IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
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Item De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty.(2019) Vilaça, Danilo Marcos Azevedo; Furtado, José Luiz; Furtado, José Luiz; Figueiredo, Virginia de Araújo; Silva, Cíntia Vieira daA dissertação apresenta as críticas de Merleau-Ponty ao modelo de análise representacionista da modernidade sob dois aspectos, o primeiro (derivado da fenomenologia husserliana) diz respeito à explicação da percepção pelas teorias do conhecimento do período, cuja as abordagens estabelecem a representação ideal como intermediária da relação consciência-mundo; o segundo refere-se a apreciação estética, na qual as obras de arte são interpretadas pelo seu caráter figural, mimético e representacional. A proposta é desenvolver a última questão como consequência da primeira e assim indicar uma coesão entre as análises fenomenológicas/ontológicas do âmbito mais geral da filosofia do autor e suas reflexões sobre estética e arte. O cinema surge como o objeto artístico que evidencia as duas problemáticas mencionadas. Afinal, se observarmos o desenvolvimento da linguagem cinematográfica e as reflexões referentes ao estatuto representativo de tal arte, pode-se concluir que o filme, apesar utilizar como “matéria-prima” a “impressão fotográfica do mundo”, não deve ser encarado unicamente sob o ponto de vista mimético-representativo.Item O diálogo entre filosofia e pintura em Merleau-Ponty.(2017) Soares, Tiago Nunes; Furtado, José Luiz; Furtado, José Luiz; Ferraz, Marcus Sacrini Ayres; Takayama, Luiz RobertoO objetivo é explorar o diálogo e as convergências que se estabelecem entre a filosofia e a arte pictórica a partir das reflexões de Merleau-Ponty. Para cumprir essa tarefa nos dedicamos ao estudo de três ensaios do filósofo dedicados à pintura, a saber, A dúvida de Cézanne, A linguagem indireta e as vozes do silêncio e O olho e o espírito. Para tratar do tema foi oportuno situar o projeto merleau-pontyano diante do problema da crise da razão para apontarmos sua proposta de superação da mesma e mostrar o lugar que a pintura ocupa nessa empreitada.