Buenos Aires. Foi adotadoainda uma análise das práticas desenvolvidas nesse núcleo a partir de visita e entrevista realizadas com o pesquisador criador da Escola. O diálogo com alguns dos principais pensadores da recepção, da mediação teatral e da semiótica (Jauss; Iser; Pavis; Bourriaud; Rancière; Cornago e Desgranges) ofereceram apoio para as propostas observadas na teoria de Dubatti. Também são apresentadas as práticas de convívio com espectadoresrealizadas com o público do espetáculo A Cantora Careca: Teatro do Absurdo de Eugène Ionesco, do TUI – Teatro Universidade Informação, projeto de extensão do Departamento de Artes Cênicas da UFOP. As ações com o público foram realizadas em três formatos: questionários fechados escritos, questionários e depoimentos abertos e escrita automática. Nessa prática buscou-sejunto ao público uma poiesis do espectador, que reconhece no exercício de apreciação e frequentação de espetáculos seu posicionamento crítico enquanto cidadão e construtor de uma nova perspectiva para a teoria das artes. A expectação, termo amplamente citado na obra de Dubatti, evidencia o sentido de contemplação do que é apresentado ao público, como uma prática vigente do espectador, o que remete à ideia de presentificação, de um acontecimento a partir do convívio, que se mostra como o grande campo dessa pesquisa, que busca privilegiar os estudos sobre a trans/formação do espectador teatral e ainda reconhecer como se articulam na prática atual de se ver e fazer teatro.Item O(a) espectador(a) nos trilhos da emancipação : práticas de mediação teatral com estudantes da Educação de Jovens e Adultos.(2018) Pereira, Ana Amaral Nunes; Pinto, Davi de Oliveira; Pinto, Davi de Oliveira; Carvalho, Flavio Augusto Desgranges de; Bortolini, Neide das Graças de SouzaA pesquisa realizada objetivou trabalhar a emancipação de estudantes de duas turmas da EJA de uma escola municipal em Ouro Preto - MG por meio da mediação teatral de uma leitura dramática. Fez-se uma revisão bibliográfica sobre mediação teatral e emancipação. Com base em dados recolhidos ao longo de um período inicial de observação da escola enquanto espaço físico e instituição de ensino, planejaramse, executaram-se e analisaram-se ações mediadoras pré, durante e pós-espetáculo. Os dados foram registrados por meio de anotações da pesquisadora, trabalhos escritos feitos pelos (as) participantes, gravações em áudio e fotografia. A interpretação dos dados obtidos levou a concluir que, mesmo que o teatro seja um conhecimento pouco trabalhado na escola parceira, a exemplo de quase todas as escolas públicas brasileiras; ainda que apresentações da arte teatral não estejam tão presentes quanto deveriam na programação cultural da cidade de Ouro Preto; embora haja ainda uma distância entre a produção artística do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto e a comunidade ouro-pretana; a despeito de não ter sido possível contar com uma estrutura que possibilitasse a saída das duas turmas para ir ao teatro; em que pesem todos esses obstáculos, foi possível desenvolver um processo de mediação teatral perpassada pela busca da emancipação que, até certo ponto, instrumentalizou e sensibilizou os (as) estudantes e a professora com relação ao teatro e ao posicionamento do (a) cidadão (ã) no que se refere a si mesmos (as), aos (às) demais cidadãos (ãs) e ao complexo contexto que enfrentam no seu dia a dia.Item Caminhos da mediação teatral : refletindo sobre práticas com estudantes de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto.(2018) Pereira, Emerson Fernandes; Pinto, Davi de Oliveira; Ferreira, Melissa da Silva; Pinto, Davi de Oliveira; Oliveira, Letícia Mendes deA pesquisa aqui registrada objetivou investigar possibilidades de aproximar espectador e espetáculo teatral de modo significativo, ou seja, feito de tal modo que gerasse interesse em continuar fruindo teatro enquanto uma das modalidades de atividade cultural passíveis de integrarem o cotidiano dos espectadores participantes. Inspiradas numa perspectiva metodológica de pesquisa-ação, as práticas de mediação teatral feitas com estudantes de duas turmas de Licenciatura em Pedagogia do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, em Mariana - MG, possibilitaram levantar dados a partir dos quais se fez uma reflexão cuidadosa, a qual se pautou na preocupação constante com a valorização da voz de cada estudante/espectador e com a instigação de sua singularidade criativa. As análises levaram a vislumbrar o potencial que a mediação teatral tem de valorizar o cidadão na progressiva aquisição de competências e habilidades para exercer com alegria essa função tão essencial à arte do teatro: o espectador. Nessa perspectiva, destacam-se as propostas concretas de mediação teatral descritas, as quais foram utilizadas no âmbito da formação inicial de professores – no caso, pedagogos (as) – o que adquire especial relevância dado que esses são, na maioria das vezes, os primeiros mediadores a tentar diminuir a distância ainda predominante entre a população brasileira que se encontra nas escolas e a apropriação do teatro como um bem cultural acessível a todos.